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  1. #26
    Suspenso
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    Originalmente enviada por CARLOS-BR
    Qta besteira.
    A partir de 30fps o olho humano ve como se estivesse acontecendo na frente dele, LOGO, a 30-40-50 fps vc vai ver do mesmo jeito. Se da lag de mouse eu nao sei, mas a imagem nao tem diferença.
    E tv tem imagem ruim, só se for aí. Pq uma Sony nao tem imagem ruim nem fudendo, ainda mais com dvd e ela nao roda a 100fps.
    Passou de 30-35fps já esta bom.
    concordo plenamente.

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  3. #27
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    Originalmente enviada por CARLOS-BR
    Qta besteira.
    A partir de 30fps o olho humano ve como se estivesse acontecendo na frente dele, LOGO, a 30-40-50 fps vc vai ver do mesmo jeito. Se da lag de mouse eu nao sei, mas a imagem nao tem diferença.
    E tv tem imagem ruim, só se for aí. Pq uma Sony nao tem imagem ruim nem fudendo, ainda mais com dvd e ela nao roda a 100fps.
    Passou de 30-35fps já esta bom.
    cara vc está meio equivocado
    tipo, depois de 30fps o olho humano nao consegue diferenciar direito os quadros, mas rode um jogo com fps limitado a 30 e depois mude pra 60 pra vc ver a diferença...
    da uma noçao de ficar mais suave o jogo...

  4. #28
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    Isso depende do jogo. O CS, Half Life, Quake e etc fazem uma diferença muito grande de 30 para 60 fps(muito grande mesmo).

    Já Splinter Cell roda a 25 e da a impressão de estar em 45~50 e roda tranquilo.

    Ouvir dizer aqui no fórum que o ZELDA 64 rodava em 10fps!

    O GP4 roda em 20 beleza, parece que tá em 60.

    Agora depende de cada um. Uma vez fui na casa de um colega ver o FIFA 2000 e ele disse que estava rapidão, embora eu tivesse notado que estava bem lento. Pode ser tb costume dele(onboard é foda).

  5. #29
    Suspenso
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    é isso mesmo, Video games, usam pouquissimos quadros por segundo.

  6. #30
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    Na verdade o ZELDA: OoT do N64 roda à 15FPS, porém como el foi FEITO pra rodar nessa velocidade, a pessoa nem nota, assim como o OUTCAST do PC, ele rodava à 12FPS e tinha uma opção pra turbinar e rodar em 24fps, mas independente de qual tivesse o jogo parecia estar sempre suave, porque? Simples, porque ele foi FEITO pra rodar a 12fps, a maioria dos jogos atuais é FEITO pra rodar em 30fps... portanto acima de 30 já tá mais do que bom, o bom de rodar em 60fps é que quando dá alguma queda, ele geralmente se mantém acima de 30, não dando os famosos SLOWDOWNS, eu considero SLOWDOWN quando a velocidade fia inferior à 20fps. Agora os ninjas ai que conseguem ver mais de 150fps... esses aí devem ter uns olhos de mosca (segundo a SUPER NTERESSANTE a Abelha consegue ver até 600 fps).

    Esse site têm alguns teste:
    http://www.100fps.com/how_many_frame...humans_see.htm
    bem interessante

    e esse têm um artigo afirmando que o olho humano vê mais que 60 fps e até mesmo 120!!! Leiam
    http://amo.net/NT/02-21-01FPS.html

    Eu particularmente acho que é uma questão de costume, quando eu jogava games de 8 e 16 bits, pra mim eles pareciam perfeitos, totalmente fluidos, porém esse dias fui jogar o MORTAL KOMBAT 2 do GAME GEAR e fiquei admirado com o TANTO de SKIP FRAMES que o jogo dá, outro exemplo são jogos de PS1, quando eu jogava no inicio achava a velocidade perfeita (fora os SLOWNDOWNS) porém as variações pra menos de 20 fps e Skipframes (como dos jogos de corrida, como F1 97 ou futebol como FIFA 98 eu só notei depois de jogar bastante e de acostumar a outros games mais rápidos). Outra questão com explica no primeiro site que eu citei, é a questão do cenário, como no exemplo que eles usaram, se vc tá jogando no meio de uma neblina e não consegue ver quase nada, pouca coisa vai adiantar o jogos estar à 10 ou a 100 fps, pois como é cenário não muda muito, vc não vai notar nada, agora se vc tá com outro jogadores na frente, e bastante detalhes no cenário, aí vc já têm mais PONTOS DE REFERÊNCIAS, dai sim faz mais diferença.

  7. #31
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    Razoável eu considero 25Fps


    Agora, fugindo ao tópico, boa é acima de 35Fps.

    Depois é só alegria.

  8. #32
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    na boa, se vc nao consegue distinguir 50,100,150 ou 300 fps ou seu monitor ou sua vista sao uma merda...

  9. #33
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    na boa, se vc nao consegue distinguir 50,100,150 ou 300 fps ou seu monitor ou sua vista sao uma merda...
    deixar eu repetir, existe algo chamado frequencia vertical do monitor
    se vc nao tem um monitor de 100, 150 ou 300hz do que adianta ?

  10. #34
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    O dono do tópico falou a frequencia satizfatória pra se jogar.
    30Hz é perfeitamente fluido, mas claro que quanto mais melhor, a depender do monitor, é claro.

  11. #35
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    Originalmente enviada por Vacalactica
    deixar eu repetir, existe algo chamado frequencia vertical do monitor
    se vc nao tem um monitor de 100, 150 ou 300hz do que adianta ?
    Adianta pq essa LENDA de monitor so mostra Fps correspondente a frequencia quando ta com o Vsync HABILITADO.

    Sem o vsync ele mostra um trilhao de quadros se a sua placa suportar.

    Acontece q num mesmo flick de refresh uma boa Vga desenha VARIOS FRAMES INCOMPLETOS, q proporciona uma imagem MUITO MELHOR com uma transicao de frames MUITO MAIS FLUIDA.

    Com o VSYNC ligado a vga so desenha FRAMES COMPLETOS, por isso fica limitada ao refresh. Sem o VSYNC ela desenha VARIOS FRAMES AO MESMO TEMPO, e por isso da pra perceber a diferenca numa imagem a 300 fps ou a 150 ou a 100 ou a 50.

    Se nao entendeu me desculpa mas eu desisto...

  12. #36
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    Realmente, no CS faz diferença. Mas nao tem nada a ver com o olho. O problema é o próprio CS.

    Por Exemplo: A 40fps, o jogo ta totalmente fluido. So que o crosshair fecha devagarinho. A 100fps o jogo ta igual, mas o crosshair fecha rapido. Alguma coisa no codigo do jogo associa a velocidade do crosshair fechar ao FPS.

    E sinto muito mas se vc colocar 300fps no seu monitor, ele nao vai ter taxa de atualização de 300hz. Acho que a vantagem de um FPS alto é compensar os slowdowns. Se vc joga a 100 fps normalmente quando lerdar cai pra 70, 50, o que vc nao vai sentir. Agora, se vc joga a 40, nos slowdowns ele vai pra 20... Ai, vc sente.

    E outra coisa... Uma coisa é seu olho percebendo uma movimentação fluida. Outra coisa são imagens mudando.

  13. #37
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    Originalmente enviada por Ashdrubal

    E sinto muito mas se vc colocar 300fps no seu monitor, ele nao vai ter taxa de atualização de 300hz.
    se vc colocar 300 fps num monitor de 100hz de refresh ele vai mostrar 3 frames por refresh, se tiver a 100 fps vai mostrar 1 frame por refresh, tem q ser muito cego pra nao perceber a diferenca e muito burro pra nao entender o conceito...

  14. #38
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    Nossa, não pensei que a minha pergunta fosse causar tanta polêmica, por todas as respostas dos amigos cheguei à conclusão de que 30fps já está bom p/ jogar, mas como alguém disse aí, vai de cada um, eu me contento com 40 ou 50 fps, mesmo porque não posso exigir demais da minha VGA.

  15. #39
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    se vc colocar 300 fps num monitor de 100hz de refresh ele vai mostrar 3 frames por refresh, se tiver a 100 fps vai mostrar 1 frame por refresh, tem q ser muito cego pra nao perceber a diferenca e muito burro pra nao entender o conceito...
    refresh = atualização
    refresh rate = quantas vezes seu monitor é atualizado em um segundo.
    seu eu tenho 60hz de refresh rate, significa que é atualizado 60 vezes por segundo. Le aqui depois.

    http://searchwebservices.techtarget....214565,00.html

    Vc ta me dizendo que se eu tenho 180 FPS e 60 de refresh, meu monitor seria atualizado 3 x por ciclo de refresh, ou seja, 180 vezes por segundo, que seria 180hz de refresh rate... Da pra ver o erro?
    continua sento atualizado a 60. e sei lá o que é feito com os outros 120 quadros gerados...

    Vc pode dizer que sente mais sensibilidade no mouse. Ai sim, eu concordo. Já que se ele travalha a 60 fps, vai tratar a movimentacao do mouse 60 vezes por segundo e se ele trabalha a 180, vai tratar a 180 vezes por segundo até o limite do refresh rate da porta ps/2 ou USB ou serial, dependendo do caso.

  16. #40
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    se vc colocar 300 fps num monitor de 100hz de refresh ele vai mostrar 3 frames por refresh, se tiver a 100 fps vai mostrar 1 frame por refresh, tem q ser muito cego pra nao perceber a diferenca e muito burro pra nao entender o conceito...
    cara voce mesmo diz, quem ta parecendo muito burro pra entender o conceito é voce. nao adianta mostar 3 quadros por refresh, pois o monitor vai mostrar APENAS 1 DELES, logo dos 300 que sua VGA desenha, 100 vao ser mostrados pelo monitor e destes de 25-30 seu olho é capaz de captar. adicionar quadros nao FAZ PORRA NEHUMA.
    e pra falar a verdade nas resoluções mais altas é dificil o monitor conseguie 100Hz, deve conseguir 80 -85 na melhor das hipoteses, logo voce fassa as contas.
    como o cara falou as duas unicas coisas que o FPS exagerado importar é no caso de slowdowns e como alguem falou no caso de codigos mal feitos.

  17. #41
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    Originalmente enviada por Ashdrubal
    refresh = atualização
    refresh rate = quantas vezes seu monitor é atualizado em um segundo.
    seu eu tenho 60hz de refresh rate, significa que é atualizado 60 vezes por segundo. Le aqui depois.

    http://searchwebservices.techtarget....214565,00.html

    Vc ta me dizendo que se eu tenho 180 FPS e 60 de refresh, meu monitor seria atualizado 3 x por ciclo de refresh, ou seja, 180 vezes por segundo, que seria 180hz de refresh rate... Da pra ver o erro?
    continua sento atualizado a 60. e sei lá o que é feito com os outros 120 quadros gerados...

    Vc pode dizer que sente mais sensibilidade no mouse. Ai sim, eu concordo. Já que se ele travalha a 60 fps, vai tratar a movimentacao do mouse 60 vezes por segundo e se ele trabalha a 180, vai tratar a 180 vezes por segundo até o limite do refresh rate da porta ps/2 ou USB ou serial, dependendo do caso.


    Nao eh possivel...

    Vo desenhar pra ver se vc entende:

    Bolinha andando a 100 fps (2 ciclos de refresh) desenha isso:

    o o


    A 200 fdps desenha isso:


    o o o o


    A 300 fps nos mesmos 2 ciclos desenha isso:


    o o o o o o


    A 600 fps desenha isso:

    oooooooooooo

    Foda-se o refresh do monitor, refresh so tem haver se TIVER LIGADO, senao A VGA DESENHA VARIOS FRAMES INCOMPLETOS NO MESMO REFRESH. A vga funde mais framas juntos numa mesma imagem, UMA IMAGEM PODE CONTER VARIOS FRAMES.

    Ou vc acha q fps counter conta o q?????????????

    Agora se vc nao entendeu eu DESISTO.....

  18. #42
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    Originalmente enviada por LudolfAlexandre
    cara voce mesmo diz, quem ta parecendo muito burro pra entender o conceito é voce. nao adianta mostar 3 quadros por refresh, pois o monitor vai mostrar APENAS 1 DELES, logo dos 300 que sua VGA desenha, 100 vao ser mostrados pelo monitor e destes de 25-30 seu olho é capaz de captar. adicionar quadros nao FAZ PORRA NEHUMA.
    e pra falar a verdade nas resoluções mais altas é dificil o monitor conseguie 100Hz, deve conseguir 80 -85 na melhor das hipoteses, logo voce fassa as contas.
    como o cara falou as duas unicas coisas que o FPS exagerado importar é no caso de slowdowns e como alguem falou no caso de codigos mal feitos.

    A VGA FUNDE VARIOS FRAMES NUMA MESMA IMAGEM CARALHO PUTAKIPARIU ISSO FAZ COM Q A IMAGEM FIKE MUITO MAIS FLUIDA, REFRESH NAO TEM PORRA NENHUMA HAVER COM FRAMERATE A NAO SER Q ESTEJA LIGADO POOOOOOOOOORRA!!!!!!!!!!!!!!

  19. #43
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    Diesel pensa

    monitor faz 100 quadros por segundo
    se tua placa faz 300 ela vai "joga" fora 2/3

  20. #44
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    A VGA FUNDE VARIOS FRAMES NUMA MESMA IMAGEM CARALHO PUTAKIPARIU ISSO FAZ COM Q A IMAGEM FIKE MUITO MAIS FLUIDA, REFRESH NAO TEM PORRA NENHUMA HAVER COM FRAMERATE A NAO SER Q ESTEJA LIGADO POOOOOOOOOORRA!!!!!!!!!!!!!!
    Fluidez tem a ve com qtos quadros sao mostrados por segundo e nao com fundir ou nao fundir

    se teu monitor faz 100, e tua placa faz 300 e funde em 100, continuam sendo 100 quadros por segundo do mesmo jeito

  21. #45
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    Originalmente enviada por Papaleu Paes
    Diesel pensa

    monitor faz 100 quadros por segundo
    se tua placa faz 300 ela vai "joga" fora 2/3
    nao nao nao nao nao nao nao nao nao nao nao nao

    ela vai pegar e vai dividir um frame em 3 imagens separadas, mixar e cuspir no monitor como se fosse uma so imagem.

    Se tiver a 600 fps ela vai dividir o frame em 6 imagens, cada uma atualizada independentemente e vai jogar o resultado pro monitor.

    Se vc LIGAR o VERTICAL SYNC ae sim ela vai fazer so uma imagem de um so frame.

    O VERTICAL SYNC serve exatamente pra isso, pra evitar q a Vga produza um frame por cima do outro e "picote" a imagem, fazendo ela produzir um frame completo ou por refresh ou um multiplo do refresh.

    Uma vga a 300 fps num monitor de 100hz faz uma imagem no topo, uma no meio e uma em baixo, mixando 3 frames num unico refresh e por isso fica mais fluido e com mais qualidade.

    ces vao me desculpar mas a ignorancia de vcs eh total...neguinho simplesmente nao faz a menor ideia do q uma Vga faz quando nao esta em V-sync...

    lamentavel...

  22. #46
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    DE BOA, 30 QUADROS ACHO QUE É UM PADRÃO ACEITÁVEL SIM. 60 QUADROSPRA MIM JÁ É ÓTIMO, MAIS QUE ISTO É FRESCURA PRA FALAR QUE A PLACA 3D É RÁPIDA HEHE. VIDEO GAME ACHO QUE TEM EM MÉDIA NO MÁXIMO 60 QUADROS E NEGO JOGA NUMA BOA...

  23. #47
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    Lamentável vc nem se dar ao trabalho de ler o artigo que um cara postou ai.
    O que vc ta falando seria uma tentativa de implementar "motion blur", coisa que nao da certo no computador... imagina voce a 800 fps com ooooooooooooooo bolinhas na tela. Em qual vc atiraria para acertar o adversário? na do meio? na mais a direita? na mais a esquerda? Do modo que vc ta falando a imagem ia ficar toda borrada e vc nao ia conseguir fazer nada. E quantos mais FPS, pior ia ser.

  24. #48
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    Originalmente enviada por Ashdrubal
    Lamentável vc nem se dar ao trabalho de ler o artigo que um cara postou ai.
    O que vc ta falando seria uma tentativa de implementar "motion blur", coisa que nao da certo no computador... imagina voce a 800 fps com ooooooooooooooo bolinhas na tela. Em qual vc atiraria para acertar o adversário? na do meio? na mais a direita? na mais a esquerda? Do modo que vc ta falando a imagem ia ficar toda borrada e vc nao ia conseguir fazer nada. E quantos mais FPS, pior ia ser.

    desisto, se depender de mim vc vai continuar achando q as Vga's funcionam com Vsync ligado produzinho um frame por refresh.

    so rindo msm...

    Ps.contador de fps, fraps e talz nao servem pra nada neh?...eh exoterico, mede por amostragem ou estatistica? deve medir por osmose...

  25. #49
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    Vc que nao quer entender que a quantidade de FPS que a sua placa mae gera nao necessariamente vai ser mostrada no seu monitor.

    VSync ligado significa que ela SO vai gerar o que vai ser mostrado no monitor.

    VSync desligado ela gera quanto quiser mas o monitor so vai mostrar 60hz. Provavelmente ignora os quadros restantes.

    E o que vc falou dele misturar os quadros tb nao funciona porque iria gerar uma imagem borrada.

    "Abra sua mente, Quaaaaid!"

  26. #50
    Suspenso
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    Ai mermao
    vcs taum viajando nesse assunto ai ...

    Refresh Rate e Frames per second sao coisas diferentes
    esse lance de fundir imagem ... pqp ... falo mta bestera

    O lance eh , seu monitor manda( INDEPENDENTE DO FPS ) a frequencia dele, ou seja se o monitor esta a 85hz e vc ta vendo uma FOTO, uma imagem parada, ele vai continuar mandando 85Hz e vc vai ver 85 quadros ... A gente só nota diferença entre 10 ,20 , 30 , 200 FPS porque fica + rapido as coisas no jogo ... as respostas q o jogo te da são mais rapidas, já que pra PLACA de video tem 200 imagens pra atualizar ...

    Experimenta no desktop c a imagem PARADA trocar de Refresh Rate de 60 hz pra 85 hz

    resumindo

    REFRESH RATE N TEM PORRA NENHUMA A VER C FPS

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