+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro Avatar de Draven, Eric D.
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    2.848
    Verdinhas
    1068

    Santo OpenGL...

    Não sei se já começaram algum tópico sobre isso, mas eu gostaria de falar sobre isso...

    Eu MUITO impressionado mesmo com a riqueza de detalhes do game rodando mesmo num equipamento com placa de vídeo de baixa performance (FX5200 ou mesmo uma MX440). Mesmo em LOW o game é lindo... a performance é superior àquilo que se espera ver mesmo para os mais pessismistas!

    Pra mim, o game deu forças a continuidade da supremacia do OpenGL perante o Direct3D da M$$$.... Foi no D3 que se viu até onde pode chegar o poder de um código LIMPO, bem otimizado, desenvolvido sobre uma tecnologia ABERTA e super maleável.

    Doom3 impressiona nos mínimos detalhes... seja nos efeitos de "calor" (que distorcem os poligonos em segundo plano), nos vidros que suavemente refratam e distorcem sem comprometer a qualidade do que está no outro lado e muito mais....

    Tudo bem, muitos podem dizer que por exemplo, FarCry, te tudo isso, mas dificilmente você vê isso numa placa LOW com a mesma qualidade e a performance soberba da engine desenvolvida pela ID.

    Não sou doente por Carmack, mas depois desse release dessa engine, é OGL no céu e Carmack na terra...

    Só isso... []´s

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de respider
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    2003, bitches
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    11.833
    Verdinhas
    1251

    realmente, to com fx5200 aqui e to com 800x600 com tudo ligado (menos aa)
    muito bonito o jogo, ta de parabens
    pena que nao sou fã desse tipo, eu nao me sinto tão avontade jogando jogos de suspense

  4. #3
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    15.625
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por ResPiDeR
    realmente, to com fx5200 aqui e to com 800x600 com tudo ligado (menos aa)
    muito bonito o jogo, ta de parabens
    pena que nao sou fã desse tipo, eu nao me sinto tão avontade jogando jogos de suspense
    Pode falar, acabaram as suas cuecas limpas, hehehe.

    Mas o jogo realmente impressiona. Todos falam que far cry fica lindo mesmo no low, acho que é pq não viram o doom 3 no low! Tem muito mais, pesando muito menos.

    Opengl SEMPRE foi melhor que directx.

    Jogo feito completamente com softwares e linguagens opengl, rlz!
    Opengl.
    Ogg Vorgis.
    E mais uma porrada de coisa que não estou lembrando agora. A única coisa que eele usa que ja vem pronta é o EAX (por pura e expontanea pressão da creative, mas tem outras opções de som) e o windows installer. Sinceramente, não sei como que a porra de id se rebaixou a ponto de usar o windows instaler, sendo que vc tem apenas que copiar a porra dos .pak do cd!

  5. #4
    Membro Avatar de Ricbacksunday
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    6.389
    Verdinhas
    4

    E por falar em Far Cry...
    Vcs acharam o doom 3 mais pesado que o far cry?
    Obs: tenhu processador athlon 1.3, 640 de memoria DDR, e geforce 5200
    roda trankilo e tal?

  6. #5
    Membro Avatar de DeatH
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    GETTUDA CHOPPAH
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    5.973
    Verdinhas
    761

    sim doom3 eh mais leve q o farcry
    paradoxal nao?
    axo q o q fez a diferenca eh o talento da id software em fazer uma engine decente numa plataforma aberta

  7. #6
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    3.014
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por DeatH

    axo q o q fez a diferenca eh o talento da id software em fazer uma engine decente numa plataforma aberta
    sem sombras de duvida foi o que fez a diferença

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    0

    Eu sempre achei DX um lixo.

    Mas acho q além do opengl o q fez causar uma melhor impressão, foi o carmack. O cara é um fdp em programação... O cara tem a moral p/ coisa.

    Tipo, HALF-LIFE é engine de QUAKE1 e é pesado pra caralho. Pq?? Pq a fucking valve modificou a engine c/ a licensa da id-software, óbvio. Vc roda o quake1 (GLQuake) e o bixo simplesmente VOA c/ um p3-800. Já o mesmo não acontece c/ o fucking Half-Life.

    Mas pq c0ld, seu fdp??

    Pq a fucking Valve burra pra kct são um bando de newbie fdp q não tem nem o maternal concluído no mundo da programação e cagaram no pau c/ a engine do Half-life.

    Conclusão: O q realmente importa, é o programador se é um fdp ou não.

  9. #8
    Membro Avatar de BIGX333
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    6.339
    Verdinhas
    3

    So queria sabe de onde o cara tiro q ogg vorbis tem ligação com opengl...

  10. #9
    UmK
    UmK está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2000
    Mensagens
    12.180
    Verdinhas
    7

    Originalmente enviada por BIGX333
    So queria sabe de onde o cara tiro q ogg vorbis tem ligação com opengl...
    creio q mencionou ele pelo fato de ser open source

  11. #10
    Membro Avatar de Arraso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 1999
    Mensagens
    9.117
    Verdinhas
    8

    Originalmente enviada por c0ld

    Tipo, HALF-LIFE é engine de QUAKE1 e é pesado pra caralho. Pq?? Pq a fucking valve modificou a engine c/ a licensa da id-software, óbvio. Vc roda o quake1 (GLQuake) e o bixo simplesmente VOA c/ um p3-800. Já o mesmo não acontece c/ o fucking Half-Life.
    HL usou engine modificado do Quake 2.

  12. #11
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    1.238
    Verdinhas
    1

    Draven, to jogando aqui na minha humilde GeForce 2 MX200 a 640x480, tudo no Low, somente bump ligado e, apesar da péssima performance, os gráficos não são nada feios e, dependendo do lugar, até é jogável.

    Claro, 10fps tiram muito da imersão do jogo, mas mesmo assim dá pra ir levando (devagarito, pois não quero terminar o jogo nessa plaquinha eheh), enquanto eu não faço um upgradezinho :]

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    5.652
    Verdinhas
    1902

    O Far Cry não tem mapas maiores? Existe outro paradoxo.. o fato do Far Cry requerir 256MB de Ram e o Doom 3 384MB. Bem, no Doom 3 a engine se mostrou muito eficaz, resta saber nos outros jogos(que provavelmente terão mapas mais abertos) o que vai acontecer.

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    292
    Verdinhas
    1

    Eu tenho uma duvida sobre essa engine...

    Doom 3 roda em mapas fechados e escuros, consequentemente isso oculta de consumo de fps q as luzes e sombras fazem no jogo.

    Se fizessem um mapa aberto, estilo farcry, e q teoricamente o sol seria a unica fonte de luz... assim emitiria sombras nos objetos, barracos, modelos e tudo mais.

    Se for teoricamente assim, sem usar uma luz ambiente q nao emite sombras(estilo farcry) e texturas ja renderizadas, a qntos fps uma GF 6800 ultra rodaria num mapa desses?

    eu diria q 30 fps.

    tem um comando no doom 3 q vc adiciona varios pontos de luz pela fase, fiz um teste iluminando a fase com esses pontos de luz, o resultado?? minha media de fps q era de 40 50 passou pra 10 20.

    Ou seja, a ambientaçao escura e fechada do doom 3 nao e por mera criatividade dos caras da ID, e sim por necessidade, já q placas abaixo de gf 6800 da vida nao rodaria fora desses requisitos.

    Bom essa e minha humilde conclusao

  15. #14
    Membro Avatar de Arraso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 1999
    Mensagens
    9.117
    Verdinhas
    8

    Não é necessidade. Pelo menos não quanto à performance (mas sim para dar clima tenso ao jogo).

    Lembre-se que no FarCry há várias partes do cenário INTERNO que são mais pesadas do que o cenário EXTERNO.

    Luz e sombra consome recurso sim, mesmo que você não veja o que há por trás da escuridão.

  16. #15
    Membro Avatar de Fabdall
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    2.025
    Verdinhas
    101

    Originalmente enviada por Arraso
    Não é necessidade. Pelo menos não quanto à performance (mas sim para dar clima tenso ao jogo).

    Lembre-se que no FarCry há várias partes do cenário INTERNO que são mais pesadas do que o cenário EXTERNO.

    Luz e sombra consome recurso sim, mesmo que você não veja o que há por trás da escuridão.

    Isso é verdade, aqui em lugar aberto fica bom de jogar e quando entra numa casa com grafico tosco da para notar a queda nos fps!!

  17. #16
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    2.335
    Verdinhas
    0

    aki ta no low com tudo off e ainda ta pesado =\

  18. #17
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    9.791
    Verdinhas
    3

    Farcry eh muito mais pesado interno pq eh onde usam Ps2.0, e o Hl1 foi feito na release 30 da engine do quake1

    ps. o detalhe q ninguem mencionou eh q o cara fez em 3 cd's mais do q farcry em 5, e exatamente o msm tamanho do leak bizonho do Hl2.

    ps. A programacao do Farcry pro Doom3 e tipo a do Batlefield pro enemy territory ou Cod.

    []'s

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    279
    Verdinhas
    0

    Opengl é foda msm!graficos mais limpos e tudo, ja dx e bem mais borrado...
    agora nao se é impressao minha ou depende do jogo, mais pelo menos todos os jogos que tentei usar opengl ao inves de DX ficaram + pesados, ou seja eu axo q opengl so perde pro dx em quesito perfomance!nao sei posso estar errrado pelo menos eu vejo assim!

  20. #19
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.330
    Verdinhas
    11

    As duas engines são Ótimas, já vi coisas MUITO bem feitas em d3d e coisas MUITO bem feitas em opengl, a diferença TODA está entre o teclado e o monitor ;-)

  21. #20
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    279
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por JC Denton
    As duas engines são Ótimas, já vi coisas MUITO bem feitas em d3d e coisas MUITO bem feitas em opengl, a diferença TODA está entre o teclado e o monitor ;-)
    entao vc ta falando do cabo do teclado q sai do teclado ate a CPU??ou do microfone??
    AHuahaUaHAUhAA

  22. #21
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por JC Denton
    As duas engines são Ótimas, já vi coisas MUITO bem feitas em d3d e coisas MUITO bem feitas em opengl, a diferença TODA está entre o teclado e o monitor ;-)
    Só uma coisa... DX e opengl não são engines, são APIs

    Vc pode fazer engines usando DX ou opengl, mas eles não são engines.

    Bom, talvez vc estivesse falando das duas engines (a do FarCry e a do Doom3) e não estivesse querendo dizer que DX e opengl são engines... posso ter entendido mal.

  23. #22
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    1.182
    Verdinhas
    0

    Esse jogo come é RAM

  24. #23
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    431
    Verdinhas
    0

    far cry eh MTO mais pesado

  25. #24
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    HL1 é uma mistura de Q2 com Q1...

  26. #25
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.580
    Verdinhas
    3

    farcry eu joguei a 1024 com AA4x com praticamente tudo no high
    doom3 eu jogo a 800x600 no high ou 1024 no high com alguns tweaks, sem nenhum AA
    a engine é animal e entrega MUITO mais visuais por um preço aceitável de performance, mas tem que estar viajando pra dizer que ela é "mais leve"

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões