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  1. #1
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    Emulate NVxx c/ Doom3

    Pessoal tava fazendo uns testes aki pq nao consigo acreditar q minha Ti4200 ta rodando igual a uma 9700NP o Doom3, [email protected] com média de 40fps no jogo!

    E descobri o seguinte o Doom parece fazer otimizações pra cada VGA diferente carregando tipo um "subsystem" (me corrijam se eu estiver errado).

    Como uso NV28, ele carrega o NV20 Subsystem (GeForce3/4Ti) e se baseia nas otimizações dele. Pois bem tentei utilizar o Emulate NV30 do RivaTuner, e bem deu caca... até abriu o Doom mas fikou 1fps 0fps, nao consegui rodar NADA! So sai pelo F4!

    Querendo ainda matar a curiosidade sobre isso pensei, vo emular NV10 q dae devo ganhar performance na Ti4200 com isso, mas devo perder em IQ. E pra minha surpresa deu essa caca aqui:





    Repare q nessa segunda foto a lanterna funciona perfeitamente!



    Ja nesse terceira repara q algumas partes como a porta no fundo conseguem ser renderizadas, oq seria a porta? Um sprite pra salvar recursos? Uma foto estática (acho q nao pq com NV10 não ha PS)



    E nessa ultima c percebe os efeitos de iluminação funcionando e algumas texturas visiveis ao fundo.

    Entao oq vc's axam dessa merda toda?
    Ahh e claro, tive menos FPS com NV10 emulate

    []'s

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  3. #2
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    diesel !?

  4. #3
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    po, fico bom hein pika?

  5. #4
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    MATRIX MOD!!!

    RoX!!!

  6. #5
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    modo basico pra mudar os renderpaths se quiser testar
    baxa o console e digita
    r_renderer "[ arb | nv10 | nv20 | r200 | arb2 ]" (uma dessas opcoes dentro da chave, EX: r_renderer r200

    dai sai do jogo e entra denovo ou digita vid_restart após mudar o renderpath

  7. #6
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    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    modo basico pra mudar os renderpaths se quiser testar
    baxa o console e digita
    r_renderer "[ arb | nv10 | nv20 | r200 | arb2 ]" (uma dessas opcoes dentro da chave, EX: r_renderer r200

    dai sai do jogo e entra denovo ou digita vid_restart após mudar o renderpath
    yep

    nao precisa de emulador, eh so mandar rodar

    []'s

  8. #7
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    yep

    nao precisa de emulador, eh so mandar rodar

    []'s
    O_O

    Entao eu posso emular efeitos das NV30 com minha Ti4200 (NV28)?

  9. #8
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    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    modo basico pra mudar os renderpaths se quiser testar
    baxa o console e digita
    r_renderer "[ arb | nv10 | nv20 | r200 | arb2 ]" (uma dessas opcoes dentro da chave, EX: r_renderer r200

    dai sai do jogo e entra denovo ou digita vid_restart após mudar o renderpath
    Outra coisa, eu sei q:

    NV10 = nVidia DX7 (GF256/GF2/GF4MX)
    NV20 = nVidia DX8.x (GF3/GF4Ti)
    R200 = Radeon 8500/9000/9100
    Agora que porra eh essa de arb e arb2?

  10. #9
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    O_O

    Entao eu posso emular efeitos das NV30 com minha Ti4200 (NV28)?
    teoricamente sim, mas vai rodar a 5 fps.

    Arb2 eh o path principal, os outros q sao especificos pra vga's mais fracas.

    ti4200 eh nv25


    []'s

  11. #10
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    teoricamente sim, mas vai rodar a 5 fps.

    Arb2 eh o path principal, os outros q sao especificos pra vga's mais fracas.

    ti4200 eh nv25


    []'s
    NV28 a minha
    Ti4200 with AGP8X

    Mas deco o arb (puro) seria oq?

  12. #11
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    ARB puro é ARB puro

    ARB é a Arquiteture Review Board, um "fórum" de desenvolvedores e empresas que discutem sobre as especificações do OpenGL.

    Tudo que é feito no jogo é em ARB, os paths NV10, NV20 e R200 são apenas "render modes" baseados no ARB2 mas com alguns efeitos de fora.

    O jogo teria um render path NV30, seria mais rápido que ARB2 mas mais feio. As GeForce FX rodavam porcamente o jogo. Mas o Carmack não precisou disso, pois a nVidia evoluiu muito nos drivers.

    Em tempo: "feito em ARB" significa que o jogo foi codado usando as extensões gerais do OpenGL - GL_ARB, GL_EXT...

    Algumas extensões ainda levam nome de quem as sugeriu, tipo a nVidia com suas 30 e tantas extensões (uma delas é o NV_DEPTH_BOUNDS_TEST, o popular UltraShadow).

    Não sei muito bem a história das extensões do OpenGL, não me pergunte qual a diferença de GL_ARB e GL_EXT

  13. #12
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por Arraso
    ARB puro é ARB puro

    ARB é a Arquiteture Review Board, um "fórum" de desenvolvedores e empresas que discutem sobre as especificações do OpenGL.

    Tudo que é feito no jogo é em ARB, os paths NV10, NV20 e R200 são apenas "render modes" baseados no ARB2 mas com alguns efeitos de fora.

    O jogo teria um render path NV30, seria mais rápido que ARB2 mas mais feio. As GeForce FX rodavam porcamente o jogo. Mas o Carmack não precisou disso, pois a nVidia evoluiu muito nos drivers.

    Em tempo: "feito em ARB" significa que o jogo foi codado usando as extensões gerais do OpenGL - GL_ARB, GL_EXT...

    Algumas extensões ainda levam nome de quem as sugeriu, tipo a nVidia com suas 30 e tantas extensões (uma delas é o NV_DEPTH_BOUNDS_TEST, o popular UltraShadow).

    Não sei muito bem a história das extensões do OpenGL, não me pergunte qual a diferença de GL_ARB e GL_EXT
    Esplicou bastante

    Mais ainda há uma duvida... arb puro e arb2 qual a diff, so efeitos reduzidos?!

    []'s

  14. #13
    Membro Avatar de Arraso
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    Ah tá sua dúvida é mais em relação a "ARB" e "ARB2".

    Creio que não há diferença. ARB2 seria 32-bit, talvez. Sempre ví falaram que ARB2 era ARB32 antigamente, mas não tenho certeza

  15. #14
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    Originalmente enviada por Arraso
    Ah tá sua dúvida é mais em relação a "ARB" e "ARB2".

    Creio que não há diferença. ARB2 seria 32-bit, talvez. Sempre ví falaram que ARB2 era ARB32 antigamente, mas não tenho certeza
    vou xutar q eh Arb normal e o arb2 seja enhanced.

    Roda Arb pra Nv59/r3x e arb2 pra 6800<

    []'s

  16. #15
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    ARB - minimo possivel de extensões, sem aqueles brilho dos especular maps e sem vertex programs
    ARB2 - usa floating point fragment shaders, algumas melhorias basicas na qualidade da imagem e sempre redenriza um frame em um unico pass

    abaixo um quote do JC

    originalmente enviado por John Carmack

    At the moment, the NV30 is slightly faster on most scenes in Doom than the R300, but I can still find some scenes where the R300 pulls a little bit ahead. The issue is complicated because of the different ways the cards can choose to run the game.

    The R300 can run Doom in three different modes: ARB (minimum extensions, no specular highlights, no vertex programs), R200 (full featured, almost always single pass interaction rendering), ARB2 (floating point fragment shaders, minor quality improvements, always single pass).

    The NV30 can run DOOM in five different modes: ARB, NV10 (full featured, five rendering passes, no vertex programs), NV20 (full featured, two or three rendering passes), NV30 ( full featured, single pass), and ARB2.

    The R200 path has a slight speed advantage over the ARB2 path on the R300, but only by a small margin, so it defaults to using the ARB2 path for the quality improvements. The NV30 runs the ARB2 path MUCH slower than the NV30 path. Half the speed at the moment. This is unfortunate, because when you do an exact, apples-to-apples comparison using exactly the same API, the R300 looks twice as fast, but when you use the vendor-specific paths, the NV30 wins.

    The reason for this is that ATI does everything at high precision all the time, while Nvidia internally supports three different precisions with different performances. To make it even more complicated, the exact precision that ATI uses is in between the floating point precisions offered by Nvidia, so when Nvidia runs fragment programs, they are at a higher precision than ATI's, which is some justification for the slower speed. Nvidia assures me that there is a lot of room for improving the fragment program performance with improved driver compiler technology.

    The current NV30 cards do have some other disadvantages: They take up two slots, and when the cooling fan fires up they are VERY LOUD. I'm not usually one to care about fan noise, but the NV30 does annoy me.

    I am using an NV30 in my primary work system now, largely so I can test more of the rendering paths on one system, and because I feel Nvidia still has somewhat better driver quality (ATI continues to improve, though). For a typical consumer, I don't think the decision is at all clear cut at the moment.

    For developers doing forward looking work, there is a different tradeoff -- the NV30 runs fragment programs much slower, but it has a huge maximum instruction count. I have bumped into program limits on the R300 already.

    As always, better cards are coming soon.

    John Carmack

  17. #16
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    R3xx roda em arb2.

    é só deixar no best que ele escolhe o melhor pra sua placa.

    R3XX em best ele escolhe arb2, que é o mais bonito deles.

    Os outros além de ficarem mais feios, às vezes ainda ficam mais lentos...

  18. #17
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    Pro meu pc qual patch eu pego pra melhorar o game?

    atlhon xp 2.5 fx 5200 128mb hd 40, 256 ram!

  19. #18
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    Vou tentar ARB2 na Ti4200

    Vai q aceita O_O

    Ja volto e posto results!

  20. #19
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    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    Vou tentar ARB2 na Ti4200

    Vai q aceita O_O

    Ja volto e posto results!
    deve aceitar, aceitava ate R_useNv30

    ficava um lixo, mas rodava

    []'s

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