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  1. #1
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    Postem boas dicas para melhoria da conexão discada !

    Galera fina do Q3, gostaria de fazer algumas melhorias na minha conexão 56k, pois onde moro não está ainda disponivel o serviço de B-larg.

    bom, eis minha configuração até o momento

    snaps: 40
    Rate: 5000
    maxpackets: 40

    sugestões são bem vidas,


    abraço a todos que puderem contribuir....

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  3. #2
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    tira este snaps 40 dae... bota snaps 30

    vc pega qtos fps ????

    se pegar tipo os 125 bota cl_maxpackets 30 (ou um divisor do seus fps)
    (observei vc jogando um dia destes e percebi q vc num dá strafe. entaão se tiver com muito fps... diminui um pouco... bota 72 fps.. q já diminui o lag tb)

    qual cidade q vc mora ???

    Se vc morar na cidade do server e for de madrugada pode diminuir alguma coisa tirando a duplicação dos pacotes...
    cl_packetdup 0

    mais qdo tiver lagando nem rola deixar packetdup em 0.. deixa em 1 mesmo.

    bota tipo um booster de conexaum ... tem o befaster q fica pingando de 5 em 5 segundos... já melhora um pouco tb.

  4. #3
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    Fps rola 120 a 90 dependendo do mapa (1024x768, 32 bits, higt detail, 3 buffer)

    Aqui em Contagem/MG não esta disponivel internet a cabo, dizem que a previsão é até o final de 2004 até lá vai de Lucent 56K mesmo

    Fiquei na dúvida o que é strafe, depois me fale...

    Quanto o Boster, vou procurar ele e testa-lo...

    Valeu amigão por responder o post....

  5. #4
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    Cade o guru-master-EXhighPing-Merrit???

  6. #5
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    Originalmente enviada por [email protected]
    Fps rola 120 a 90 dependendo do mapa (1024x768, 32 bits, higt detail, 3 buffer)

    Aqui em Contagem/MG não esta disponivel internet a cabo, dizem que a previsão é até o final de 2004 até lá vai de Lucent 56K mesmo

    Fiquei na dúvida o que é strafe, depois me fale...

    Quanto o Boster, vou procurar ele e testa-lo...

    Valeu amigão por responder o post....
    como eu te falei então... já q vc num crava os 125 fps constantes.. diminui pra 72 que proporciona melhor jogabilidade q 120 ou 90. e
    e bota cl_maxpackets 36 (no caso do terra/zpm qdo tá com limite... 30)

    e num se esqueça de diminuir seus snaps... 40 é muito pra modem...

    ps... Strafe é o movimento pros lado... strafe a q me refiro é o strafe jump... que é pular ao mesmo tempo em q se aperta uma das teclas de strafe... então alternando os strafes (esquerda e direita) consegue-se a trajetória desejada... e isto gera um acréscimo de velocidade do boneco a cada salto com strafe... por isso vc deve se sentir mais lento q outros jogadores...

  7. #6
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    Originalmente enviada por [email protected]
    Fps rola 120 a 90 dependendo do mapa (1024x768, 32 bits, higt detail, 3 buffer)

    Aqui em Contagem/MG não esta disponivel internet a cabo, dizem que a previsão é até o final de 2004 até lá vai de Lucent 56K mesmo

    Fiquei na dúvida o que é strafe, depois me fale...

    Quanto o Boster, vou procurar ele e testa-lo...

    Valeu amigão por responder o post....
    Fala ae [email protected], blz?

    Cara, tem muita coisa errada ae, tipo, vc ta usando qualidade gráfica no máximo, isso além de prejudicar o seu desempenho no q3 prejudica a conex também.

    Veja, procure reduzir as qualidades gráficas o máximo q puder. Qualquer coisa baixe algumas configs PRO q tem na página do qp www.qpbr.hpg.ig.com.br e vá experimentando várias delas, ok?

    Quanto a melhorar a tua conex siga essas dicas aqui do MerriT:

    a) Quando a conexão tiver MUITO boa
    . rate 4500
    . snaps 30
    . com_maxFPS 125
    . cl_maxPackets 30


    b) Quando a conexão tiver boazinha
    . rate 4000
    . snaps 30
    . com_maxFPS 125
    . cl_maxPackets 30


    c) Quando a conexão tiver ruim
    . rate 3000
    . snaps 30
    . com_maxFPS 70
    . cl_maxPackets 30


    d) Quando ela tiver pedindo arrego
    . rate 2500
    . snaps 20
    . com_maxFPS 60
    . cl_maxPackets 30

    Quanto ao strafe é como o catarro (cLIX) ae disse, mais se quiser pegar o jeito mais fácil baixe o demo do MerriT explicando como fazer strafes. Hj eu vou arrumar o link da da página. Tipo depois das 17:00 pode ir lá baixar q vai estar funfando!

    Abraços e precisando é só perguntar!

    T+ Amigo!

  8. #7
    z3h
    z3h está offline
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    Com o micro da assinatura dele ele num crava 125 pq não quer .
    Caso vc não saiba, vale a pena sacrificar um pouco da qualidade pra conseguir 125 fps. Com 125 a física do q3 fica melhor.

  9. #8
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    Originalmente enviada por z3h
    Com o micro da assinatura dele ele num crava 125 pq não quer .
    Caso vc não saiba, vale a pena sacrificar um pouco da qualidade pra conseguir 125 fps. Com 125 a física do q3 fica melhor.

    com 125 a física fica melhor sim...

    Porém, não se esqueça q ele está de modem.... com menos fps laga menos.. muito menos...

    O ideal pra modem é colocar 72 fps.. com maxpackets preferencialmente em 36.. pra meiorá um pouco então com 30.

    e é óbvio q ele deve jogar em no máximo 800x600 e com os gráficos o mais tosco possível...

  10. #9
    Membro Avatar de cLIX
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    e acabei de testar 72 aqui.... dá pra fazer ponte/rail e tudo..

    se bem q é muito mais difícil... tem q fazer na ponta dos cascos.

    mais é como falei... ele num usa strafe nem qdo anda normalmente... ainda tem muito chao pra ele precisar usar os 125 fps pra fazer bons saltos...

    melhor ir treinando com 72 e pac em 30... q ae num laga e ele vai treinando devagarzinho até ter uma net melhor

  11. #10
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    Pra mim na pratica 125 fps ou 72 nao alterava em nada o ping, joguei 2 anos e meio com modem com:

    snaps 20
    rate 4000
    cl_maxpackets 30
    cl_packetdup 1

    Jogar de modem vc tem mais que se acostumar com ping e ter um poco de prediction. Mesmo um buster de conexão nao vai fazer milagres.

  12. #11
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    kra, poe:
    r_picmip 4
    textura 16 bit e tudo no minimo
    r_gamma 1.9

    melhora muito

  13. #12
    3o. lugar fotografia hM Avatar de g.mcfly
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    No tempo que eu tinha 56k, todos os comandos que eu tentava não davam significativa mudança no ping. O que eu fazia era trocar de provedor até achar um melhor. Alguns provedores, em alguns momentos, davam ping próximo de 150. Tempos difíceis, quando nem zpm havia.
    Verifique se na sua cidade não tem ISDN (quase toda área da telemar tem), que já dá um ping bem melhor. Meu ping no ISDN era abaixo de 100, provavelmente melhor que o do adsl.

  14. #13
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    Acontece o seguinte:

    Conexão discada só se vc morar muito próximo da central telefônica (cada bairro tem uma central), pois acesso discado é analógico (depende da distância). Não adianta vc ter a melhor cfg do mundo otimizada p/ 56k se vc mora a uma distância relativamente longe da central. =/

    Nego q consegue DL de 5 ou até 6kb/s em um 56k, pode até ver q ele mora relativamente próximo da central telefônica do bairro. Não q a banda/link seja a responsável por tudo, pois c/ um 56k bem próximo da central, vc consegue jogar numa boa.

    O mesmo acontece c/ adsl, se vc tiver adsl não próximo de X km da central telefônica do bairro, será uma merda tua conexão, pior q acesso discado. =P

    Sou ex-usuário de 56k e apanhei muito... Hj eu pago p/ não ter 56k e voltar as más lembranças.

  15. #14
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    Outra dica:

    Se vc quiser PING, parta p/ adsl ou cabo (geralmente adsl tem melhor ping) e adsl bem instalada/próximo da central do teu bairro, é claro. hehehehe

    Fique de olho tb na rota q é muuuito importante e reclame. Não adianta ter adsl/cabo se a rota q se faz é totalmente sem pé nem cabeça... =/

    Os caras das companhias telefônicas e tv a cabo tem q fazer manutenção e os caralho a 4 e por isso, pode mudar a tua rota e vc se fuder gostoso. Dae o conselho q te dou é um bom ombro amigo e chorar, chorar muito... =(

  16. #15
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    Originalmente enviada por c0ld
    Dae o conselho q te dou é um bom ombro amigo e chorar, chorar muito... =(

  17. #16
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    Originalmente enviada por raid-Manda
    Pra mim na pratica 125 fps ou 72 nao alterava em nada o ping
    A questão não é o ping, e sim o lag.

    Com 125fps e modem 56k o resultado é um monte de Connection Interrupted na tela o tempo todo.

    Ao abaixar prá 72fps era sensível a melhora na estabilidade da conexão. Conseguia até usar lightning!

    Claro, 56k+lightning era igual cerveja+dirigir: só com moderação.

  18. #17
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    Originalmente enviada por Mitsu
    Cade o guru-master-EXhighPing-Merrit???
    It is us on the tape, brother!

  19. #18
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    Concordo com o que o manda falou, quando eu tinha modem (durante vários anos) usava com_maxfps 125 sempre!

    eu usava:

    com_maxfps 125 --> sempre
    cl_packetdup 0 --> sempre
    snaps 20 (na época não tinha server com sv_fps 30 então não precisava snaps 30, AGORA ACONSELHO QUE USE SNAPS 30, pode usar mais se quiser, pois o server enviará no máximo o correspondente a seu sv_fps, ou seja, se o server está com sv_fps 30, vc pode suar qualquer valor acima de 30 pq ele enviará somente os 30)
    cl_maxpackets 30 --> sempre
    rate 5000 --> sempre

    e é claro meu velho amigo cl_timenudge, que na época usava de -100 a -120, a eficiência do cl_timenudge mudou no decorrer das atualizações do quake3, acredito que hoje não adianta usar cl_timenudge com valores abaixo de -50. Aliás nunca deveria fazer sentido usar menos de -50, pois o timenudge com valor negativo servia para amenizar o atraso intrínseco do quake3, por exemplo, o server rodando no default, isto é, sv_fps 20 manda 20 atualizações "do mundo" por segundo, com isso existe um atraso de 50 ms entre as atualizações (na prática vc ainda tem que somar seu ping no atraso para vc receber as informações), daí o correto seria usar cl_timenudge -50 para tentar compensar este atraso, com isso o quake3 usaria prediction para tentar mostrar na tela o que deveria vir como informação na próxima atualização "do mundo", mas o quake3 faz uma estimativa, que em geral não está 100% correta, por isso qdo se usa timenudge o adversário (para quem está usando timenudge) fica meio tremido, pois as previsões do movimento do adversário não estão 100% corretas de acordo com a realidade do movimento do adversário.

    Pois bem nos dias de hoje com os servers utlizando sv_fps 30, isto é mandando 30 atualizações "do mundo" por segundo, o atraso entre elas é de 33ms aproximadamente, com isso para servers com sv_fps 30 o correto seria utilizar cl_timenudge -33 para compensar o atraso, mas hoje em dia muitos servers limitam o valor do timenudge entre em -15 ou -20... como eu disse na época eu usava -100 a -120 e me sentia bem melhor do que com -50, talvez por um fator psicológico, ou talvez como eu disse, o timenudge era diferente na época, foi alterado nas atualizações do q3.

    cl_maxpackets define a grosso modo qtos pacotes de informação vc vai enviar para o servidor por segundo, isso sim faz aumentar o ping e até travar a conexão qdo não se tem um bom upload, no caso de um modem o upload é ridículamente terrível... com_maxfps não faz vc enviar mais pacotes por segundo, isto é, não altera quanto de informação vc envia, não altera o ping. Já medi quanto eu estava usando de download e upload rodando o q3 em janela e mudando seus parâmetros.

    Também já ouvi casos de pessoas que qdo estão com fps muito alto 333 ou mais ficam com o símbolo de connection interrupted, porém realmente não sei a que isso se deve, pois mesmo rodando a 333fps já medi e vi que não estava transmitindo mais pacotes do que a 125 fps por exemplo, que vem de acordo com o que deveria ser, isto é, cl_maxpackets define qto vc envia por segundo para o servidor e com_maxfps define seu limite de fps, não influenciando em qto vc envia para o servidor.

  20. #19
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Também já ouvi casos de pessoas que qdo estão com fps muito alto 333 ou mais ficam com o símbolo de connection interrupted, porém realmente não sei a que isso se deve, pois mesmo rodando a 333fps já medi e vi que não estava transmitindo mais pacotes do que a 125 fps envia para o servidor.
    Este troço de travar qdo se usa altos fps e não se tem uma banda tão boa... só vem comprovar sim q fps pesa de alguma forma na conexão...

    E como eu havia mencionado .. e depois confirmado pelo Mestre Guru Merrit... não é questão de diminuir o ping.. mais sim de auxiliar na estabilidade da conexão... isto na prática mais q comprovado por muitos...

    Ahh.. nada de psicológico não... é na prática mesmo

  21. #20
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    Fino Galera, to analisando e testando todas as dicas no possivel, quanto as configurações de video, o que seja, os detalhes, os fps, etc... vou reduzi-las, embora o que me agrada mais nos games depois da jogabilidade, são os gráficos, mas vou sacrificar um pouco meu gosto, embora não sabia que isso influênciava na coxexão.

    Um detalhe é que meu pink começa com 140 e oscila nos 200 e por ai vai conforme o calor do combat.

    Continuem mandando dicas, pois acho que enquento tiver o meu computador ou nào tiver que vende-lo, terei que jogar via modem mesmo, hehhehe nào posso fazer muitos gastos, hehehehehe noivado em Dezembro, casamento ano que vem, despesas com meu enterno no futuro (se zebrar tudo) heheheh etc...

    Grato a todos, e continuem postado dicas para este novato e inesperiente quaker ...

  22. #21
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    Como eu disse CLIX, medi o upload e download utilizado mudando os fps de 125 para 333 por exemplo e não há diferença, inclusive eu, qdo tinha modem usava com_maxfps 125 sem nenhum problema, e podia colocar até mais de 125 que a conexão não travava, não colocava 333 primeiro pq não tinha máquina pra 333fps e nem sabia da física diferente com 333fps, agora se eu colocasse cl_maxpackets 100 por exemplo travava permanentemente, isso é o correto de acontecer, cl_maxpackets define qto vc envia para o servidor e pode sobrecarregar o upload, com_maxfps não muda qto vc envia para o servidor. Vale lembrar que no Q2 realmente os fps estavam vinculados a quanto de informação vc enviava para o servidor, o que foi modificado no Q3 para permitir que se configurasse os fps desejados sem problemas para conexão.

    Acredito que os casos de travamento com muitos fps sejam decorridos ou por problema da máquina do usuário não conseguir dar conta de gerenciar a conexão via modem (alguns tipos de modem ocupam uma boa porcentagem de CPU) ao mesmo tempo de produzir um grande número de fps, não sei mas talvez ocorra algum problema para sincronizar isso em algumas máquinas.

    A única parte a que me referi como possível efeito psicológico era o fato do timenudge -100 ou -120.

    Tudo que eu disse foi baseado em diversos arquivos lidos, inúmeros testes feitos por mim, e a minha própria experiência prática jogando de modem, claro que podem ocorrer coisas diferentes para outras pessoas.

  23. #22
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    Originalmente enviada por [email protected]
    Fino Galera, to analisando e testando todas as dicas no possivel, quanto as configurações de video, o que seja, os detalhes, os fps, etc... vou reduzi-las, embora o que me agrada mais nos games depois da jogabilidade, são os gráficos, mas vou sacrificar um pouco meu gosto, embora não sabia que isso influênciava na coxexão.

    Um detalhe é que meu pink começa com 140 e oscila nos 200 e por ai vai conforme o calor do combat.

    Continuem mandando dicas, pois acho que enquento tiver o meu computador ou nào tiver que vende-lo, terei que jogar via modem mesmo, hehhehe nào posso fazer muitos gastos, hehehehehe noivado em Dezembro, casamento ano que vem, despesas com meu enterno no futuro (se zebrar tudo) heheheh etc...

    Grato a todos, e continuem postado dicas para este novato e inesperiente quaker ...
    Casamento... hauhauahau aconselho vc não vender teu pc, além de uma máquina de jogos, é tb um eletro-doméstico importante. =D

  24. #23
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    Esqueci de dizer uma coisa, vamos supor que determinada pessoa não consiga de jeito nenhum mais de 65 fps por exemplo, então não adianta ela usar com_maxfps 125 pq ela não consegue 125 fps mesmo, com isso ela usa então por exemplo com_maxfps 65, neste caso não faz sentido ela usar cl_maxpackets acima de 65, o quero dizer é NÃO FAZ SENTIDO USAR CL_MAXPACKETS > COM_MAXFPS. Pois não adianta ela tentar mandar mais pacotes de informação para o servidor do que a quantidade de fps que ela gera.

    Entrei agora num server e fiz uns testes:

    coloquei cl_maxpackets 30 que era o que usava de modem, variei o com_maxfps de 30 a 125 (ou seja sempre com o fps > número de pacotes) e a variação no upload utilizado foi insignificante, menos de 0.5KBytes/s, ou seja confirmando que os fps não devem influir de maneira notável na banda utilizada e mesmo no ping.

    O curioso foi quando utilizei cl_maxpackets 125 e aí fiz o mesmo, variei o com_maxfps de 30 a 125, isto é, fiz uma coisa incorreta, coloquei o fps < número de pacotes (o que não faz muito sentido, pois está tentando enviar + informação do que a quantidade de informação produzida) daí houve uma variação no upload mais considerável, o que poderia influir numa conexão por modem.

    Em resumo, não use cl_maxpackets > que seus fps ou > com_maxfps, pois neste caso alguns efeitos adversos podem ocorrer até mesmo uma influência significativa do valor do com_maxfps na banda de upload utilizada.

  25. #24
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    Originalmente enviada por cLIX
    Este troço de travar qdo se usa altos fps e não se tem uma banda tão boa... só vem comprovar sim q fps pesa de alguma forma na conexão...

    E como eu havia mencionado .. e depois confirmado pelo Mestre Guru Merrit... não é questão de diminuir o ping.. mais sim de auxiliar na estabilidade da conexão... isto na prática mais q comprovado por muitos...

    Ahh.. nada de psicológico não... é na prática mesmo
    Pra mim a questão de estabilidade de ping sempre teve mais relacionada com o provedor que usava, usando o meu provedor locar era totalmente instável, quando passei a usar terra tinha perda de pacotes mais bem menos que o provedor antigo.

  26. #25
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    Casamento... hauhauahau aconselho vc não vender teu pc, além de uma máquina de jogos, é tb um eletro-doméstico importante. =D
    nao te casa rapaz, depois de um ano ou dois metade do teu computador vai ser dela, tipo, se vcs brigarem vc ainda fica sem o quake :[

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