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  1. #1
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    graficos hl2 x d3.. aspectos técnicos

    Pessoal... Estou curioso...
    Tenho uma radeon 9600pro

    ela rodou d3 em 800x600 com timedemo de 37... high quality

    agora halflife 2 ela rodou em 1024, nao sei quantos fps mas era mais liso q o d3 em 800...

    minha pergunta é, essa diferença se da por qual motivo? é pq hl2 eh mais leve? ou pq o hl2 foi feito com estrutura para radeons?

    meu conhecimento tecnico eh pequeno.. se alguem puder responder... valeu

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  3. #2
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    Pelo que eu lembre, o HL² realmente é mais leve que o Doom3 em todo canto...
    Agora, os detalhes técnicos, o porquê, eu não sei hehe

    Sei que os 2 são perfeitos!

  4. #3
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    Originalmente enviada por [DS] Luciano
    Agora, os detalhes técnicos, o porquê, eu não sei hehe

  5. #4
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    Desculpe minha imbecilidade, mas como roda esse timedemo? Eh uma especie de benchmark?

    No HL2 tb tem? (Aquele STRESS TEST do CSS ja deve ser isso)

  6. #5
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    Originalmente enviada por CarmaGeddoN
    Desculpe minha imbecilidade, mas como roda esse timedemo? Eh uma especie de benchmark?

    No HL2 tb tem? (Aquele STRESS TEST do CSS ja deve ser isso)
    timedemo do doom3?


    é CTRL + ALT + "
    pra abrir o console, depois digita:
    timedemo demo1

  7. #6
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    bom, isso nao eh la muito tecnico mas...

    Quando fui procurar uma placa de video pra rodar no linux, li alguma coisa nos foruns dizendo que as nVidias rodam melhor OpenGL e as ATIs rodam melhor DirectX

    Doom3 é OpenGL, HL2 é DirectX

    Ah sim, quando Doom3 pra linux foi lancado, a ATI ainda nao tinha drivers que rodava o jogo, e quando lancaram o driver ATI que rodava Doom3, era mais lento que o driver antigo.

    Opniao de um linux noob, talvez isso nao tenha nada a ver...

    edit: opa, achei algo no www.tomshardware.com

    Doom3
    -----

    http://www1.graphics.tomshardware.co...s/image012.gif

    Half-Life2
    ----------

    http://www1.graphics.tomshardware.co...s/image021.gif

    se os graficos comparativos nao aparecerem, vejam aqui
    http://graphics.tomshardware.com/gra...222/index.html

  8. #7
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    Na real, Doom 3 acaba sendo muito mais leve que HL2 pq tem egine muito mais bem feito. Não estou falando de aspectos do jogo, estou falando de programação, uso da memória, cache. Doom 3 aqui roda perfeito no High em 1024 (pra jogar Ultra-High precisa de 768 de RAM pelo menos, senão fica impraticável). O HL 2 tb rodo tudo no high aniso 16x e sem aa, só que tem aquele bug do som que faz o jogo travar violentamente em várias partes, dizem que é mau uso da memória, a valve diz que TODO mundo tem problema com seus drivers. Mas no fim todo mundo se depara com esse bug, inclusive algumas atualizações só fizeram piorar.
    Resumindo aqui Doom 3 roda muito melhor que HL2. Só pra constar: Athlon XP 2400, 512 DDR333 e GF6600 256Mb AGP.

  9. #8
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    E_Ramone, aqui tb ficou com o problema de som "stuttering"... mas depois disso, o jogo rodou beeem mais liso q o doom3... em resolucao maior e tudo mais...

    acho que ele é mais leve sim

  10. #9
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    Originalmente enviada por ARQUiLiAN
    E_Ramone, aqui tb ficou com o problema de som "stuttering"... mas depois disso, o jogo rodou beeem mais liso q o doom3... em resolucao maior e tudo mais...

    acho que ele é mais leve sim
    half life 2 é uma engine atual


    doom3 possui uma engine pra futuro


    vide engine quake 3, durou muito tempo no mercado


    doom3 possui bump e normal maps, coisa que hl2 não tem

    possui iluminação dinamica, coisa q hl2 não tem

    por isso exige mais memoria

    mas se for comparar em enquivalencia, doom3 é mais leve sim

  11. #10
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    Originalmente enviada por Kai Hansen
    half life 2 é uma engine atual


    doom3 possui uma engine pra futuro


    vide engine quake 3, durou muito tempo no mercado


    doom3 possui bump e normal maps, coisa que hl2 não tem

    possui iluminação dinamica, coisa q hl2 não tem

    por isso exige mais memoria

    mas se for comparar em enquivalencia, doom3 é mais leve sim
    Falou mais e melhor que eu . HL2 apesar de não ter gráficos violentos como D3, tem o sistema de cache nada otimizado, demora bem mais para carregar as fases e tem o bug do som engas-ga-ga-ga-gan-do que a valve não consegue corrigir. Foi como eu disse, Doom 3 foi muito bem feito, já HL2 deixou a desejar no quesito programação, saiu bugado.

  12. #11
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    Quando o Doom 3 saiu muita gente (mas muita gente idiota metida a expert em engine) disse que a engine de d3 não ia servir pra jogos com espaços abertos que hl2 detonava em espaços fechados e abertos.. que a id tava lascada... pois fez engine só pra um jogo e tal... bem... depois que foi anunciado call of duty 2 (jogo que vai usar um pouco mais da engine de d3, talvez não todo o poder) e apareceu imagens de cair o queixo eu nunca mais vi nenhum desses idiotas metidos a profetas falarem mal da engine qualquer coisa se alguem duvida que a engine de doom 3 É superior a de hl2 em todos e absolutos sentidos (né questão de gosto não, é verdade absoluta mesmo porra!)... tem saida não vei, acabou e ta acabado. hl2 tem single player bom, mas nada de surpreendente e multiplayer sux com CS source que é a mesma merda do outro, na verdade o primeiro cs é melhor...
    doom 3 fez um remake do doom 1 e fez muito bem feito, com uma história bem elaborada (afinal de contas o 1 não tinha história e criar um bom enredo em uma base em marte é muito dificil, não dá pra ter muitas possibilidades.. não tantas como a do hl2 que tinha intenção maior em inovar em tudo e tinha mais espaço para criar diversas continuações pra sua história que foi bem feito mas nem tanto.). o d3 é escuro, um pouco exaustivo, e tenso... porque foi feito pra isso mesmo. foi feito pra quem curte isso mesmo, a id faz jogos para os fãs dela, mantendo sua tradição, essa é a sua marca. ela inova até mas sem tirar a essencia dos seus jogos, e o melhor de tudo com essa engine vão surgir jogões como COD 2... Q4 e Enemy territory: Quake Wars

    Link para baixar o video do COD 2 na E3 http://go.download.filefront.com/%20...ab964fb0a77c88<br%20/>b19fe504b03193570c657e7e0aa2645ba89

  13. #12
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    HL2 é otimizado p/ ATI, e Doom3 é otimizado p/ Nvidia.

    Pq vc acha que uma 6800Ultra se sai melhor que uma X850XT no Doom3, e perde em quase todos os outros jogos e benchs?

    Tb tem muito disso no HL2, 6600GT tendo performance pior do que uma 9800Pro.

  14. #13
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    Originalmente enviada por Son of Satan
    HL2 é otimizado p/ ATI, e Doom3 é otimizado p/ Nvidia.

    Pq vc acha que uma 6800Ultra se sai melhor que uma X850XT no Doom3, e perde em quase todos os outros jogos e benchs?

    Tb tem muito disso no HL2, 6600GT tendo performance pior do que uma 9800Pro.
    O fato é que a nvidia ganha da ATI em qualquer jogo em openGL.

  15. #14
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    HL2 tem normal maps ('bumps') sim. Os shaders/recursos dele são praticamente a mesma coisa que o D3, já que muita coisa é em nível de ASM pra placa mesmo. A maior diferença técnica fica no sistema unificado de luzes/sombras do D3.

    A diferença prática de velocidade, no entanto, é em tanta coisa que uma comparação desse tipo não dá pra ser feita sem ser extremamente subjetiva.

    Primeiro, o óbvio (já citado): HL2 foi muito otimizado pra placa ATI, e D3 muito otimizado pra placa nVidia. Isso é óbvio até mesmo pelos 'patrocínios' que cada desenvolvedor recebeu. A id não trabalha mais com a ati desde aquele lance do leak do D3 (na E3 2003, o D3 foi mostrado num hardware da ATI, que era a parceira na época. Eles deixaram aquela versão alpha vazar do micro deles e o carmack ficou puto). Ou seja, desenvolvedores passaram os anos de desenvolvimento do jogo testando-o muito mais numa determinada placa, e é natural que ele tenha melhor desempenho nessa placa. O normal é também que drivers subsequentes dos outros fabricantes acabem dimuindo essa diferença, no entanto (no caso do D3, por exemplo, a diferença de performance entre ATI e nVidia era bem maior, agora está mais parelha).

    Segundo: uma comparação depende muito do conteúdo. No caso, o conteúdo do HL2 *foi* feito de forma mais leve. Normal maps, mesmo, aparecem pouquíssimas vezes no jogo: só foram usados em algumas texturas mais genéricas (pedra do lado de fora, etc). No caso do D3, acredito que *todas* as texturas têm normal maps.

    Além disso, tem o fallback do jogo também; a compatibilidade com hardware inferior. No caso do D3, o fallback é bem ruim no sentido de que ele acaba usando os mesmos recursos, de uma forma mais simples, ou seja, ficando mais pesado, mas o jogo parece quase a mesma coisa. No HL2, o fallback é bem mais amigável, e o jogo roda em hardware bem mais antigo (DX 7), embora sem tantos recursos. Ou seja, num micro velho, um (D3) vai rodar lento, o outro (HL2) mais feio.

    Ou seja, não dá pra comparar. Pessoalmente, eu acho os dois engines pesadíssimos. Sempre é assim com engines novos...

    No final, você pode falar que tem diferenças técnicas entre eles, mas dizer qual é melhor é impossível. Isso porque eles resolvem os problemas do jogo de formas bastante diferente. Eu, pessoalmente, acho que jogos irão mais pro lado da unificação de luz/sombra (D3) mas com lightmaps auxiliares para alguns casos, que é o que o engine do U3 tá fazendo. Mas no caso de HL2 e D3, eles são pontos inversos dessa equação, e discutir qual é melhor é o mesmo que discutir qual é o melhor entre "esquerda" e "direita" quando você quer ir pra frente.

  16. #15
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    Eu acho a engine do Doom3 muito mais pesada que a do HL2. Hl2 dá pra rodar em 1024x768 com quase tudo no High aqui, já Doom 3 tem que ser em 800x600 no Médium.

  17. #16
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    Originalmente enviada por Son of Satan
    Eu acho a engine do Doom3 muito mais pesada que a do HL2. Hl2 dá pra rodar em 1024x768 com quase tudo no High aqui, já Doom 3 tem que ser em 800x600 no Médium.
    O que vc não esta levando em consideração é que a engine do hl-2 no high não faz metade do que a engine do doom 3 faz no medium.
    HL-2 seria como uma ferrari com motor de fusca, so é bonito pra quem olha sem reparar nos detalhes e pra quem não tem um minimo de conhecimento tecnico.

  18. #17
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    Originalmente enviada por Son of Satan
    Eu acho a engine do Doom3 muito mais pesada que a do HL2. Hl2 dá pra rodar em 1024x768 com quase tudo no High aqui, já Doom 3 tem que ser em 800x600 no Médium.
    Odeio repetir, mas:

    1. Depende do conteúdo. O "engine ser mais pesado" é diferente do "jogo ser mais pesado". O conteúdo do HL2 foi feito muito mais leve exatamente pra poder rodar melhor em micro menos avançado (menos texturas, texturas menores, pouco uso de efeitos avançados do engine, etc).

    2. Depende do seu micro. HL2 1024x768 em high numa placa com modo DX 7 é ultra low na prática, por exemplo, mas pra configuração do jogo ele continua mostrando como "high". Ou seja, o "high" depende de outras configurações que não são nem mostradas.

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