+ Responder Tópico
Página 1 de 5 1 2 3 ... Última
  1. #1
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    DOOM3 Mini-Tweak - para quem não tem VGA TOP

    Olá pessoal, este é um pequeno guia para quem não manja nada... como eu, tentar dar uma melhorada no desempenho do DOOM3.
    Como o jogo tava rodando mal pacas aqui devido ao seu peso e a ATI... resolvi tentar algo, como deu certo estou dividindo com vocês.

    Fiz este guia com as placas ATI em mente... principalmente 9600 para baixo, já que este é meu sistema. Nada impede que se tente isso em placas da Nvidia, são truques que vi em páginas gringas, testei e aprovei.

    De qualquer maneira em placas mais “fortes”, não é válido o tweak.

    Últimos drivers da sua placa de vídeo, e DX9C.

    www.ati.com
    www.nvidia.com

    No meu caso, uso o Catalyst 4.7.

    Esse DX mostrou ser bem eficiente aqui em casa... pelo menos no Doom3, então não deixem de instalar.


    Segundo... faça o seguinte, escolha o file que se adequar a sua VGA.

    64 Megabyte Video Cards
    seta image_downSizeLimit "256"
    seta image_ignoreHighQuality "1"
    seta image_downSizeBumpLimit "256"
    seta image_downSizeSpecul*****it "64"
    seta image_downSizeBump "1"
    seta image_downSizeSpecular "1"
    seta image_downSize "1"
    seta image_forceDownSize "1"
    seta r_useOptimizedShadows "1"
    seta r_useTurboShadow "1"
    seta g_decals "0"
    seta g_showBrass "0"
    seta g_muzzleFlash "0"
    seta g_showPlayerShadow "0"
    seta image_anisotropy "0"
    seta image_filter "GL_LINEAR_MIPMAP_NEAREST"

    OU

    128 Megabyte Video Cards
    seta image_downSizeLimit "512"
    seta image_ignoreHighQuality "1"
    seta image_downSizeBumpLimit "512"
    seta image_downSizeSpecul*****it "64"
    seta image_downSizeBump "1"
    seta image_downSizeSpecular "1"
    seta image_downSize "1"
    seta image_forceDownSize "1"
    seta r_useOptimizedShadows "1"
    seta r_useTurboShadow "1"
    seta g_decals "0"
    seta g_showBrass "0"
    seta g_muzzleFlash "0"
    seta g_showPlayerShadow "0"
    seta image_anisotropy "0"
    seta image_filter "GL_LINEAR_MIPMAP_NEAREST"

    Após escolher o mais adequado, de acordo com a qtidade de RAM de sua VGA, copie o texto e crie um arquivo, com o NOTEPAD mesmo, bloco de notas, autoexec.cfg
    Este arquivo criado tem de ser colocado na pasta DOOM3\BASE
    Ok. Nesta pasta há um arquivo, o DoomConfig.cfg, entre nele e ache a linha “seta image_cacheMegs "32" “.
    Substitua este valor pela metade da sua memória RAM, no meu caso coloquei 256.

    Ok, entrando no jogo, uma coisa que é básica, placas de 64 mega, LOW quality, 128 mega, Médium quality...
    No menu advanced eu recomendo desabilitar primeiramente shadows, sei que elas estão perfeitas... mas tem de se encarar que elas não foram feitas para rodar em placas mais humildes... portante se quer jogar DOOM3 descentemente, desabilita mesmo, OFF nelas...
    Specular, High effects e Bump Mapping eu deixei ON... fiz testes e estas opções influenciaram de pouco a nada no frame rate.
    Caso continue muito lento, experimente desligar cada um dos efeitos, um de cada vez, e constatar então qual tem maior impacto...
    No momento estou jogando a 800x600, Médium quality, tudo ligado, exceto shadows. Com frame rate em média de 45-50 Fps, caindo para 30 nas batalhas.
    Eu acho isso razoável para uma R9600 NP.


    Um dos locais em que coletei informação foi: http://ucguides.savagehelp.com/Doom3/FPSVisuals.htm

    Não custa dar uma lida.

    Falou pessoal e bom susto, quem sabe mais “suaves”.

    EDIT: Para usuários de placas da ATI tão somente.

    texto retirado dos fórums da beyond3d.

    First, open your doom3base folder. Doubleclick on the pak000.pk4 file. In the ‘window can't open this file .. .bla bla’ dialog, go on and associate the file with an app like WinRar. With this file open in WinRar, go to the glprogs directory in the file. In there you'll find the shaders. The interaction.vfp file seems to be the main rendering shader. Altering this shader to output a constant color turns most objects into that constant color, except for stuff like computer screens etc.

    So doubleclick the interaction.vfp file to open it (you may have to associate the .vfp extension with a text editor like notepad or wordpad first since we're going to edit the file). Scroll down to the fragment shader. You'll find these rows:

    Code:
    PARAM subOne = { -1, -1, -1, -1 };
    PARAM scaleTwo = { 2, 2, 2, 2 };

    Add this right below them:
    Code:
    PARAM specExp = { 16, 0, 0, 0 };

    Now scroll down to this:
    Code:
    # perform a dependent table read for the specular falloff
    TEX R1, specular, texture[6], 2D;

    Comment out that line by adding a ‘#’ to it, and add another line that will do the same thing with math instead, so it should look like this:

    Code:
    # perform a dependent table read for the specular falloff
    # TEX R1, specular, texture[6], 2D;
    POW R1, specular.x, specExp.x;

    Save the file and close your text editor. WinRar will ask if you want to update the file in the archive, select yes. Close WinRar and enjoy about 40% higher performance in Doom3. Haven't done extensive testing yet, but my performance went from 34fps in 1280x1024 to 48fps.
    Bom, eu fiz isso, não tive melhora de 40% ... mas a melhora foi visível, principalmente pelo fato de eu ter retirado o tweak que piora a textura e deixa mais leve, e passado as texturas de medium para high! sem perda de frames...

    isso, repetindo, em uma 9600 NP...


    PS: Esse tweak é polêmico, fui banido da adrenaline por postar isso lá sem ser no tópico oficial... heuaheuheueah, tem um tal de Túlio lá que não pode ver os tópicos dele por baixo.
    Eu que não ia postar um tweak em um tópico de 25 páginas, meia dúzia de pessoas iriam ler... e esse não é o objetivo.

    Graças a deus sou membro desse fórum.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    6.194
    Verdinhas
    13

    setei

    antes fps 20 agora fps 35
    valeu

  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    coloca o atiogl do cat 3.10 no mesmo diretório do executáveldo doom3.

    Foi o que deu melhor resultado pra mim numa R9800P

  5. #4
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    Originalmente enviada por AT_#Spidey#
    setei

    antes fps 20 agora fps 35
    valeu

    Tipo, claro que o jogo perdeu um pouco de qualidade, mas como é um jogo escuro e rápido... quase não se incomoda com essa "perda".

    Oque importa é que ajuda.

    coloca o atiogl do cat 3.10 no mesmo diretório do executáveldo doom3.

    Foi o que deu melhor resultado pra mim numa R9800P
    Ae Hellraiser, manda um alou para o Andrios! hehehehe.

    bom, valeu pela dica, vou tentar isso.

    Flw!

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    4.279
    Verdinhas
    0

    E a minha que é de 32mb?

  7. #6
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    Originalmente enviada por yvs.of.q2
    E a minha que é de 32mb?

    Hum... bom, ao que parece o jogo pede ao menos 64Mb de vídeo...

    Mas não custa você tentar, experimenta o file para 64mb.

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por GSJ

    Ae Hellraiser, manda um alou para o Andrios! hehehehe.

    bom, valeu pela dica, vou tentar isso.

    Flw!
    Ué, conhece ele dá onde?

  9. #8
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Ué, conhece ele dá onde?

    hehe, nós somos colegas na Puc.

    Um dia agente batendo papo sobre Quake2 e talz daqui a pouco ele me falou da irmã dele que tb jogava... ae falei que ja tinha jogado com vocês e tal... ainda na época de Quake2. hehe

    Talvez vocês não lembrem de mim, mas eu me lembro de vocês! :P

    mundo pequeno rlz!

    Hell, me faz um favor? se tem como me passar o atiogl.dll por email?

    tentei catar ele com o catalyst 3.10 mesmo, mas sem instalar o drive me parece que aquela dll não funciona... sei lá, muito estranho.

    Se for possível, me passa para [email protected]

    Valeu!

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    Claro q lembro de vc, só não sabia que vc conhecia o Andrios hehe.

    Bom o atiogl tem que ser descompactado, ele está num arquivo .dl_ se bem me lembro mas basta vc descompactar este arquivo que surge o .dll

    Bom, estou no trabalho, mas vou ver se baixo o 3.10, descompacto o arquivo e te mando.

    Vc coloca ele no mesmo diretório do executável do doom3.

    Vê se com ele apresenta algum problema na imagem (aqui a única coisa que percebi, foi o fato de ao carregar o jogo não aparece aquela mensagem, não lembro bem, acho que é "initializing menu", sei lá uma mensagem que aparece abaixo na tela quando vc entra no jogo).

  11. #10
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Claro q lembro de vc, só não sabia que vc conhecia o Andrios hehe.

    Bom o atiogl tem que ser descompactado, ele está num arquivo .dl_ se bem me lembro mas basta vc descompactar este arquivo que surge o .dll

    Bom, estou no trabalho, mas vou ver se baixo o 3.10, descompacto o arquivo e te mando.

    Vc coloca ele no mesmo diretório do executável do doom3.

    Vê se com ele apresenta algum problema na imagem (aqui a única coisa que percebi, foi o fato de ao carregar o jogo não aparece aquela mensagem, não lembro bem, acho que é "initializing menu", sei lá uma mensagem que aparece abaixo na tela quando vc entra no jogo).

    Ahhh! po, que honra ser lembrado!

    Cara, com a tua dica eu arranjei o atiogl. Eu não me dei conta que era necessário descompactcar, estava utilizando ele daquele jeito...

    Bom, vou testar, brigadão.

  12. #11
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    ahhh ok, arranjei ele aqui, mas se vc já conseguiu ok!

    Note que a diferença em performance no meu caso foi nos modos mais pesados, high e ultra, não sei nos outros casos.

    a diferença não foi somente no timedemo, mas real tb dentro do jogo, em termos de travadinhas e tal...

  13. #12
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    ahhh ok, arranjei ele aqui, mas se vc já conseguiu ok!

    Note que a diferença em performance no meu caso foi nos modos mais pesados, high e ultra, não sei nos outros casos.

    a diferença não foi somente no timedemo, mas real tb dentro do jogo, em termos de travadinhas e tal...

    Bom... era exatamente oque eu ia falar... aqui deu na mesma, bugou o initializing tb... mas isso é besteira.

    mas nos fp's não mudou nada, até pq com esses tweaks que postei na primeira msg as texturas ja foram bem "chapadas"... então é como eu pensei e tu confirmou, deve dar mais performance nos modos mais pesados.

    Mas valeu.

    Como mudei esse ogl experimentei fazer mais um teste, coloquei aquele do 4.9beta. Bom, talvez seja psicológico, mas os frames parecem iguais, mas talvez esteja mais estável, não sei oq é, mas passa a impressão de que o jogo está com menos slow downs e mais suave.

    Tentem ai...

    Eu também não estou usando o timedemo, mas estou jogando para avaliar.

    Mais uma vez valeu Hellraiser!

    Flw!

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    falou !

    se vc tiver saco, testa sem as otimizações que vc colocou, testa no med, high e ultra padrões e vê se teve melhora com o 3.10, pra mim ficou bem bom!

  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    222
    Verdinhas
    0

    Aqui tava @ 20 fps na média em 1024x768 no Medium
    Mudei pra Ultra e praticamente dobrou a velocidade
    Vai entender...

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.580
    Verdinhas
    3

    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    falou !

    se vc tiver saco, testa sem as otimizações que vc colocou, testa no med, high e ultra padrões e vê se teve melhora com o 3.10, pra mim ficou bem bom!
    da pra me mandar o ATiOGL do 3.10 hell? meu e-mail é [email protected]

  17. #16
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    ehehhe to no trabalho, consegui o arquivo aqui mas como o GSJ já tinha conseguido apaguei... mas vou pegar de novo...

    espera um pouco ae...

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    mandei...

    se aparecer algum problema posta aqui, eu não vi nenhum problema, mas posso não ter percebido.

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.580
    Verdinhas
    3

    blz hell, nao chegou ainda mas assim que chegar eu olho, deu 38 fps no timedemo aqui no high em 1024 sem ele, é só colocar ele no dir onde fica o doom3.exe?

  20. #19
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    Sim.

    Note aquilo que falei anteriormente, não teste só o timedemo, dá uma olhada na questão travadinhas... deu uma melhorada bem boa aqui no ultrahigh

  21. #20
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    14.881
    Verdinhas
    34

    Originalmente enviada por enførcer
    blz hell, nao chegou ainda mas assim que chegar eu olho, deu 38 fps no timedemo aqui no high em 1024 sem ele, é só colocar ele no dir onde fica o doom3.exe?
    qual clock vc tá usando na 9700? qual catalyst?
    em quantos mhz tá a memoria, com quais latencias?

    mal ai o MONTE de perguntas, mas eu quero saber

  22. #21
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.580
    Verdinhas
    3

    certo, testei o ultra high aqui mas ja foi judiar da memoria, é swap o tempo inteiro, realmente impraticavel hehe, mas high em 1024 ja é o suficiente pra mim, se tivesse um boostzinho de fps eu ja agradecia
    dei refresh aqui no gmail e ainda nao chegou, tem certezaque era o email certo?

    a radeon tava em 370/330 enquanto eu jogo, mas agora pouco deu o PRIMEIRO PAU que eu vi no doom3, no meio de uma enfermaria no delta labs 4 a tela corrompeu e eu tive que reiniciar, entao talvez eu volte a 325/310, o catalyst é o 4.8beta e eu pretendo testar ele com o ATIOGL do 3.10

    a memoria tá em 213mhz, os timings tao porcos 2.5-3-3-6
    eu nao manjo NADA de acertar timings de memoria e otimizar

  23. #22
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    voltou aqui o e-mail...

    tinha mandado para
    [email protected]

    é este o seu e-mail?

  24. #23
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    voltou aqui dizendo:

    <[email protected]>: host gsmtp171.google.com[64.233.171.27] said: 552
    Illegal Attachment

    era um arquivo zip, vou zipar e mudar a terminaçõa do arquivo para .txt, daí qdo vc receber, volta para .zip e descompacta no diretório do exe do doom3...

  25. #24
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.580
    Verdinhas
    3

    que podre, o gmail nao recebe zip entao ou foi o seu email que vetou o anexo?
    valeu pelo esforço hell, to de olho na inbox aqui

  26. #25
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.756
    Verdinhas
    1

    No caso foi o seu que não aceitou,

    <[email protected]>: host gsmtp171.google.com[64.233.171.27] said: 552
    Illegal Attachment

    o seu respondeu isso para o meu, hehe.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 5 1 2 3 ... Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões