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    Performance... Testes e mais testes...para usuários ATI uma dica...

    Bem, estou com tempo curtíssimo para fazer todos os testes que pretendia para obter a melhor performance no Doom3, mas fiz alguns e aqui estão as minhas conclusões.

    OBS: MINHAS CONCLUSÕES FORAM TIRADAS BASEADAS NOS RESULTADOS DO MEU SISTEMA E PODEM NÃO SER VERDADEIRAS PARA OUTROS SISTEMAS.


    Sistema testado:
    -A7N8X-X com Uber bios 1007
    -M2500+ @ 2650(12x221), normalmente uso uns 10Mhz a mais que isso, mas como estava muito quente ontem a noite por aqui, tive que diminuir um pouco o over da cpu para que estabilizasse.
    -Memos 2x512 DDR400 Genérica timings 3-3-3-11 1T.
    -R9800P(128Mb) 434/394 com bios Gigacube Pro, no nature do 3dmark2003 roda ser artefatos a 448/396, mas no doom3 (ainda vou testar mais) um valor "confortável" foi 434/394


    -Configuração do jogo: O jogo foi rodado sem absolutamente nenhuma otimização em seu arquivo.cfg, da mesma forma que nenhuma otimização foi feita através dos menus do jogo ou através das configurações do driver da palca de vídeo, que se mantiveram sempre em HighQuality, com AA e AF como preferência do aplicativo.
    QUALQUER TESTE QUE EU RODAR COM CONFIGURAÇÕES DIFERENTES DAS ESPECIFICADAS ACIMA, EU DIREI EXATAMENTE QUAIS FORAM AS MUDANÇAS.


    1) DIRECTX 9.0B OU 9.0C ?

    - Em todos os testes que fiz não houve absolutamente nenhuma diferença, o que de certa forma já era esperado, pois o jogo é opengl e deve usar do eirectx apenas o direct input, direct sound e talvez mais alguma coisinha. FIQUEI COM O 9.0C POR SER O ÚLTIMO.

    2)AGP Aperture Size, 128,256 ou 512?

    - Não tive tempo ainda de determinar exatamente as diferenças de performance devido a esta configuração. Assim que eu tiver resultados colocarei aqui.

    3)Drivers 4.8B ou 4.9B ? (testei apenas com minha R9800P, portanto não posso garantir que para outras placas ocorra o mesmo).

    - Nos testes que fiz tanto de Timedemo como de fluidez do jogo em si, não pude constatar nenhuma diferença significativa, no momento o 4.9B está instalado em meu sistema, não fiz nenhum outro teste (3dmark, FarCry, etc) então ainda não posso afirmar se o 4.9B tem vantagens ou não em outros jogos e testes. Farei isso e colocarei aqui os resultados.

    4) High Quality ou UltraHigh Quality

    - Bem, já foi mais que provado em sites como HardOcp, Anandtech e até mesmo por usuários daqui do forum que o modo UltraHigh é perfeitamente jogável, tendo-se uma boa placa de vídeo e muita memória ram e um sistema bem configurado. Também é sabido que as diferenças gráficas entre um modo e outro são pequenas e muito provavelmente não perceptíveis ao se jogar, a minha opinião é a seguinte: Gosto de jogar um jogo single player com os melhores gráficos que eu puder, desde que fique jogável e os níveis de fps estejam acetáveis para mim, o "nível aceitável" varia de jogo para jogo, assim como o que pode ser aceitável para mim pode não ser para outra pessoa e vice-versa.
    Placas de vídeo (de R9800, FX5900 pra cima) com 256 Mb de ram em sistemas com pelo menos 1Gb de ram e bem configurados são capazes de rodar Doom3 no modo UltraHigh Quality padrão (1024x768 8xAF 0xAA) de modo plenamente satisfatório, são capazes até em alguns casos de resoluções mais altas e tb de utilizar AA.
    No meu caso como tenho apenas 128Mb de vídeo, estou tentando otimizar o sistema de forma que eu possa utilizar o modo UltraHigh Quality (padrão) de forma satisfatória, e os resultados até o momento são plenamente satisfatórios (veja a parte sobre ATIOGL abaixo).
    No modo High Quality Padrão o jogo roda liso e tranquilo, no modo UltraHigh Quality acontecem alguns "micro lags" de vez em qdo, não necessariamente quando se abre alguma porta, às vezes alguma nova porta se abre sem apresentar nenhum microlag e às vezes ele ocorre em outras situações. Estes microlags não impedem de forma nenhuma que o jogo flua bem, pois são extremamente rápidos.
    Como ainda não fiz testes detalhados com diferentes valores de AGP Aperture Size, ainda não sei dizer se realmente 512 de aperture é o melhor para quem tem placa de vídeo de 128Mb e 1Gb de ram. Isto será testado.
    GRANDE MELHORIA NOS MICROLAGS FOI CONSEGUIDA UTILIZANDO-SE OUTRO ATIOGL.

    5)TESTES COM OUTROS ATIOGLS...
    - Muitos de vcs sabem que é possível "misturar" arquivos de uma versão de driver com arquivos de outra (eu fazia isto desde os tempos que tinha uma tnt2 e usava drivers pré-detonators com algumas misturas e obtinha uma grande melhoria de desempenho).
    Testei os seguitnes ATIOGLS:
    3.4
    3.7
    3.10
    4.2
    4.4
    4.8B
    4.9B
    Os pontos importantes são:
    3.4 - PERFORMANCE MUITO BAIXA!
    3.7 - A MAIS ALTA PERFORMANCE OBTIDA!!! ATENÇÃO EXISTEM ALGUNS PROBLEMAS QUE SERÃO DISCUTIDOS ABAIXO!
    3.10 - ENTRE OS TESTADOS SÓ PERDEU PARA O 3.7
    4.2 - PERFORMANCE SATISFATÓRIA
    4.4 - BOA PERFORMANCE NO TIMEDEMO, TERRÍVEL PERFORMANCE NO JOGO EM ULTRAHIGH, ALTO INDÍCE DE "LAG DE HD"
    4.8B - PERFORMANCE SATISFATÓRIA
    4.9B - PERFORMANCE SATISFATÓRIA

    DESTAQUES!!! 3.7 E 3.10
    PROBLEMAS ENCONTRADOS NO 3.7:
    logo na primeira animação no início do jogo, pode se perceber que o céu (visto através da janela) está como se fosse renderizado em 16Bits, também pode-se perceber uma renderização um pouco "estranha" nos propulsores da nave aterrizando.

    A performance do 3.10 é praticamente idêntica a do 3.7 mas os problemas encontrados no 3.7 até agora não foram encontrados por mim no 3.10, estou usando 3.10 no momento.

    -ALTA PERFORMANCE COM ALGUMAS RENDERIZAÇÕES EM "16BITS" - 3.7

    -ALTA PERFORMANCE COM NENHUM PROBLEMA PERCEPTÍVEL ATÉ MOMENTO (CASO EU ENCONTRE ALGUM PROBLEMA DIREI AQUI, SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM PROBLEMA TB DIGA POR FAVOR) - 3.10

    Quem quer tentar o máximo de performance teste o 3.7 e o 3.10!

    O ganho de performance em geral é maior, quanto maior for o modo de qualidade utilizado, no meu caso o maior ganho foi no ultrahighquality, em que no momento os microlags estão praticamente inexistentes!

    Em breve colocarei números dos resultados...

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  3. #2
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    Assim que for possível confeccionarei, testarei e disponibilizarei cfgs otimizados para single e multiplayer, seguindo a tradição de meus cfgs otmizados para Q3 (Tech.cfg, MaxTech.cfg e UltraTech.cfg).

  4. #3
    Suspenso
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    boa hellhaiser

    Otimo post

  5. #4
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    Sistema testado:
    -A7N8X-X com Uber bios 1007

    onde vc conseguiu essa bios? o q ela tem de melhor?


    Onde posso pegar o 3.10(isso eh catalyst ou omega?)


    Vlw! Otimo post mesmo!

  6. #5
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    Muito obrigado pela resposta positiva de vocês quanto ao meu tópico.

    Respondendo a questão da Uber Bios, vc pode encontrá-la aqui:

    http://homepage.ntlworld.com/michael.mcclay/

    ela fornece mais opções de configuração, configurações estas que se bem utilizadas permitem em geral um melhor overclock.

    ATENÇÃO, EXISTEM UBER BIOS PRÓPRIAS PARA CADA MODELO DE A7N8X, SE TIVER DÚVIDA OU NÃO SOUBER O QUE ESTÁ FAZENDO NÃO FAÇA, POIS PODERÁ INUTILIZAR A PLACA GRAVANDO UMA BIOS ERRADA.

    USE POR SUA CONTA E RISCO!

    Sobre o 3.10, vc pode baixar o driver da própria página da ATI, nela existe o seguinte link para versões anteriores dos drivers:
    http://www.ati.com/support/products/...usdrivers.html

    ATENÇÃO, QUANDO EU DIGO UTILIZAR DETERMINADO ATIOGL, NÃO ESTOU QUERENDO DIZER PARA INSTALAR DETERMINADO DRIVER, É PARA USAR APENAS O ARQUIVO ATIOGL DO DRIVER EM QUESTÃO.

    No momento estou do seguinte modo:

    DirectX 9.0C
    Driver ATI 4.9B
    Atiogl 3.10

    O arquivo atiogl deve ser colocado no mesmo diretório do executável do Doom3. Deste modo o atiogl 3.10 estará sendo usado apenas no doom3 e no restante é usando o atiogl da versão do driver que estiver instalada no sistema.

  7. #6
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    Como eu disse no primeiro post, tenho muito pouco tempo para fazer todos os testes, tenho apenas algumas horas no período da noite todos os dias.

    Deste modo resultados e novidades podem demorar para serem postados por mim aqui.

  8. #7
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    Vamos ver se eu entendi, vc escreveu tudo isso para depois postar aqui que é melhor jogar em 800x600 4aa do que em 1600x1200.
    Ter radeon 9800pro e jogar em 800x600 (4 aa antes que vc chore) é o fim da picada.

    Com o Catalixo 3.4 o jogo fica travado a 10.1 fps. Ninguem sabe esplicar o pq.
    Segundo que o jogo usa precisão de 16 bits SEMPRE. Opengl não trabalha com 24 bits de precisão, pode editar o seu post.

  9. #8
    Banido
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    E por ultimo, anti-aliases quase não é perceptivel pq o jogo é muito escuro e a engine tb faz ajuda.

  10. #9
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    Vc não entendeu nada Falcon_br...

    Não vou perder tempo explicando pra vc que se quer sabia que no timedemo não havia limite de 60fps, vc perguntou se era cheat resultados de mais de 60fps no timedemo...

    Some-se a isso o fato de vc ter me questionado quando me referi ao Q3 e que a física ideal do jogo é obtida a 125fps e vc teimou em dizer que o correto era usar pmove no Q3... hehhe demonstrando total falta de conhecimento dos bugs causados pelo pmove e o fato de que em geral os server nem permitem seu uso...

    Quanto aos 16 bits... hehehhe vc não entendeu nada... falei do efeito causado no céu na respectiva cena que é idêntico ao que acontece em outros jogos quando se usa 16bits de cor, nada tem a ver com precisão utilizada no opengl...


    ahahauhauhuahua cada vez vc se afunda mais nas suas asneiras....

  11. #10
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    não citei nada sobre o fato de AA ser perceptível ou não...

    desiste cara vc tem que comer muito feijão ainda... eheheuhuehuhe

  12. #11
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    Mas é perceptivel sim pra quem é um bom observador

  13. #12
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    Originalmente enviada por Rubra
    Mas é perceptivel sim pra quem é um bom observador
    Com certeza!

  14. #13
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    Vamos ver se eu entendi, vc escreveu tudo isso para depois postar aqui que é melhor jogar em 800x600 4aa do que em 1600x1200.

    Ow amigão... vc deve querer jogar q3 tb em 1600 com tudo no high fps travado em 60 e pmove ligado

    que lindo...

    cs player detected.

    hellraiser é bot natural... acho que ele joga q3 em 640x480. Aliás coisa que tb faço mesmo meu monitor aguentando jogar em 1600 com 100hz.

  15. #14
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Vc não entendeu nada Falcon_br...

    Não vou perder tempo explicando pra vc que se quer sabia que no timedemo não havia limite de 60fps, vc perguntou se era cheat resultados de mais de 60fps no timedemo...

    Some-se a isso o fato de vc ter me questionado quando me referi ao Q3 e que a física ideal do jogo é obtida a 125fps e vc teimou em dizer que o correto era usar pmove no Q3... hehhe demonstrando total falta de conhecimento dos bugs causados pelo pmove e o fato de que em geral os server nem permitem seu uso...

    Quanto aos 16 bits... hehehhe vc não entendeu nada... falei do efeito causado no céu na respectiva cena que é idêntico ao que acontece em outros jogos quando se usa 16bits de cor, nada tem a ver com precisão utilizada no opengl...


    ahahauhauhuahua cada vez vc se afunda mais nas suas asneiras....
    Não falei que era cheater, apenas perguntei como que a galera pegava mais de 60 fps no jogo. A palavra cheater eu coloquei zuando com os caras.
    Não falei que o correto é usar o pmove, eu falei que o resultado é o MESMO de deixar o jogo a 125 fps ou colocar o p.move em 125, ou vc não entendeu isso? Os servers não permitem isso? Agente esta discutindo sobre movimentação ou sobre o que é ou não permitido?

    Originalmente enviada por -HellraiseR-

    DESTAQUES!!! 3.7 E 3.10
    PROBLEMAS ENCONTRADOS NO 3.7:
    logo na primeira animação no início do jogo, pode se perceber que o céu (visto através da janela) está como se fosse renderizado em 16Bits, também pode-se perceber uma renderização um pouco "estranha" nos propulsores da nave aterrizando.
    Mas o ceu É renderisado em 16 bits. Aprende um pouco de opengl antes de postar. Me esplica como alguem que joga MUITO quake consegue não saber de nada de opengl?

    E por ultimo, falei que AA é QUASE não perceptivel, mas claro que tem diferença. So acho que AA deve ser a ultima coisa na lista de preferencias nos gráficos.

  16. #15
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    Originalmente enviada por cLIX
    Ow amigão... vc deve querer jogar q3 tb em 1600 com tudo no high fps travado em 60 e pmove ligado

    que lindo...

    cs player detected.

    hellraiser é bot natural... acho que ele joga q3 em 640x480. Aliás coisa que tb faço mesmo meu monitor aguentando jogar em 1600 com 100hz.
    Valeu pela força ae cLIX, Falcon_br é a piada deste forum eheheh

    Desde que saiu painkiller parei total com Q3 cara, nem sei mais me mexer no jogo... :-(

    Nem tive tempo de testar o multi do Doom3 aqui... espero que seja legal!

  17. #16
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    Falcon_br, vou evitar que vc passe por mais ridículo do que já está passando simplesmente ignorando seus posts neste tópico!

    :-)

  18. #17
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    Originalmente enviada por cLIX
    Ow amigão... vc deve querer jogar q3 tb em 1600 com tudo no high fps travado em 60 e pmove ligado

    que lindo...

    cs player detected.

    hellraiser é bot natural... acho que ele joga q3 em 640x480. Aliás coisa que tb faço mesmo meu monitor aguentando jogar em 1600 com 100hz.
    Não vejo problema algum de jogar assim. Doom 3 é travado a 60 fps e não vi ninguem reclamando aqui.

    CS é travado a 99 fps .

    A discursão aqui é quem joga bem quake 3 ou testes de otimização em doom 3?

  19. #18
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Valeu pela força ae cLIX, Falcon_br é a piada deste forum eheheh

    Desde que saiu painkiller parei total com Q3 cara, nem sei mais me mexer no jogo... :-(

    Nem tive tempo de testar o multi do Doom3 aqui... espero que seja legal!
    É assim mesmo, mesma coisa de bater em viado, logo aparece um monte de namorado dele defendendo a flor.

  20. #19
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    AA faz uma boa diferença no D3 sim.
    Aqui 1280x1024 2x AA fica muito mais bonito que 1600x1200 sem AA.

    Fotos eu tiro qnd minha fonte nova chegar, essa aqui não roda mais nada

  21. #20
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    Originalmente enviada por Dragon
    AA faz uma boa diferença no D3 sim.
    Aqui 1280x1024 2x AA fica muito mais bonito que 1600x1200 sem AA.

    Fotos eu tiro qnd minha fonte nova chegar, essa aqui não roda mais nada
    Tem fotos do pacote sem AA e com 2 de AA e realmente muda, principalmente a arma na sua mão.
    Os monstros são os menos afetados, ja que na maioria das vezes eles estão em partes escuras.
    Acredito que 2 de AA ja seja o suficiente se vc tiver placa de video sobrando. Alguem ai tem fotos com 4 ou mais de AA para vermos se tem diferença?

    PS: Posta apenas o link para não pesar o tópico.

  22. #21
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    Originalmente enviada por Dragon
    AA faz uma boa diferença no D3 sim.
    Aqui 1280x1024 2x AA fica muito mais bonito que 1600x1200 sem AA.

    Fotos eu tiro qnd minha fonte nova chegar, essa aqui não roda mais nada

    ihh cara fala isso pro falcon_br não... ele não acredita...

    ele não acredita que em algumas situações por exemplo 800x600 + 4xAA pode ter uma qualidade equivalente a 1280x960 sem AA...

    Nem tenta discutir isso com ele, pq na Falcon dimension essas coisas não entram na cabeça...

  23. #22
    Membro Avatar de Rubra
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    ihh cara fala isso pro falcon_br não... ele não acredita...

    ele não acredita que em algumas situações por exemplo 800x600 + 4xAA pode ter uma qualidade equivalente a 1280x960 sem AA...

    Nem tenta discutir isso com ele, pq na Falcon dimension essas coisas não entram na cabeça...

    uhauiehuahouHEOUHEOUheUIHouEoheuheiuhiu


    Mas fala sério, a imagem é melhor mesmo em 800x600 com tudo max do que em 1600 sem aa

    mas cada um com seu gosto

  24. #23
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    Ah, lembrei que ja tinha tirando algumas antes da fonte ir pro pau




    Sim, ainda tem artefatos visíveis, mas foi o melhor balançeamento Qualidade/Fps pra minha máquina.
    4x AA ainda a 1280x1024 é bem jogavel aqui tb, a imagem é perfeita, mas qnd tem mto monstro/ação cai pra 25fps.

  25. #24
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    Blz cara, realmente excelente sua performance, quem me dera...

    Bom, mas não tenho muito do que reclamar, minha R9800P guerreira até que tá se saindo melhor do que eu esperava.

  26. #25
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    Originalmente enviada por Rubra
    uhauiehuahouHEOUHEOUheUIHouEoheuheiuhiu


    Mas fala sério, a imagem é melhor mesmo em 800x600 com tudo max do que em 1600 sem aa

    mas cada um com seu gosto
    Eu comentei que em alguns casos 800x600 + 4xAA pode ser equivalente a 1280x960, mas isso depende do jogo, do sistema, etc... o importante é testar e não tomar alguma coisa como verdade absoluta sem ter conhecimento de causa, sem testes...

    800x600 + 4xAA duvido muito que em alguma situação possa ficar equivalente a 1600x1200 sem AA, 1600x1200 deverá ficar mais bonito sim.

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