+ Responder Tópico
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.643
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1674

    Lost Winds - iOS

    Ilustração: Theo Szczepanski


    Lost Winds foi um dos primeiros jogos lançados para o serviço WiiWare que realmente deixou sua marca. Uma mistura de quebra-cabeça com plataforma, que apesar de curto, tinha um bom charme.

    Na última semana de dezembro de 2011 a Frontier Developments lança uma versão de Lost Winds para a plataforma iOS. Nos resta a pergunta, se o jogo ainda se mantém firme três anos após o lançamento original e se ele foi bem ‘portado’ para a tela de toque.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Lost-Winds-2.png
Visualizações: 731
Tamanho: 1,13 MB
ID:	5286


    Em Lost Winds tudo gira em torno do poder que você terá sobre o vento. É com ajuda do ar em movimento que o jogador auxiliará o seu personagem para chegar a plataformas distantes ou mesmo resolver quebra-cabeças envolvendo fogo e água, por exemplo.

    O nível de complexidade destes puzzles não chega perto de Braid ou mesmo Trine. É algo muito mais direto, como colocar uma pedra em cima de um botão para abrir uma porta. Neste sentido o jogo se torna bastante simples.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Lost-Winds-3.png
Visualizações: 609
Tamanho: 608,1 KB
ID:	5287


    Aliás, facilidade já era um dos maiores problemas da versão de Wii. O jogo durava no máximo 4 horas, já que os quebra-cabeças não eram difíceis. E mesmo estas quatro horas eram recheadas de “backtracking”, ou seja, voltar a passar por um lugar já explorado a fim de continuar a aventura.

    Os gráficos na versão Wii eram belos, mas na plataforma iOS o resultado vai depender muito do aparelho que você usar. Caso você possua um iPad 2, os gráficos estarão belíssimos, já no iPad 1 a experiência não será tão perfeita assim. O personagem principal, por exemplo, vira uma pilha de pixels.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Lost-Winds-8.png
Visualizações: 555
Tamanho: 809,1 KB
ID:	5293


    Isto não significa, porém, dizer que a arte não seja boa. O jogo continua com uma arte bem-feita, principalmente nos locais a céu aberto, embora Lost Winds tenha a tendência de repetir muito os ambientes. Herança do limite de tamanho da versão do Wii, talvez.

    Por repetição, é impossível não citar a música, que apesar de bela e calma, adicionando ao ambiente de um jogo em que você controla algo como o vento se tornará repetitiva ao extremo em poucos instantes. Sua calma deixará de ser uma brisa para se tornar um furacão.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Lost-Winds-1.png
Visualizações: 579
Tamanho: 870,3 KB
ID:	5288


    (Entendeu? Eu fiz uma piada sobre furacão num jogo em que você controla o vento... Eu sou tão esperto... Não?... ok...Voltando a programação normal...)

    A história é importante em Lost Winds, pelo menos se você se importar com ela. Há um pequeno grupo de NPC’s que você pode conversar e alguns deles necessários para avançar a história. Estas interações são feitas apenas através de texto. Não há voz.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Lost-Winds-4.png
Visualizações: 550
Tamanho: 444,5 KB
ID:	5289


    A versão iOS ganhou algumas mudanças em relação a versão de Wii, como achievments via GameCenter e integração com Twitter e Facebook. Seriam apenas adições desnecessárias se o jogo não tivesse encontrado problemas neste ‘port’, porém...

    Primeiro de tudo quanto aos controles. Parece-me óbvio, em teoria, que controlar o vento com os dedos na tela de toque é absolutamente fantástico, certo? Infelizmente não. Não são raros os momentos em que você terá vontade de deixar seu portátil na mesa e ir fazer outra coisa tamanha a frustração com os controles.

    Na verdade, controlar o vento está muito preciso. E sim, isto significa algo ruim. É ruim, porque a menos que você faça o movimento 100% correto, haverá problemas na sua execução. Se a versão de Wii era muito fácil, a versão de iOS é difícil aonde não deve ser.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Lost-Winds-6.png
Visualizações: 501
Tamanho: 534,6 KB
ID:	5291


    Um exemplo, logo no começo eu derrubei uma pedra na plataforma debaixo sem querer. Eu tinha que trazê-la para a plataforma acima e, enfim, utilizá-la em cima de um botão.

    Pois bem, foram, pelo menos, 3 minutos de luta para trazer aquela pedra ao local certo, pois muitas vezes a ação na tela que deveria movimentar apenas a pedra acabava atingindo o personagem, mesmo ele estando a quilômetros de distância. Não é uma dificuldade divertida, pelo contrário.

    Outro problema ainda mais grave está nos save-points. Independente de sua idéia quanto aos “save state” automáticos para os videogames, não deve haver dúvidas quanto ao fato de que em um portátil o ato de salvar deve ser feito na hora que o jogador quiser/precisar.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Lost-Winds-7.png
Visualizações: 561
Tamanho: 641,0 KB
ID:	5292


    A própria natureza do portátil é esta. Você pode larga-lo a qualquer segundo para atender outra coisa, uma ligação, um e-mail, um tweet, atender uma pessoa que veio conversar com você, o que seja. Enquanto save points raros na versão do Wii eram normais e até recomendados, afinal o Wii não é uma máquina multi-tarefa, em um portátil é impossível imaginar a idéia de perder 5, 10 minutos de jogo pelo simples fato de não haver como salvar naquele instante.

    Soma-se a isto o fato de que, caso você mudar de tela em seu iPad, o jogo reinicia. Imagine ir responder um e-mail e descobrir que o seu jogo reiniciou e não foi salvo. Se isto já é para deixar qualquer um maluco, some ao fato de que o jogo deu inúmeros ‘crashs’ durante a partida. Aliás, parei de tirar fotos do jogo com o pânico de sair do jogo sem querer.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Lost-Winds-5.png
Visualizações: 783
Tamanho: 711,3 KB
ID:	5290


    Lost Winds é um jogo fabuloso, mas seu port para a versão iOS tem problemas graves. Por US$ 3.99 em um jogo de três anos esperava algo mais polido. Se os crashs não ocorrerem no iPad 2 eu ainda recomendaria esperar que os problemas com o controle sejam corrigidos. Ou melhor, partir para a versão de WiiWare, que apesar de mais cara não possui nenhum destes problemas.

    Lost Winds pode ser baixado pela Apple Store por US$ 3.99. O aplicativo é Universal.

    Créditos:

    Rodrigo S. Guerini é redator da hardMOB, dono do blog SanroJoga e está esperando uma versão de Lost Winds para Kinect.

    Theo é ilustrador e dono dos sites Opus Theo e Piazada.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 09-01-2012 às 0:10

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    9
    Verdinhas
    1

    Legal o topico ! vou te seguir no twitter , to quase dando um chance para esse jogo , mas to meio que com pé atrás hahaha.

    Continue postando sempre que possivel !

    Abs

    Caio

  4. #3
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.643
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1674

    @kaiokold para o ipad 2 eu até recomendaria. Para o 1, acho difícil, não tá tão redondo quanto deveria.

    Opa. Pelo menos uma vez por final de semana tô postando aqui. As vezes sobre iOS. Sempre mando textos meus (tanto da hard, quanto do meu blog) via twitter, então

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Compartilhar

Permissões