+ Responder Tópico
Like Tree6
  • 1 Por Rodrigo Guerini
  • 1 Por Xcometa
  • 1 Por Rodrigo Guerini
  • 1 Por Rodrigo Guerini
  • 2 Por Rodrigo Guerini
  1. #1
    Membro Avatar de Xcometa
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2015
    Mensagens
    53
    Verdinhas
    29

    [Dúvidas] Stone Age - Devir

    Boa tarde pessoal,
    Sobre o jogo do título, tenho uma dúvida:
    -Na fase de alimentar sua tribo, um jogador sem comida é obrigado a pagar com recursos? e se ele tiver recursos e 0 pontos de vitoria no momento? Ele é obrigado a pagar com recursos ou nada acontece com ele ? vlw

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Xcometa Ver mensagem
    Boa tarde pessoal,
    Sobre o jogo do título, tenho uma dúvida:
    -Na fase de alimentar sua tribo, um jogador sem comida é obrigado a pagar com recursos? e se ele tiver recursos e 0 pontos de vitoria no momento? Ele é obrigado a pagar com recursos ou nada acontece com ele ? vlw
    Ele perde 10 pontos, vai para negativo no caso.

  4. #3
    Membro Avatar de Xcometa
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2015
    Mensagens
    53
    Verdinhas
    29

    Outra dúvida Rodrigo:Os pontos obtidos por construções podem superar os 99 que tem no marcador?

  5. #4
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Xcometa Ver mensagem
    Outra dúvida Rodrigo:Os pontos obtidos por construções podem superar os 99 que tem no marcador?
    Sim, sem problemas, só continuar dando a volta.

  6. #5
    Membro Avatar de Xcometa
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2015
    Mensagens
    53
    Verdinhas
    29

    Muito obrigado Rodrigo.
    Achei o jogo fantástico e bem fácil de jogar.

  7. #6
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Xcometa Ver mensagem
    Muito obrigado Rodrigo.
    Achei o jogo fantástico e bem fácil de jogar.
    É o jogo para se apresentar a mecânica de alocação de trabalhadores. E mesmo depois de muito tempo jogando, eu ainda consigo me divertir com ele.

    É jogo para se manter na coleção mesmo quando teu grupo tiver migrado para jogos pesados.

  8. #7
    Membro Avatar de Matanza
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    8.364
    Verdinhas
    6692

    No manual essa regra em pt br ficou confusa. Afinal, vc paga com recursos apenas a diferença que falta de comida, ou paga tudo com recursos caso decida salvar os 10 pontos?

    Não ficou claro quando e pq vc deve devolver toda a comida pra mesa por punição.
    Última edição por Matanza : 07-06-2016 às 12:37

  9. #8
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Matanza Ver mensagem
    No manual essa regra em pt br ficou confusa. Afinal, vc paga com recursos apenas a diferença que falta de comida, ou paga tudo com recursos caso decida salvar os 10 pontos?

    Não ficou claro quando e pq vc deve devolver toda a comida pra mesa por punição.
    Você paga em comida e o que falta tu paga em recurso.

  10. #9
    Membro Avatar de Matanza
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    8.364
    Verdinhas
    6692

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Você paga em comida e o que falta tu paga em recurso.
    Olha o manuel:

    Se um jogador não tiver comida suficiente para alimentar a tribo ele deverá devolver para a reserva todos os pontos de comida que tiver. Depois disso, se quiser e puder, ele tem a opção de pagar todos os pontos de comida que faltam com os recursos de que disponha. Se não quiser ou não puder fazer isso, o jogador devolve para a reserva toda a comida que tiver e retrocede 10 pontos de vitória, andando no registro de pontuação.

    wtf...
    Última edição por Matanza : 07-06-2016 às 22:59

  11. #10
    Membro Avatar de Xcometa
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2015
    Mensagens
    53
    Verdinhas
    29

    Confuso msm :s

  12. #11
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Matanza Ver mensagem
    Olha o manuel:

    Se um jogador não tiver comida suficiente para alimentar a tribo ele deverá devolver para a reserva todos os pontos de comida que tiver. Depois disso, se quiser e puder, ele tem a opção de pagar todos os pontos de comida que faltam com os recursos de que disponha. Se não quiser ou não puder fazer isso, o jogador devolve para a reserva toda a comida que tiver e retrocede 10 pontos de vitória, andando no registro de pontuação.

    wtf...
    Não entendi o pq confuso:

    Se NÃO TIVER COMIDA SUFICIENTE

    paga todo o alimento que você tem (que não é o suficiente, pq se fosse você não estaria na situação) e paga o restante com recursos.

    Ou seja,

    Você precisa pagar 10 de alimento, mas só tem 5. Você paga 5 e o restante você paga em materiais.

    Você precisa pagar 10 de alimento, mas só tem 9. Você paga 9 de alimento e paga o restante em materiais.

    A ideia é que você não acumule comida no caso de você não ter o suficiente. Lembre-se que a agricultura gera o recurso comida antes de você alimentar. Não fosse isto você poderia adquirir comida e apenas perder 10 pontos.

  13. #12
    Membro Avatar de Matanza
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    8.364
    Verdinhas
    6692

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Não entendi o pq confuso:

    Se NÃO TIVER COMIDA SUFICIENTE

    paga todo o alimento que você tem (que não é o suficiente, pq se fosse você não estaria na situação) e paga o restante com recursos.

    Ou seja,

    Você precisa pagar 10 de alimento, mas só tem 5. Você paga 5 e o restante você paga em materiais.

    Você precisa pagar 10 de alimento, mas só tem 9. Você paga 9 de alimento e paga o restante em materiais.

    A ideia é que você não acumule comida no caso de você não ter o suficiente. Lembre-se que a agricultura gera o recurso comida antes de você alimentar. Não fosse isto você poderia adquirir comida e apenas perder 10 pontos.
    É, faz sentido.

    You are a wizard

  14. #13
    Membro Avatar de Matanza
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    8.364
    Verdinhas
    6692

    Ah, pessoal não gostou do Stone Age aqui.

  15. #14
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Matanza Ver mensagem
    Ah, pessoal não gostou do Stone Age aqui.
    Sério? Que pena.

    Pergunta, não maldosa, sério. Tu explicou direitinho? Digo isto pq já vi o Stone Age ser estragado por um cara que não explicou muito bem.

    Eu costumo explicar que o jogo tem três áreas: produção, melhoramentos e pontuação. Ai explico um por um.

  16. #15
    Membro Avatar de Matanza
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    8.364
    Verdinhas
    6692

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Sério? Que pena.

    Pergunta, não maldosa, sério. Tu explicou direitinho? Digo isto pq já vi o Stone Age ser estragado por um cara que não explicou muito bem.

    Eu costumo explicar que o jogo tem três áreas: produção, melhoramentos e pontuação. Ai explico um por um.
    Maybe not. Complicadinho de explicar. Eu comecei explicando como se faz pontos, como se vence, qual o objetivo, mas como eles nunca jogaram work placement antes eles já estavam cheios de dúvidas e receio enquanto explicava essa parte.

    Mas na segunda partida já foi muito melhor. Pessoal tá mal acostumado com ticket to ride, aí viu que o Stone Age é mais complexo já torceu o nariz antes de jogar. Já criaram um block de saída. Família é foda.

    Desconfio que eles vão gostar do Power Grid, não tem dados e meeples, parece que um deles acha o jogo bobo quando tem.
    Última edição por Matanza : 12-06-2016 às 14:03

  17. #16
    Membro Avatar de Matanza
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    8.364
    Verdinhas
    6692

    Uma regra que eu mudei é a daquelas cartas de civilização em que vc joga um número de dados igual ao número de jogadores, e aí os jogadores escolhem os recursos da carta em ordem no sentido horário.

    Achei que faz muito mais sentido e fica mais legal se cada jogador rolar um dado e pegar o seu recurso conforme o número que tirar, fikdik.
    Última edição por Matanza : 12-06-2016 às 14:18

  18. #17
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Matanza Ver mensagem
    Uma regra que eu mudei é a daquelas cartas de civilização em que vc joga um número de dados igual ao número de jogadores, e aí os jogadores escolhem os recursos da carta em ordem no sentido horário.

    Achei que faz muito mais sentido e fica mais legal se cada jogador rolar um dado e pegar o seu recurso conforme o número que tirar, fikdik.
    Ai tu tira o bônus de quem compra a carta, que é de escolher o melhor item e passar os piores.

  19. #18
    Membro Avatar de Matanza
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    8.364
    Verdinhas
    6692

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Ai tu tira o bônus de quem compra a carta, que é de escolher o melhor item e passar os piores.
    É, mas não me importei com esse detalhe.

  20. #19
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Matanza Ver mensagem
    É, mas não me importei com esse detalhe.
    Bem, o jogo é teu, a experiência é tua e eu não tenho nada a ver com tua vida, hehehe...

    Mas assim, cuidado em ficar mudando regras de bg. Em geral, estes jogos passaram por centenas de playtests antes de serem lançados. Muitas variações já foram testadas e o que é lançado é algo que sobreviveu a um processo foda de seleção, de retiradas de regras que atrapalhavam e tal.

    Fora que, o que você apresentou não foi Stone Age, foi um "Stone Age do Matanza".

    Quanto ao Stone Age, a melhor forma de explicar que eu encontrei foi a que eu disse: Explicar que o objetivo do jogo é fazer mais pontos, que existem três áreas, a de produção onde você gera recursos, a da aldeia de melhoramentos, que fazem com que você consiga produzir melhor e a parte debaixo que é a de ganhar pontos utilizando os recursos.

    Aí explico como funciona a parte dos dados. Neste momento eles percebem como ter bastante meeples pode ser importante e como o resultado do dado pode ser importantíssimo, falo também da alimentação obrigatória. Ai já passo para a parte dos melhoramentos.

    Depois o de pontos costuma ser fácil, embora eu só deixe para explicar as cabanas mais complexas (as que não mostram direto os recursos) quando elas aparecem. Explico as cartas de maneira geral (falando que elas se dividem também) e vou explicando toda vez que aparece algum ícone novo.

  21. #20
    Membro Avatar de Matanza
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    8.364
    Verdinhas
    6692

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Bem, o jogo é teu, a experiência é tua e eu não tenho nada a ver com tua vida, hehehe...

    Mas assim, cuidado em ficar mudando regras de bg. Em geral, estes jogos passaram por centenas de playtests antes de serem lançados. Muitas variações já foram testadas e o que é lançado é algo que sobreviveu a um processo foda de seleção, de retiradas de regras que atrapalhavam e tal.

    Fora que, o que você apresentou não foi Stone Age, foi um "Stone Age do Matanza".

    Quanto ao Stone Age, a melhor forma de explicar que eu encontrei foi a que eu disse: Explicar que o objetivo do jogo é fazer mais pontos, que existem três áreas, a de produção onde você gera recursos, a da aldeia de melhoramentos, que fazem com que você consiga produzir melhor e a parte debaixo que é a de ganhar pontos utilizando os recursos.

    Aí explico como funciona a parte dos dados. Neste momento eles percebem como ter bastante meeples pode ser importante e como o resultado do dado pode ser importantíssimo, falo também da alimentação obrigatória. Ai já passo para a parte dos melhoramentos.

    Depois o de pontos costuma ser fácil, embora eu só deixe para explicar as cabanas mais complexas (as que não mostram direto os recursos) quando elas aparecem. Explico as cartas de maneira geral (falando que elas se dividem também) e vou explicando toda vez que aparece algum ícone novo.
    Ah, mas tem que ver q tu já está no nível pro, eu estou aprendendo agora só, e por conta própria, a explicar, hehe. Realmente explicar o funcionamento do jogo é um desafio, exige algum planejamento.

    A minha idéia é mostrar o sentido do jogo primeiro, como vencer, e daí descer para os pormenores. Mas sou nível amador ainda, só tinha explicado jogos mais simples.

    Sobre aquela regra da casa, eu considerei que a mudança tira a maior recompensa de quem comprou a carta, mas tb tira a vantagem sem sentido dos outros players baseada apenas na posição onde estão sentados. Não gostei que alguém ganhe um recurso melhor só por ser o próximo jogador depois de quem comprou a carta, achei mais interessante deixar a sorte decidir por todos, e a vantagem de quem comprou a carta ser a pontuação final apenas.

    Se vc pensar é um detalhe quase inofensivo para a "pureza" do jogo, e eu acho que todo mundo rolar um dado pra ganhar algo é mais legal e vale a mudança.
    Última edição por Matanza : 13-06-2016 às 1:01

  22. #21
    Membro Avatar de Feila
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2014
    Mensagens
    290
    Verdinhas
    311

    Pra quem manja de inglês, recomendo o canal "Watch it Played" do Rodney Smith. Nunca vi explicação de regras tão bem feitas quanto as desse canal. E tem vídeo que ele dá dica de como ensinar jogos pro pessoal e etc. Vale a pena!

    E concordo quanto a mudar regras. Pra mim se tá na regra, tem que ser seguido. Afinal tem todo um desenvolvimento por trás e constantes adaptações antes do jogo ser lançado. Mas cada um é cada um ahaha

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões