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  1. #1
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    Upgrade + problemas :(

    Pessol, vou precisar de uma ajudinha de vcs

    Fiz um upgrade aqui por um rolo, é uma plca mãe A7A266 (Chipset ALiMagik1), 256 Ram DDR 266, ASUS 7700 Pure (GeForce 2 GTS) e Athlon XP 1700+.

    Instalei tudo como manda o figurino, drivers e etc...

    mas tem uma coisa que não está legal, fui instalar o UT e quando fui jogar em D3D, dependendo da tela, demora muito pra renderizar! Fui testar em OpenGL e deu ficou muito leve, muito bom inclusive, só que eu mudava o brilho e continua escuro. Fucei no NVmax sem muito sucesso.

    Resumindo:

    => em Direct 3D acontece de dar uma lentidão na renderização durante o jogo, mas roda normalmente

    => em openGL (que não é o S3TC) fica perfeito, porém não consigo ajustar o brilho

    O que fazer?

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  3. #2
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    SE for jogar em opengl (o que não é uma boa idéia, já que ogl é BETA no UT e dá altos bugs), baixa o opengldrv.dll atualizado no site da epic (acho q ce ja tinha feito isso, tava jogando em s3tc na sqsnet 7)

    Lance do d3d pode ser MUITA coisa, mas tenta atualizar o driver do AGP da sua MB, ou chamar um pai-de-santo pra benzer o seu micro. Nvidia+athlon é foda, tem que contornar um monte de probleminhas pra rodar legal (na maioria das vezes)

    E por último, ESQUECE "Detonator XP", é driver genérico da Nvidia pros chipsets. Instala um específico do fabricante (no caso da Asus)que vc vai ter mais estabilidade em tudo relacionado a vídeo. Só não rola se for winXP. Foda, mas a #^%$#%^da ASUS não tá dando suporte.

    Se não funcionar mesmo assim, mete gasolina no micro e taca fogo

    Na BIOS, baixei a banda do agp pra 128k e (claro) desliguei os shadows e especifiquei o irq de cada PCI na maum (tá certo, o OS faz isso sozinho, mas não fico confortavel com 4 placas fazendo share do mesmo irq) e ganhei fuidez pacas no jogo, tá parecendo até glide (que saudaaaaades da minha voodoo5 no ut!!)

  4. #3
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    Originalmente enviada por SqS.Buttons
    E por último, ESQUECE "Detonator XP", é driver genérico da Nvidia pros chipsets. Instala um específico do fabricante (no caso da Asus)que vc vai ter mais estabilidade em tudo relacionado a vídeo. Só não rola se for winXP. Foda, mas a #^%$#%^da ASUS não tá dando suporte.
    Fala isso não Butão!! A minha experiência é completamente o contrário. Os drivers da Asus sempre funcionaram mal. Um breve sumário:
    • Detonator 5.33 da Asus x Detonator 5.33 da nVidia: qualidade gráfica ficava inexplicavelmente pior com os drivers da Asus, cheio de flicker na tela, mais rápido sim, só que problemas de travar o micro
    • Detonator 12.90 da Asus x Detonator 12.90 da nVidia: da nvidia rodava blz, da Asus travava.
    • Único driver da nVidia que eu peguei com problema foi o 23.11 que deu uma única vez problema de INFINITE LOOP com o NV4_DISP.DLL, mas já existia driver atualizado.

    Driver da nVidia aqui sempre foi mais estável e rápido.

    O que eu acho (chute meu) é que existem vários bugzinhos de engine que não foram corrigidos, então o problema em si é o UT e não o hardware novo. Lógico que vc modificando algumas coisas consegue contornar maioria dos problemas. Mas existem problemas inexplicáveis como mouse/teclado travando no Windows XP (só funciona ALT+TAB pra fechar o UT); a perda de performance do UT no Windows XP enquanto que outros jogos rodam mais rápido ainda que no Windows ME; erro de falha geral possivelmente relacionado ao timing das memórias/freqüência de operação do processador, só que em outros jogos não ocorre problema. É tudo chute como o meu chute. Nada disso 100% comprovado pq enquanto que uma parcela roda com esses problemas, intermitentes ou não, outra parcela não tem problema algum.

    Em se tratando de UT sistema operacional indicado é Windows 98 SE ou Windows ME. Em motherboards com chipset mais recente recente (leia-se pós-ano 1999), principalmente chipset VIA ou híbridos (que tenham por exemplo northbridge AMD e southbridge VIA) eu acho bem melhor instalar WinME. Por mais que falem mal do WinME ele tem mais suporte a drivers do que Win98SE, sem contar os inúmeros patches pra Win98SE que em alguns casos precisam ser instalados.

    Já vi relatos dessa A7A266 dar uma certa dor de cabeça pros usuários. Essa placa tem North e Southbridge ALi, então menos mal não tem q ficar instalando muitos drivers. O roteiro "básico" no caso do Perfect é o seguinte:

    Quanto a BIOS:
    • Atualizar o BIOS pra versão 1011 (Download)
    • AGP Aperture Size em 64MB ou 128MB
    • Habilitar AGP 4x; AGP Fastwrites
    • Habilitar modo USWC (se tiver no BIOS)
    • Deixar timing das memórias em By SPD,
    Sistema Operacional:
    • usar Windows ME.
    • Windows XP? Pode usar Windows XP, mas vai perder performance no UT...
    Drivers ALI:
    • ALI Integrated Driver for AGP/IDE/FIR/Audio v1.06 for Win9x/ME/Win2000/XP (Download)
    • ALI AGP Driver v1.83 Final for W9x/ME/2000/XP (Download)
    Driver V7700:
    • Detonator XP 28.32 (Lembra de pegar o driver pro OS que estiver usando. Apesar de DetXP tem driver Detonator XP pra Win9x/ME e para Windows XP. Já vi carinha pegar driver de Windows 9x pra instalar no 2000/XP só deu m****)
    • http://www.nvidia.com
    No UnrealTournament.ini na seção de configurações do D3D substitui por isso aqui:
    [D3DDrv.D3DRenderDevice]
    Translucency=True
    VolumetricLighting=False
    ShinySurfaces=True
    Coronas=False
    HighDetailActors=True
    UseMipmapping=True
    UseTrilinear=False
    UseMultitexture=True
    UsePageFlipping=True
    UsePalettes=True
    UseFullscreen=True
    UseGammaCorrection=True
    DetailTextures=False
    Use3dfx=False
    UseTripleBuffering=True
    UsePrecache=False
    Use32BitTextures=False
    DescFlags=1
    dwDeviceId=336
    dwVendorId=4318
    Use32BitZBuffer=False
    UseVertexFog=False
    UseAGPTextures=False
    UseVideoMemoryVB=False
    UseVSync=True
    Description=NVIDIA GeForce2 GTS/GeForce2 Pro
    RefreshRate=85Hz


    Sempre que precisar pegar driver atualizado da Asus pra qualquer coisa que seja da Asus vai nesse FTP aqui: ftp://ftp.asuscom.de/pub/ASUSCOM/. Os drivers da página da Asus estão sempre desatualizados.

    E ainda pode fazer isso: http://renato.krohling.com
    As dicas são para acertar o NVMAX c/ GF2 numa motherboard com chipset VIA, mas aí é só vc marcar as opções com ALI ao invés da VIA (duh ).

    É só isso...
    Affff, falei d+

    Se não consertar concordo com o Buttons, taca gasolina e mete fogo!

  5. #4
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    GTS o melhor eh no D3D mesmo...

    Esquece OGL...

    Chegui a uma conclusao UT eh o jogo mais pesado que existe..... Mas o amor nao deixa eu abandona-lo o q3 fica to legal a 200 fps...

  6. #5
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    Aqui rola o contrario: se eu uso driver generico tenho bug com texturas em opengl, e com o da asus fica lindo e maravilhoso (p3 700 rodando ut em [email protected] fpa numa gf2 gts? milagre ou mandinga??)

    com o detonator XP eu tbem ficava a 60 fps...em 800x600 hehehe

  7. #6
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    Tava indo bem, até a parte de nvidia+athlon , aquele mesmo PC que vc viu rodando na sqsnet 7 não precisou de tweak nenhum ou sequer ajuste, instalava drivers e pronto.

    vou tentar a opengl nova depois.

    só achei esquisito o que aconteceu em D3D, mas opengl ficou muito macio mesmo, inclusive, parecendo glide.

    drivers do chipset já são os últimos e estou usando Windows Me, o mesmo windows usado na SqSNeT, quer seja por sorte ou azar eu não tenho problema.

    Driver da ASUS? eu acho que eles largaram mão justamente pq os usuários estão usando detonator, e até onde sei, os fabricantes fazem apenas um shell em cima do detonator, o resto do driver é igual, a diferença do driver que a NVidia disponibiliza é que tem todos os arquivos para todas as placas NVidia.

    mas voltando ao assunto, não conferi se os shadows estão habilitados, não acredito que esteja atrapalhando mas não custa nada, aliás, acho que nem tem mais essa opção de shadows

  8. #7
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    é, tive um receio de fazer o rolo por causa do chipset ALi(Acer Labs ...), principalmente por causa dos drives de CD que são uma m*rda... mas como vi alguns benchmarks no site www.firingsquad.com fiquei tranqüilo...

    pra quem estuda medicina manda bem em informátiquÊs né soulreaver?

    existe algum site com informações mais detalhadas sobre as opções do NVMax? queria fuçar mais. Tem um monte de opção interessante...

    a BIOS e todos os settings sugeridos já estavam dessa maneira (enigmas)

    será que se eu reinstalar o DirectX 8.1 talvez resolva algo?

    vou testar com q3 depois também...

  9. #8
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    Eu uso uma dessas atualizações do OpenGL do UT e dá pra mudar o brilho pelo jogo, mas quando vc volta pro windows ele fica mais claro também. Logo quando eu instalei o XP eu tentei usar o D3D, mas tava tendo muita variação de fps então to usando o OpenGL que aqui fica uma taxa de fps mais constante.

  10. #9
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    Originalmente enviada por So Nice!
    pra quem estuda medicina manda bem em informátiquÊs né soulreaver?
    hehehehe
    É que em 1997 eu entrei pro curso de Engenharia da Computação, mas ae a coisa ficou muito no marasmo, vi logo que era melhor deixar a informática pra hobby mesmo! Aí em julho eu larguei a Engenharia e voltei pro cursinho pra em 1998 entrar na Medicina

    Instala o DX 8.1... E faz isso, testa outros jogos, roda um benchmark no 3dmkark2001 SE também, envia os resultados pro site da madonion e faz o comparativo online. Pq aí dependendo do resultado dá pra saber se o problema é só com o UT ou com o D3D no geral.

  11. #10
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    é, reinstalei o direct x 8.1, não resolveu, continuou tosco em D3D. Não testei outros jogos ainda, estou tentando lembrar de algum que eu tenha que use D3D, mas de qualquer maneira, coloquei em opengl com as texturas mesmo e está parecendo glide!!!! mas só na velocidade pq no resto é melhor

    agora tá bom, desliguei o vsync, e peguei uns 125 fps no RA!! E em opengl está oscilando menos os fps... vlw pelos toques galera, se tiver mais algum me avisem

  12. #11
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    Pega o 3DMark2001 SE que ele testa o D3D:
    http://gamershq.madonion.com

  13. #12
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    3d mark rodou muito bem, quase 4000 pontos acho

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