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  1. #1
    Membro Avatar de MarcosCoutinho
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    [BoardGame] - Colonizadores de Catan

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    Colonizadores de Catan
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    Opa, boa tarde Galera!! Segue mais um tutorial meu de como jogar esse Boardgame que todos tanto falam!
    Desde que foi lançado essa área no fórum, a galera tem falado bastante ai do Carcassonne, do Catan, do Ticket to Ride, Zombicide, Pandemic entre tantos outros!
    Mãããããs... Mediante a fatores financeiros pessoais, acabo por não comprar as versões físicas dos jogos (São salgados $$$) mas opto por comprar as digitais (Android / iOs) e acabo por jogar do mesmo jeito.
    A minha ultima aquisição foi o Catan, e desde então, comecei a estuda-lo! E aqui vai mais uma contribuição para a galera conhecer também!

    Obs: Tratarei do jogo sem expansões! Somente ele em si! e o tópico SEMPRE estará aberto para que vocês contribuam com dicas, estratégias para melhorar o POST

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    Imagem da Caixa:
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    Mapa do Jogo
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    Mapa do Jogo
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    Objetivo
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    O primeiro jogador que chegar ao total de 10 PONTOS ganha a partida.
    O modo como o jogador atingirá isso fica a questão da estratégia pessoal do mesmo.

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    O que vem no jogo?
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    Oceano: 6 peças
    Áreas: 19 peças (1 Deserto, 4 Campos, 4 Cereais, 3 Lamaçais, 3 Metais e 4 Florestas)
    Pins de Pontos: 18 peças
    Ladrão: 1 peça
    Peças dos jogadores/Cada: 15 Estradas, 5 aldeias e 4 Cidades
    Cartas Desenvolvimentos: 25 Cartas
    Cartas Especiais: 2 Cartas (Maior exercito e Maior Estrada)
    Dados: 2 Dados de 1 à 6 pontos/cada

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    Como começar a jogar/brincar?
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    Primeiro de tudo, deve-se começar a montar o tabuleiro do jogo:
    Alinhe os oceanos lado a lado até formar um Hexágono (Figura Geométrica de 6 lados);
    Distribua todas as peças de 'áreas' dentro do hexágono e em seguida, coloquem os pins numéricos em cima de cada área.
    Uma das peças de áreas, é o Deserto, o deserto é OBRIGATORIAMENTE o lar do bandido, portanto, posicione o mesmo na sua área.

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    Sistemática de Pontos / Pontuação
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    Como citado acima, o objetivo do jogo é atingir os 10 pontos, sendo assim, temos:
    A cada aldeia construída: você ganhará 1 ponto;
    A cada cidade construída: Você ganhará 2 pontos;
    A cada Estrada mais longa construída (sequência de cinco estradas): Você ganhará 2 pontos *
    A cada maior exercito construído (três cartas "Cavaleiro"): você ganhará 2 pontos *

    * Essas são cartas especiais, sendo assim.. o primeiro jogador que atingir o numero especificado,
    ganhará a carta. Caso um outro jogador ultrapasse os numeros do primeiro jogador, ele 'roubará' as cartas e a pontuação

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    Sistemática de Rounds
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    O jogo em seu modo básico (sem expansões), permite um total de 4 jogadores simultâneos.
    Ao se definir a ordem dos jogadores, deve-se definir as cores de seus peões (aldeia, estrada e cidade) e começar o jogo.
    O round de um jogador só termina quando ele achar que assim deverá acontecer, isso faz com que ele possa
    trocar e construir o máximo de vezes que o numero de cartas que ele possui em mãos permitir.
    O jogador do Round deverá sempre de inicio jogar os dois dados para iniciar seu turno.

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    Sistemática do Jogo
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    O jogo começa com cada jogador já construindo duas aldeia e duas estrada (Dando inicialmente 2 pontos pra cada).
    As aldeias só podem ser construidas nas intersecções dos hexagonos de áreas, conforme mostra a imagem acima.

    Entretanto, se possuem 3 jogadores na partida, a ordem de distribuição inicial será:
    1º jogador joga: Aldeia + Estrada | 2º jogador joga: Aldeia + Estrada | 3º jogador joga: Aldeia + Estrada
    3º jogador joga: Aldeia + Estrada | 2º jogador joga: Aldeia + Estrada | 1º jogador joga: Aldeia + Estrada

    Ou seja, o 1º jogador constrói, logo após o 2º e por fim o 3º! Dai volta o 3º jogando novamente, depois o 2º e por ultimo, o 1º! (Quem Ri por ultimo ri melhor!)

    Quando os jogadores voltarem construindo sua segunda aldeia.. onde a aldeia for construída (nas intersecções), as áreas ao redor fornecerão os recursos para aquele jogador, e assim, sempre que a numeração da área sair no dado, o jogador ganhará uma carta, para cada aldeia na redondeza do hexágono.


    Exemplo: Caso eu construa minha segunda aldeia (quadrado azul no mapa), na intersecção de três áreas, de imediato ganho 1 carta de cada recurso, e caso na jogada de dado, saiam os números 3, 5 ou 6 o jogador ganhará uma carta tambem!

    DICA: Pelas regras do jogo, nenhum jogador pode construir uma aldeia/cidade que faça divisa direta com a aldeia/cidade de outro jogador, conforme mostra imagem abaixo:


    Sendo assim, os proximos jogadores a construir as aldeias/cidades, deve sempre fugir dessa divisas para conseguir construir suas aldeias/cidades



    Após todos os jogadores teram construido sua segunda aldeia e terem adquiridos seus recursos iniciais, o jogo começa pra valer! (Começando agora com o 1º jogador mesmo!).



    ~~~~~~ Volto Depois!
    Última edição por MarcosCoutinho : 26-05-2015 às 18:26

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  3. #2
    Membro Avatar de Matanza
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    Grow:

    Uma das melhores partes de ser um fã de jogo de tabuleiro é..... saber que a Grow vai trazer a expansão exploradores e piratas do Catan.


    https://www.facebook.com/growjogos/p...type=1&theater

  4. #3
    Membro Avatar de Holderhek
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    Ótima notícia! Pelos comentários parece que a previsão é agosto!

    Compra certa

  5. #4
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    Ótima nóticia!! Espero que venha com um preço bom!

    Quase todo final de semana jogamos Catan, estou melhorando muito nas estratégias. O único downside de jogar com o mesmo grupo é aprender o que os outros jogadores fazem, blefes, estratégias repetidas.

    A última partida que joguei, foi uma das derrotas mais amargas que tive! Estava com 6 pontos (3 cidades), 2 pontos (Cartas de desenvolvimento), 3 cavaleiros (Ainda não pontuando). Empatado com o 2º (Tinha a maior cavalaria) e o 3º estava 2 pontos atrás e detinha a maior estrada. Comprei uma carta de desenvolvimento e tirei um cavaleiro, a vitória era certa, mas tinha que aguardar a próxima rodada. Logo em seguida o jogador com quem estava empatado jogou o dado e caiu "5" - ganhando 4 madeiras, e tenta uma troca por "barro/tijolo", aí que vem a merd... O 3º jogador, cagando e andando pro jogo, saiu trocando barro com ele. Resumindo: o 2º jogador construiu 3 estradas em seguida e venceu o jogo (Pegando a maior estrada)!

    A coisa mais chata que pode acontecer é justamente isso, ter um jogador que não quer jogar. Mesmo que eu estivesse perdendo, nunca que ia dar minha carta de maior estrada! Ou sair trocando com um dos líderes do placar!

  6. #5
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    Citação Citando Dragon Killer Ver mensagem
    Ótima nóticia!! Espero que venha com um preço bom!

    Quase todo final de semana jogamos Catan, estou melhorando muito nas estratégias. O único downside de jogar com o mesmo grupo é aprender o que os outros jogadores fazem, blefes, estratégias repetidas.

    A última partida que joguei, foi uma das derrotas mais amargas que tive! Estava com 6 pontos (3 cidades), 2 pontos (Cartas de desenvolvimento), 3 cavaleiros (Ainda não pontuando). Empatado com o 2º (Tinha a maior cavalaria) e o 3º estava 2 pontos atrás e detinha a maior estrada. Comprei uma carta de desenvolvimento e tirei um cavaleiro, a vitória era certa, mas tinha que aguardar a próxima rodada. Logo em seguida o jogador com quem estava empatado jogou o dado e caiu "5" - ganhando 4 madeiras, e tenta uma troca por "barro/tijolo", aí que vem a merd... O 3º jogador, cagando e andando pro jogo, saiu trocando barro com ele. Resumindo: o 2º jogador construiu 3 estradas em seguida e venceu o jogo (Pegando a maior estrada)!

    A coisa mais chata que pode acontecer é justamente isso, ter um jogador que não quer jogar. Mesmo que eu estivesse perdendo, nunca que ia dar minha carta de maior estrada! Ou sair trocando com um dos líderes do placar!
    Este é um problema de Catan comparado com seus filhos. Como ele pode ir eliminando as chances de alguém (geralmente devido a falta de sorte nos dados), a pessoa acaba se desinteressando pelo jogo. Por isto boa parte dos euros há pontos fechados que só são revelados no final da partida e costumam virar de ponta cabeça a pontuação.

  7. #6
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    Citação Citando Dragon Killer Ver mensagem
    Ótima nóticia!! Espero que venha com um preço bom!

    Quase todo final de semana jogamos Catan, estou melhorando muito nas estratégias. O único downside de jogar com o mesmo grupo é aprender o que os outros jogadores fazem, blefes, estratégias repetidas.

    A última partida que joguei, foi uma das derrotas mais amargas que tive! Estava com 6 pontos (3 cidades), 2 pontos (Cartas de desenvolvimento), 3 cavaleiros (Ainda não pontuando). Empatado com o 2º (Tinha a maior cavalaria) e o 3º estava 2 pontos atrás e detinha a maior estrada. Comprei uma carta de desenvolvimento e tirei um cavaleiro, a vitória era certa, mas tinha que aguardar a próxima rodada. Logo em seguida o jogador com quem estava empatado jogou o dado e caiu "5" - ganhando 4 madeiras, e tenta uma troca por "barro/tijolo", aí que vem a merd... O 3º jogador, cagando e andando pro jogo, saiu trocando barro com ele. Resumindo: o 2º jogador construiu 3 estradas em seguida e venceu o jogo (Pegando a maior estrada)!

    A coisa mais chata que pode acontecer é justamente isso, ter um jogador que não quer jogar. Mesmo que eu estivesse perdendo, nunca que ia dar minha carta de maior estrada! Ou sair trocando com um dos líderes do placar!

    A carta de desenvolvimento não pode ser usada logo quando compra? Porque não usou seu cavaleiro?

    Gosto das regras para 2 jogadores onde as trocas são feito através das moedas e não baseado em negociação com outros. As regras para 2 pessoas foi criada pelo próprio criador do jogo e está disponível na internet no site de Catan.

  8. #7
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    Começando a jogar agora. Depois passo minha 1 impressão.

  9. #8
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    Citação Citando Dragon Killer Ver mensagem
    A coisa mais chata que pode acontecer é justamente isso, ter um jogador que não quer jogar. Mesmo que eu estivesse perdendo, nunca que ia dar minha carta de maior estrada! Ou sair trocando com um dos líderes do placar!
    Eu acho isso a maior filhadaputagem que alguém possa fazer. Fico puto com isso. Uma pessoa estraga o jogo de outras 3 pessoas simplesmente por não ter paciência ou ficar de mimimi ("Aim já perdi mesmo, troco tudo meu por uma ovelha sua").

    Em tempo: Tenho a 4ª Edição gringa e um primo tem a da Grow. Achei a qualidade da Grow MUITO inferior à minha. Única vantagem é a bandeja de segurar as cartas.

  10. #9
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    Odeio esse jogo, joguei 1 vez pra nunca mais, bem chato na real

  11. #10
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    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Este é um problema de Catan comparado com seus filhos. Como ele pode ir eliminando as chances de alguém (geralmente devido a falta de sorte nos dados), a pessoa acaba se desinteressando pelo jogo. Por isto boa parte dos euros há pontos fechados que só são revelados no final da partida e costumam virar de ponta cabeça a pontuação.
    Foi por isso que vendi o meu, mesmo a patroa adorando. É o jogo mais frustrante que já joguei até hoje. Ou não saía meus números no dado ou quando saiam, o ladrão tava em cima, dai era ficar 3, 4 rodadas sem fazer nada. Compreendo o porquê dele ser um clássico, mas passo longe. Clássico por clássico, Carcassone dá um baile. Sem falar que essa versão nova da Grow tá ainda mais feia que a primeira.

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