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  1. #1
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    Doom III / Nv35 - UltraShadow

    http://www.hothardware.com/hh_files/...ow_doom3.shtml

    noticia na index page da adrenaline

    que venham os comentários maniqueístas aheuiaoeha nos comments da adrenaline ja tem

  2. # Publicidade
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  3. #2
    Suspenso
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    lol
    nvidia ta parecendo a 3dfx
    patenteia uma tecnologia e faz os outros usarem pra foder a concorrencia

    parece um glide isso aí

  4. #3
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    so uma coisa:
    patentes sux

  5. #4
    Suspenso
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    Originalmente enviada por a.d.i.d.a.s.
    lol
    nvidia ta parecendo a 3dfx
    patenteia uma tecnologia e faz os outros usarem pra foder a concorrencia

    parece um glide isso aí
    Uma coisa devo admitir... Glide era rlz, espero que a nVidia consiga vingar nessa API dela

  6. #5
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    pois é

    pela patente, teoricamente exclui a possibilidade da Ati desenvolver algo igual..o que por um lado é ruim..mas pessoal da Ati nao pode dar bobeira e tem que aplicar algo novo tb. pelo menos vamos impulsionando os avanços tecnologicos hehehe


    e quanto a melhora... nem acredito nos 30%. Uns 15% de melhora em relação as placas da ati. Nem é tanta coisa, se considerarmos que sem tal avanço, o jogo já seria melhor nas Nv devido a parceria de suporte id e nv. O mais interessante é uma melhora, sem perder nada. hehe

  7. #6
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    nao sei ate que ponto vai..(eu nao costumo olhar reviews e etc..nao gosto de comparação assim...pra mim é ali olho no olho com as duas)

    mas aqui no link que tem na pagina,

    http://www.anandtech.com/video/showdoc.html?i=1821&p=22

    as fx´s levam uma vantagem bruta no esquema hehe

    mas tem mt coisa que so podemos ver ao lancamento do jogo msm...

  8. #7
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    Geralmente quando é prometido 30% de performance,etc...

    é sempre até 30%, quando a lua estiver alinhada c/ o Sol em conjunto com saturno e jupiter... Tu ligar o pc neste instante, rodar o Doom3 e olhar pra parede c/ textura X e céu textura Y, ae será 30% mais rápido!

    Mas no geral sempre fica um pouco abaixo, então pode-se esperar o que o Holt mencionou, 15% por ae...

    Concordo c/ o que o Holt falou, isso tudo incentiva a concorrente ATI a buscar outras soluções, inovações tecnologicas são sempre bemvindas!

  9. #8
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    Originalmente enviada por Holt
    nao sei ate que ponto vai..(eu nao costumo olhar reviews e etc..nao gosto de comparação assim...pra mim é ali olho no olho com as duas)

    mas aqui no link que tem na pagina,

    http://www.anandtech.com/video/showdoc.html?i=1821&p=22

    as fx´s levam uma vantagem bruta no esquema hehe

    mas tem mt coisa que so podemos ver ao lancamento do jogo msm...
    PqP ! Põe bruta nisso!

  10. #9
    Suspenso
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    Nvidia tá apelando essa promessa de " UltraShadow " deles tá
    parecendo até o quanto prometiam que as Geforce FX iam detonar com
    40% mais performance...ia ser tudo lindo.

    A Realidade foi cruel...a ATI continua top...com a sua 9800 Pro.

    A corrida tá boa, mas prometer 30% a mais de performance num único jogo ainda não lançado. Quero ver rodando na minha frente para
    acreditar !

    E olha que eu tenho Nvidia no meu micro.

  11. #10
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    o interessante eh que essa tecnologia nao eh uma API ao contrario dos que vcs pensam, e sim uma Extensão pras 2 APIs mainstream do momento (Direct3d e OpenGL)

    o Truque eh simples bagarai (de falar pelo menos).. fazendo um paralelo.. eh mesma coisa que aquele tile-rendering da Kyro 2 fazia com os poligonos ocultos (q tavam por tras de outros) a FX faz com as sombras inuteis..

    Simplesmente nao processa oq não vai aparecer na imagem final.. isso eh uma otimização do Hardware da geforce que requer suporte por parte dos jogos..

    Se vc for ver.. da tranquilamente pra por isso pra funfar no 3dmark2003.. agora pergunta se a futuremark vai por suporte pra isso la? Soh falo uma coisa.. cheat isso ta longe de ser...

  12. #11
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    Pelo q vi eles testaram aquelas placas do link do Hold sem filtro algum, foi isso?

  13. #12
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    Originalmente enviada por Merolem Amakiir
    Pelo q vi eles testaram aquelas placas do link do Hold sem filtro algum, foi isso?
    exatamente naquela pagina sim

    mas clicando ali em baixo pra ir pra pagina seguinte vc continua lendo a review e tem mais testes com os filtros ON

  14. #13
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    Vc's se preocupam por pouca coisa a Ati tem o truform faz tempo e nem por isso a Nv passou apuros , o mesmo vai acontecer no caso do UltraShadow nem é uma api, é uma meio inteligente de descartar informação não necessária de sombreamento, no render comerciais isso é muito utilizado.

  15. #14
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    Originalmente enviada por Bastet Mait
    Vc's se preocupam por pouca coisa a Ati tem o truform faz tempo e nem por isso a Nv passou apuros , o mesmo vai acontecer no caso do UltraShadow nem é uma api, é uma meio inteligente de descartar informação não necessária de sombreamento, no render comerciais isso é muito utilizado.
    EHEH eh verdade.. soh que o Truform come performance, o ultrashadow aumenta a performance .. quem será que eh mais util?

    Apesar de tudo eu so loco pra ver o doom3 com truform

  16. #15
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    a nvidia obviamente deu uma grana violenta pra id colocar suporte pro ultrashadow

    eu axo q uma grande minoria dos jogos vao ter suporte a isso

  17. #16
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    30% só num texte extremo com uns 20 playermodels na tela pra ele render tanto...

  18. #17
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    Isso foi a vigamca da Nvidia pela patente do AA/Af da Ati

    Eu vi uns lances de truform, devia chamar piru-form, fica tudo com forma de jeba

    Simplesmente o seguinte:

    1-TODOS os novos jogos vao ter sombra

    2-A Nvidia vai ter sombras otimizadas.

    3-Nvidia vai rodar os jogos muiiito mais rapido e com mais qualidade.



    ps.ainda nao saiu nenhuma bench com Ultrashadow. As do anand sao normais.

  19. #18
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    deve ter sido mais vingança da IDsoftware em cima da ATI que segundo dizem trouxe o doom3alpha pra net , maior palhaçada esses jogos irem ou pro lado da NVIDIA ou pro lado da ATI , mas com certeza deve rodar pau a pau as 2 placas na versão final do doom , isso não vai fazer eu pegar uma nvidia em vez de outra ATI no fim do ano , só se a nvidia realmente mostrar um produto superior porque eu gostei bastante da qualidade de imagem da minha radeon

  20. #19
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    Originalmente enviada por q3fragger
    deve ter sido mais vingança da IDsoftware em cima da ATI que segundo dizem trouxe o doom3alpha pra net , maior palhaçada esses jogos irem ou pro lado da NVIDIA ou pro lado da ATI , mas com certeza deve rodar pau a pau as 2 placas na versão final do doom , isso não vai fazer eu pegar uma nvidia em vez de outra ATI no fim do ano , só se a nvidia realmente mostrar um produto superior porque eu gostei bastante da qualidade de imagem da minha radeon
    MAs ultrashadow eh pra qqr jogo q tenha sombras.

    Todas as houses q comprarem a engine vao trampar com US.


    Eh quase certo q a Ati encontre uma enorme desvantagem no Fps nas novas geracoes de jogos com sombras.

    Ironica a situacao pq a Ati atravez da sua patente de Filtros AA/AF dexou a Nvidia de maos atadas por muito tempo.


    Mas ha um enorme diferencial temporal nas 2 situacoes:

    Quando a Ati tinha AA/AF exclusivo a Unica vga poderoza sufciente pra se beneficiar dessas tecnicas era a 9700 e mesmo assim de forma limitada.

    Agora, simplesmente todas as novas Vga's vao ter uma capacidade absurda de processamento "normal" mas ainda estao na infancia da performance no q diz respeito a Shadows.

    Sendo assim o dominio dessa tecnologia eh um trunfo sem precedentes recente e pode causar o aparecimento instanteneo de jogos Multiplayers ou com mapas grandes usando sombras, o q era impensavem ate 6 meses atras e o surgimento de vaaarios jogos e engines de outros fabricantes utilizando essas tecnologias, inclusive existe uma ( AMP demo - pegue) q eh bem levinha. Isso deve aliviar o lado do pessoal do tenebrae tbm

    Outro detalhe importantissimo, com a performance economizada pelo UShadow a Nvidia pode retomar os efeitos da FX msm, da 3Dfx, akeles focais sao muito duca, blur e talz...

    enfim...


    ate dezembro desse anos vao estar nas mesas as cartas Ou as placas) pros proximos 3 anos.

    A Safra pos Nv35/R"???" vai ser o cao chupando manga, imagino uma Nv40 tascando 200fps no doom3 @ 1024 e com jogabiidade acima de uns 80 fps tudo on @ 1600



    []'s

  21. #20
    Suspenso
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    q sem precedentes nada , como disseram deve ser um detalhezinho que dá uns 10% no maximo em relação ao normal , e depois de um prazo a patente não vale mais e a ATI também pode usar , a ID foi pro lado negro da força mas o HL2 foi pro lado das radeons , deve ter 200mil jogos que vão usar a engine do HL2 também e duvido muito que esse teste que fizeram com doomalpha corresponda a verdade , versão final deve ser 95fps pra geforce5900 90fps pra radeon9800

  22. #21
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    Já to vendo outro desastre da nvidia(vcs vão falar que to errado etc etc mais o tempo dira que estou certo).

  23. #22
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    Originalmente enviada por q3fragger
    depois de um prazo a patente não vale mais e a ATI também pode usar
    heheheh 50 anos

  24. #23
    Suspenso
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Isso foi a vigamca da Nvidia pela patente do AA/Af da Ati

    Eu vi uns lances de truform, devia chamar piru-form, fica tudo com forma de jeba

    Simplesmente o seguinte:

    1-TODOS os novos jogos vao ter sombra

    2-A Nvidia vai ter sombras otimizadas.

    3-Nvidia vai rodar os jogos muiiito mais rapido e com mais qualidade.



    ps.ainda nao saiu nenhuma bench com Ultrashadow. As do anand sao normais.

    lol

    1 - todos os jogos atuais ja tem sombras, qq tem demais?

    2 - a ATI também, o ultrashadow será pouco usado como eu já disse, é pouco vantajoso para as produtoras perder mais tempo em uma otimização q só vai rodar em UMA PLACA DO MERCADO. É claro, quando a nvidia paga eles fazem isso

    3 - Vc é vidente? não? eu também não. Ultrshadows não é nada demais
    Vc se lembra do nvidia shading rasterizing? NSR? pois é... desde as geforce2 a nvidia vem com promesse de otimização nas shadows
    vamos dar tempo ao tempo antes de chegar a conclusoes imbecis

  25. #24
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    Nuss.. vcs tao ficando loucos?

    Aff perai.. pensa bem, vcs acham mesmo que a 3dlabs pago pra ID otimizar o doom3 pra p10? vc acham que a s3 pago pra id escrever um code path pra quelas porcarias de Xaber2?

    Cara eles podem ateh ter dado alguma coisa.. mas olha soh.. a intenção de todos os desenvolvedores eh aproveitar o maximo de todas as capacidades de todas as placas do mercado.. nao tem essa de "lado negro da força" e pera se tivesse um lado negro ia ser a ATI pq ela veio por ultimo..

    Mas a questão é que todos os jogos que usarem stencil_shadows e dynamic lightning provavelmente vão se aproveitar MUITO BEM dessa tecnologia da Nvidia.. E outra coisa.. De acordo com o aumento da complexidade da iluminação o efeito do ultrashadow é maior.. pq no caso do doom3.. tem q processar 3 a 4 luzer no MAXIMO ao mesmo tempo no mesmo quadrante que ta sendo renderizado.. entao ateh que nao tem muito oq economizar mas agora quando os caras começarem a apelar nesses negocios de quatidade de luzes dai sim vai fazer um diferença brutal..

    Se eu nao me engano a lei anti-monopolio americana obriga as empresas desse ramo (nvidia, ati, intel, amd) a licensiarem tecnologia pra concorrencia.. nao sei ao certo se isso ocorreu com ati e nvidia pq as duas tao mais ou menos pau a pau no mercado e a ATI eh canadense.. de qualquer modo eu nao sei se essas patentes duram 50 anos mesmo..

    Um exemplo disso eh o fato da Intel ser obrigada a licenciar o SSE e SSE 2 pra amd.. e se nao me engano a AMD tambem é obrigada a licenciar as instruções X86-64 (AMD64) pra intel se ela quiser..

  26. #25
    Suspenso
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    mas isso é bem diferente

    a concorrente só sabe da tecnologia nova patenteada qdo ela sai no mercado

    daí pra fazer um chip q consiga tirar proveito daquilo demora


    e o ultrashadow vcs tao viajando mesmo, vai ser um recurso pouco usado


    qual a utilidade de se perder tempo otimizando um software para apenas UMA placa do mercado q corresponde a 3% das vendas da nvidia ainda

    pensa bem

    eu quero uma nv35 mas pelo tecnologia de ponta dela nao por um recurso marketeiro inutil, nao sou trouxa de acreditar q esse ultrashadow fara milagres e estara presentes em todos os jogos

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