+ Responder Tópico
Like Tree15
  • 3 Por IceMan
  • 2 Por IceMan
  • 3 Por IceMan
  • 2 Por tiohpih
  • 2 Por MarcosCoutinho
  • 3 Por IceMan
  1. #1
    Membro Avatar de IceMan
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ora pois
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    12.291
    Verdinhas
    1258

    Warhammer 40.000 (vugo 40k) (Wargame)

    Bom dia, raça do subfórum novo! Gostaria de apresentar-lhes este jogo que muitos devem conhecer da série Dawn of War, mas que nunca souberam a origem daquele universo.

    Wargame é um tipo de jogo de tabuleiro que representa ações militares em um cenário específico. Costuma ser dividido em histórico (Antiguidade, medieval, napoleônico e guerras mundiais são os mais jogados), hipotético ("e se..." ou estudos para ações futuras), fantasia (medieval fantástico com monstros e magia, por exemplo) e ficção científica (futuro cyberpunk, pós-apocalíptico ou espacial). Warhammer 40k é desta última categoria. No fundo, um wargame é como um Turn-Based Strategy Game (tal qual Heroes of Might and Magic) em uma mesa ao invés de jogar no PC.

    Para início de conversa o Warhammer,assim como outros wargames, não é um produto barato. Veja os preços destas miniaturas:

    http://www.games-workshop.com/en-CA/...Tactical-Squad
    Esta é uma das unidades mais básicas do jogo. US$ 5 dólares por miniatura,não parece muito... mas você precisará comprar mais do que uma caixa delas, além de outras unidades mais caras.
    Enquanto isso, temos isto aqui...

    http://www.games-workshop.com/en-CA/Imperial-Knight
    Que tem o tamanho de uma garrafa de suco 2L.
    Estes preços são da empresa que faz o jogo; há diversos sites que vendem por preços menores, enquanto eBay e similares vendem usados por um bom preço e geralmente já prontos (vide a seguir). É claro, se você puder ir para os EUA ou Europa (onde este tipo de jogo vende aos borbotões), conseguirá negócios ainda mais atraentes.

    Se você não se sentiu intimidado pelo preço, saiba que precisarás de dedicação e paciência, pois assim como aqueles kits da Revell, as miniaturas vêm desmontadas e sem pintura. Os soldadinhos básicos têm em torno de 3cm de altura, enquanto tanques chegam ao tamanho de uma mão aberta ou maiores. Para colar, qualquer tipo de superbonder serve, mas tintas são algo mais importante - marcas melhores têm resultados muito melhores; as mais conceituadas são Vallejo, P3 e Citadel.
    Mais explicações:
    http://evilfluffycreatures.com/pt/jo...0-000-parte-1/ (PT-BR)

    Passado tudo isso, hora de entender o universo. Como é algo que existe desde 1987, postarei 3 boas fontes de "lore"/"fluff" (como costumamos chamar a história do cenário):
    http://evilfluffycreatures.com/pt/jo...fluff-parte-1/ (PT-BR)
    http://www.reddit.com/r/AskScienceFi...e_of_the_lore/
    http://wh40k.lexicanum.com/wiki/Portal:Imperium

    Sim, a parada é wall of text, mas é bem legal. Não há cenário parecido com Warhammer 40k por aí - pois ele absorve influências de muitos cenários futurista e junta tudo num molde muito interessante!

    Para os tl;dr:
    1. A humanidade desenvolveu-se a ponto de explorar toda a galáxia
    2. Alienígenas foram encontrados e geralmente eram hostis
    3. A humanidade desenvolveu o psionismo
    4. A humanidade sofreu um retrocesso tecnológico após atingir seu auge, virando presas dos aliens (chamados de xenso no cenário)
    5. Uma grande comoção galáctica destruiu a civilização alien mais avançada, permitindo o ressurgimento da humanidade.
    6. Os humanos destruíram muitos aliens para criar espaço para si e para se protegerem
    7. Uma força do "plano das emoções" (Warp - de onde os poderes psiônicos vêm) revelou-se e fez metade da humanidade rebelar-se contra a figura do Imperador, o sujeito que liderava a humanidade
    8. A própria Terra sofre ataque do Chaos (tal força do ponto 7) e o Imperador é fatalmente ferido, mas vence
    9. 10.000 anos depois (ano 40.000), a humanidade está estagnada tecnológica e culturalmente, sofrendo ataques de xenos e Chaos por todo lado; grande opressão e uso do terror para manter o Imperium coeso

    E é no ponto 9 que o jogo se passa. O teor é o grimdark - ou seja, um indivíduo não só não tem muita perspectiva de melhorar de vida como a civilização humana está fadada a acabar, só não se sabe quando. Senhor dos anéis é considerado nobledark (há esperança, mas ela só se concretizará com enormes sacrifícios)
    Como o próprio mote do jogo diz:
    Código:
    "In the grim darkness of the far future, there is only war."
    Um vídeo de 1:31 resumindo também:


    Próximo post falo de como se joga.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de IceMan
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ora pois
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    12.291
    Verdinhas
    1258

    Bom, o jogo em si é baseado em (atualmente) 22 facções, que lutam entre si por motivos importantes (ou não). A Via Láctea é um lugar muito grande, e conflitos aqui e ali ocorrem a todo momento (justificando jogos em que exércitos em teoria do mesmo lado, como Space Marines e Astra Militarum, lutam um contra o outro no tabuleiro) - ou podem ser simulações ou exercícios de guerra.

    Podemos resumir as facções em 3 grandes grupos:
    1. Imperium: os protagonistas, são os humanos. Há tanto os humanos normais, os humanos cibernéticos e os humanos que viraram algo a mais... os Space Marines.


    - Adeptus Mechanicus: são os engenheiros/biólogos/pesquisadores. A maior culpa da tecnologia estar estagnada é deles, pois acreditam que, como os humanos atingiram o ápice milênios atrás, não faz sentido desenvolver coisas novas quando se pode ir atrás das antiga. Tem uma vibe dieselpunk.


    - Space Marines: humanos geneticamente modificados, recebendo órgãos novos e usam os melhores equipamentos que a humanidade pode criar. São os templários/hospitalários/teutônicos do cenário. Subdividem-se em diversos "capítulos" (tais quais ordens de cavalaria), sendo que 3 se destacam mais e têm livros próprios.
    Space Marines, Blood Angels, Space Wolves, Dark Angels


    - Grey Knights: um grupo específico e secreto de Space Marines, todos psiônicos, especialista em derrotar demônios (criaturas da Warp)


    - Astra Militarum: o exército dos humanos. Veículos lembram os tanques da WWI. Facção cheia de soldados, tanques e aviões.


    Militarum Tempestus: tropas de elite dos humanos, especialistas em ataques do tipo Hit & Run.


    Imperial Knights: os menores mechas dos humanos, são bem grandes.


    Adepta Sororitas: as freiras do espaço, são mulheres combatentes da igreja oficial do Imperium (Ecclesiarchy). Há outros agentes da igreja também.


    - Inquisition: muito similar à Inquisição espanhola, vive caçando gente fazendo coisa errada (em especial, traindo o Imperium).


    -Officio Assassinorum: assassinos altamente treinados para remover "problemas" do Imperium onde um ataque direto gastaria muitos recursos ou seria incoveniente.


    2. Chaos: os principais antagonistas, são formados por indivíduos do Imperium que caíram em tentação ou foram forçados a mudar de lado, alem de criaturas de pesadelos.


    - Chaos Space Marines: Space Marines vira-casacas. Alguns são remanescentes das lutas de 10.000 anos atrás, mas a maioria é mais recente. São considerados os piores inimigos do Imperium.


    - Chaos Daemons: capetas, chifrudos, belzebús, abominações; são seres metafísicos que se materializam para luta pelos deuses do Chaos (são 4: Khorne, deus da matança e guerra; Tzeentch, deus da ambição e do psionismo; Slaanesh, deus(a) dos excessos e perfeição; e Nurgle, deus da entropia e doenças). Costumam ter muitas miniaturas.


    - Khorne Daemonkin: uma variante de Chaos Daemons, especializada em Khorne. Possui regras mais específicas para que o jogador sinta-se mais imerso.

    3.Xenos: os aliens. Eldar, Dark Eldar, Harlequins e Orks já existiam antes dos humanos explorarem a galáxia. Tyranids e Tau Empire são muito mais recentes, enquanto os Necrons eram inimigos mortais dos Eldar no passado, mas resolveram dormir por um bom tempo e estão acordando não faz muito tempo. Ao contrário dos 2 grupos anteriores, os xenos não têm laços entre si - com exceção dos Eldar, Dark Eldar e Harlequins.


    - Eldar: os aliens mais sacanas, tem grande percepção do futuro e possuem uma tecnologia muito diferente, ao misturar física com psionismo. Constantemente manipulam outras facções.


    - Dark Eldar: os pirata espaciais, precisam viver da dor (!) dos oponentes para continuar vivos. São extremamente cruéis e usam muito veneno. Epítome de "glass cannon".


    - Harlequins: são Eldar especializados em defender a Webway (um tipo de wormhole bem mais segura do que usar a Warp, mas exclusiva dos Eldar) de invasões. Também contam as histórias do povo Eldar.


    - Tau Empire: facção recente, são aliens de pele azulada que se desenvolveram em 5.000 anos o que a humanidade precisou de mais de 50.000. Usam tecnologia limpa e são os menos "hostis" do cenário, sempre oferecendo a união ao seu império antes de atacar até submeter o inimigo. Muitas raças estranhas fazem parte do seu império - inclusive humanos.


    - Orks: a raça mais numerosa da galáxia, são sedentos por batalhas - chegando ao ponto de lutar entre si se não há inimigos mais urgentes. São o "comic relief" do jogo, com personalidades do tipo "Orkimedes" (um grande inventor Ork). Usam um monte de miniaturas.


    - Necrons: a influência é fácil de perceber: Exterminador do Futuro. São esqueletos robóticos com a intenção de conquistar a galáxia. Possuem a tecnologia mais avançada de todo o cenário.


    - Tyranids: Zergs, Alien (o do filme) e outras nojeiras galácticas encontrariam um clima amigável no meio desses bichos. Subdivididos em diversas "Hive Fleet",atacam a galáxia em diversos pontos diferentes e consomem toda a matéria biológica no caminho. Usam um monte de miniaturas e/ou criaturas enormes.

    Mostradas as facções... como se joga?
    Após escolher uma das facções, deve-se adquirir o livro de regras base (Core Rulebook; no momento, na 7ª edição):


    e um "codex", que é o livro de regras específicas de uma facção:


    Além disso, este kit com um dado específico (scatter dice, serve para armas tipo artilharia e granadas), um template (para armas tipo lança-chamas), um blast e large blast (para armas tipo artilharia e granadas), além de muitos dados (o normal, de 6 faces).



    e, é claro, uma trena. Este jogo usa polegadas - aqueles números da parte de cima da fita métrica que você geralmente não usa. O seu oponente precisa ter pelo menos o codex da facção dele, pois o resto pode ser dividido.

    Facção escolhida, livros adquiridos, miniaturas compradas, montadas e pintadas: é hora de jogo! A partida usa uma superfície de 6'x4' (mais ou menos 1,83 por 1,22) e maquetes para representar terrenos (florestas, prédios, ruínas, corpos de água, morros, buracos, trincheiras, etc). Uma boa mesa parece-se com essas:




    contudo, para quem está começando, qualquer coisa simples serve - o que vale é não deixar a mesa um enorme campo aberto.

    Outra fonte de infos sobre o jogo: http://evilfluffycreatures.com/pt/jo...0-000-parte-2/ (PT-BR)

    Próximo post: a partida em si.
    Última edição por IceMan : 29-03-2015 às 10:27

  4. #3
    Membro Avatar de IceMan
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ora pois
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    12.291
    Verdinhas
    1258

    Para jogar, cada jogador precisa montar o seu exército (army daqui em diante). Para montá-lo, ele precisa definir um limite de pontos com o oponente, pois cada unidade (grupo de miniaturas com função similar) tem um custo. Os menores jogos são de 500 pontos, enquanto os maiores podem chegar a mais de 5000. Em média, joga-se de 1500 a 2000 pontos.

    Os terrenos possuem objetivos, que são marcadores valendo pontos. Há 2 formas de jogo: Eternal War (esses objetivos só valem pontos no final da partida) ou Maelstrom of War (cada jogador sorteia cartas-objetivo que podem ser completadas ao final do turno em que foram sorteadas ou depois).

    As unidades são divididas em 7 tipos:
    - HQ: são os líderes, os comandantes e estrategistas. Possuem proteção melhor e regras especiais. Muitos podem juntar-se a outras unidades.
    - Troops: os caras que seguram objetivos. Mais numerosos que as outras opções, mas com armamento mais simples.
    - Elites: os fodões. Tropas de choque. Muito bem armados e com regras especiais.
    - Fast Attack: flanqueadores, unidades rápidas ou de reconhecimento. Costumam ter movimentação maior, mas menos armadura.
    - Heavy Support: artilharia, tanques ou gente com arma pesada.
    - Fortifications: muralhas, bunkers ou fortes adquiridos pelo army.
    - Lords of War: super-tanques, criaturas enormes ou mechas do tamanho de um bebê. Raramente usados.

    Um army comum tem 1-2 HQ, 2-6 Troops, 0-3 Elites, 0-3 Fast Attack e 0-1 Fortifications e 0-1 Lord of War. Logo, sugiro ler o codex e coisas a respeito do seu army antes de sair comprando miniaturas! O jogo infelizmente sofre de uma falta de balanceio entre os armies e dentro de um próprio army - é comum uma unidade ser bem pouco usada, por ser ruim, enquanto outra é muito usada por ser muito boa.

    Há diversos tipos de modelos (como as miniaturas são chamadas):
    - Infantry: o soldado genérico. Consegue andar até 6", menos se passar por um terreno acidentado.
    - Jump Pack Infantry: soldado com mochila a jato nas costas, consegue pular por cima de terrenos acidentados. Geralmente são unidades de melee.
    - Jet Pack Infantry: soldado com uma mochila estabilizadora, também pula por terrenos acidentados, mas carrega armas de distância.
    - Bike: soldado em uma moto. Mais rápido e resistente que o soldado a pé.
    - Jetbike: uma moto que flutua. Uma bike mais rápida.
    - Cavalry: soldado montado em uma criatura. Mais rápido que o soldado a pé.
    - Beast: monstros menores, são rápidos e ignoram terrenos acidentados.
    - Monstrous Creatures: monstros com M maiúsculos, são grandes combatentes e muito resistentes. Alguns voam.

    Os veículos possuem tipos variados também:
    - Flyer: aviões. Modelos mais rápidos do jogo. Alguns podem agir como Skimmers (abaixo).
    - Tank: veículos reforçados, podem chocar-se com outros veículos ou trombar com soldados.
    - Skimmer: hovercraft. Flutuando, podem passar por cima de terrenos acidentados.
    - Chariot: carruagem. Mais usadas por Chaos Daemons.
    - Walkers: robôs ou mini-mechas. São lentos e lutam que nem infantaria

    Feito a army list (como chamamos a lista com as unidades), os oponentes trocam informações sobre as listas e jogam um dado para ver quem começa o deploy (colocar as miniaturas na mesa). Após cada lado colocá-las, o oponente pode rolar um dado - se tirar 6, ele começa o jogo. Caso negativo, o jogador que fez o 1º deploy começa o jogo. Ele vai movimentar todas as miniaturas (deixando as de uma mesma unidade a pelo menos 2" de uma outra), soltar poderes psiônicos, depois atirar ou correr com todas e só então declarar "carga", para lutar em melee. Feito isso, o oponente começa o turno dele, realizando a mesma ordem de ações (movimenta, atira/corre e carga). A partir do 5º turno o jogo tem a possibilidade de acabar, sendo que vai até o 7º.

    Os lugares onde há jogos no Brasil são Porto Alegre, Campinas, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

    Sampa tem o Clube Paulista de Wargames: https://www.facebook.com/ClubePaulistaWargames
    Também tem o Bomb of Slaanesh: https://www.facebook.com/pages/Clube...62162017264444 (tem que se registrar)
    Campinas tem o Campinas at War: https://campinasatwar.wordpress.com/
    Curitiba tem o Tropas Polares: https://www.facebook.com/tropaspolares
    Porto Alegre tem o Clube Gaúcho de Wargames: https://www.facebook.com/pages/Clube...62162017264444
    Não encontrei o grupo do Rio.

    Aqui em Floripa não temos um grupo organizado, mas jogamos umas 2x por mês. Seguem fotos da última jogatina:
    http://imgur.com/a/8swjz

  5. #4
    Membro Avatar de tiohpih
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Gafanhoto Maroto
    Registro
    Mar 2012
    Mensagens
    286
    Verdinhas
    377

    Caral*** que miniaturas fod**

    Curti... pena que o investimento total disso deve ser imenso...

    O estilo de jogo lembra bastante o antigo Mage Knight, que era lance de heroclick... ainda tenho os meus


    muito boa explicação! verdinhas.

  6. #5
    Membro Avatar de MarcosCoutinho
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2012
    Mensagens
    1.313
    Verdinhas
    826

    Tambem achei SHOW DE BOLA!
    Mas nossa.. eu não tenho dinheiro nem amigos tetudos nerds o suficiente pra entrar e começar a jogar isso comigo! HAUUAH

  7. #6
    Membro Avatar de IceMan
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ora pois
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    12.291
    Verdinhas
    1258

    Há outros jogos no mercado - em geral mais baratos do que 40k


    Renascentista:
    Warhammer Fantasy



    Steampunk:
    Warmachine


    HORDES (mesma empresa de Warmachine)


    Malifaux



    WWII:
    Flames of War


    Dust Warfare (dieselpunk)



    Futuristas:
    Infinity


    Dropzone Commander


    Firestorm Armada


    X-Wing


    Star Wars Armada

  8. #7
    Membro Avatar de MarcosCoutinho
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2012
    Mensagens
    1.313
    Verdinhas
    826

    Caracaaa! Eu vo comprar essas paradas pra colecionar! isso sim!
    Cada arte uma mais bonita que a outra! Olha a do star wars!!! Olha a dos monstros degelo ali! PQP!

  9. #8
    Membro Avatar de IceMan
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ora pois
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    12.291
    Verdinhas
    1258

    Só para deixar claro que essas miniaturas vêm desmontadas e sem pintura... depende do comprador ter disposição para deixá-las boas. Há inúmeros tutorias de pintura pela net!

    É assim que vêm:

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões