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  1. #76
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    Originalmente enviada por StingraY
    Esse problema de tearing é uma merda.
    Eu tenho um monitor de 15'' (eca) que eu nem sei a marca (ela não aparece nem no Windows e nem no monitor) e jogando com V-Sync ligado a coisa rola perfeita, mas os FPS caem DRASTICAMENTE, se eu desligar o V-Sync os FPS ficam absurdos mas o tearing aparece e COMO aparece.
    E o melhor é que, apenas ALGUNS jogos oferecem a opção para lig./deslig. o V-Sync e mesmo assim muitas vezes eu jogo suportando o tearing mesmo apenas pra não ver os FPS cairem.

    Quanto ao assunto do tópico:
    Acho que 60 FPS constantes, está mais do que bom para qualquer jogo.
    Monitor de 15" acho q so os mais profissa tem uma refresh boa, o resto eh padrao, geralmente refresh de no maximo 75,85.

    Vale muito mais comprar um monita usado de 17 q um novo de 15. Alguns modelos aceitam "overclock" no refresh atraves do windows, sendo q diminui a vida util e pode keimar.

    Quanto ao fps, fps "constante" nao existe, o ideal eh q nunca baixa de 60, 50, abaixo de 50 comeca a ficar ruim, pra mater um fps minimo desse o ideal em ter uma media de 80 a 120 fps, abaixo disso comeca a ficar lento, acima eh uma beleza.

    "PS: Vê se eu fiz uma sintese boa da historia: O monitor mostra pra gente 60 telas diferentes por segundo (de acordo com os Hz dele, obvio)e queria saber se nisso vc concorda.
    Apesar de que cada uma das telas que ele mostra pode ser composto por vários frames, que a placa de video atualiza enquanto o monitor vai desenhando, nao é isso?"

    eh isso, sendo q 60hz eh uma taxa de refresh muito baixa, o recomendavel pra nao fuder a vista eh no minimo 72 ou 75hz.

    []'s

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  3. #77
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    Alguem citou sobre ligar e desligar o VS, em openGL da para ativar/desativar pela conf do propio drive (pelo menos os da NVidia dá), pergunto:
    existe algum programa (independente e que preste) para sincornizar em Direct 3D? Valeu e finalmente o topico se tornou produtivo e instrutivo, que bom né?

  4. #78
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    Originalmente enviada por Constritor
    Alguem citou sobre ligar e desligar o VS, em openGL da para ativar/desativar pela conf do propio drive (pelo menos os da NVidia dá), pergunto:
    existe algum programa (independente e que preste) para sincornizar em Direct 3D? Valeu e finalmente o topico se tornou produtivo e instrutivo, que bom né?
    Existe, vc pode fazer isso pelo proprio driver da Nvidia ou se nao constar a opcao no seu criver (bem dificil mas rola) vc pode usar o RivaTurner.

    Quanto ao topic esse treco de olho humano e Fps aparece de 6 em 6 meses na HW e eh sempre o mesmo rebu

    []'s

  5. #79
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    É verdade, nunca tinha visto mas deve ser sempre um rebú mesmo. O probl. é que um jogo é diferente de um filme no monitor por exemplo. Tem outras coisas que influenciam.

    Outra discussão interessante é até qual resolução se nota diferença.


    []s

  6. #80
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    Originalmente enviada por Diesel Rj


    Quanto ao fps, fps "constante" nao existe, o ideal eh q nunca baixa de 60, 50, abaixo de 50 comeca a ficar ruim, pra mater um fps minimo desse o ideal em ter uma media de 80 a 120 fps, abaixo disso comeca a ficar lento, acima eh uma beleza.
    []'s
    Cara, eu sei que não existe fps constante, oque eu quis dizer é que 60 fps (numa taxa constante) é o ideal. Ou seja, que não caia pra 59 por exemplo
    Não ensine o padre a rezar a missa
    Valeu mesmo assim.

  7. #81
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    ahhhhhh
    mta coisa desdo meu ultimo post

    esse papo do dielsel ta viajado msm.
    Sem vsync a imagem fica MTO menos fluida, alem de ficar quebrada.
    mexer o mouse nao explica nada tambem, pq tem o fator limitante da taxa de atualizacao do MOUSE (padrao 125hz, mouse usb)

    pra quem axa q jogos q tem fps limitado rodam liso, eh como falaram. parece (pra quem n presta atencao nisso) que ta liso mesmo, mas eh pq o jogo foi feito assim. se vc ver o mesmo jogo a 60fps (acelerado), vc vai ver NA HORA a diferenca q da. o mesmo pra filmes.

    comentaram sobre monitores neh.
    eu faço meus testes com o monitor a 120hz, dai nao tenho muito oq dizer acima dessa taxa de fps, mas até aih e basicamente oq eu disse no meu primeiro post.



    uma coisa interessante. passe sua mao na frente do seu monitor, durante a noite, sem luzes ligada, soh com o monitor ligado, varie a velocidade. vc vai ver que ela nao tem movimento fluido, ela "pula" de uma poiscao pra outra sem intervalo no meio. isso acontece pq o monitor tem um refreshrate baixo, e emite luzes em intervalos mto "Longos", dai da esse efeito.

    depois disso tenta a mesma coisa na luz do sol (que eh milhoes de vezes mais constante). vc nao ve esse efeito.

  8. #82
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    Olá pessoal.

    Será que muitos frames por segundo não prejudicam a imagem?

    Na minha opnião visual, prejudica sim.

    Vou dar um exemplo clássico.

    Qdo se vê uma roda girando muito rápido, dá a impressão dela estar girando para trás, mesmo que esteja indo no sentido oposto.

    No Linux, e tem um programa que vem no XFree chamado "glxgears", onde posso medir o meu desempenho em OPenGL, e consigo cerca de 4000 (quatro mil frames) nesse teste, mas parece que as engrenagens da imagem estão paradas, ou algumas vezes parecem estar girando muito lentamente.

    Enfim, confio no que meus olhos me dizem, até mesmo na hora de comprar um monitor.

    Tenho um monitor de 21 polegadas da Mitsubishi, mas vou parar de usa-lo pois consome muita energia elétrica, afundou o chão de de tatami, e pesa mais de 35Kg.

    Existe até quem diga que monitor de cristal líquido tem imagem melhor do que os crt, mesmo num fps em 3D.

    Giga

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