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  1. #1
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    Desenvolvimento de jogos

    Ai galera queria saber de vcs, se tem alguem q mexe aki com desenvolvimento de jogos, pa tal...
    mercado, queria saber mais sobre o assunto q muito me interessa.
    achei varias empresas brasileiras boas no ramo...queria ouvir alguns profissionais do ramo, deve haver algum aki, vlw!!!

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  3. #2
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    Eu não entendo pq não tem nenhuma empresa de games Brasileiro com algum jogo que faz um minimo de sucesso, sem ter apoio de mega corporações como a microsoft.

    Doom3 foi feito todo e completamente em open source! Custo zero em programas, em consequencia um custo baixissimo, mesmo assim alto para uma empresa brasileira.

    Acho que com 1/5 das verbas gastar na produção do doom3, ja que uma galera com o salario de 1/5 da id ja deve ficar MEGA feliz, dava pra fazer um jogo com alguma recupersão mundial e que pague o jogo e banque o proximo, nem precisa ser voltado ao mercado brasileiro!

  4. #3
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    Tem uma faculdade aqui em Curitiba q tem pós graduação em desenvolvimento de jogos, vários eventos já teve lá de jogos e tal...é a UNICENP

  5. #4
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    www.taikodom.com.br

    um dos melhores jogos que já vi, 100% brazuca

  6. #5
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    Tem uma empresa que ta na incubadora da UFRGS, eles planejam em 2004 faturar R$500000,00 (quinhentos mil reais)! Mas eh tudo jogo mais casual, daqueles bem fuleras, eu ja fui numa paletra desses caras, eles sofrerao mto pra chega aonde estão, se nao fosse o apoio da UFRGS eles nao teriam chegado em lugar nenhum. Sem investimento o negócio não vai pra frente.

  7. #6
    Suspenso
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    Eu acho uma perda de tempo o cara se matar pra se formar em computação pra se especializar em desenvolvimento de jogos...

    É necessário conhecer linguagem C/C++ e inteligência artificial, principalmente, para começar.
    flw

  8. #7
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    tava fazendo sokoban aki outro dia, com pascal...

    se kiser ajuda!

    PS: sokoban = joguinho das antiga (286, 386)
    q o carinha tinha q impilhar as caixas num labirinto..

  9. #8
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    Outlive foi um jogo 100% desenvolvido por brasileiros (no Brasil, duh) e fez sucesso... É um RTS.

    E Falcon: Repercussão

  10. #9
    Membro Avatar de LostOne
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    Pra quem quiser, pintou hj oferta pra desenvolvimento de jogos aqui no IC da unicamp :

    > From: "Reinaldo Quaresma - Z80 Multimídia" <[email protected]>
    > Date: November 25, 2004 15:30:40 GMT-02:00
    > Subject: VAGA PARA PROGRAMADOR
    >
    >
    > PROGRAMADOR C
    > Procura-se programador habilitado para trabalhar em projeto de
    > pesquisa.
    > É importante que o candidato possua bom relacionamento interpessoal,
    > disciplina e organização, além de interesse especial por programação
    > de jogos.
    >
    > Requisitos mínimos:
    > - Estar entre o segundo e terceiro ano do curso;
    > - Estar familiarizado com OpenGL e DirectX;
    > - Dominar os conceitos e uso de compiladores da linguagem C e,
    > preferencialmente, C++;
    > - Boa capacidade de redação em Português;
    > - Inglês intermediário para leitura e escrita basicamente;
    > - Interesse pelo assunto "Programação de Jogos";
    > - Bom relacionamento interpessoal;
    > - Responsabilidade e capacidade de cumprir prazos;
    > - Facilidade e disponibilidade para aprender novas tecnologias;
    >
    > Requisitos extras: (não obrigatorio)
    > - Uso de CVS;
    > - Familiariedade no uso do 3dsmax;
    > - Interesse por tecnologias aplicadas em dispositivos móveis (palm,
    > celulares, etc)
    > - Apresentar uma carta de recomendação de um professor do seu curso;
    >
    > Carga horária de 20 horas semanais / 80 horas mensais com horário
    > flexível.
    >
    > Envie um curriculo completo, com um texto com no máximo três
    > parágrafos explicando seu interesse pelo tema para
    > [email protected] com o título "VAGA PESQUISA 3D" no campo
    > SUBJECT ou ligue para 019-3287-7060 ramal 254 e agende um horário com
    > Rita Pessoa para uma entrevista.
    >
    >
    > Prazo: enviar até 01 de dezembro de 2004
    >
    >
    > Atenciosamente,
    > Equipe Z80 Software

  11. #10
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    Originalmente enviada por Saboya
    Outlive foi um jogo 100% desenvolvido por brasileiros (no Brasil, duh) e fez sucesso... É um RTS.

    E Falcon: Repercussão
    Que eu me lembre, esse jogo vendeu 2.000 unidades aqui no Brasil e 14.000 unidades na europa.

    Pra mim, isso eh nada! Mercado europeu eh muito mais gigante que isso! Essas cópias vendidas devem ter sido ao acaso e pq foram muito poucas!

    E vender 2.000 unidades no Brasil sendo que eles tavam vendendo a R$ 45 reais, eh o fundo do poço! Um amigo meu se interessou e começou a jogar outlive "profissionalmente", falei pra ele larga bosta que é muita perda de tempo, hehehe, e ele ainda ficou enchendo o saco de outro amigo meu pra comprar, que ate chegou a juntar uma grana pra comprar tb, mas dae bateu uma fome e ele gastou a grana em pizzas, hehehe, e eu ainda acho que ele saiu ganhando.

    Fui no site da continuum e ele foi reformulado e retiraram esses dados dele, mas pra quem quiser olhar, checa ae:
    http://www.continuum.com.br/principal.htm

    Ela tb fez altos jogos inuteis, como big brother, no limite e etc.

  12. #11
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    O único jogo brasileiro DIGNO de elogios, com certeza é o Deer Hunter 2k4.

    Aquele jogo é espetacular! Graficamente é lindíssimo! Botou os Deer Hunter americano no chinelo.

  13. #12
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    Sim Deer Hunter 2k4 feito aqui pelo pessoal de porto alegre tem uma qualidade excelente, realmente é um jogo que pode competir com qualquer outro do mesmo gênero feito em qualquer lugar do mundo.

    Quem pensa que basta usar ferramentas open source que daí o jogo vai ter um custo baixíssimo realmente demonstra não ter a mínima idéia de como um jogo (ou qualquer outro software de grande proporção, ainda mais quando se está lidando com novas tecnologias e ainda por cima se pretende atingir um público bastante grande) deste calibre é produzido... aliás demonstra ter pouco conhecimento do que é um projeto de programação que não seja um programinha de 1000 linhas...

    Primeiro não são só as ferrentas que importam, aliás no caso de novas tecnologias em geral é necessário o desenvolvimento de novas ferramentas para se poder fazer o trabalho, desenvolver novas ferramentas tem um custo, que pode ser altíssimo considerando-se o tempo e a mão de obra (que provavelmente será super especializada) para isso.

    Vamos supor que mesmo se tratando de um projeto que envolve novas tecnologias seja possível usar apenas ferramentas já existentes e por um milagre todas estas ferramentas sejam gratuitas (ferramentas de modelagem, compiladores, ferramentas para composição de músicas e efeitos sonoros, etc,etc,etc...), mesmo assim o custo ainda pode ser muito alto, pois o projeto envolve várias pessoas e estas não são quaisquer pessoas, são profissionais altamente especializados e que muito provavelmente não irão trabalhar de graça.

    Além disso tudo ainda tem a parte de distribuição, do marketing, etc,etc...

    Em resumo, para se desenvolver um jogo do calibre do Doom3, HL2, etc... é preciso:

    - Profissionais com altíssimo conhecimento técnico, não só em programação, mas também roteiristas, artistas, escritores, compositores, etc,etc...

    - Ferramentas altamente sofisticadas que inclusive podem ter que ser desenvolvidas especificamente para o projeto;

    - Marketing, distribuição,etc,etc,etc...

    E isso certamente NÃO TEM E NUNCA TERÁ UM CUSTO BAIXÍSSIMO NEM AQUI E NEM EM NENHUM LUGAR DO MUNDO!

    Agora, dependendo do jogo que se pretende fazer dá pra fazer no tempo vago de algum programador meia boca...

    Tudo depende do que se espera que o jogo seja, do que ele utilize de tecnologias, dos avanços que ele deve ter, etc...

  14. #13
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    Originalmente enviada por -HellraiseR-
    Sim Deer Hunter 2k4 feito aqui pelo pessoal de porto alegre tem uma qualidade excelente, realmente é um jogo que pode competir com qualquer outro do mesmo gênero feito em qualquer lugar do mundo.

    Quem pensa que basta usar ferramentas open source que daí o jogo vai ter um custo baixíssimo realmente demonstra não ter a mínima idéia de como um jogo (ou qualquer outro software de grande proporção, ainda mais quando se está lidando com novas tecnologias e ainda por cima se pretende atingir um público bastante grande) deste calibre é produzido... aliás demonstra ter pouco conhecimento do que é um projeto de programação que não seja um programinha de 1000 linhas...

    Primeiro não são só as ferrentas que importam, aliás no caso de novas tecnologias em geral é necessário o desenvolvimento de novas ferramentas para se poder fazer o trabalho, desenvolver novas ferramentas tem um custo, que pode ser altíssimo considerando-se o tempo e a mão de obra (que provavelmente será super especializada) para isso.

    Vamos supor que mesmo se tratando de um projeto que envolve novas tecnologias seja possível usar apenas ferramentas já existentes e por um milagre todas estas ferramentas sejam gratuitas (ferramentas de modelagem, compiladores, ferramentas para composição de músicas e efeitos sonoros, etc,etc,etc...), mesmo assim o custo ainda pode ser muito alto, pois o projeto envolve várias pessoas e estas não são quaisquer pessoas, são profissionais altamente especializados e que muito provavelmente não irão trabalhar de graça.

    Além disso tudo ainda tem a parte de distribuição, do marketing, etc,etc...

    Em resumo, para se desenvolver um jogo do calibre do Doom3, HL2, etc... é preciso:

    - Profissionais com altíssimo conhecimento técnico, não só em programação, mas também roteiristas, artistas, escritores, compositores, etc,etc...

    - Ferramentas altamente sofisticadas que inclusive podem ter que ser desenvolvidas especificamente para o projeto;

    - Marketing, distribuição,etc,etc,etc...

    E isso certamente NÃO TEM E NUNCA TERÁ UM CUSTO BAIXÍSSIMO NEM AQUI E NEM EM NENHUM LUGAR DO MUNDO!

    Agora, dependendo do jogo que se pretende fazer dá pra fazer no tempo vago de algum programador meia boca...

    Tudo depende do que se espera que o jogo seja, do que ele utilize de tecnologias, dos avanços que ele deve ter, etc...
    Acho que vc não faz ideia da diferença de preço de produção do Doom 3 para o do HL-2.

    17 programadores da Id contra 200 da Valve. Completamente feito em open source contra outro feito completamente em software fechado. A diferença final entre os produtos não foi grande.

    E eu falei para usar open source para matar o custo inicial. Dificil convencer um empresario a investir R$ 20.000 em uma ferramente de modelagem em 3d, quando vc pode adquirir uma de graça. Reduzindo os custos inicias e os custos totais abatidos apenas em salários, deixa a visão empresarial do produto, muito mais aceitavél.
    Conseguir mão de obra especializada desse nivel no Brasil não é dificil ja que a Unicamp não é a unica com pos-graduação em desenvolvimento de jogo. Sem falar que o salario de um programador aqui no Brasil, muitas vezes, não chega a 1/3 do que ele ganharia se estivesse programando nos EUA.

    E tb não falei que era para o jogo ter repercusão de HL-2 ou Doom3, so de pagar o seu custo e bancar o custo do proxima ja ta bom, como eu disse.

    Far cry foi produzido por uma empresa ate então disconhecida e fez um grande sucesso. Acredito que temos capacidade de fazer um jogo do mesmo calibre se tivermos alguem disposto a bancar 3-4 anos de salários de programadores sem ver nenhum resultado financeiro ate lá, o problema eh achar alguem que investiria nisso.

  15. #14
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    Um amigo meu desenvolveu junto com uns outros caras, um RPG totalmente feito por brasileiros, logo logo vai aparece nas lojas ae

  16. #15
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    Originalmente enviada por capitãoGIBA
    O único jogo brasileiro DIGNO de elogios, com certeza é o Deer Hunter 2k4.

    Aquele jogo é espetacular! Graficamente é lindíssimo! Botou os Deer Hunter americano no chinelo.
    Vc queria o que? Um jogo de caçar viados feito em POA, tem que ser o melhor jogo possivel e imaginavél do estilo.

    A diferença ae é que a microsoft bancou toda a produção. Não vejo nada contra alguem levar o seu projeto para a microsoft para ver se eles bancam ou não a produção.

  17. #16
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    Compra a EGM Brasil de Dezembro que tem uma matéria interessante sobre isso.

  18. #17
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    Originalmente enviada por asdfgh
    Compra a EGM Brasil de Dezembro que tem uma matéria interessante sobre isso.
    Eu so compro a Geek:
    http://www.geekbrasil.com.br/

    Nivel melhor que dessa revista, so no hardwhat.

  19. #18
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    Originalmente enviada por capitãoGIBA
    O único jogo brasileiro DIGNO de elogios, com certeza é o Deer Hunter 2k4.

    Aquele jogo é espetacular! Graficamente é lindíssimo! Botou os Deer Hunter americano no chinelo.
    Esse é mesmo, imagina se tivessemos verba..como sempre seriamos melhores que a maioria dos gringos....pois somos mais criativos...

    Esse, o outcast também vai ser louco

  20. #19
    Suspenso
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    o problema dos jogos brasileiros (e dos filmes também), é que os produtores sempre tem que querer colacor algumacoisa do Brasil, pra mostrar a porra da "realidade brasileira", tem muito jogopor aí que acontece na amazonia outem personagens do folclore brasileiro, e quase ninguém quer jogar uma merda dessas.

    se os brasileiros fizessem jogos q não tem nasa a ver com a história do Brasil talvez vendessemos muitomais jogos

  21. #20
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    ai depende...
    vejamos o exemplo do nosso novo joguin nacional o Erinia...

    se eu fosse dar nota daria
    Grafico: 4 ( pesado em alguns aspectos sem motivo, ja q graficamente o jogo é uma bosta )
    jogabilidade: 3 (controles tudo torto e personagem duro...)
    Servidor: 0,5 ( Servidor de merda , 3 pessoas online e a era [quando joguei ] uma laguera total...


    MAS agora vejamos...
    se eles fizessem um jogo com qualidade grafica de lineage2 ou world of warcraft ( ou algum q vcs curtem ) com os controles semelhantes, sem lag e com bixos do folclore brasileiro graficamente falando BUNITOS... não seria um lixo o jogo...

    agora, oq acontece eh q em mmorpgs as negada ta acostumada a ver orcs, trolls, morcegão, caveira maga e etc... e quando se depara com alguns monstros sux como mula sem cabeça, homem do saco, etc... acha eskisito

    vale lembrar que orcs, trolls, ettins, etc... esta presente em muito jogo americano, porem esses monstros estao presentem no folclore EUROPEU

    portanto, não vejo problema um jogo medieval brasileiro com esses monstros

    tem gente q fala :
    - Ha jogo brasileiro com esses bixo fica eskisito assim como filme,

    pra jogo eu num acho q fica eskisito, pra filme pode ficar um pouco, imagina o Tony Ramos por exemplo fazendo um papel semelhante ao Aragorn no LOD hehe e assim vai ta certo q o janekini( foda-se como escreve) daria ate q um bom aragorn ...

    a impresas brasileiras querem muito seguir o ldo de fazer jogos com a cara do brasil botando realidade e folclore, mas eu acho q jogos como de naves , dominio de planetas, jogos medievais, jogos de guerra e etc... eh mto bem vindo e certeza absoluta venderia muito mais...

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