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  1. #1
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    Grande Melhora De Performance, Humus Tweak, Aniso Pelo Driver, Etc... RESULTADOS!!!!!

    ALGUNS ESCLARECIMENTOS!

    O post é longo, quem não se interessa por detalhes técnicos pode parar de ler.

    Válido para placas ATI, mas uma leitura “interessante” para quem tem outras placas.

    As otimizações de shaders foram inicialmente postadas aqui neste fórum pelo Arraso, baseadas na discussão no fórum da beyond3d, inclusive tem posts do Arraso lá. Porém naquele momento Humus (autor das modificações) ainda não tinha chegado a um resultado em que não ocorresse perda de qualidade, mas a discussão teve tanta repercução que o próprio J.C. entrou em contato com o Humus através de e-mail e o próprio J.C. fez algumas sugestões e atestou que não há nenhum motivo para não se utilizar as otimizações feitas pelo Humus, além disso outros também fizeram modificações e melhorias e o resultado final não apresenta perda de qualidade e tem um grande ganho de performance (nas condições certas).

    Outro fato discutido na mesma thread no fórum da beyond3d é que o AF setado dentro do jogo não produz o melhor resultado para placas ATI (por favor sem discussões sobre isso, isso é fato e provado com diversas screenshots no referido fórum), o problema é ainda pior se for usado (como eu uso) lodbias -2. O AF setado pelo jogo tem pouca perda de performance na maioria dos casos nas placas ATI, porém sua qualidade é bem inferior ao AF forçado pelo driver nas ATI, só que o AF setado pelo driver nas ATI causa uma queda de desempenho em relação ao AF setado pelo jogo.

    Todos sabemos que se não forem alterados no cfg os modos High e Ultra setam AF em 8X dentro do jogo, o que ocorria era que este AF não gerava uma boa qualidade em placas ATI, principalmente para quem usa High ou Ultra com lodbias -2, aparece um “serrilhado” safado nos mipmaps, o que só é corrigido com o AF setado pelo driver, mas isso causava perda de performance, AÍ QUE ENTRA O TWEAK DO HUMUS, QUE PERMITE SETAR O AF NO DRIVER (OBTENDO ASSIM QUALIDADE SUPERIOR) MAS COM PERDA DE PERFORMANCE APROXIMADAMENTE ZERO!

    Inicialmente o tweak exigia que fosse feita uma modificação no arquivo .pk4, com o efeito colateral de no multiplayer não ser possível entrar em pure servers, na última versão do tweak ele foi modificado e atualmente é apenas um arquivo que é descompactado no diretório doom3\base\, onde ele cria um diretório glprogs e um arquivo dentro deste diretório. Deste modo nada é modificado no .pk4 permitindo assim a entrada sem problemas em pure servers, simplesmente o arquivo extra não é carregado quando se entra num pure server.

    A última versão do tweak pode ser baixada aqui:
    http://esprit.campus.luth.se/~humus/...manceTweak.rar

    SIMPLESMENTE DESCOMPACTE NO DIRETÓRIO BASE, AUTOMATICAMENTE SERÁ CRIADO UM DIRETÓRIO GLPROGS E O ARQUIVO SERÁ COLOCADO LÁ DENTRO.

    Lendo a thread (mais de 30 páginas) pode-se observar que são feitas outras sugestões de melhoria de desempenho, as alterações são as seguintes:
    Tweak humus original contém as seguintes linhas:

    # perform a dependent table read for the specular falloff
    # TEX R1, specular, texture[6], 2D;

    #MAD_SAT R1, specular, 5.0, -4.0;
    MAD_SAT R1.w, specular.w, 4.0, -3.0;
    MUL R1.w, R1.w, R1.w;

    # modulate by the constant specular factor
    MUL R1, R1.w, program.env[1];


    Que devem ser modificadas para:

    # perform a dependent table read for the specular falloff
    # TEX R1, specular, texture[6], 2D;
    MAD_SAT R1.x, specular, 4.0, -3.0;
    MUL R1.x, R1.x, R1.x;

    # modulate by the constant specular factor
    MUL R1, R1.x, program.env[1];


    Estas modificações de preferência devem ser feitas no notepad, para evitar qualquer lixo a mais no arquivo, que pode ser produzido pelo Word ou Wordpad.

    TESTE SE O TWEAK ORIGINAL OU O MODIFICADO PERMITE A MELHOR PERFORMANCE NO SEU CASO!

    EM RESUMO:
    Quem não usa AF não vai ter ganho, embora devesse testar pois é provável que com o tweak possa usar AF com perda de performance desprezível.
    Quem for usar AF deve desligar o AF do jogo (pois esse comprovadamente produz imagem de pior qualidade, principalmente com lodbias -2) seta image_anisotropy "0" e utilizar o AF do driver, JUNTO com o tweak do humus ou o tweak do humus com as modificações. Se for usado o AF do driver SEM o tweak, a imagem também será de qualidade superior ao AF do jogo, porém ocorrerá perda de performance.

    Ressaltando que o próprio J.C. “aprovou” o tweak, inclusive trocando e-mails com o autor do tweak. A dúvida agora é se estas “correções” serão implementadas num patch (feito pela ID é claro) para o Doom3, isso seria bom pois funcionaria até no multiplayer.

    TUDO ISSO É VÁLIDO APENAS PARA PLACAS ATI!!!!!!!

    Quem quiser ler todo o tópico lá na beyond3d aqui está o link:
    http://www.beyond3d.com/forum/viewto...310ddf0976026a

    Hoje a noite se tiver tempo postarei aqui os resultados dos testes que fiz, mas adianto que os melhores resultados que obtive foram com o Driver 4.9B + ATIOGL 3.10 + Tweak do humus (ainda não testei o tweak modificado!)

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  3. #2
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    So pra constar, (nao achei q valia um toopic pra isso entao ja q o papo eh AA ):

    O AA (pelo menos nas Nv) vc pode usar mixed o AA do driver + o do jogo, tipo botar 2 AA no driver + 2 AA no jogo e funciona numa boa, da pra brincar muito de configurar AA misturando os setups do driver e do jogo.

    []'s

  4. #3
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    Se eu desligar o AA do Driver e setar AA 2 no jogo, vou ter AA2? E se tiver AA2 no driver e no jogo? Vai ser AA 2 ou 4?

  5. #4
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    Originalmente enviada por CARLOS-BR
    Se eu desligar o AA do Driver e setar AA 2 no jogo, vou ter AA2? E se tiver AA2 no driver e no jogo? Vai ser AA 2 ou 4?
    sei la o nome, eu sei q da pra ativer um por cima do outro

    --


    voltando ao topc, ontem eu li esses mails e basicamente tem um code no Doom3 q pode ser escrito de uma forma mais rapida e nao foi por comodidade/viabilidade na epoca, mas isso eh real e pode ser msm q saia um patch mudando o codico pro metodo mais rapido.

    Isso beneficiaria todas as Vga's e tomara q saia msm

    Ja o ultrashadow:/ cade?

    []'s

  6. #5
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    voltando ao topc, ontem eu li esses mails e basicamente tem um code no Doom3 q pode ser escrito de uma forma mais rapida e nao foi por comodidade/viabilidade na epoca, mas isso eh real e pode ser msm q saia um patch mudando o codico pro metodo mais rapido.

    Isso beneficiaria todas as Vga's e tomara q saia msm

    Ja o ultrashadow:/ cade?

    []'s
    Exatamente, J.C. usou a técnica de programação que estava de acordo com o hardware disponível na época do desenvolvimento, hoje já existem avanços e um patch seria bem vindo e certamente traria melhoras pra todo mundo.

  7. #6
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    Originalmente enviada por CARLOS-BR
    Se eu desligar o AA do Driver e setar AA 2 no jogo, vou ter AA2? E se tiver AA2 no driver e no jogo? Vai ser AA 2 ou 4?
    Veja bem que estou falando de AF e não AA...

  8. #7
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    Oq o AF faz?
    Oq o AA faz?

    euhaue

  9. #8
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    Originalmente enviada por higherøx
    Oq o AF faz?
    Oq o AA faz?

    euhaue
    AF= anisotropic filtering , vo explicar como funciona na pratica:
    olha pro chao e depois olha pro horizonte, vc vai ver q a textura muda fikando kto mais longe mais borrado, com o AF ON, vc tira esse efeito de borrao, alinhando as texturas com o horizonte, e kto maior o AF as texturas fikarao corretas por uma distancia maior

    AA= antialisang, na renderizacao de uma imagem, o processamento cria nas texturas, sprites e objetos algo como se fossem "farpas" nas laterais de cada um. o trabalho do AA eh justamente "suavizar" essas farpas, dando um aspecto mais "skol" ehehehhe

  10. #9
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    Originalmente enviada por higherøx
    Oq o AF faz?
    Oq o AA faz?

    euhaue
    Af:
    filtra as texturas mais distantes (q sao comprimidas e borram a distancia), deixando elas mais nitidas (eu prefiro 10X mais aumentar o Lod/Eliminar essa compressao pq eh mais rapido, mais eficiente e mais bonito)

    Edit, aproveitando: o Af: Essas texturas "mais distantes" comprimidas tem q ser emendadas com as texturas mais proximas, e pra nao ficar uma "emenda" porca existe o filtro trilinear q "mixa" a juncao dessas texturas e ameniza o contraste das juncoes entre texturas nitidas e borradas.

    Aa:
    Faz um "preenchimento" das bordas dos poligonos pra eliminar os "jaggies" ou a popular "escadinha".

    2AA ele taca 2 samples "extras" pra minimizar o efeito, 4AA 4 samples e assim por diante, sendo q ha modos "otimizados" de se fazer isso ou o modo Full, chamado de FullSceneAntiAliasing ou FSAA.

    []'s

  11. #10
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    Apesar de aparecer um "serrilhado" quando se usa lodbias -2 e AF pelo jogo (em placas ATI), este serrilhado não é o mesmo serrilhado que é corrigido com AA, é outro serrilhado, que é corrigido usando-se AF pelo driver, e de preferência com o humus tweak que faz com que a performance melhore muito com o AF do driver ativado.

    Pode-se observar o que eu estou falando no referido tópico na beyond3d, com fotos inclusive.

  12. #11
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    valeu pessoal!!

  13. #12
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    tem que rodar algum comando para "ativar" o tweak ou é só descompactar dentro do \base ?

  14. #13
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    só descompactar.

    só deve dar diferença se usar AF pelo driver

    outra coisa, testou o atiogl 3.10? Na r8500 da niki ficou muito melhor com o atiogl 3.10, aqui tb melhorou bastante.

  15. #14
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    talvez meu post contradiza muita coisa, mas... o que importa é o timedemo.

    Formatei o PC ontem, instalei o catalyst 4.8Beta e o directx 9b

    Doom3 @ 1024 @ High, tudo default, maxima qualidade na configuração da ATI, AA e AF na preferencia do aplicativo.
    Timedemo: 41.3 fps

    Mesma config acima, mas com o arquivo de tweak do humus e com as customizacoes de cachemink, cachemegs e a outra lá
    Timedemo: 45.7 fps

    Agora, adicionando o open gl do driver 3.10
    Timedemo decepcionante: 41 fps

    Apaguei o ogl do 3.10 do diretorio do doom, e timedemo de novo
    Timedemo de volta: 45.7 fps

    Todos os resultados no segundo timedemo rodado!

    Vou desabilitar AF no doomconfig.cfg e vou abilitar no driver da ati, veremos no que dá

  16. #15
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    lembrando que todo sistema em STOCK.

    resultado com seta image_anisotropy 0 e AF 8x no driver
    timedemo: 44.1fps

    vou jogar assim!

  17. #16
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    rodei o timedemo com o tweak do Humus aqui e deu 42 fps
    settings :
    [email protected] High, aniso 0 no CFG e 8x Performance no driver, SEM o ATIOGL 3.10, aperture size em 256mb e radeon em 370/330 com cat 4.8b
    com o ATIOGL deu 40.4 fps, variação normal que acontece por sorte ou azar
    sei lá hehe
    rodei em 1280 também, mas ai a radeon arrega, 27 fps no timedemo

  18. #17
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    Originalmente enviada por enførcer
    rodei o timedemo com o tweak do Humus aqui e deu 42 fps
    settings :
    [email protected] High, aniso 0 no CFG e 8x Performance no driver, SEM o ATIOGL 3.10, aperture size em 256mb e radeon em 370/330 com cat 4.8b
    com o ATIOGL deu 40.4 fps, variação normal que acontece por sorte ou azar
    sei lá hehe
    rodei em 1280 também, mas ai a radeon arrega, 27 fps no timedemo
    pqp enforcer.
    essa tua 9700 humilha a minha nos clocks

  19. #18
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    até onde a sua vai cara? 370/330 é sem artefatos aqui e foi o maximo que eu testei com o gabinete novo, eu tava conversando com o barrel sobre um coolermod nela, ai quem sabe rola uns 380/390 de core mas nao sei se faltaria voltagem já.

  20. #19
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    Originalmente enviada por enførcer
    até onde a sua vai cara? 370/330 é sem artefatos aqui e foi o maximo que eu testei com o gabinete novo, eu tava conversando com o barrel sobre um coolermod nela, ai quem sabe rola uns 380/390 de core mas nao sei se faltaria voltagem já.
    no 3dm01se dá pra rodar em 365/340, no 03 tem artefatos, liso liso total mesmo acho que apenas 355/320~330.

    será que não seria forçar d+ ela ou dá pra usar assim?

    outra coisa, com o tweak e com o AF em 8x @ performance, sem AF no jogo, 1024x768, aperture em 128mb, catalyst 4.7 e ogl do 3.10 (sem chance de jogar no ultra sem esse ogl), 325/310, com o usecache em 1, cachesize em 128 e cachemink em 2048...
    deu 38.6 de timedemo em high e 37.8 em ultra high, ou seja... diferença MÍSERA...

    1) posso jogar no ultra high com a 9700 sem dores de kbça?
    2) pq o d3 dá aquela msg gay q nao eh recomendado ultra high e bla bla bla?

    vlw =]

  21. #20
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    acho que vou fica no high mesmo, ta bom

  22. #21
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    Eu tava acompanhando a incrivel discussão que gerou o fix do Hummus lá no Beyond3D, e logo no primeiro dia que foi lançado eu não animei muito a utilizar porque estava com uma puta preguiça de otimizar o Doom3 (que estava lerdo pra caralho aqui, à ponto de eu ter colocado ele pra funcionar em 8x6/med. quality pra rodar satisfatóriamente) visto que vários estavam tendo blackouts nos gráficos, problemas com as sombras e alguns artefatos.

    No outro dia eu resolvi testar, já que tinham liberado o interaction.vfp já alterado (2/3 do trabalho), aí a preguiça foi embora e resolvi baixar também o cat 4.9 beta.

    Meus resultados não são expressos em benchs, mas sim na diferença que eu notei - sensivelmente - depois de ter feito as modificações. Meu PC é modesto, um XP 2400 + Radeon 9800 Pro + 512MB, rodando por enquanto todo sem over.

    Agora estou rodando à 10x7 com 4X de Aniso e 2X de AA em High Quality, melhor do que antes à 8x6. Só tenho alguns slowdowns quando vou mudar de ambiente, onde o jogo vai carregar alguma textura... dá umas travadas até tudo estar devidamente carregado, depois roda tranquilo.

    Aconselho acompanharem a discussão e testarem.

  23. #22
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Apesar de aparecer um "serrilhado" quando se usa lodbias -2 e AF pelo jogo (em placas ATI), este serrilhado não é o mesmo serrilhado que é corrigido com AA, é outro serrilhado, que é corrigido usando-se AF pelo driver, e de preferência com o humus tweak que faz com que a performance melhore muito com o AF do driver ativado.

    Pode-se observar o que eu estou falando no referido tópico na beyond3d, com fotos inclusive.
    eh so tacar resolucao alta e AA forte q resolve o aa do lod-2.

    Aki com AA8x fica simplesmente cinematografico.

    Ahm e o Lod alias vai ate o -5 , to com umas ss's pouco bonitas aki, depois eu posto


    ps. descobri uma qualidade melhor q a Ultra


    []'s

  24. #23
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    eh so tacar resolucao alta e AA forte q resolve o aa do lod-2.

    Aki com AA8x fica simplesmente cinematografico.

    Ahm e o Lod alias vai ate o -5, to com umas ss's pouco bonitas aki, depois eu posto


    ps. descobri uma qualidade melhor q a Ultra


    []'s
    Putz, pq o JC não pensou nisso??

  25. #24
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    Tem MUITA informação interessante no tópico da beyond 3D... Humus, Demirug e outros caras explicam muita coisa lá. Tô lendo todas as páginas.

  26. #25
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    vou falar apenas da minha situação:
    Jogo em 1024x768, no high com tudo habilitado, fsaa 2x, aniso 8x. Tenho um save que quando carrego, já apareço numa sala em uma posição que se não mover o mouse, fica em 32 fps direto... apenas descompactei o arquivo do Humus na pasta base, desabilitei o vsync e setei fsaa 2x nos drivers e zero no jogo; resultado:
    1) O fsaa setado em 2x nos drivers e zero no jogo tem qualidade maior que setado em preferência do aplicativo nos drivers e 2x no jogo

    2) agora, quando carrego o jogo, meus fps no msmo local subiram de 32 fps para 48fps

    3) Olhando o jogo antes e depois, não existe nada que justifique não usar esse esquema, pq além de ganhar qualidade no fsaa, ainda aumentei meus fps e não vi nenhuma perda de qualidade de texturas ou sombras

    4) Uso o catalyst 4.7 com atioglxx.dll do 3.8

    Alguém poderia explicar, onde o cara otimizou tanto que ficou tão bom? Tem que haver alguma perda de qualidde, mas não consigo ver nenhuma, achei incrível

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