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  1. #1
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    Finalmente, Doom 3 é opengl ou Directx?

    ???

    Tava num server de Q3 hoje, quando um rapaz reclamou que Doom3 nao rodava por causa do Dx9, então eu perguntei a ele se Doom3 não era Opengl, aí outro rapaz respondeu que não, e que Doom3 era direct3D pq carmack nao encontrou recursos no opengl blablabla, opengl nao tem sombras(ignorando o Q2, Q3) blablabla, me garantiu que Doom3 era Direct3D. Já ouvi uma história de que doom3 era direct apenas no som. Bom, eu tenho quase certeza de que Doom 3 é opengl, mas, se alguém tiver uma "fonte" para confirmar ou desmentir, postai please .

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  3. #2
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    opengl

  4. #3
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    doom3 usa recursos do DIRECT X 9, mas nao usa o direct3d, pra renderização eh pura e simplesmente Opengl 1.5 + algumas extensões do opengl 2.0

    o som eh direct sound do dx9 mesmo.

  5. #4
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    Pessoal confunde muito.

    OpenGL - API gráfica.

    DirectX - suíte de aplicações para jogos.

    O DX tem a API gráfica Direct3D, que seria equivalente ao OpenGL. Mas tem também DirectMusic (para músicas), DirectSound (para sons - e o Doom 3 usa muito isso), DirectPlay (para jogos via rede/Internet), DirectInput (para controle, mouse, teclado).

    Ou seja, o DirectX é SUÍTE de APIs para programadores.

    Até existe o OpenAL (áudio "do OpenGL"), mas é pouco usado.

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