Tópico Fechado
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    285
    Verdinhas
    0

    Como estar em uma guerra sem correr risco de vida? Jogando Operation Flashpoint!

    Operation Flashpoint é um jogo tão singular que nem pode ser enquadrado no gênero tiro em 1ª ou 3ª pessoa (FPS ou TPS). O seu gênero seria tiro em 1ª e 3ª pessoa com uso de tanques, helicópteros e aviões em mapas do tamanho de cidades (100000m². Na verdade OF é um simulador de guerra, sendo o melhor e mais real nesse gênero. Nove características fazem esse jogo ser único:


    a) Opção de escolher entre a visão em 1ª e 3ª pessoa: Em OF é possível escolher entre a visão 1ª e 3ª pessoa. Com isso se tem 2 jogos em 1. Apertando "V" e possivel ver a mira real da arma, tanque, artilharia, helicoptero ou o que quer que seja.

    b) Mapas gigantescos: Os mapas de OF são imensos se comparados a outros jogos do gênero. Para se ter uma idéia do seu tamanho, os mapas do CS são quadrados de 200 metros de lado, totalizando uma área de 40000 m². Já os mapas do OF são quadrados de 10000 metros de lado, totalizando uma área de 100000000 m²! Os mapas de OF são 2500 vezes maiores que os mapas do CS!Nem mesmo os mapas do Battlefield chegam perto dos mapas do OF.

    c) Uso de tanques, helicópteros e aviões: Em OF se pode pilotar tanques, helicópteros e aviões, o que diversifica muito a jogabilidade, tendo em vista que vc poderá não só atirar com armas manuais (de pequeno porte), mas também com armamento pesado (de grande porte). Com isso o jogo fica muito mais realista, pois numa guerra os tanques, helicópteros e aviões desempenham um papel mais importante que as armas manuais.Esses veiculos sao reais e simuados de acordo c/ suas caracteristicas reais.P.ex. um tanque M1a1 abrams e mais blindado que um t72, mas o t72 e mais veloz e movel; um helicoptero AH1 Cobra e mais veloz e agil que um Apache, so que o Apache e mais bem armado e blindado; um BlackHawk transporta menos soldados que um Chinook, porem o BlackHawk e mais agil, veloz, moderno e sofisticado que o Chinook; etc.

    d) Trabalho em equipe: Em OF o jogador não atua sozinho, se ele esta como soldado ele atua em conjunto com outros, apoiado pelas funcoes de radio do OF que sao muito melhores que qualquer outro jogo que ja tenha existido ate hoje.O mesmo vale para tanques, veiculos nao-blindados, aeronaves e embarcacoes em geral.Tanques e helicopteros podem chamar veiculos de apoio para reparos, reabastecimento de combustivel e municoes.

    e) Estratégia em tempo real (RTS): Em OF o jogador começa como soldado e à medida que se cumpre as missões ele vai evoluindo hierarquicamente nas forças armadas até chegar a major. Quando o jogador passa a ser capitão, major, etc, ele passa a comandar um batalhão de soldados, podendo dar ordens a eles em vez de somente receber ordens ou pedir ajuda. É ai que OF passa a ser também um jogo de estratégia em tempo real (RTS), podendo se mudar a visão para um outro tipo de visão em 3ª pessoa, que vista de cima e que se pode girar livremente em torno do jogador. Com ela é possível clicar em outros soldados e dar ordens para eles. A estratégia, tática e planejamento quando se comanda um batalhão é muito importante, pois tem que se dar ordens para os soldados te ajudarem a cumprir os objetivos e ao mesmo tempo não deixa-los morrer em ataques errados.E um jogo de total teamplay onde nao se dao bem os "rambos" e fraggers sem nocao que saem sozinhos atirando em tudo que se move.

    f) Armas e equipamentos: No OF e expansão Resistance existem 28 armas e equipamentos para serem usados como soldados.Entre eles estão fuzis, metralhadoras, submetralhadoras, pistolas, revolveres, granadas de mão e lançáveis por armas, óculos de visão noturna, bombas detonáveis a distancia, minas, bombas de gas e de fumaca, sinalizadores noturnos e outros.Fora o numero de armas addons desenvolvidas nao oficialmente por jogadores do mundo inteiro, que estao disponiveis, para download, em varios sites sobre o jogo.

    g) Realismo: OF é sem duvida o jogo mais realista já lançado. O lema do jogo e seu realismo. A movimentação do jogador é real, podendo ficar (e andar) de joelhos, ficar (e andar) deitado e até sentar no chão! Não há uma barra de vida, onde o jogador perde pontos de uma escala de 0 a 100 quando leva tiros. Com a barra de vida, os danos do jogador são “digitais”, ou vc está vivo com 100% de força ou vc está morto. Com a barra de vida, a movimentação e a força do jogador é a mesma com 1% ou 100% de saúde, o que não ocorre na realidade. Em OF, quando o jogador leva tiros, ele vai perdendo os movimentos e a força. Tiros nas pernas fazem com que o jogador só possa andar deitado (se rastejando).Tiros nos bracos fazem com que o jogador fique sem mira. No OF 1 ou 2 tiros são suficientes para matar. O tempo transcorre de maneira real, com nascer e por do sol.As armas do jogo sao simuldas de acordo com suas caracteristicas reais de: potencia, taxa de fogo, municao, capacidade de municao, miras (zoom, se houver), danos a vida humana, peso, mobilidade e disponibilidade.O mesmo vale para todos seus veículos.As táticas usadas frequentemente no OF sao reais como: pára-quedismo, tanques indo à frente dos APCs*, snipers dando cobertura a outras forcas, bombardeio antes de chegar co tropas terrestres, etc.Voce pode cumprir as missoes de qualquer forma que vc decidir, abrindo muito espaço a novas táticas.A AI do OF nem se fala.E extremamente realista e a melhor que qualquer outro jogo do gênero.Os inimigos tem bons olhos e ouvidos, se escondem bem, andam deitados quando precisam, sabem a hora de recuar e avançar e calculam bem a situação.No jogo a navegação e feita por bússola, mapas e referencias visuais.

    h) Novas armas, veiculos, aeronaves, mapas, soundpacks e diversos feto por jogadores: No OF existem muitos jogadores que fazem diversas coisas nao-oficialmente para incrementar o jogo.Existem milhares de missoes singleplayer e multiplayer feitas por jogadores no Editor de Missoes do jogo.Vc tambem pode fazer uma, pq o editor e facil de usar e so e limitado pela sua imaginacao.A maioria das missoes jogadas sao nao oficiais, que tem qualidade igual oou superior que as originais.Mas nao e so isso, existem armas, veiculos, aeronaves, predios, fortificações (bunkers), artilharia, soundpacks, sangue, modelos de explosões.

    i) Diversos tipos de missões e campanhas: No OF existem missões de: invasão/ocupação de vilas e cidades; invasão de territórios; invasão de montanhas; invasão de mapas inteiros; resistência a todo tipo de invasão citado; operações especiais em geral; sabotagem e outras operações que envolvem furtividade; resgate de reféns em meio a território inimigo; bombardeios a diversos tipos de alvos; ataques c/ helicópteros e resistência esses bombardeios; guarda de prisioneiros; roubo de veículos em geral, embarcações, aeronaves e material militar diverso; roubo ou recuperação de documentos; cobertura com snipers; emboscadas a comboios; ataques furtivos a bases militares; assassinato de pessoas-chave(lideres e comandantes); seqüestros; expulsão de inimigos; etc.
    Todos esses tipos de missões podem ser cumpridos com a tática e a maneira que vc decideir de acordo com o pessoal e equipamentos/veiculos

    OF tem apenas 2 defeitos, mas que não chegam a estragar o jogo:

    a) A engine do jogo não e das melhores, esta meio desatualizada. Mas tem que dar um desconto, pq o jogo começou a ser desenvolvido em 1997 e saiu em 2001.E a expansão Resistance saiu em agosto de 2002.Usando a expansão e todos os patchs, muitos bugs são corrigidos e a engine é melhorada com relação a primeira versão do jogo.Mas ainda não esta boa.

    b) A marinha não está presente, só havendo uns barcos pequenos. Não há navios de guerra como destroiers, porta-aviões e submarinos. Seria interessante ter mini porta-aviões como os ingleses, que transportam os aviões de pouso e decolagem vertical Harrier, assim seria possível dar suporte aéreo mais efetivo aos fuzileiros navais.
    Apesar de OF ser um jogo fantástico, muitos gamers não gostam dele. É inacreditável que Battlefield 1942 tenha feito mais sucesso que ele. Não é por causa da qualidade gráfica, pois se assim fosse ninguém estaria mais jogando CS. A única explicação para o fato de OF não ter feito muito sucesso no Brasil é porque ele muito difícil de ser jogado, devido a sua característica de se aproximar o mais possível da realidade. Em OF não se pode sair correndo e atirando como em outros jogos do gênero. Tem que ter calma, tática e estratégia. Ter que andar agachado ou se rastejando. Tem que se esconder. Tem que saber a hora certa de avançar ou recuar. Apesar disso o jogo não é impossível de ser jogado, é só ter paciência, saber calcular a situação e planejar o que vai fazer. Em jogos multiplayer se o time não tiver planejamento, tática e estratégia não a chega a lugar nenhum. Muitas pessoas não tem paciência para aprender a joga-lo, instalam o demo ou o jogo, jogam alguns minutos e desistem. Deve-se jogar por vários dias para ai sim dizer se o jogo é bom ou não.

    Os tanques do OF são um show à parte. Quando se entra em um tanque a sensação que se tem é a de estar jogando um simulador de tanques. São 9 tanques originais ao todo, 4 americanos (M1A1 Abrams, M109 Bradley, M113 e M60 Patton) e 5 russos (T80 BV, T72 M1, T55, BMP-2 e BMP-1).Fora os tanques addon feitos não-oficialmente disponíveis para download. Pode-se escolher entre ser o comandante, o artilheiro ou o piloto. Na visão em 1ª pessoa, se vê o interior do tanque, que é bem detalhado e até as pernas e braços do jogador. O comandante vê o interior da sua “cabine”, o artilheiro vê o interior da sua “cabine” e o piloto vê o interior da sua “cabine”. Movendo o mouse pode-se olhar ao redor da cabine e apertando a tecla “0”, pode-se olhar ou mirar pelo visor. Os tanques disparam vários tipos de munição, o som do disparo do canhão é perfeito e o tanque balança e recua com o disparo. Quando se acerta um tiro em um tanque inimigo, ele explode de maneira bem real e o som da explosão também é perfeito.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    702
    Verdinhas
    0

    quanto ganho pela propaganda?

  4. #3
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    129
    Verdinhas
    0

    Eu tenho operation flashpoint aqui, mas acho q gastei dinheiro a toa...Achei os gráficos uma m...E vc morre e nem ve de onde veio o tiro...Sei lá...achei o jogo a tal da merda mesmo...Essa é minha opinião, vc com certeza vai discordar...Mas gosto é gosto e não se discute...
    Falow

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    5.653
    Verdinhas
    1907

    OFP rulez! No meu caso gostei muito do jogo(apesar de não estar mais jogando). Jogar Coop com um colega não tem comparação, não sei porque a grande maioria dos jogos não segue a mesma formula.

  6. #5
    Membro Avatar de Clay Marzo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    4.090
    Verdinhas
    302

    o esquema de OFP é muito semelhante a Raven Shield, eu prefiro Raven Shield pelos graficos serem de longe os melhores em um FPS do genero.. o resto é bem comparavel ao OFP, o cara que se mete a rushar tem pouca chance de viver, 2 tiros deixam o cara morto, realidade e quantidade nao falta nas armas, sao mais de 40 armas todas com suas caracteristicas muito bem representadas no jogo, só os mapas nao sao tao grandes pois o Raven Shield é da serie Rainbow Six e eh baseado naquele esquadrão la.. nao eh um exercido que se mete no meio do mato

    mas na verdade eu nunca cheguei a jogar OFP, soh vi screenshots e comentarios..
    tem algum geito alternativo de arranjar ele? ou só original?

  7. #6
    Membro Avatar de Clay Marzo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    4.090
    Verdinhas
    302

    Originalmente enviada por hostil
    quanto ganho pela propaganda?
    isso é sacanagem cara.. ele ta divulgando o jogo porque a comunidade do OFP pelo geito ta diminuindo mt..

    PS: desculpa o flood =-o

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    2.284
    Verdinhas
    0

    hahaha

    tinha diminuído um pouco isso

    mas agora voltou po ? e ainda com o mesmo tópico que já criaram ai pra tras ??

    bah

  9. #8
    UmK
    UmK está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2000
    Mensagens
    12.180
    Verdinhas
    7

    aiai
    denovo isso...
    nao é problema só de postar o 127☺º topico sobre isso, mas também que tem exatamente o mesmo conteudo que 50 deles...
    alem disso, topico sobre half life2 mandam pro forum de hl (nada a ver fazer isso), e esse topico de jogo que tem forum nao mandam pro forum dele

    ps: esse jogo eh lixo

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    5.653
    Verdinhas
    1907

    UMK, concordo com o que você diz sobre forum especifico, milesimo post, etc etc. Mas se não sabe apreciar determinado jogo não precisa ser ofensivo.. Já imaginou se todo mundo do forum terminasse o post dizendo os jogos que acha um lixo?

    Nada haver cara.

  11. #10
    Membro Avatar de syndragon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    acidez construtiva
    Registro
    Apr 2000
    Mensagens
    9.953
    Verdinhas
    1602

    Denovo?

Tópico Fechado Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões