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  1. #1
    Membro Avatar de takeokun
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    R300 Z-Buffer > Dúvida

    Fala pessoal.

    Ó só.
    Eu to pensando em comprar um Radeon AIW9700 pra mim.
    Aí resolvi dar aquela pesquisada básica de sempre antes de comprar algo novo.
    Acabei caindo no Rage3D http://www.rage3d.com e lí vários posts sobre problemas de Z-fighting com as radeon baseadas no R300 e alguns jogos.

    Pelo que li, o R300 NÃO suporta Z-buffer de 32 bit.
    Não do jeito que o nome faz parecer. Depois de ler até ficar com dor de cabeça, parece que realmente ela (VPU) não suporta 32bit Z-buffer puro. Mas sim 24bit Z-buffer + 8bit Stencil = 32 bit. E nem suporta mais o W-buffer (esse foi retirado mesmo). Tanto que as opções nem aparecem mais nos drivers e no 3dmark2001SE não aparece 32bit Z-buffer para escolher.
    (detalhe eu nunca vi isso na verdade, to falando o que eu li =P)

    Li tb que os R200 (8500) e R100 (7200) e variantes suportam 32bit Z-buffer "puro", pois aparce a opção no compatibility settings do ATI Control Panel e no 3Dmark.

    O que me deixou encucado é:
    1° Quem tem Radeon 9700 poderia confirmar se realmente essas opções não aparecem no ATI Control Panel e no 3Dmark?

    2° Será que as opções de "Support 32-bit Z-buffer depth" que existem nas outras radeon é realmente 32 bits "puro" ou é o mesmo esquema 24bit + 8 bit stencil (que o driver reporta como 32bit para o DX)?

    Acho que a segunda opção mais certa, pois pelo que li, 90% das placas não suportam precisão real de 32bit no Z-buffer (segundo um cara no Rage3D nenhuma Radeon ou GeForce voltadas pra jogo suportam 32bit puro). E são raríssimos os jogos que têm essa opção e/ou usam 32bit. Normalmente quando muito eles usam 24+8 bit.

    Acho que precisão de 32bit Z-buffer só mesmo em placas profissionais (como a FireGL da ATI e Quadro da Nvidia) pois programas de modelagem não fazem uso do 8bit stencil)

    É isso. Só to curioso pra saber mais sobre isso.

    Valeu!

    Lembrando que não to falando de profundidade de cor e sim da precisão do Z-buffer.

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  3. #2
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    Z-buffer tipo o k issu?

  4. #3
    Membro Avatar de duferrari
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    Boa pergunta...

  5. #4
    Suspenso
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    Aqui (R300) nas opções avançadas de opengl tem
    "Force Z-buffer depth"
    ( ) Force 24-Bit
    ( ) Force 16-bit
    ( ) Disabled

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