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  1. #1
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    Doom3 multiplayer também com client-server

    então, as discussões anteriores que todos falavam que Doom 3 vai ter somente 4 pessoas jogando e será p2p, ou seja, salas fechadas enquanto rola o game parecido com o Splinter Cell 2, parece que a iD vai implementar Client server tbem, não somente o p2p...

    http://games.bigpond.com/pc/features/idsoftware.php

    alguns pontos:
    GameArena: Does Doom 3 use a dedicated server model or is it peer-to-peer?

    Todd Hollenshead: Its peer-to-peer.

    Tim Willits: Its peer-to-peer, but you can have dedicated server resources. You'll be able to get online and find a dedicated server resource and set the game for that, but it is a peer-to-peer network paradigm.
    Pergunta respondida na Esreality:
    Multiplayer is client-server.

    At 01:08 PM 7/14/2004, you wrote:

    Great news on the Gold announcement Todd, congratulations to the team from everyone. Can I confirm with you that you're still using peer-to-peer structure for the multiplayer please?

    gl with distribution and enjoy the rest!

    Thanks,

    Chris Pollard,
    aka
    www.ninemil.com
    agora fica pergunta, quanto tempo vai levar pra sair um Patch que implemente o Client server...

    * update com a entrevista do Gamespy: *

    GameSpy: Can you clarify what kind of multiplayer networking architecture DOOM 3 will use? Will it be peer-to-peer or traditional client-server (or something altogether different)?

    Robert Duffy: It is Client-Server.
    http://pc.gamespy.com/articles/531/5...html?fromint=1

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  3. #2
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    nao sei se vcs jogaram doom1 e 2 mas naquele tempo o legal era o cooperative .

  4. #3
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    A idsoftware sempre foi uma incopetente em questão de multiplayer. Tanto é q ela vai visar mais o singleplay do q multiplayer...

    O quake3 foi visado p/ multiplayer e nem fez tanto sucesso. O público de CS 1000x maior q q3 em questão de multiplayer.

    id-software multiplayer sux

  5. #4
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    Originalmente enviada por c0ld
    A idsoftware sempre foi uma incopetente em questão de multiplayer. Tanto é q ela vai visar mais o singleplay do q multiplayer...

    O quake3 foi visado p/ multiplayer e nem fez tanto sucesso. O público de CS 1000x maior q q3 em questão de multiplayer.

    id-software multiplayer sux
    aff.. opinião de cs-fanboy-sniperzinho não merece comentário..


    Relaxa que a id Software sabe o que faz.

  6. #5
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    Realmente, se tu nao jogou quake2 multiplayer, tu perdeu tudo... :P

  7. #6
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    Originalmente enviada por Peleyer
    Realmente, se tu nao jogou quake2 multiplayer, tu perdeu tudo... :P
    E o Quake 1? Todo mundo lagadão de conexão discada na UOL/Mandic/Elogica euoheuoe.

  8. #7
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    Bons tempos aqueles de Quake 2 multiplayer....
    Adorava CTF... Aquele gancho era ate engraçado... Parecia o batman, ehehehe !

  9. #8
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    Mas a ideia principal da ID Software de inicio é fazer com o Doom3 o que a Blizard fez com o Diablo1, Diablo2 e WarCraft3 colocando todos eles na Battle.net.

    No caso estariamos falando da id.net, seria onde voce logaria antes de fazer qualquer coisa, um local para bater papo e jogar DOOM3 online com outras pessoas, mas o sistema continuaria sendo p2p.

    Acredito que esse esquema da id.net possa dar certo pros gringos americanos e quem mais possa ter uma boa conexão, pq pro resto do mundo o ideial seria Client-Server.

  10. #9
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    Originalmente enviada por c0ld
    A idsoftware sempre foi uma incopetente em questão de multiplayer. Tanto é q ela vai visar mais o singleplay do q multiplayer...

    O quake3 foi visado p/ multiplayer e nem fez tanto sucesso. O público de CS 1000x maior q q3 em questão de multiplayer.

    id-software multiplayer sux
    c jogou cs antes de vir postar neh ?

  11. #10
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    Originalmente enviada por c0ld
    A idsoftware sempre foi uma incopetente em questão de multiplayer. Tanto é q ela vai visar mais o singleplay do q multiplayer...

    O quake3 foi visado p/ multiplayer e nem fez tanto sucesso. O público de CS 1000x maior q q3 em questão de multiplayer.

    id-software multiplayer sux

  12. #11
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    Cara... eu nao acho que a ID faça jogos ruins de multiplayer.

    RTCW e ET foram ótimos jogos multiplayer.
    Quake 1,2 e 3 foram ótimos embora estilo diferente de RTCW e ET.
    E outra coisa... muita gente gostou de jogar Cooperative no Doom 1 e 2.

  13. #12
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    O jogo ERA p2p através de um serviço de matchmaking (estilo warcraft) no começo. Isso mudou depois, é client-server normal, ou seja, como antigamente. Tem servidor dedicado, apesar de que o Todd H. da id disse que ele por enquanto consome muitos recursos.

    A idsoftware sempre foi uma incopetente em questão de multiplayer. Tanto é q ela vai visar mais o singleplay do q multiplayer...
    Que? Tem tantas idiotices escritas nesse parágrafo que não sei nem por onde começar.

    Primeiro, a id software nunca foi 'incompetente em questão de multiplayer'. Ela INVENTOU o multiplayer como o conhecemos.

    O Quake 1 era péssimo de conexão via modem com certeza. Vocês têm de lembrar que na época jogo via internet/longa distância era algo inimaginável, mesmo nos eua (já no brasil era péssimo, linhas telefônicas na época eram muito piores do que hoje). Por isso que a id percebeu que netcode era algo mais importante e criou o quakeworld. E o netcode estilo quakeworld, vale lembrar, é o que é usado em todos os jogos multiplayer hoje em dia; inclusive o HL/CS, do qual o usuário do quote acima parece ser fã.

    Sinceramente, dizer que a id software foi incompetente em questão de multiplayer é o mesmo que chamar seu pai de impotente.. é algo que não faz sentido, é ilógico. Só falta falar que John Carmack nunca soube programar.

    Além disso, eles estão se concentrando no singleplayer porque todos seus últimos jogos foram multiplayer (team arena, quake 3) e eles queriam fazer algo diferente. Dizer que é desculpa por não saber fazer netcode é um estágio abaixo do ridículo e chega a ser digno de pena.

  14. #13
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    Originalmente enviada por rorshack
    O jogo ERA p2p através de um serviço de matchmaking (estilo warcraft) no começo. Isso mudou depois, é client-server normal, ou seja, como antigamente. Tem servidor dedicado, apesar de que o Todd H. da id disse que ele por enquanto consome muitos recursos.



    Que? Tem tantas idiotices escritas nesse parágrafo que não sei nem por onde começar.

    Primeiro, a id software nunca foi 'incompetente em questão de multiplayer'. Ela INVENTOU o multiplayer como o conhecemos.

    O Quake 1 era péssimo de conexão via modem com certeza. Vocês têm de lembrar que na época jogo via internet/longa distância era algo inimaginável, mesmo nos eua (já no brasil era péssimo, linhas telefônicas na época eram muito piores do que hoje). Por isso que a id percebeu que netcode era algo mais importante e criou o quakeworld. E o netcode estilo quakeworld, vale lembrar, é o que é usado em todos os jogos multiplayer hoje em dia; inclusive o HL/CS, do qual o usuário do quote acima parece ser fã.

    Sinceramente, dizer que a id software foi incompetente em questão de multiplayer é o mesmo que chamar seu pai de impotente.. é algo que não faz sentido, é ilógico. Só falta falar que John Carmack nunca soube programar.

    Além disso, eles estão se concentrando no singleplayer porque todos seus últimos jogos foram multiplayer (team arena, quake 3) e eles queriam fazer algo diferente. Dizer que é desculpa por não saber fazer netcode é um estágio abaixo do ridículo e chega a ser digno de pena.
    bom disse o que eu gostaria de ter dito...

    e tem mais sem falar no numero de camponatos que a serie quake tem e teve... e o numero de jogadores no mundo a serie quake intera (QW Q2 Q3) vence todos os outrosfps se naum me engano...

    entretanto Q3 naum me agrada mto... jah Q2 rules total...

  15. #14
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    Quake é excelente, Quake 2 é muito bom, Quake 3 é uma porcaria :/

  16. #15
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    Quake 3 não pegou de inicio no Brasil pq se nao me engano foi o primeiro jogo de tiro a requerer uma placa 3D. Ao longo do tempo foi se desenvolvendo e ganhou a comunidade dela. Não acho que seja uma porcaria... o jogo é muito bom... o problema é que ele foi voltado COMPLETAMENTE pra multiplayer. A ID pegou pesado e fez um bom jogo de multiplayer. Logo em seguida fez RTCW, etc.... !!!!

  17. #16
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    Originalmente enviada por c0ld
    A idsoftware sempre foi uma incopetente em questão de multiplayer. Tanto é q ela vai visar mais o singleplay do q multiplayer...

    O quake3 foi visado p/ multiplayer e nem fez tanto sucesso. O público de CS 1000x maior q q3 em questão de multiplayer.

    id-software multiplayer sux
    Me desculpe cold mas voce falou asneira das grandes, mesmo se vc comparar um server de CS ( que usa engine do HL) e um de quake3 ambos eles cheios e ver quem mais consome a maquina do servidor, vc verá que o CS consome o dobro do que um de quake3, fora os outros fatores que eu nen preciso citar.

  18. #17
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    Originalmente enviada por JoHn |)3V1L
    Quake 3 não pegou de inicio no Brasil pq se nao me engano foi o primeiro jogo de tiro a requerer uma placa 3D. Ao longo do tempo foi se desenvolvendo e ganhou a comunidade dela. Não acho que seja uma porcaria... o jogo é muito bom... o problema é que ele foi voltado COMPLETAMENTE pra multiplayer. A ID pegou pesado e fez um bom jogo de multiplayer. Logo em seguida fez RTCW, etc.... !!!!
    So complementando alem de requerer uma placa 3d, junto com isso ela requeria tb cd-key pois anteriormente a isso não precisava de cd-key pra se jogar qualquer jogo online, foram ambos os fatores que determinaram uma má impressão ao jogo inibindo os compradores brasileiros que estavam acostumados a piratear softwares e jogos.

  19. #18
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    coloquei uma entrevista da Gamespy lá no primeiro Post, que confirma o Doom3 sendo somente Client server...

    GameSpy: What prompted the decision to move from peer-to-peer to the client-server model?

    RD: The primary reason is that, due to a variety of things, it was next to impossible to keep all the clients in perfect synchronization. That's a short answer to a difficult problem, but that's the bottom line of why we went with a new client-server architecture.

  20. #19
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    Originalmente enviada por rorshack
    O jogo ERA p2p através de um serviço de matchmaking (estilo warcraft) no começo. Isso mudou depois, é client-server normal, ou seja, como antigamente. Tem servidor dedicado, apesar de que o Todd H. da id disse que ele por enquanto consome muitos recursos.



    Que? Tem tantas idiotices escritas nesse parágrafo que não sei nem por onde começar.

    Primeiro, a id software nunca foi 'incompetente em questão de multiplayer'. Ela INVENTOU o multiplayer como o conhecemos.

    O Quake 1 era péssimo de conexão via modem com certeza. Vocês têm de lembrar que na época jogo via internet/longa distância era algo inimaginável, mesmo nos eua (já no brasil era péssimo, linhas telefônicas na época eram muito piores do que hoje). Por isso que a id percebeu que netcode era algo mais importante e criou o quakeworld. E o netcode estilo quakeworld, vale lembrar, é o que é usado em todos os jogos multiplayer hoje em dia; inclusive o HL/CS, do qual o usuário do quote acima parece ser fã.

    Sinceramente, dizer que a id software foi incompetente em questão de multiplayer é o mesmo que chamar seu pai de impotente.. é algo que não faz sentido, é ilógico. Só falta falar que John Carmack nunca soube programar.

    Além disso, eles estão se concentrando no singleplayer porque todos seus últimos jogos foram multiplayer (team arena, quake 3) e eles queriam fazer algo diferente. Dizer que é desculpa por não saber fazer netcode é um estágio abaixo do ridículo e chega a ser digno de pena.
    Boa! Linda! uma das coisas mais sensatas que eu já li em um forum..

    parabéns

  21. #20
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    Originalmente enviada por CoMaNcHe
    coloquei uma entrevista da Gamespy lá no primeiro Post, que confirma o Doom3 sendo somente Client server...
    Vai ver já quizeram deixar o terreno pronto pra Raven fazer o Quake4 mais fácil.

  22. #21
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    Originalmente enviada por JoHn |)3V1L
    Quake 3 não pegou de inicio no Brasil pq se nao me engano foi o primeiro jogo de tiro a requerer uma placa 3D. Ao longo do tempo foi se desenvolvendo e ganhou a comunidade dela. Não acho que seja uma porcaria... o jogo é muito bom... o problema é que ele foi voltado COMPLETAMENTE pra multiplayer. A ID pegou pesado e fez um bom jogo de multiplayer. Logo em seguida fez RTCW, etc.... !!!!
    isso mesmo...

    e tbm teve o fato do UT ter softwear rendering e naum ter cd key ai mta gente do q2 veio pro UT e mtos escolhoram o UT..
    num sei se vcs lembram dessa "treta" UTxQ3 mass.....

    algum quaker me corrija, mas a comunidade do UT99 era maior que a do Q3 naquela epoca certo? ou eu estou errado?

  23. #22
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    Na verdade quem dá as cartas em questão de multiplayer são os MODs. CS, RA3, UT, OSP, ZPM. A softhouse só tem q caprichar no consumo de banda e código de rede q ambos são importantíssimos p/ o multiplayer.

    A idsotware cagou no pau em fazer um multiplayer c/ um consumo muito alto de banda e um código de rede péssimo. Ao contrário do HL q tem um consumo de banda baixo e um código de rede ótimo e confortável.

    Este é o fracasso da idsotware contra a valve no meu ponto de vista.

  24. #23
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    Originalmente enviada por JoHn |)3V1L
    Quake 3 não pegou de inicio no Brasil pq se nao me engano foi o primeiro jogo de tiro a requerer uma placa 3D. Ao longo do tempo foi se desenvolvendo e ganhou a comunidade dela. Não acho que seja uma porcaria... o jogo é muito bom... o problema é que ele foi voltado COMPLETAMENTE pra multiplayer. A ID pegou pesado e fez um bom jogo de multiplayer. Logo em seguida fez RTCW, etc.... !!!!
    O primeiro jogo q rodou c/ placa 3D foi QUAKE1 (GLQUAKE - 3DFX) da 3DFX voodoo 1. Até então, era estilo DOOM 2D -> Duke Nukem 3D, Blood, Heretic...

    Quake3 é um excelente jogo multiplayer, mas voltado completamente p/ LAN e não internet. Na LAN a latência é nula praticamente, diferente da internet aqui e no exterior q varia de 25ms ao infinito.

    Na internet, no meu ponto de vista, é obrigatório ter predicção de armas pq existe latência, ping. Coisa q o quake3 não fez desde o início. Até tentaram fazer um mod c/ predição de armas (ZPM), mas não pegou pelo abandono do criador e pelos inúmeros bugs.
    Half-Life já inseriram a predição de armas e até hj, vc vê nego jogando bem e com frequência num ping de 80ms p/ cima, coisa q no quake3 vc raramente vê.

  25. #24
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    Originalmente enviada por ramosu
    aff.. opinião de cs-fanboy-sniperzinho não merece comentário..


    Relaxa que a id Software sabe o que faz.
    Cara, já fui um cs-player. Mas hj em dia não jogo mais praticamente. Só HL e DMC.

    A verdade tem q ser dita. CS > Q3 em questão de multiplayer. Em outras questões, Q3 > CS. Engine, jogabilidade, gráficos, etc.

  26. #25
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    Vale lembrar que HL embora ótimo jogo multiplayer, não atingiria o público se não fossem os mods como DOD, NS e é claro, CS.

    Outra coisa que eu queria comentar também é que os mods ja existiam em muitos jogos mas antes do HL eu nunca tinha vistos tantos e tão bons mods, de conversão total do jogo que dão a impressão de que o mod é um jogo distinto do HL.

    PS. Odeio CS :P

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