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  1. #1
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    Doom3 Engine "Tunada" :D

    OKz, atingi o maximo de qualidade possivel da engine e de quebra tbm achei algumas "alternativas" pra melhorar a qualidade perdendo pouca performance.

    Como se sabe, o modo ultra nao comprime nada, entao eh so saber tirar o maximo das texturas uncompressed , mas o grande problema eh q pra "digerir" todas essas texturas em alta fidelide eh nescessario uma dose cavalar de Anti-Aliasing (logicamente q se tratando de texturas o Af tem q estar sempre no maximo).

    Comandos imprtantes no console:

    Vid_restart: (restarta configs de video sem precisar sair do jogo)

    Image_lodbias: -2 pra qualidade total 0 default e ate +1 pra performance, abaixo disso fica lixo, mas eh uma alternativa pra se rodar um ultra ou hugh quality e "fugir" do medium quality q eh uma porcaria.)

    Image_anisotropic: 0 pra performance e ate 16 pra qualidade.

    r_multisample (o popular AA) ate 16x (inviavel) testado, nem sei se vai mais mas 8AA ja "resolve" as issues decorrentes do lod -2 da "extreme quality" .

    Conclusao:

    A engine nao mostrou absolutamente NADA do potencial, sendo q talvez nem uma 6800ultra consiga rodar com velocidade o q ja esta disponivel hj no Doom3. Quake4 certamente sera outra porrada forte em termos de graficos.

    Setups de qualidade pra Vga's (sugestao, modo Ultra quality, se vc tem uma makina rapida com memo rapida mas uma Vga nao taaao boa, vale a pena testar e fussar nesseas configs):

    Pra cards 5900>: 1024/800 no max, Image_lodbias entre 0.5 e 1, filtros a gosto.

    Pra 5900/5800/9800xt: 1024 @ lod -1.5 + 4r_multisample (o popular 4AA, mas do console - Setar no painel pro ap escolher o AA) + Image_anisotropic:4 ou abaixo. Quincuxx tbm eh uma boa ou mais Res e menos Lod/AA tbm fica bom. Pra resolucoes mais altas so com lod de 0 a -1 pq ela nao atura filtrar direito as texturas acima de 1024, mas da pra jogar com 4AA e quincuxx @ 1600x1200 numa boa.

    Pra 6800/X800 Eu espero poder usar no minimo 1200x1000 com lod 2 e r_multisample8 + AF 8.

    A questao toda eh ekilibrar o LodxAAxAFxperformance de acordo com a sua makina e Vga, qqr duvida perguntem ae, mas essa engine bomba na qualidade grafica.

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  3. #2
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    os exteriores da engine sao animais, perfeitamente viavel, hj num map no elevador panoramico eu tava olhando pra fora através do vidro e tava 60 fps travado vendo uma area enorme da comm tower, com o devido trabalho isso aqui botaria as florestas e praias do farcry no lixo...
    eu to jogando em 800x600 high, 1024 high fica jogavel mas tem umas quedas fortes, prefiro 800x600 high assim o fps nunca cai abaixo de 35-40 e eu aproveito melhor as animacoes
    explica o lodbias direito ai diesel, eu nao entendi, se rolasse 1024 high aqui ia ser legal...

  4. #3
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    Seguem Ss':


    1600x1200 quincux + 4af (hehe essa eu nao lembro direito) da pra jogar relativamente tranki otimizando pelo driver.



    Fullquality 1024, 8Af 8AA + lod -2 Fica filme, mas estupra a pobre Fx

  5. #4
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    Aki ja com r_multisample4 q eh insuficiente pra diminuir os efeitos de "banding" causados pelo lod -2, mas com fps jogavel.

    Pra finalizar, eh uma engine extremamente jogavel, com MUITO potencial, mas pouco hardware capaz de tirar proveito da tec disponivel, vide mortes toscas, load enorme de texturas, etc. No 3d o grande artista nao eh o q consegue fazer um puta model, pq isso qqr um faz, o q eh valorizado eh o artista explorar ao maximo a quantidade de poligonos disponivel, q no caso do Doom3 nao eh muita, mas a qualidade eh impressionante msm assim.

    []'s

  6. #5
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    Posta screen mostrando a diferença do lod -2 pro default do High quality ae :P
    To sem poder jogar aqui

  7. #6
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    Originalmente enviada por enførcer

    explica o lodbias direito ai diesel, eu nao entendi, se rolasse 1024 high aqui ia ser legal...
    O lod eh basicamente o seguinte:

    Quando vc ta num mapa a textura mais perto eh mais definida e a medida q distancia ela perde definicao, isso cria "degraus" na imagem na transicao da textura definida pra textura mais longe e mais borrada e o trilinear filtering serve pra fazer um "blend" dessas texturas, e o Aniso pra fazer as texturas distantes mais definidas formando uma imagem mais bonita.

    Com o Lod aumentado vc forca a vga a renderizar essas distantes com a msm qualidade das proximas, dando MUITO mais qualidade as texturas distantes com relativamente pouca perda de performance, dependendo do lod usado e ate eliminando a necessidade do aniso e reduzindo o impacto do trilinear na performance.

    O problema eh q como as texturas distantes sao renderizadas com qualidade superior elas ficam detalhadas demais causando banding na imagem, o q so pode ser resolvido com altas doses de AA.

    Se vc equaliza Lod x Aniso X AA e pegar a melhor formula possivel pra sua makina.

    --

    Dragon, meu picture host me vetou depois posto um comparativo ae, hj msm.

    Ps. caido terem jogado isso pra secao do game pq o tema eh a engine/lod/performance e nao gameplay e etc:/





    []'s

  8. #7
    Suspenso
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    Eu testei e nao notei mta diferença o game com 8x pelo menos na resolucao que jogo

    em 1024 talvez fique bem melhor

  9. #8
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    E e ae Diesel!!

    tipo cara tenho um Xp2400+ 512ddr333 e uma fx5600...qual seria a formula ideal pra rodar perfeito???(ou pelo menos quase perfeito)

    vlw!

  10. #9
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    Ultra + Lod -2 x Highquality Lod Default, mostra como as luzes sao renderizadas com mais definicao, repare na porta :






    Depois q vc acostuma com essa iluminacao nao tem mais jeito, nunca mais volta pro high quality, ate pq a perda de fps eh minima.

    As Ss's tao com Aa8x + Af8x

    Ps/Sky vc tem q testar essas variaveis e ver o q fica melhor, tem gente q prefere + res e mais aniso outros menos res e mais AA..testa ae e ve o q fica melhor/mais rapido no seu pc.

    []'s

  11. #10
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    Diesel, vc trabalha/estuda ou fica por conta do PC? Vc descobre cada coisa cara.... Tenho q concordar, essa foi mto util.

  12. #11
    alu
    alu está offline
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    lod no quake3 era pra dexar os objetos mais redondos ou mais quadrados aumentando o numero de poligonos c naum me engano.
    no doom3 naum sei pra q serve naum
    =[

  13. #12
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    Tipo aqui na 4200 (128) eu jogo 1024 no medium com todos os efeitos ligados e COM Vsynch para nao ter a sensação de grande perda de fps.

    Outra coisa, com 512 aqui so tem UMA travadinha assim q o mapa e carregado depois roda fluentemente.To usando o CachemanXP sem nenhum programa rodando em segundo plano. O problema q depois q vc sai do jogo ai sim fica o Windows fica lerdo haehaehahe

    Vo testar essas paradas q vc disse.

  14. #13
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por Osborn
    Tipo aqui na 4200 (128) eu jogo 1024 no medium com todos os efeitos ligados e COM Vsynch para nao ter a sensação de grande perda de fps.

    Outra coisa, com 512 aqui so tem UMA travadinha assim q o mapa e carregado depois roda fluentemente.To usando o CachemanXP sem nenhum programa rodando em segundo plano. O problema q depois q vc sai do jogo ai sim fica o Windows fica lerdo haehaehahe

    Vo testar essas paradas q vc disse.

    Pra q serve esse CachemanXP?

  15. #14
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    Pra q serve esse CachemanXP?
    Ele otimiza o cache do windows e faz uns tweaks o bom é que ele auto-otimiza se baseando na conf da maquina. Antes deu rodar o Doom3 no CachemanXP eu uso a função "Recuperar RAm" ai ele libera o maximo de memoria fisica possivel, aqui fica uns 350 MB livre mas isso varia.

  16. #15
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por Osborn
    Ele otimiza o cache do windows e faz uns tweaks o bom é que ele auto-otimiza se baseando na conf da maquina. Antes deu rodar o Doom3 no CachemanXP eu uso a função "Recuperar RAm" ai ele libera o maximo de memoria fisica possivel, aqui fica uns 350 MB livre mas isso varia.
    Eh freeware? Onde pega isso?!

  17. #16
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    Parte dele e freeware mas e facil "compra"

  18. #17
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    Primeira leva de SS´s

    Config:
    -Stock-
    P4 2.4B 533 FSB
    512 DDR 266 (1.5-2-2-2) ou é melhor @ pra 333?
    XFX Geforce4 Ti 4200 128 250/444

    Minha Autoexec.cfg:
    seta image_downSizeLimit "512"
    seta image_ignoreHighQuality "1"
    seta image_downSizeBumpLimit "512"
    seta image_downSizeSpecul*****it "64"
    seta image_downSizeBump "1"
    seta image_downSizeSpecular "1"
    seta image_downSize "1"
    seta image_forceDownSize "1"
    seta image_lodbias "-2"
    seta r_useOptimizedShadows "1"
    seta r_useTurboShadow "1"
    seta g_decals "1"
    seta g_showBrass "1"
    seta g_muzzleFlash "1"
    seta g_showPlayerShadow "1"
    seta image_anisotropy "0"
    seta image_filter "GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR"

    1024 - High - LODBIAS -2 Sem AA e Aniso

  19. #18
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    1024 - High - Lodbias -2 8xAA e 8xAF

  20. #19
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    essa ultima screen nao é 8xAA nem fodendo, olha os jaggies no corrimão na esquerda, na grade do teto e na porta da direita

  21. #20
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    Nao entendi tb, pq no driver da placa o maximo é 4x e no Doom3 vai ate 16x.

    Confudi tudo, tava usando atoexec.cfg de medium em High no game, esse e a Autoexec.cfg pra HIGH em placas 128+ :

    seta image_downSizeLimit "1024"
    seta image_ignoreHighQuality "1"
    seta image_downSizeBumpLimit "1024"
    seta image_downSizeSpecul*****it "64"
    seta image_downSizeBump "1"
    seta image_downSizeSpecular "1"
    seta image_downSize "1"
    seta image_forceDownSize "0"
    seta image_lodbias "0"
    seta r_Shadows "1"
    seta r_useOptimizedShadows "0"
    seta r_useTurboShadow "0"
    seta g_bloodEffects "1"
    seta g_decals "0"
    seta g_showBrass "1"
    seta g_muzzleFlash "1"
    seta g_showPlayerShadow "1"
    seta image_anisotropy "4"
    seta image_filter "GL_LINEAR_MIPMAP_NEAREST

  22. #21
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    esse autoexec vale a pena? cai muito a qualidade?

  23. #22
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    Lindos gráficos nessas ss pqp
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  24. #23
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    tenta mudar isso aqui:

    seta image_filter "GL_LINEAR_MIPMAP_NEAREST"
    pra
    seta image_filter "GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR"

  25. #24
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    Cara to tentando encontrar um mix de Medium X High, na autoexec.
    Essa que eu postei é pesada pra minha placa , filtros na Ti nem pensar come muito desempenho.

    Um detalhe: o LodBias tanto +2 quanto -2 aqui nao baixo meu desempenho e nem aumento, MAS quanto utiliza aniso com LodBias ai sim cai, pq o Aniso "limpa" as areas que o LodBias se estende.

    To pensando em usar Medium com um bom LodBias em 1024, ou eu baixo a resolução pra 640 ou 800 + AA + AF + High + LodBias

    Por enquanto ta assim:
    seta image_downSizeLimit "1024"
    seta image_ignoreHighQuality "0"
    seta image_downSizeBumpLimit "1024"
    seta image_downSizeSpecul*****it "64"
    seta image_downSizeBump "1"
    seta image_downSizeSpecular "1"
    seta image_downSize "1"
    seta image_forceDownSize "1"
    seta image_lodbias "-1.5" -> -1 e -0.5 bons valores
    seta r_preload "1"
    seta r_skipBump "0"
    seta r_shadows "1"
    seta r_useOptimizedShadows "1"
    seta r_useTurboShadow "1"
    seta g_bloodEffects "1"
    seta g_decals "1"
    seta g_showBrass "1"
    seta g_muzzleFlash "1"
    seta g_showPlayerShadow "0" -> Desligado pra liberar fps
    seta image_anisotropy "0" -> Filtro em Ti nem
    seta image_filter "GL_LINEAR_MIPMAP_LINEAR" -> Talvez Nearest com 2x aniso fique bom

    Aqui tem os comandos e as autoexec criadas por terceiros, claro modifique-as na melhor maneira possivel.

    http://ucguides.savagehelp.com/Doom3/FPSConfigs.htm
    http://ucguides.savagehelp.com/Doom3/FPSVisuals.htm

  26. #25
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    blz vlw diesel!

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