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  1. #1
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    Shadowgun

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    "Gears of War para celulares". É desta forma que Shadowgun é apresentado por quase todos os jogadores. De fato a primeira impressão que você tem quando começa a jogá-lo é: "como é que conseguiram fazer isso?". Passado o (bom) susto inicial vem a pergunta realmente mais interessante: "além dos gráficos, Shadowgun realmente é um Gears of War de celular?".

    Sim, porque não há dúvidas, os gráficos impressionam. Talvez não cheguem ao nível de Infinity Blade, mas seria uma maldade comparar um jogo com pouca movimentação como IB com um completo Third Person Shooter como é Shadowgun. Se você quer um jogo para impressionar os outros ou para testar a capacidade de seu celular, não há opção mais interessante.

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ID:	4913


    Os controles também estão maravilhosos. É óbvio que um third person shooter numa tela de toque nunca vai ter a precisão de um mouse & teclado ou mesmo de um controle, mas dada a plataforma em que shadowgun foi lançado (iOS e Android), não vejo como melhorar. Próximos jogos de ação em celulares terão Shadowgun como parâmetro em termos de controle.

    O som das armas impressiona se você for cuidadoso o bastante para jogar com headphones, a shotgun, principalmente, faz um estalido tão forte que fará você mudar de tática só para sentir os inimigos voando pelos ares. Já a música é repetitiva ao extremo e felizmente, fica em segundo plano.

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ID:	4911


    Se depois destes parágrafos sua vontade é sair desta análise e correr para comprar o jogo, bom, espere. Pois é aí que começam os pontos fracos. E acredite, são muitos.

    Começa com uma inteligência artificial horrorosa, talvez para compensar a falta de precisão do controle, mas não será raro você estar atirando em uma posição e os inimigos correrem para cima dos tiros. Outras vezes eles saem em disparada para qualquer lugar sem qualquer objetivo, passam na tua frente e se escondem. Em salas um pouco mais abertas isto é bastante comum.

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ID:	4912


    Inimigos que são sempre, sempre os mesmos. Existem 4 ou 5 inimigos diferentes em todo o jogo e não demorará muito para você perceber que você está passando pelos mesmos corredores com skins diferentes lutando contra os mesmo inimigos com skins iguais.

    E infelizmente matando com armas iguais. O jogo oferece 4 armas diferentes, uma metralhadora, uma shotgun, uma lançadora de granadas e uma lançadora de mísseis. Mas como os inimigos são sempre os mesmos você nunca terá a urgência em descobrir qual arma funciona melhor contra qual inimigo, já que você descobriu isso horas antes. As armas também não possuem qualquer modo de evolução. Um simples esquema de level nelas poderia fazer alguma diferença.

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ID:	4914


    Para tentar acabar com a monotonia do jogo, alguns chefões são inseridos em determinados pontos. São batalhas relativamente simples, mas que ao menos chamam a atenção na primeira vez. Driller, um carro gigantesco, talvez seja o ponto alto do jogo com uma mecânica para matá-lo realmente bem sacada.

    Os check points são uma verdadeira vergonha. Não é raro você passar por uma área longa e sem grande desafio e logo após enfrentar um local tenso. Caso morrer neste local você deverá realizar tudo de novo, desde a parte monótona. Parece que isso foi feito de propósito para aumentar o tamanho do jogo.

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ID:	4916


    A partir do momento que uma empresa escolhe o modelo de check points (e para jogos de celulares eles são absolutamente essenciais, afinal você pode ter sua atenção desviada por muitas coisas como uma ligação ou algo da vida real), esta empresa tem que colocá-los sempre antes de lugares difíceis e principalmente após áreas sem desafio para que o jogador não precise refazer o mesmo processo caso algo der errado.

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ID:	4917


    E isso sem contar os bugs, que são muitos, inúmeros. Apesar de não atrapalhar o andamento do jogo, foram várias as vezes que eu tive que refazer determinado momento do jogo porque ele simplesmente fez algo que não devia. Desde bugs gráficos (faltar chão, entrar no meio dele), até erro de loading pois o conector de headphone estava ligado. Por 7 vezes eu tentei terminar a fase 3 e não consegui - o jogo simplesmente fechava, até que tentei o fazê-lo sem headphones... Adivinha? Sem problemas.

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ID:	4918


    É verdade que Shadowgun não foi feito por uma empresa grande e entendo que a quantidade de celulares que utilizam Android possa atrapalhar a empresa, mas considerando que o celular não passou por qualquer modificação extra-oficial e foi adquirido de maneira legítima, eu esperava uma experiência mais tranquila. Não foi nenhum bug que me impedisse de terminar o jogo, porém, como já salientei, me fizeram perder vários minutos re-jogando algo que eu já tinha passado.

    Terminado o jogo não há muito o que fazer, com exceção de jogá-lo num nível mais difícil. Os colecionáveis não são nada interessantes e não há nem um sistema de achievments. É um jogo relativamente curto (5 horas, aproximadamente), mas que pela sua repetição acaba se tornando cansativo.

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Nome:	 Shadowgun_009.png
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ID:	4919


    Shadowgun impressiona pelos gráficos, pelos controles e até pelo som (com headphones), mas ainda está longe de ser uma experiência completa de console em celulares. Além de uma campanha simples e repetitiva o jogo não oferece mais nada. Pelo preço é interessante, mas vai fazê-lo ter mais vontade de jogar Gears of War do que retornar a Shadowgun.

    Shadowgun está disponível para celulares e tablets Android, por 3.99€ (~ R$ 9,60) e para iOS (iPhone, iPod e iPad), por US$ 4.99 (~ R$ 9,00).

    Rodrigo Guerini é redator da hardMOB, dono do blog SanroJoga e acha que só está faltando um Mario em celulares para aposentar todos os videogames portáteis.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 04-12-2011 às 16:07

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  3. #2
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    Não acho que tenha muitos pontos fracos. Somente a inteligência artificial mesmo...

  4. #3
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    @Minancora , sério que não achou com inimigos repetitivos? :|

  5. #4
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    Por 9 reais parece uma boa mesmo.

  6. #5
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    Vale sim, como diversão despretensiosa

  7. #6
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    Diferente de Infinty Blade que é algo completamente novo, formatado pra um celular ou tablet, achei Shadowngun mais um destes rip-offs safados que surgem aos montes pra Android e iOS.
    E claro, tem cara de jogo feito em Unity, como qualquer outro que usa tal framework,

  8. #7
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    e bonito, da pra jogar, comprei a versao tegra, ate que roda muito bem.....

    sim os inimigos sao muito repetitivos....

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