+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    76
    Verdinhas
    0

    vsync e framerate, refresh

    Não sei por que exatamente, mas ao menos aqui (5950U), quando habilito o vsync, sempre que o framerate cai abaixo de 50, não importa quão pouco ou muito, o jogo dá um "lock" pra 30, de forma que, com vsync ligado, há dois "modos" de jogo - 60 e 30fps. Como a flutuação é freqüente, não é viável, ao menos na minha opinião, jogar com vsync ligado.

    Isso nos apresenta outro problema, causado quando desabilitamos o vsync: o chamado "tearing", ou aquelas linhas "puxadas" horizontalmente, que ocorrem quando a taxa de renderização supera o refresh físico do display. Apesar da id ter instituído um limite arbitrário de 60fps ao gameplay, creio que a engine esteja ainda renderizando os frames que não vemos, pois com um refresh de 60hz (o padrão no jogo), ainda ocorre o problema. Isso é muito visível nesse jogo em particular e me incomoda muito.

    Então, como uma solução (ou, ao menos, amortização) para o problema, há a possibilidade de forçar um refresh pelo console, com o comando r_displayrefresh xx, onde xx é a taxa desejada de refresh, idealmente a máxima suportada pelo monitor na resolução em questão. Isso reduziu quase que completamente o efeito indesejado, permitindo framerates melhores sem o ônus do "tearing".

    Espero que isso seja útil para outros também.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    318
    Verdinhas
    0

    Tenho uma R9600PRO e percebi que os FPS diminuiram com o vsync ligado....

  4. #3
    Membro Avatar de TM99
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.992
    Blogs
    1
    Verdinhas
    298

    cara, esse problema do refresh eh o seguinte, como o jogo é limitado a 60fps (ele eh realmente limitado, nao eh soh a fisica) e o vsync seu provavelmente eh pra 75 a 85hz, o jogo nao consegue sincronizar os 60 frames com um refresh de 85hz, entao pra isso ele desce o frame rate pra 43 (se vc usar 85hz) e passa a exibir 2 frames iguais por ciclo do monitor.

    No doom3 eh melhor deixar o vsync desativado pq realmente fica mais rapido sem, e outra, as vezes se vc ligaro tiplebuffering pode ajudar a reduzir o tearing na imagem, mas nao garanto.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões