+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    135
    Verdinhas
    9

    Melhorando a velocidade da conexão

    Caros amigos

    Segue abaixo um pequeno tratado que elaborei depois de incontáveis pesquisas pela web e diversos experimentos na minha PCobaia de estimação. Usei-o como resposta a uma mensagem enviada por Cadmus. Acho que ficou meio longo, então talvez seja melhor imprimir antes de ler. Decidi envia-lo ao resto do fórum para ver se param de me atormentar quando ocorre, por acaso, de meu PING ser o menor do servidor, no caso o UT-CTF hardMOB, quando sou obrigado a aturar frases como "subornou o servidor", "eu é que não vou correr atrás de um cara com 30 de PING", e outras baboseiras infelizes. Convém lembrar que PING baixo não é tudo, pois, como geralmente acontece, sou um dos últimos colocados no menu do F1. Além disso, ninguém parecia se incomodar com meu PING quando eu usava um bom e velho modem 56k Diamond SupraMax e o mesmo (o PING) girava em torno dos 200-400. Já com o PING de 30-90...
    Bom, chega de papo e mãos à obra.

    Há diversas maneiras de configurar o Windows de modo a (tentar) melhorar o desempenho de conexões ADSL. Moro em SP e uso o Terra Plus/Speedy 256 kbps (PPPoE) e consegui alguns bons resultados fazendo as seguintes modificações:

    1. Troque toda a fiação da sua linha telefônica, especialmente se você mora em imóvel muito antigo. O ideal seria que fosse trocado o cabo do poste telefônico até o splitter do ADSL, caso você more em casa, ou simplesmente trocar o cabo que vai do quadro de distribuição mais próximo até o splitter do ADSL, caso você more em prédio. Em ambos os casos, o cabo NÃO deverá ter emendas até chegar ao splitter do ADSL. Sempre que possível, deverá ser utilizado, nas instalações internas, um cabo blindado, que tem uma capinha metálica interna, por dentro da capa de plástico, que envolve os cabos telefônicos propriamente ditos, semelhante a um papel aluminizado. Além disso, por fora dessa capa metálica, corre um fio desencapado que fará o papel de fio terra, devendo ser conectado a algum ponto aterrado, como, por exemplo, a própria caixa da tomada pela qual o fio entra na casa/apartamento, se esta for feita de metal. Isso reduzirá ruídos na linha telefônica que podem prejudicar a qualidade do sinal. Caso não seja possível utilizar um cabo desse tipo, o bom e velho cabo telefônico tradicional, aquele cinza trançado, já basta, desde que seja novo. Para as instalações externas, como as que saem da casa até o poste telefônico, deverá ser utilizado um cabo apropriado, mais grosso e preto.
    Evite usar qualquer tipo de filtro para linha telefônica, pois existem relatos de queda de desempenho na Internet relacionados ao uso deles.
    Essas recomendações são válidas mesmo para quem tem um bom e velho modem 56k, adicionando-se, neste caso, mais uma precaução. O fio deverá chegar, sem emendas, direto da rua/quadro do prédio, e entrar diretamente na entrada LINE/TELCO do modem. A partir daí, usando-se a saída PHONE do modem, deverão ser puxadas as demais extensões da casa.

    2. Certifique-se de obter os drivers mais recentes de sua placa de rede NO SITE DO FABRICANTE da mesma. Evite ao máximo os drivers padrão do Windows que são instalados automaticamente. Aliás, evite qualquer driver padrão do Windows, para qualquer dispositivo, principalmente se você se preocupa com desempenho/velocidade.

    3. Nos Windows 9X/ME, existe uma maneira de reservar quantidades específicas de memória RAM para certos IRQs específicos, o que acaba servindo como uma espécie de buffer que permitirá que seu dispositivo funcione de maneira mais estável. Assim sendo, adicionar 4 MB de buffer ao IRQ de sua placa de rede assegurará um boa performance global e aumentará o fluxo de dados em conexões de banda larga, tais como ADSL e Cable Modem. Isto pode se conseguido editando-se o arquivo System.ini que se encontra na pasta Windows.

    Mas antes você precisará saber qual o IRQ de sua placa de rede. Para descobri-lo você deverá abrir a janela das Propriedades de Sistema. Uma das maneiras de fazer isso é pressionando e segurando a tecla Windows do teclado (aquela com o logo do Windows) e em seguida pressionar a tecla Pause Break. Outro jeito seria ir até o Painel de Controle do Windows e clicar no ícone Sistema. Uma vez aberta a janela Propriedades de Sistema, clique na aba Gerenciador de Dispositivos e depois clique duas vezes em Computador. Abrir-se-á a janela Propriedades de Computador, clique na aba Exibir Recursos e selecione a caixa de verificação Pedido de Interrupção (IRQ). Você verá, então, uma lista de todos os IRQs do sistema e dos dispositivos que os estão utilizando. Busque pela lista até achar a descrição de sua placa de rede e anote o número do IRQ utilizado por ela.

    Uma vez de posse do número do IRQ utilizado por sua placa de rede, vá até a pasta Windows e procure pelo arquivo System.ini. Abra-o utilizando o Bloco de Notas do Windows e, na sessão [386Enh], adicione a linha IrqX=4096, onde X é o número do IRQ utilizado por sua placa de rede e 4096 é a quantidade de RAM que você quer reservar em Kbytes. Lembre-se que, quanto mais RAM você reservar, menos RAM sobrará para ser utilizada pelo resto do sistema. Salve as alterações no arquivo System.ini e reinicie o micro.

    4. Outra forma de melhorar o desempenho de conexões de banda larga é fazendo alterações no Registro do Windows, porém devo salientar que se algo der errado durante o processo você não conseguirá mais iniciar o micro e deverá obrigatoriamente reinstalar o Windows. Portanto, quem decidir seguir as dicas que darei a seguir o fará POR SUA CONTA E RISCO, isentando-me de qualquer responsabilidade implícita ou explícita sobre perdas ou danos que possam ocorrer.

    Para editar o Registro, clique em INICIAR, EXECUTAR, digite REGEDIT no campo “Abrir” e clique no botão OK.
    Dentre as várias configurações que testei, aquelas que ofereceram o melhor resultado foram as seguintes:

    a. Navegue pelo registro até a chave Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentContro lSet\Services\VxD\MSTCP e crie nela os seguintes valores, EXATAMENTE COMO APARECEM A SEGUIR, mantendo inclusive os espaços e as letras maiúsculas/minúsculas, clicando no menu Editar, em Novo e em Valor da Seqüência ou em Valor DWORD:

    DefaultTTL (Valor da Seqüência): 128 (melhor resultado); 32-128 (valores recomendados); 1-255 (valores possíveis).

    DefaultRcvWindow (Valor da Seqüência): 372300 (melhor resultado); 256960 (valor recomendado); 8192, 93440, 186880, 256960 e 372300 (valores possíveis).

    PMTUBlackHoleDetect (Valor da Seqüência): 0 (melhor resultado e valor recomendado).

    PMTUDiscovery (Valor da Seqüência): 0 (melhor resultado); 1 (valor recomendado); 0 e 1 (valores possíveis).

    SackOpts (Valor da Seqüência): 1 (melhor resultado e valor recomendado); 0 e 1 (valores possíveis).

    TCP1323Opts (Apesar de a Microsoft afirmar que se trata de um Valor DWORD, observou-se que é necessário que seja um Valor da Seqüência a fim de habilitar valores RWIN maiores. Aparentemente outro equívoco da turma do Bill Gates): 3 (melhor resultado); 1 (valor recomendado); 0, 1, 2 e 3 (valores possíveis).

    b. Navegue pelo registro até a chave Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentContro lSet\Services\VxD\MSTCP\Parameters e crie nela o seguinte valor, EXATAMENTE COMO APARECE A SEGUIR, mantendo inclusive os espaços e as letras maiúsculas/minúsculas, clicando no menu Editar, em Novo e em Valor da Seqüência ou em Valor DWORD:

    MaxDupAcks (Valor DWORD Decimal): 2 (melhor resultado e valor recomendado)

    c. Navegue pelo registro até a chave Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentContro lSet\Services\Class\NetTrans\000n, onde 000n é o seu protocolo TCP/IP. A chave exibirá “TCP/IP” atribuído ao valor “DriverDesc”. O n pode ter qualquer valor entre 0 e 9. Uma vez tendo chegado até ela, crie o seguinte valor, EXATAMENTE COMO APARECEM A SEGUIR, mantendo inclusive os espaços e as letras maiúsculas/minúsculas, clicando no menu Editar, em Novo e em Valor da Seqüência ou em Valor DWORD:

    MaxMTU (Valor da Seqüência): 1500 (valor recomendado); 1492 (valor recomendado para DSL PPPoE, como, por exemplo, os Speedys mais recentes que necessitam do CD-ROM de instalação); 1492 (melhor resultado, já que uso o Speedy/PPPoE); 1500, 1496, 1492 e menores (valores possíveis).

    Para maiores informações, consulte os sites:

    http://www.speedguide.net e
    http://registry.winguides.com, antigo http://www.regedit.com, ambos em inglês.

    Espero que vocês possam se beneficiar em muito com essas dicas, diminuindo o PING/LOSS e aumentando os FRAGS.

    Feliz 2002.

    I AM SUPERIOR

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    243
    Verdinhas
    2

    Caramba... até a questão dos fios tá valendo mas os registros e os escambau detona...

    Tem alguma dica para quem se aventura em Windows 2000 Server?

  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    3.695
    Verdinhas
    1

    resposta pra mim?

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    561
    Verdinhas
    0

    Caramba! tem PM atá nas linhas de comando para melhorar a performance no UT... :^ )

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    127
    Verdinhas
    0

    hohoh tudo isso saiu do speedguide.net nao foi?
    hehehe

    bom, mas quem ae perguntou se tem tweak pra w2k pode visitar o site q tem tudo lah
    inclusive pra winxp tbm

  7. #6
    Membro Avatar de SkyHakuu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    3.534
    Verdinhas
    283

    Teve ter cido depois de muitas pesqueisas de Ctrl+c e Ctrl+v
    heheheh

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    243
    Verdinhas
    2

    Ae, e vocês tem algumas dicas específicas para melhorar o rendimento dos FPS?

    Tô acostumado com meus 10FPS mas se puder melhorar seria legal...

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    127
    Verdinhas
    0

    depende hehehe...
    se for dicas pra melhorar a performance no HL, pergunta pro destroyer q ele sabe ehauheuahu

  10. #9
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    135
    Verdinhas
    9

    Sim, resposta para você!

    Originalmente enviado por Cadmus
    resposta pra mim?
    Sim, meu caro, resposta ao seu tópico entitulado PROBLEMAS COM O UT!!!, no qual você reclamava que o jogo dava uns "trancos" durante partidas online. É só dar uma olhada lá e verá que existe uma cópia da mensagem que iniciou esse tópico.


  11. #10
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    135
    Verdinhas
    9

    Ué, não foi isso que escrevi?

    Originalmente enviado por IronMan
    hohoh tudo isso saiu do speedguide.net nao foi?
    hehehe

    bom, mas quem ae perguntou se tem tweak pra w2k pode visitar o site q tem tudo lah
    inclusive pra winxp tbm
    Foi exatamente isso que escrevi no final da mensagem, não foi?

    Originalmente enviado por LHAU PEEVES
    Para maiores informações, consulte os sites:

    http://www.speedguide.net e
    http://registry.winguides.com, antigo http://www.regedit.com, ambos em inglês.
    Engraçado você ter repetido o que escrevi.(?!)


  12. #11
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    135
    Verdinhas
    9

    Se foi, qual é o problema?

    Originalmente enviado por [HT]SkyDemon
    Teve ter cido depois de muitas pesqueisas de Ctrl+c e Ctrl+v
    heheheh
    Realmente tive que dar muitos Ctrl+C e Ctrl+V para juntar toda essa salada de chaves do Registro, nomes de arquivos, etc.
    E daí, qual é o problema?
    Não vai me dizer que você acha que eu anotei tudo num caderno e depois digitei no fórum!
    Na dúvida, segue um conselho:

    FAÇA MELHOR!

    P.S.: a propósito, se escreve "Deve ter sido" e "pesquisas", não "Teve ter cido" (cido com "c" foi ótimo) e "pesqueisas".

  13. #12
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2000
    Mensagens
    1.901
    Verdinhas
    4

    Antes de fazer qq a;teração no registro faça um bkp do próprio em exportar la num dos menus do editor de registro..

    Falow

    PS:. Eu fiz tudo ae que ta escrito e num funfou deposi a conexão..

  14. #13
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    135
    Verdinhas
    9

    Verifique isso.

    Originalmente enviado por Kamikaze
    Antes de fazer qq a;teração no registro faça um bkp do próprio em exportar la num dos menus do editor de registro..

    Falow

    PS:. Eu fiz tudo ae que ta escrito e num funfou deposi a conexão..
    Como eu disse na mensagem, qualquer erro na edição do registro poderá arruinar seu sistema, portanto é extremamente aconselhável fazer um backup do Registro antes de tentar algo.
    No seu caso específico, verifique se não cometeu erros de digitação, não digitou nenhum valor em chave errada, e principalmente, verifique se não alterou as letras maiúsculas e minúsculas, porque isso também faz diferença. Portanto, DefaultRcvWindow funcionará, mas Defaultrcvwindow não, DefaultTTL funcionará, mas Defaultttl não. Além disso, se você colocou o valor PMTUDiscovery=1 na chave Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentContro lSet\Services\VxD\MSTCP, a conexão realmente demorará mais para ser estabelecida, às vezes necessitando que se tente de novo, mas a taxa de transferência em downloads aumentará um pouco.
    Verifique também se na chave Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentContro lSet\Services\Class\NetTrans\000n, você escolheu a sub-chave 000n correta, aquela que tem o valor DriverDesc=TCP/IP.
    Supondo que você não seja da área de informática/telecomunicações, assim como eu, ao digitar os nomes dos valores você NÃO DEVERÁ incluir os parênteses que indicam que se trata de um Valor da Seqüência ou de um Valor DWORD, ok?
    Testei essas configurações em, pelo menos, 5 computadores, dois deles com o Speedy antigo (IP fixo) e os outros três com o Speedy mais recente (PPPoE/IP dinâmico), aquele que precisa do CD-ROM de instalação. Entre eles, uns tinham instalado o Windows 98 e outros o Windows Me. A pior coisa que aconteceu foi não haver melhora nenhuma (IP fixo + Windows 98).
    Repare que, se você tiver o Windows 95 ou o Windows NT, as configurações usadas serão outras. Para conhecê-las, acesse a página http://www.speedguide.net/Cable_mode...registry.shtml(em inglês).

    Sem mais para o momento, coloco-me à disposição.


  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    4.456
    Verdinhas
    102

    mto bom!!!

    eu fiz soh o tercero...meu ping era 70...caiu pra 40/50...e o lag melhorou bastante...
    =)

  16. #15
    Membro Avatar de SkyHakuu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    3.534
    Verdinhas
    283

    eu SO analfa mesmo liga não

  17. #16
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    127
    Verdinhas
    0

    Re: Ué, não foi isso que escrevi?

    Originalmente enviado por LHAU PEEVES
    Originalmente enviado por IronMan
    hohoh tudo isso saiu do speedguide.net nao foi?
    hehehe

    bom, mas quem ae perguntou se tem tweak pra w2k pode visitar o site q tem tudo lah
    inclusive pra winxp tbm
    Foi exatamente isso que escrevi no final da mensagem, não foi?

    Originalmente enviado por LHAU PEEVES
    Para maiores informações, consulte os sites:

    http://www.speedguide.net e
    http://registry.winguides.com, antigo http://www.regedit.com, ambos em inglês.
    Engraçado você ter repetido o que escrevi.(?!)

    calma tio!! q estresse hein!!
    ehauehauhaue

    eu num li sua msg inteira e tal... foi mal ae, mas eu num falei por maldade :P

  18. #17
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    135
    Verdinhas
    9

    Então tá bom.

    Então tá bom, pensei que você estava querendo dizer que eu estava tentando ficar com o crédito das informações, como se eu mesmo tivesse "inventado" tudo isso.

    Sem mais para o momento.

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    243
    Verdinhas
    2

    Que pena o terceiro item comigo nem fez efeito... continuo com um ping médio de 120-150 no meu ADSL de merda da Telefônica.

    Que droga...

  20. #19
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    135
    Verdinhas
    9

    Então tente os ouros...

    Originalmente enviado por Sr.Shsss
    Que pena o terceiro item comigo nem fez efeito... continuo com um ping médio de 120-150 no meu ADSL de merda da Telefônica.

    Que droga...
    Realmente, o terceiro ítem visa mais melhorar a estabilidade da conexão do que propriamente aumentar sua velocidade.
    Você ainda pode tentar os outros:

    1. Refazer (ou mandar refazer) a instalação telefônica da casa/apartamento. Eu mesmo fiz a que uso aqui em casa. São duas linhas, uma minha e outra de minha mãe, que também usa a Internet, só que por conexão discada. Não sou nem técnico de telefonia nem nada, mas lendo um pouco a respeito na web e em livros deu pra fazer um servicinho razoável. O mais difícil foi pregar o fio no rodapé em três cômodos diferentes do apartamento, mas se tiver um conduíte específico que passe por toda a casa fica bem mais fácil. Por falar em conduíte, lembre-se que a linha telefônica deve passar o mais longe possível da fiação de eletricidade da casa ou do apartamento, a fim de evitar ruídos no sinal.

    2. Atualizar o driver de sua placa de rede, indo até o site do fabricante e fazendo o download do mesmo.

    3. Esse você já fez e pelo jeito não melhorou nada.

    4. Edite o Registro do Windows conforme as recomendações da mensagem que iniciou esse tópico. Lembre-se que aí você estará POR SUA CONTA E RISCO, isentando-me de qualquer responsabilidade explícita ou implícita por possíveis perdas ou danos que por ventura vierem a ocorrer. Não que seja muito difícil, mas preciso colocar isso aí em cima para evitar possíveis aborrecimentos no futuro. Como foi muito bem lembrado por nosso colega de fórum Kamikaze, faça um backup do registro atual antes de tentar qualquer coisa, exportando uma cópia dele para uma pasta conhecida, como por exemplo a "Meus documentos". Clique no botão "Iniciar", em "Executar" e no campo "Abrir" digite REGEDIT e clique no botão OK. No Editor do Registro, clique no menu "Registro" e em "Exportar arquivo do Registro". Dê um nome para o arquivo a ser salvo e selecione "Meus documentos" no campo "Salvar em". No Windows Me, que é o que eu uso, existe ainda a área "Intervalo de Exportação", na qual deverá estar selecionada a opção "Todos". E pronto, é só clicar no botão "Salvar".
    Feito o backup, é só fazer as alterações recomendadas na primeira mensagem deste tópico e ver no que dá. Lembre-se de digitar os valores somente nas chaves recomendadas, utilizando exatamente as mesmas seqüências de letras maiúsculas/minúsculas e sem os (Valor da Seqüência) ou (Valor DWORD), é claro (dããããã). Isso significa que, na mensagem original, onde esta escrito PMTUDiscovery (Valor da Seqüência): 0 você deverá escrever apenas PMTUDiscovery, teclar "Enter", clicar no valor criado duas vezes, no campo "Dados do valor" digitar o valor 0 (número zero e não a letra O) e clicar no botão OK. Se você cometer algum erro na digitação, ou no exemplo acima, escrever PmtuDiscovery, ou mesmo Pmtudiscovery, em vez de PMTUDiscovery, ou não vai adiantar nada ou a conexão pode não funcionar.

    Resumindo a história do Registro, teremos:

    Chave do Registro:
    Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentContro lSet\Services\VxD\MSTCP

    Valores da Seqüência a serem criados ou modificados:

    DefaultTTL 128
    DefaultRcvWindow 372300
    PMTUBlackHoleDetect 0
    PMTUDiscovery 0
    SackOpts 1
    TCP1323Opts 3

    Chave do Registro:
    Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentContro lSet\Services\VxD\MSTCP\Parameters

    Valor DWORD Decimal a ser criado ou modificado:

    MaxDupAcks 2

    Chave do Registro:
    Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentContro lSet\Services\Class\NetTrans\0000

    Valor da Seqüência a ser criado ou modificado:

    MaxMTU 1500

    ou

    MaxMTU 1492

    se você tiver um Speedy PPPoE, aquele que necessita do CD-ROM de instalação da Telefonica.

    Sem mais para o momento, coloco-me à disposição.

    Boa Sorte!

    [Editado por LHAU PEEVES em Sun, 13 Jan 2002, às 01:09]

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões