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  1. #1
    Suspenso
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    Desenvolvimento de jogos... Existe isso no Brasil?

    Eu estava vendo alguns jogos... uns previews... etc...
    e estava pensando... O Brasil tem capacidade de fazer isso?
    Vc acha q a esse curso (desenvolvimento de jogos) no Brasil é inutil?

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  3. #2
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    tem a faculdade de design e desenvolvimento de games e tals (q por sinal eh no msm campus do meu curso na Anhembi Morumbi)
    mais se vai da certo isso eu naum sei...tenho minhas duvidas esse era minha segunda opção no vestibular...mais sei la tenho minhas duvidas assim como todo mundo tem

  4. #3
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    cara, pelo menos um jogo relativamente importante ja foi lancado por uma softhouse brasileira, o Outlive, meio baseadao em starcraft, que saiu deve fazer uns 3 anos (http://www.continuum.com.br/htms/outlive.htm)... fora isso, ja sairam uns jogos meio underground, mas nada que tenha tido repercussao internacional. mas eu acho q tem potencial, sim, afinal os hackers brasileiros estão entre os mais conceituados do mundo, entao quem sabe os programadores/artistas de jogos tambem consigam chegar lah

  5. #4
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    Bem sobre desenvolvimento de jogos no Brasil existe uma comunidade em crecimento.

    Além do curso da Anhembi tem o curso de pós-gradução da unicenp:
    http://www.posunicenp.edu.br/index.asp?strCurso=Info4

    Sobre empresas que desenvolvem jogos no Brasil:
    - SouthLogic (http://www.southlogic.com) publicou internacionalmente o jogo Deer Hunter 2003 e 2004 e está desenvolvendo um jogo para XBox.
    - Tem a DevWorks (http://www.devworks.com.br) que tem como maior enfoque o desenvolvimento de jogos para celular, mas tem trabalhos em outras plataformas.

    Mas tem muitas outras ae que estão na luta.
    Os sites Programadores de Jogos e Unidev possuem mais links e são ponto de encontro da galera que desenvolve jogo no Brasil.

    Abraços

  6. #5
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    Deerhunter pelo que sei foi desenvolvido por aqui, e é muito conhecido nos EUA.

  7. #6
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    tem um MMORPG brasilero q tao criando tb... tah em beta teste...

    Site :
    http://www.ignisgames.com.br/erynis/index.php

    Axo q poderia ser mais explorado essa parte... axo q os brasileiros criariam bons jogos... mas como sabem, brasilero eh preguiçoso bagarai ...

  8. #7
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    tem aquele coelho sabido

  9. #8
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    Originalmente enviada por Lawless
    tem a faculdade de design e desenvolvimento de games e tals (q por sinal eh no msm campus do meu curso na Anhembi Morumbi)
    mais se vai da certo isso eu naum sei...tenho minhas duvidas esse era minha segunda opção no vestibular...mais sei la tenho minhas duvidas assim como todo mundo tem
    tem site essa faculdade ??

  10. #9
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
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    Tem um no anhembi murumbi =[
    mas deve ser so olho da cara por mes heuheue
    Vi lah os kras programando jogos, puta moh trampo... os kras vão fazer um jogo de corrida e pesquisaram mais de 1 ano a fisica de um carro de corrida nascar, aih quando conseguiram fazer o jogo o jah jogaram fora pq era um lixo em gráficos e nem os alunos jogavam heuheuhe

  11. #10
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    Uma vez fizeram aquele Incidente em Varginha, o jogo era bom PRA ÉPOCA que ele fora lançado.
    Os cara tavam fazendo uma continuação até, iam ultilizar a engine do Unreal, soh que cancelaram o projeto.

  12. #11
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    nao sei se estou errado aqui, mas o aquanox nao foi desenvolvido por uma equipe brasileira?

  13. #12
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    eu acho que o Brasil tem potencial pra isso. Porem, não posso deixar de salientar que para se fazer um jogo para o mercado, é preciso investir em muita pesquisa. Vemos a Blizzard por exemplo, que investe quase metade de seu capital em pesquisa para saber o que o público alvo dela quer, e o que eles esperam dos jogos dela. Por isso que ela demora tanto pra lançar um jogo, e são pouquíssimos jogos que são lançados por ela. Temos no pais ótimos designers e programadores, assim como nos EUA e Europa, mas o que falta aqui é mais informação, muitos deles nem sabem que poderia existir a possibilidade de trabalhar com algo do tipo, e acabam trampando em empresas de software pra empresas e os designers trabalhando pra propaganda e outras coisas do gênero. Eu acho que se tivesse uma divulgação melhor, e tivesse o incentivo de alguma empresa, o Brasil poderia se dar muito bem nesse mercado.

    O Problema que aqui mal existe dinheiro para se abrir o negocio, imagina pra investir em tecnologia e pesquisa de mercado... Isso aqui ta muito longe de acontecer... Uma pena...

    See ya!

    Texto sobre mmorpg: http://www.ilhabrasil.net/texto.php?id=38
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  14. #13
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    Originalmente enviada por Papaleu Paes
    tem aquele coelho sabido
    hehe eu zerei com a minha irmã e no final rola os créditos... tudo nome japoneis e americano... pqp...

    ow
    eles podiam sei lá, fazer um jogo que simulasse um conflito entre brasil e argentina, ala operation flashpoint... Afinal, brasileiro gosta mesmo é de mulher, futiba, cerveja e meter fogo em argentino

    Ainda acho que a melhor forma de começar seria fazendo mods, que são mais fáceis de desenvolver e possuem ótima aceitação... depois disso, se o mod fizer sucesso, aí sim, pensar em abrir uma empresa e desenvolver coisa séria... pq se entusiasmar e fazer jogos CACA como aquele sandy e jr e o incidente em varginha... poutz... melhor nem gastar um centavo...

  15. #14
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    Originalmente enviada por cp.burrito
    O Problema que aqui mal existe dinheiro para se abrir o negocio, imagina pra investir em tecnologia e pesquisa de mercado... Isso aqui ta muito longe de acontecer... Uma pena...
    [/url]
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    outro problemão que acaba desestimulando os desenvolvedores é a pirataria... principalmente aqui no brasil, onde os próprios desenvolvedores usam softwares piratas para trabalhar

  16. #15
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    é! alem disso tem o problema da pirataria que fode muito. Fora que o Brasil é o segundo pais com mais CDs piratas rondando por ae...

    Mas por exemplo, acho que com um pouco de pesquisa, e muita dedicação podemos fazer algo bom. Como a Erynis, desenvolvedora do primeiro mmorpg do Brasil. Fazer de cara um mmorpg é uma boa idéia, pois a pirataria quase não existe em jogos massivos multiplayers e se ganha uma boa grana, mas precisa ser bem feito e muito divertido para se ganhar a grana, e é ai que fode a falta de pesquisa de mercado. A Erynis esta apostando todas as fichas nesse jogo, que se não der certo, ai fode pro lado deles. Espero que não... To torcendo pra que de tudo certo pra eles.

    Outra coisa que atrapalha muito. Os paises ricos estão anos luz a frente de nós em tecnologia, principalmente informática. Compare o jogo da Erynis e o World of Warcraft da Blizzard que estão pra sair. É uma diferença brutal. Claro que o dinheiro ajuda muito, e que a Blizzard tem muito mais grana que a Erynis, mas a tecnologia implantada do jogo da Blizzard é sem dúvida mais evoluído.

    Tomara que o jogo da Erynis de certo, para que novas empresas sejam abertas e se empenhem em ajudar esta indústria que ainda não existe no Brasil.

    See ya!
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  17. #16
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    Originalmente enviada por [NBVF]Peacemaker
    onde os próprios desenvolvedores usam softwares piratas para trabalhar
    hahahaha não pude deixar essa passar

  18. #17
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    Originalmente enviada por Kyle
    hahahaha não pude deixar essa passar
    nem eu, essa alfinetada tinha que ser dada...

  19. #18
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    Acabei de zerar Call of Duty hj a tarde... cara, a ultima parte em que vc entra no Reichstag... haha seria animal uma cena parecida invadindo a Casa Rosada...

    Como eu disse, um jogo que criasse um conflito "fictício" entre brasil e argentina seria ROX. Algo bem desbocado que só brasileiro mesmo sabe fazer... aposto que os cassetas topariam na hora fazer dublagem das vozes dos generais

  20. #19
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    Originalmente enviada por cp.burrito

    Outra coisa que atrapalha muito. Os paises ricos estão anos luz a frente de nós em tecnologia, principalmente informática. Compare o jogo da Erynis e o World of Warcraft da Blizzard que estão pra sair. É uma diferença brutal. Claro que o dinheiro ajuda muito, e que a Blizzard tem muito mais grana que a Erynis, mas a tecnologia implantada do jogo da Blizzard é sem dúvida mais evoluído.

    Tomara que o jogo da Erynis de certo, para que novas empresas sejam abertas e se empenhem em ajudar esta indústria que ainda não existe no Brasil.
    Mais se os brasileros tivessem uma boa preparaçao, com certeza fabricariam um WOW... o foda eh q os kra devem te aprendido issu em pagina na internet... ... pow... brasilero eh mto foda... na boa...
    brasilero sabe mexe com tdo kra... mais falta grana...
    fodas...

    e esse negocio de usa software pirata pra faze o jogo.. uhauhahuahuauha... pior q deve te alguns maluco q fais ...

  21. #20
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    cara, te falar que nem tudo é grana, eu trabalho em uma consultoria bem grande, e vo te falar que o problema de brasileiro não é grana nao... cara falem mal dos americanos, etc... mas eles sabem organizar projetos, os funcionarios trabalham... por exemplo o MS project... esse soft aki no brasil tem uma aceitação ridicula, mas lá fora geral usa algum do tipo... aki no brasil, pessoal não tem muito senso de equipe não...sobre desenvolvimento, tipo brasileitos nao teriam como desenvolver uma engine toda do zero, mas existem diversas já prontas... vejamos o exemplo do lineage, que se eu nao me engano usa uma engine modificada do EQ, e tem uns graficos bem legais, mas por exemplo poderia-se investir em uma empresa de soft estilo OEM, peguemos o exemplo do embraer, tipo, nenhum parafuso que seja é nacional, eles fazem o projeto, escolhem as peças atravez de concorrencias, trazem pra cá, montam uns puta aviões que vão concorrer com as boings e airbus da vida pau a pau. E com software poderia ser a mesma coisa, por exemplo da fisica em jogos... porra, desenvolver fisiça é PHODA... nego tem que comprar pronta, engine grafica... no nosso caso, comprar uma mais antiga e mecher nela, tipo os protocolos de comunicação em rede sim deveriam ser desnvolvidos por nós, por que isso é uma coisa que influi no jogo... e o conteúdo, esse deveria ser o diferencial... coisas de qualidade, tipo sabe ao invés de usar aqueles sons de bibliotecas prontas, tipo aquela porra de barulho de porta abrindo... usar um original, texturas mais detalhadas, etc...

    quanto a um comentario, sobre começar desenvolvendo MODs, cara te falar que a ideia é boa, mas isso não traz prestigio além da comunidade que joga o jogo do determinado MOD, não rolam muitos meritos... mas concluindo o canal é o OEM mesmo

  22. #21
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    Cara, mas temos que ver que o ponto da grana tb é importantíssimo. Veja a Blizzard (pego ela novamente hehee). Ela contrata pessoas pra fazer inúmeros trabalhos bizarros, mas que fazem com que o jogo fique "perfeito". Imagina só, alguma empresa aqui no Brasil contratando 50 pessoas para jogarem o ALPHA dos jogos deles e descobrirem defeitos, imagina ela contratando 1 pessoa que seu único dever é ficar respondendo tópicos nos fóruns da Blizzard para interagir com o pessoal e saber o que eles querem. Aqui no Brasil não rolaria isso. Seria coisa como "eu desenvolvo mas vo no fórum responder coisas pra ver se o pessoal quer isso ou não, e ainda vo te que ficar descobrindo bugs no ALPHA nosso". Aqui funciona TUDO em 1. Por isso que não conseguimos chegar aos pés deles.

    O esquema de "pessoal não tem muito senso de equipe não", eu discordo, pois acho que brasileiro assim como em muitos lugares do mundo tb sabem trabalhar em equipe. O problema é a tecnologia que os americanos tem, o dinheiro e principalmente não ter medo de enfrentar novos projetos. Aqui como é difícil abrir uma empresa e ganhar patrocínio que banque suas idéias, o pessoal tem medo de se arriscar em um negócio, que convenhamos, faz menos de 5 anos que começou a engatinhar aqui, em quanto os americanos estão nisso a mais de 20 anos. Falta dinheiro, tecnologia e confiança dos brasileiros para partir em novos projetos. Eu sei que os brasileiros manjam bem, em todas as áreas, mas sem esses itens, não chegaremos muito longe não... O Dinheiro pode ser o menos importante no começo, mas se ele não render no futuro, a empresa não tem como sobreviver, pelas malditas taxas de impostos ridículos que esse Brasil sempre teve...

    See ya!
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  23. #22
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    concordo com muita coisa que voce falou, mas essa é a parada... peguemos o exemplo dos russos, por exemplo na àrea de estatistica e teoremas, por exemplo um caso em que a falta de dinheiro deu credito aos caras: Todos nós hoje sabemos que grande parte de pesquisas realizadas por grandes centros de pesquisa são simulações feitas em supercomputadores, por exemplo o famoso earth simulator... beleza ele tem uma capacidade absurda de processamento e os resuldados de seu processamento são MUITO importantes, então podemos dizer que grande parte dos esforços na area de pesquisa estatistica noa estados unidos são na area de simulações, mas e os Russos??? todos nós sabemos que eles tem problema de grana, talvez pior que o brasil, mas como então explicar que toda grande inovação nestas areas são vindas de cientistas russos? simplesmente por que eles não tem grana para supercomputadores, e as teorias vem de grandes cabeças pensantes, como eles não tem suporte de computadores poderosos, a russia é berço dos maiores algebristas e teoricos... Ta certo, voces vão falar que as teorias deles viram produtos nos EUA, e enrriquecem quem vai fazer simulações com as novas teorias, mas tudo é uma questão de credito... e os caras merecem. Mas agora trazendo para o mercado dos jogos, claro que nao vai existir uma equipe de alpha testers pagos, mas ser pequeno é uma vantagem. por exemplo, uma empresa de jogos brasileira nao precisa de encomodar com NDA muito complexos para os testers, por que por mais que a publicidade possa ser meio ruim no inicio da produção de determinado jogo, isso é o de menos, por exemplo uma campanha de envio de bugs em um opem alpha ou beta, na qual pra cada bug descoberto, a pessoa ganharia um mes de mensalidade no jogo final ou algo do tipo, negocio é fazer diferente e aproveitar o melhor de nossas qualidades e desvatagens. Pode não ser muito ortodoxo, mas é uma saida inteligente e acima de tudo viável.
    lembre-se daquela fabula, de que a nasa queria pesqusiar uma caneta que funcionasse em ambientes de microgravidade e que escrevesse em qualquer superficie, realmente um projeto ousado e inovador, varimos milhoes de dolares foram investidos nesse projeto até que se chegou a uma canta ideal.
    os Russos usaram lapis

    só para ilustrar mais um pouco, voces se lembram quando o telescópio hubble foi ao espaço e o danado era MIOPE??? a nasa já estava criando uma planto para tirar o telescopio de orbita, traze-lo de volta à terra, reparar as lentes e depois manda-lo de volta ao espaço, não sei se voces sabem, mas quem reparou o hubble foi um cientista brasileiro, que criou um soft de correção. SIMPLES e EFICIENTE, essa é a parada.
    abraços

  24. #23
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    Caras, o que temos é o nosso internacionalmente conhecido JEITINHO
    haha pra tudo dá-se um jeito, e a criatividade vence qualquer barreira... seja financeira, física ou o caralho a quatro.
    Tocando no assunto EUA vs Russia, vcs lembram daquele lance da caneta no espaço?

  25. #24
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    hehehe eu até comentei isso no meu post acima, mas sinceramente, eu acho que isso é fabula

  26. #25
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    Originalmente enviada por AlexandreLudolf
    cara, te falar que nem tudo é grana,

    (e depois)

    tipo brasileitos nao teriam como desenvolver uma engine toda do zero, mas existem diversas já prontas...
    engine eh CARA pra licensiar, sabia?

    no maximo da pra conseguir mais barato coisas do nivel serious sam, mas um jogo com engine antiga dificilmente vai ter aceitacao comercial boa (counbter-strikes a parte).

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