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  1. #1
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    Dicas para melhorar a performance. Funciona mesmo !!!

    fala pessoal, blz?
    Estava rodando por uns sites aí e achei umas dicas bem massa, que melhoraram e muito o meu doom3
    Primeira: Pra quem tiver placa de video ati, ative o Triple Buffering, que melhora o desempenho.
    Segunda: Abra o arquivo doomconfig.cfg.
    aí lá vc acha essa seguinte linha:

    seta image_anisotropy "8"

    muda esse 8 pra 0. Vc vai desligar os filtros anisotrópicos, que praticamente não mudam em nada o visual e vc via ganhar muuuuito mais desempenho pra rodar o jogo.
    outra coisa.
    Ultima parte: Ache essas seguinte linhas e deixe elas do jeito que está abaixo.

    seta image_useCache "1"
    seta image_cacheMegs "768"
    seta image_cacheMinK "2048"

    Lembrem-se de salvar sua config original do doom 3 caso essas mudanças naum te agradem.
    Eu fiz isso no meu jogo e tah rodando agora em 1024x768 em High e tah animal os FPS. Antes rodava meio travado com essa resolução em high. Agora tah rodando lisinho
    Postem seus resultados aí pessoal com essas mudanças
    Falowwww

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  3. #2
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    nossa aniso da uma diferenca CRUCIAL de imagem pra mim, qualquer textura a mais de 5 metros de distancia fica borrada pra caralho com aniso desligado
    e cara, existem uns 4 tópicos de tweaks abertos no forum nesse exato momento, uns 2 pelomenos são ativos, poste neles.

  4. #3
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    Originalmente enviada por enførcer
    nossa aniso da uma diferenca CRUCIAL de imagem pra mim, qualquer textura a mais de 5 metros de distancia fica borrada pra caralho com aniso desligado
    e cara, existem uns 4 tópicos de tweaks abertos no forum nesse exato momento, uns 2 pelomenos são ativos, poste neles.
    em 800x600 high aniso 0 e 8 ficarem a mesma merda aqui. em 1024 nao testei, mas acho q nao faz mta diferença tb nao. mas minhas placas sao DX8, o q pode ja dar uma imagem pior de antemao mesmo.

  5. #4
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    mas o lance de mexer na memoria funfa mesmo
    o jogo demora pra carregar, mas depois...vai lisinho lisinho

  6. #5
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    cachemink poe quanto?

    cachemegs ponha a metade da ram do sistema...

  7. #6
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    Retirado do tweakguides....

    image_useCache [0,1] - If set to 1, uses background loading to cache image information. This may not necessarily improve framerate performance, but it does assist in smoothing out frame rates and reducing loading pauses. Note that the image_cacheMinK (see below) size must be raised from its default otherwise the game will crash when using this setting. Once this setting is enabled, the actual cache value is set in the image_cacheMegs setting below.



    image_cacheMegs [Megabytes] - Determines the maximum amount of system memory to allocate to temporary loading of full-sized precompressed images if the cache is enabled by setting image_useCache to 1. Note that since this caching only applies to precompressed images, using the Ultra Quality setting will render this setting useless, since at Ultra quality no texture compression is used. Since a cache is only a temporary holding area, and not the place where the entire game is meant to reside, do not raise this value to something extremely high as that will simply reduce the available memory for the rest of Doom 3. Try a value of 128MB for those with 512MB of system RAM, and if you have more than 1GB of RAM, you can try a higher value like 196MB or 256MB for example. Do not set this to half your system RAM or some other monstrous amount.



    image_cacheMinK [KiloBytes] - This setting determines the minimum size in KB for precompressed image files to be loaded into the cache. To make sure most image files can be loaded, and to also prevent a system crash when enabling caching, select a value like 3072 to start with. Raising this setting may improve caching, but it may also hinder caching if most textures are below the size you specify, so don't just raise this value for the hell of it.


    Resumindo, quem usa UltraHigh (eu, uso e realmente não tem efeito isso) não adianta fazer isso, pois isso faz cache de imagens com compressão, como ultra high não usa compressão...

    Sobre o image_cachemegs... "Do not set this to half your system RAM or some other monstrous amount."
    Ou seja, se tiver 512 de memo coloca 128 de cachemegs, se tiver 1Gb ou mais de memo coloca em 192 ou 256.

    Testei em outro pc que tem 512 de ram e GF4TI4200 128Mb e coloquei :

    image_useCache "1"
    image_cacheMegs "64"
    image_cacheMinK "2048"

    Melhorou e muito!

  8. #7
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Retirado do tweakguides....
    Resumindo, quem usa UltraHigh (eu, uso e realmente não tem efeito isso) não adianta fazer isso, pois isso faz cache de imagens com compressão, como ultra high não usa compressão...

    Sobre o image_cachemegs... "Do not set this to half your system RAM or some other monstrous amount."
    Ou seja, se tiver 512 de memo coloca 128 de cachemegs, se tiver 1Gb ou mais de memo coloca em 192 ou 256.

    Testei em outro pc que tem 512 de ram e GF4TI4200 128Mb e coloquei :

    image_useCache "1"
    image_cacheMegs "64"
    image_cacheMinK "2048"

    Melhorou e muito!
    Nossa, e eu cologuei em cachemegs 768 (possuo 1 gb de ram)
    mas na minha maquina tah rodando animal com 768
    de qualquer modo vo testar e por 256 em cachemegs e ver o que dá
    hehe
    falow

  9. #8
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    ahn.... desculpa a ignorância, mas como ativa o triple buffering?

    valewz

  10. #9
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    Bom, pela sua assinatura vc tem uma aTI... na aba 3d lá do driver marca opengl e vai em compatibilidade.

  11. #10
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    hellraiser, ajuda ae.

    cachemegs - quanto?
    cachemink - quanto?
    usecache - quanto?1 ou 0?

    tenho 512mb, [email protected], p4 @3.4 e jogo em 1024x768 @ High quality.

    coloquei cachemegs em 512, cachemink no padrao e usacache em 1 e deu operacao ilegal ao executar d3.

    ajudae! vlw

  12. #11
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    Se vc aumentou cachemegs, cachemink NÃO PODE FICAR NO PADRÃO OU DARÁ ERRO!!!!!

    cara vc tem 512 de memo, tá usando high ou ultra? se for ultra não adianta nada disso...

    Se for até high que vc usa daí tudo bem, tem que testar cada caso é um caso...

    mas eu colocaria
    usecache "1"
    cachemegs "64"
    cachemink "2048"

    daí ia testar.. e colocaria no máximo cachemegs a 128 e cachemink a 20480

    vale lebrar que isso não vai fazer dar mais fps, isso só tenta evitar as travadinhas...

    colocaria tb agp aperture em 128

  13. #12
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Se vc aumentou cachemegs, cachemink NÃO PODE FICAR NO PADRÃO OU DARÁ ERRO!!!!!

    cara vc tem 512 de memo, tá usando high ou ultra? se for ultra não adianta nada disso...

    Se for até high que vc usa daí tudo bem, tem que testar cada caso é um caso...

    mas eu colocaria
    usecache "1"
    cachemegs "64"
    cachemink "2048"

    daí ia testar.. e colocaria no máximo cachemegs a 128 e cachemink a 20480

    vale lebrar que isso não vai fazer dar mais fps, isso só tenta evitar as travadinhas...

    colocaria tb agp aperture em 128
    é high mesmo... entao deixa eu perguntar...

    1) daonde sai esse numero do cachemink?
    2) pq não 128 ou 256 de cachemegs?

    valeu, desculpa a torracao de saco, eh so ate eu configurar isso ajeitadinho hihihi

  14. #13
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    Originalmente enviada por higherøx
    é high mesmo... entao deixa eu perguntar...

    1) daonde sai esse numero do cachemink?
    2) pq não 128 ou 256 de cachemegs?

    valeu, desculpa a torracao de saco, eh so ate eu configurar isso ajeitadinho hihihi
    1)o número do cachemink indica o tamanho mínimo em kbytes das imagens que entraram no cache. Se vc colocar muito baixo vai entrar um monte de imagens "pequenas" e talvez as "grandes" e mais importantes fiquem de fora, perdendo performance, se vc colocar muito grande talvez só pegue as imagens gigantes, e daí a grande maioria das imagens ficaria de fora tb perdendo performance, por isso deve testar valores, mas nada muito grande...

    O que significa cada comando está explicado no meu post acima, com o texto que retirei do tweakguide...

    2) se vc "separar" muito da sua memória para fazer cache, vai sobrar pouca pro jogo em si... mas testa, nada melhor do que testar e achar o melho para o seu caso.

  15. #14
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    valeu de novo!

  16. #15
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    Valew ae
    vo testar quando chegar em casa

    ah, c alguem souber, eu to usando o dx9.0b e Cat4.6 (pq o 4.7 dá pau com o F1 99-02 )... será q ia alterar muita coisa usando o dx9.0c e Cat4.8/4.9?? ou muda mais em função das configs no próprio Doom (tipo cachemink, etc)?? pq essas travadinhas toda vez q abre porta é um saco!!

    falowz !!

  17. #16
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    Originalmente enviada por Shredmaster
    Valew ae
    vo testar quando chegar em casa

    ah, c alguem souber, eu to usando o dx9.0b e Cat4.6 (pq o 4.7 dá pau com o F1 99-02 )... será q ia alterar muita coisa usando o dx9.0c e Cat4.8/4.9?? ou muda mais em função das configs no próprio Doom (tipo cachemink, etc)?? pq essas travadinhas toda vez q abre porta é um saco!!

    falowz !!
    Não acredito que vc não esteja usando o atiogl 3.10... e não precisa trocar odriver é só colocá-lo dentro do diretório do doom3...

  18. #17
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    ah, o atiogl do 3.10 eu to usando sim... é só colocar no diretório principal do doom, né? (ou é no base?)
    mas continua dando essas travadas fdps

    falowz

  19. #18
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    Sim, no mesmo diretório do doom3.exe

    vc tá jogando em high ou ultra high?

    se for ultrahigh, vai ficar ruim com 512 de memo.

    Tentou tb o humus tweak?

  20. #19
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    to jogando no high msm (durante o jogo, qd não dá as travadas, o fps é show, entre 30 e 50 fácil), botar no ultrahigh ia aloprar com o pobre do meu computador
    eu só não testei o humus tweak pq disseram e eu vi em alguns posts q dá uns paus com a iluminação... mas depois eu posso até tentar...
    e se tudo der certo até semana q vem eu tô com 1Gb Corsair aki pra não ter mais essa desculpa de falta de ram

    falowz

  21. #20
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    melhorou mesmo hellraiser

    obrigado

  22. #21
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    onde eu acho esse arquivo pra baixar?
    so ele mesmo
    pq to usando aqui o 4.9

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