+ Responder Tópico
Página 1 de 3 1 2 3 Última
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2006
    Mensagens
    5
    Verdinhas
    0

    MMORPG: Diversão ou Obsessão

    Olá, acho que este é meu primeiro post aqui no hardMOB. Gostaria de apresentar a minha idéia, minha visão crítica sobre os MMORPGs atuais e o que podemos esperar deste campo no futuro dos games do gênero.

    Existe um artigo muito interessante no Wikipedia (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MMORPG). e ao decorrer dele são descritas a funcionalidade e as reações do jogador ao sistema apresentado. Dentre elas gostaria de destacar as que mais me chamaram a atenção e que expressam um pouco do que eu vou falar aqui ao decorrer do tópico:
    • "Inflação"
    • "Griefers"
    • "Matança de jogadores"
    • "Pague para jogar, pague ainda mais para ganhar"

    Quando vamos jogar um jogo novo, devemos notar duas coisas:
    • Jogabilidade
    • Diversão
    São estas que proporcionam sentimentos de alegria e prazer de jogar. Muitos por aí dizem que gráficos 3D lindos de morrer e trilha sonora 5.1 são os que fazem um jogo grande — mas não fazem. Eles são somente um anexo aos 2 itens acima e são necessários, claro, em parte para que seja criado um game memorável. O que digo é baseado em minha experiências com RPGs Online: Trickster, Diablo II, Goonzu, Dream of Mirror, Flyff, R.O.S.E, Dofus, Yogurting, Water Margin e principalmente Ragnarok, que joguei durante 4 anos da minha vida.

    O que esses jogos tem em comum? É simples dizer. Todos eles são resumidos em três coisas, ou três tipos de jogadores:
    • Jogadores que buscam fama e glória ao atingir o nível máximo;
    Geralmente este tipo de jogador não tem vida social e procura criar todas as suas amizades dentro do jogo. É o que passa mais tempo jogando — chega a dividir a conta com seus irmão ou 1 ou mais amigos para que o personagem fique 24 horas online para cumprir os objetivos dele.
    • Jogadores que querem e podem destruir todos os monstros que existem no jogo;
    Na maioria dos casos este tipo de jogador gosta de ver que é o mais forte de todos e nada pode vencê-lo. Quando acontece de se descuidar e morre, soca o teclado e xinga as maiores atrocidades. O que mais procura fazer é dinheiro, pois assim pode ter qualquer coisa que queira do jogo.
    • Jogadores que constróem personagens para jogar em PvP (Player vs Player).
    Em grande parte estes jogadores se identificam por sua sede de sangue incontrolável e buscam ter os personagens trabalhados e construídos da forma mais perfeita possível para que sejam o único, mais forte e inesquecível do servidor. Sua carnificina é ordenada, mas justa - gerealmente pede para os outros inicarem a contagem regressiva para que a batalha comece e contam no cronômetro em quanto tempo conseguem deitar o outro jogador. Dependendo do tempo, ri da cara do perdedor.
    Existe, no entanto, um processo que torna o usuário cego às suas ações e ao seu "tipo" de jogador, portanto vários deles negam possuírem tais atributos, mas não conseguem deixar o sorriso de lado quando conseguem o que querem. Os jogos online fazem o jogador trabalhar para ser recomepensado — Sim! Uma conquista! Um sonho! — e por isso muitos deles acabam perdidos, obcecados pelo jogo, viciados em seus personagens.

    Em entrevista com alguns amigos meus perguntei à eles qual era a diversão deles no jogo: muitos não souberam me responder, os outros disseram que era só para ficar com os amigos. A realidade é que depois de um certo nível, em qualquer MMORPG você começa a passar por situações semelhantes, cenas que se repetem ao longo de sua jornada. E muitas vezes isso acarreta em formas de violência na vida real, como obsessão por um item (vide caso do menino que esfaqueou o amigo por uma espada que ele havia vendido por 200 dólares) ou pelo personagem (vide menina que passou dias jogando World of Warcraft sem comer, até morrer) — mas estes casos de violência não vêm ao sentido do tópico.

    Todos os jogos MMORPG são feitos em moldes lucrativos e não são diferentes de qualquer jogo ou sistema que é lançado por aí. Eles fazem dinheiro vendendo o acesso ao jogo ou itens dentro dele — é uma verdadeira fábrica de dinheiro. O que acontece com os usuários é que eles começam pagando pouco e quanto mais jogam, mais gastam o valioso dinheiro, pão de cada dia no jogo. Cheguei a conhecer pessoas que gastaram mais de 1000 reais em compra de itens nestes jogos e depois que o servidor fechou, nada foi-lhe devolvido - meu amigo entrou em depressão. Hoje conseguiu superar, mas foi uma época em que hoje ele vê como perdida na vida dele. Não estou falando para jogarmos todos os MMORPGs fora, e sim dizendo que os atuais não prestam. Sei que serei chutado por muitos aqui, mas simplesmente podemos resumir o gameplay de um MMORPG em:

    MATAR → XP → DESCANSAR
    MATAR → XP → DESCANSAR
    MATAR → XP → DESCANSAR
    MATAR → XP → DESCANSAR
    MATAR → XP → DESCANSAR
    MATAR → XP → DESCANSAR
    MATAR → XP → DESCANSAR

    O quadro se repete por longos períodos de tempo, em qualquer MMORPG e nunca vai mudar enquanto eles fizerem dinheiro desta forma. Não espero revolucionar o mercado deste setor, mas acho que algum dia, alguém deveria fazer algo além de: criar novos itens, novas armas, novas quests, novas classes. Tudo está se repetindo! São os mesmos jogos, só que com personagens diferentes, habilidades diferentes, gráficos e som diferentes. É sempre mais do mesmo, e os jogadores não percebem o quão viciados eles estão, pois nem sabem mais o que é relmente divertido em um jogo de RPG: interpretar.

    Primeiro, gostaria de parabenizar quem leu o tópico por inteiro, em seguida, gostaria de pedir sua opinião, leitor, do que achou de minha análise aos MMORPGs atuais e sua opinião sobre o mercado atual e o que o futuro nos reserva. Caso vc conheça algum MMORPG que saia deste padrão, avise-nos todos! Para que possamos jogador algo realmente divertido, pra variar.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Arraso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 1999
    Mensagens
    9.118
    Verdinhas
    8

    Dificilmente os MMORPGs verão a interpretação como sua base. Jogador casual, que corresponde por mais de 60% do público, não sabe nem o que significa "interpretar um RPG". O que pode ser feito (e realmente é realidade em alguns jogos, vide World of Warcraft) é criar servidores especiais para quem quer fazer o role playing.

    Jogadores casuais que ainda não se aventuraram nos mundos de um MMORPG se questionam "qual o seu objetivo no jogo?". Para muitos, o objetivo é apenas ser o melhor, o maior, o invencível e, algumas vezes, ter itens que poucos têm.

    É difícil derrubar a idéia de que um MMORPG é apenas um game onde você deve ser o melhor. Claro que ser o melhor faz parte do jogo, mas não deve somente seu atrativo. Uma vez no nível máximo, o que fazer? E é aí que o maior e melhor MMORPG de hoje se diferencia de seus concorrentes.

    World of Warcraft tem um excelente "end-game". Muitos dizem que o jogo só começa no nível 60. O que você faz até então é apenas "treinar" para poder participar das instances (dungeons) mais difíceis do jogo. E, como deve ser um RPG, ao chegar no nível máximo você não conseguirá fazer suas "quests" sozinho. Precisará de ajuda, e com um bom sistema de "sociabilidade", o MMORPG pode cativar o jogador.

    Para contornar a repetição do mata e senta, o jogo deve ter quests. WoW tem várias, mas isso às vezes torna-se um problema: você passa a jogar sozinho, como se fosse um simples jogo single player. Tudo deve ser feito de forma dosada, para que o jogador perceba que quanto mais seu personagem ficar forte e experiente, de outros jogadores ele precisará.

  4. #3
    ADM
    ADM está offline
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    933
    Verdinhas
    0

    meu sonho é um mmorpg baseado no mundo de dragonlance ou ravenloft(com regras do D&D), onde posso formar um pequeno grupo de aventureiros (de 1-5 membros, feitos ou não pelo jogador).

    de resto, os mmorpgs, pelo menos os frees, SÃO UMA MERDA de matança geral e cabou.

    e MMORPG para mim é só passatempo.

  5. #4
    Membro Avatar de Arraso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 1999
    Mensagens
    9.118
    Verdinhas
    8

    Isso que você procura existe, em termos.

    www.granadoespada.com

  6. #5
    ADM
    ADM está offline
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    933
    Verdinhas
    0

    complicado se o site é todo em koreano, tem em ingles não?

    e mmorpg coreano andei notando tem interface extremamente parecida e um amor sobrenatural pela matança (silkroad, fu wang, martial arts, e por aí vai).

    Instalei hoje o priston tale..... jogo mais ou menos, não sei como nego consegue perder muito tempo nele.

  7. #6
    Membro Avatar de Arraso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 1999
    Mensagens
    9.118
    Verdinhas
    8

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    3.525
    Verdinhas
    143

    Assiste o epsodio do South Park "Make Love, Not Warcraft" (s10 ep08). É justamente sobre isso, você mija de rir do começo ao fim...

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    2.725
    Verdinhas
    4

    MMORPG o que estraga é o lvl.
    no dia em que existir um sem lvl, ou que o lvl seja pouco importante, esse eu vo jogar.
    sem lvl > sem corrida pra lvl> sem coisas que estragam o jogo .
    talvés né, tem que ver.

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    564
    Verdinhas
    0

    O que ta errado nos MMORPG's de hoje em dia eh...

    Eles sao feitos para vc jogar cada vez mais atraves da competicao. E eles fazem com que voce gaste mais dinheiro real com items e dinheiro virtual adicionando dificuldades idiotas...


    Como ja disseram o MMORPG perfeito seria aquele q nao force vc a ser hardcore e que de valor a jogabilidade...
    Existem 2 jogos assim apenas : WoW e Guild Wars mas ainda assim eles nao sao perfeitos.

    Creio que essa coisa de jogar 6 meses todo dia 8 horas pra pegar Level XXX necessita ser eliminado.

    As dificuldades idiotas devem ser eliminadas : Se voce tem 4 Leveis a mais que tal Monstro voce nao pode ganhar dinheiro , exp ou items deles. ( Ala Lineage 2 ).

    Valorizar o jogo em grupo ( Mais que 2x melhor que Solo ) sem tornar ridiculamente dificil pra quem quer solar. ( Dar Bonus de EXP / Drops para quem joga em Grupo e criar areas para Grupos e Soloers , As areas de grupo com Monstros Organizados em Grupo com uma Inteligencia Maior e senso de Cooperatividade Maior , criando um desafio real ao inves de aumentar os numeros e as Areas de Solo Com Monstros de Grupos Fracos ou 1x1 )

    Criarem mais eventos , inimigos com Inteligencia melhor e outras milhares de coisas que se encaixam em melhoras para o mundo.

    Acabar com o Sistema de Capitalista. Por mais que isso seja legal eu ja joguei um mapa de Warcraft 3 em que voce podia pegar items de monstros ou ir em Dungeons em Grupo e no Final de toda Dungeon seu grupo eh teleportado para pegar items em uma sala pra cada player do grupo na dungeon com items proprios para seu grupo e porcentagems para cada tipo de item ( Comum , Incomum , Raro , Unico , Legendary , etc... ). Eh obvio que da pra solar , mas os items q voce vai ganhar no level que voce puder solar nao vao valer a pena...


    Entao cada vez fica mais obvio que nos MMORPG's o melhor sistema seria um sistema de comunidade onde todos se ajudam sem deixar de ter competicao entre Players ( Criando 2 Lados Diplomaticos ou mais... ). Existindo uma Dificuldade onde ele nao te obrigue a ficar jogando por milhares de horas por mes e nem gastando horrores com items porque seu personagem nao tem forca para se sustentar sozinho. Baseando apenas na forca do grupo e habilidade individual do jogador.

    Para os jogadores de 2 Lados Diplomaticos nao se atrapalharem quando nao eh hora... Existiria Eventos Pre-Programados em Areas de Batalha que dariam vantagems a quem vencesse. Porem se um grupo perdesse mais de 3 vezes seguidas o grupo que perdeu ganharia uma vantagem.

    Um sistema que permitisse mudar de "Lado" quando desejasse tambem seria bom... Onde quem esta vencendo nao pode receber novos "combatentes" e quem esta perdendo pode receber. Novos jogadores poderiam ser criados no Lado Vencedor , apenas seria proibido mudar de time depois de criado no Lado Perdedor ate que ele comece a vencer.

    Vantagens do Vencedor = Acesso a Eventos Especiais , Dungeons Especiais...
    Vantagens do Perdedor depois de 3 Derrotas = Acesso a Eventos para Losers , Dungeons para Losers , NPC's de Ajuda , descontos para a Faccao Perdedora porque os Vendedores nao gostam de Monopolio , etc... ( Esses eventos poderiam ser relacionados com uma Religiao de cada lado e pedir ajuda aos Deuses etc... )
    Última edição por NightAvengerx : 13-10-2006 às 1:27

  11. #10
    Membro Avatar de PhoeniX
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Oinc Oinc
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    7.375
    Verdinhas
    2929

    UO > all

  12. #11
    Membro Avatar de PhoeniX
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Oinc Oinc
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    7.375
    Verdinhas
    2929

    esse tópico me fez lembrar meu paladino lvl 15 do diablo q matava sorc lvl 40 no pvp

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2006
    Mensagens
    111
    Verdinhas
    0

    Defendo a tese da Obseção!
    Na verdade venho aqui colocar uma experiência própria!
    Quando existia o servidor de LINEAGE 2 UltimaOnline, foi quando me viciei em MMORPG. No começo, era divertido! reunia eu , meu primo e dois amigos para jogar... jogávamos de 10 a 20 horas por semana...
    era legal, divertido, estavamos aprendendo tudo juntos e era muito difícil upar, comprar as coisas e tals...
    com o passar do tempo meus amigos enjoaram da mesmisse... e eu e meu primo continuamos firmes e fortes!
    meu primo depois de jogar por 2 meses descobriu RAgnarok.. fazendo com que mudasse de jogo. Eu continuei na dura batalha de Upar upar upar upar... via alguns personagens com wyverns (dragoes voadores) o que me fez endoidar! aehuaehue queria pq queria um desses. Depois de 3 meses upando meu strider ao lvl 75, fui ver como fazia a guest para o bichinho voador. Minha descepção! teria que ser um clã lider e conquistar um castelo para ter um!
    Imagina a minha situação! ahuahau recrutei Deus e o mundo de novos players, fiz um clã lvl 5 ( 6 meses de dureza). players viciados tb, onde a regra era upar upar upar! um deles até tinha no título: ~Dormir não da XP Bora lutar!
    Bom... só faltava agora um castelo que no caso, como era server já veinho, estavam todos dominados e com payers que dariam a mae por uma dual fodona! bora tentar conquistar.
    depois de 7 mêses de pvp, siegues , treinamento fudido contra os "fodões dos castelos", consegui junto ao clã, conquistar o tal castelinho de Oren. Muito foda! estava todo feliz!! Vou ter meu Wyvern...
    Engano meu! server deu wipe! voltou antes da siege! levando mais 3 mêses para dominar de novo!
    Blz.. já passado + de 1 ano fui conseguir ter tudo para ter o dragãozinho! Pena que quando consegui o item para invoca-lo o server cai e nunca mais volta!
    isso mesmo! depois de tudo isso, nada! NADA!! de wyvern. Quase chorei de nervoso e tempo perdido!
    Entre varias noites sem dormir e baladas que perdi! Eu não vegetava em casa naão, saia com os amigos, catava a mulherada e tals, mas na maioria das vezes esse jogo ficava na minha cabeça! Tipo foi realmente uma obseção! Cheguei a criar um server só pra montar no wyvern... só que não tinha graça pois só havia eu no server aehuaehuae então parei... depois de 2 anos, volto a jogar agora quando de chronica 1 foi pra chronica 5... muita coisa nova e tals.. jogo hj em dia 5 horas por semana, mas mesmo assim quando vejo que vo viciar eu paro de jogar...
    Tem que se controlar pra jogar essas coisa... hj eh mais divertido, pq eu gosto de jogar pra ajudar players mais novos a upar e tals... mostrando os caminhos que eu andei... mas não me deixo viciar de novo não!
    RPG Online na minha opinião é obseção!
    Li uma vez em um forum de ragnarok, a meta para se tornar milionário em 1 mês! lá tinha toda a estratégia para conseguir todo o dinheiro e inacreditavelmente, uma delas era tomar 3 banhos por semana aehuaehua isso mesmo... 3! para não perder tempo e jogar!
    Bom... esse foi um "pequeno" comentário do que eu passei!
    quem passo por isso sabe como eh foda!
    abraços a todos!

  14. #13
    Membro Avatar de destrow
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    3.523
    Verdinhas
    3

    Sinceridade... Acho que não existe muita vontade da parte das grandes empresas em aprimorar esse sistema dos MMORPG's. Faz tempo que RPG virou 'matar bichinho e torcer pra cair item legal'. MMORPG só sobrevive se tiver Quest e PVP legal. Passa dia, passa mês, passa ano e os RPG's continuam do mesmo jeito, sem inovação e sem privilegiar o que esse sistema oferece de melhor: interação entre os players e o cenário.

  15. #14
    Membro Avatar de Jetboy
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    1.852
    Verdinhas
    16

    Amigo saiu um rpg online baseado em D&D, não é Dragonlance ou Ravenloft, mas é bem legal, é baseado no mundo de Eberron.

    Site do jogo www.ddo.com

    Site que vende o jogo aqui no Brasil www.speller.com.br

  16. #15
    UmK
    UmK está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2000
    Mensagens
    12.180
    Verdinhas
    7

    hum, respondendo a afirmação do titulo do topico:
    ambos eu acho. vendo meu primo literalmente perder a vida jogando dofus eu vejo como faz mal isso. o cara literalmente virou um hikikomori... não vejo ele faz um ano pq ele ta SEMPRE jogando isso

    joguei ragnarok por varios anos, parei faz um ano e meio e não tenho intenção de jogar nada no genero "a serio" denovo. gasta tempo demais.
    hoje em dia sou mto mais um jogo de luta que vc joga 30 minutos e se diverte pra kct doq essas merda q vc joga horas diarias por meses pra conseguir algo

  17. #16
    Membro Avatar de Arraso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 1999
    Mensagens
    9.118
    Verdinhas
    8

    Citação Citando bruno_ap114
    Defendo a tese da Obseção!
    Na verdade venho aqui colocar uma experiência própria!
    Quando existia o servidor de LINEAGE 2 UltimaOnline, foi quando me viciei em MMORPG. No começo, era divertido! reunia eu , meu primo e dois amigos para jogar... jogávamos de 10 a 20 horas por semana...
    era legal, divertido, estavamos aprendendo tudo juntos e era muito difícil upar, comprar as coisas e tals...
    com o passar do tempo meus amigos enjoaram da mesmisse... e eu e meu primo continuamos firmes e fortes!
    meu primo depois de jogar por 2 meses descobriu RAgnarok.. fazendo com que mudasse de jogo. Eu continuei na dura batalha de Upar upar upar upar... via alguns personagens com wyverns (dragoes voadores) o que me fez endoidar! aehuaehue queria pq queria um desses. Depois de 3 meses upando meu strider ao lvl 75, fui ver como fazia a guest para o bichinho voador. Minha descepção! teria que ser um clã lider e conquistar um castelo para ter um!
    Imagina a minha situação! ahuahau recrutei Deus e o mundo de novos players, fiz um clã lvl 5 ( 6 meses de dureza). players viciados tb, onde a regra era upar upar upar! um deles até tinha no título: ~Dormir não da XP Bora lutar!
    Bom... só faltava agora um castelo que no caso, como era server já veinho, estavam todos dominados e com payers que dariam a mae por uma dual fodona! bora tentar conquistar.
    depois de 7 mêses de pvp, siegues , treinamento fudido contra os "fodões dos castelos", consegui junto ao clã, conquistar o tal castelinho de Oren. Muito foda! estava todo feliz!! Vou ter meu Wyvern...
    Engano meu! server deu wipe! voltou antes da siege! levando mais 3 mêses para dominar de novo!
    Blz.. já passado + de 1 ano fui conseguir ter tudo para ter o dragãozinho! Pena que quando consegui o item para invoca-lo o server cai e nunca mais volta!
    isso mesmo! depois de tudo isso, nada! NADA!! de wyvern. Quase chorei de nervoso e tempo perdido!
    Entre varias noites sem dormir e baladas que perdi! Eu não vegetava em casa naão, saia com os amigos, catava a mulherada e tals, mas na maioria das vezes esse jogo ficava na minha cabeça! Tipo foi realmente uma obseção! Cheguei a criar um server só pra montar no wyvern... só que não tinha graça pois só havia eu no server aehuaehuae então parei... depois de 2 anos, volto a jogar agora quando de chronica 1 foi pra chronica 5... muita coisa nova e tals.. jogo hj em dia 5 horas por semana, mas mesmo assim quando vejo que vo viciar eu paro de jogar...
    Tem que se controlar pra jogar essas coisa... hj eh mais divertido, pq eu gosto de jogar pra ajudar players mais novos a upar e tals... mostrando os caminhos que eu andei... mas não me deixo viciar de novo não!
    RPG Online na minha opinião é obseção!
    Li uma vez em um forum de ragnarok, a meta para se tornar milionário em 1 mês! lá tinha toda a estratégia para conseguir todo o dinheiro e inacreditavelmente, uma delas era tomar 3 banhos por semana aehuaehua isso mesmo... 3! para não perder tempo e jogar!
    Bom... esse foi um "pequeno" comentário do que eu passei!
    quem passo por isso sabe como eh foda!
    abraços a todos!
    Para ajudar os jogadores que não ficam online o tempo inteiro, no WoW há o sistema de rest (descanso). Se você ficar em uma grande cidade ou em um inn ("hotel"), sua barra de experiência ganhará um bônus, permitindo a você ter o dobro de XP até ficar "cansado" novamente.

    Com isso, jogadores que não ficam online grande parte do tempo podem cuidar de sua vida fora do WoW e quando voltar a jogar poder subir tão rápido quando se estivesse jogando todo esse tempo.

  18. #17
    Membro Avatar de Arraso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 1999
    Mensagens
    9.118
    Verdinhas
    8

    Citação Citando NightAvengerx
    O que ta errado nos MMORPG's de hoje em dia eh...

    Eles sao feitos para vc jogar cada vez mais atraves da competicao. E eles fazem com que voce gaste mais dinheiro real com items e dinheiro virtual adicionando dificuldades idiotas...


    Como ja disseram o MMORPG perfeito seria aquele q nao force vc a ser hardcore e que de valor a jogabilidade...
    Existem 2 jogos assim apenas : WoW e Guild Wars mas ainda assim eles nao sao perfeitos.

    Creio que essa coisa de jogar 6 meses todo dia 8 horas pra pegar Level XXX necessita ser eliminado.

    As dificuldades idiotas devem ser eliminadas : Se voce tem 4 Leveis a mais que tal Monstro voce nao pode ganhar dinheiro , exp ou items deles. ( Ala Lineage 2 ).
    Mas aí acaba com um dos desafios do jogo. Deixa o cara se arriscar ao tentar matar alguém mais forte que seu nível

    Citação Citando NightAvengerx
    Valorizar o jogo em grupo ( Mais que 2x melhor que Solo ) sem tornar ridiculamente dificil pra quem quer solar. ( Dar Bonus de EXP / Drops para quem joga em Grupo e criar areas para Grupos e Soloers , As areas de grupo com Monstros Organizados em Grupo com uma Inteligencia Maior e senso de Cooperatividade Maior , criando um desafio real ao inves de aumentar os numeros e as Areas de Solo Com Monstros de Grupos Fracos ou 1x1 )
    Muito parecido com World of Warcraft e suas instâncias (no meu tempo chamavam de dungeons...).

    Citação Citando NightAvengerx
    Criarem mais eventos , inimigos com Inteligencia melhor e outras milhares de coisas que se encaixam em melhoras para o mundo.
    WoW tem evento toda semana. São eventos que se repetem, claro, mas há também os eventos comemorativos (Natal, Páscoa, ano novo, etc.).

    Os eventos "repetitivos" fazem parte da natureza do jogo. Há, como exemplo, a "arena gurubashi", localizada "dentro" do mundo de WoW. Esse evento acontece todo dia, em um intervalo de 2h ou 3h (não lembro agora). Dentro de uma arena, um pirata deixa um tesouro. E então todos os jogadores lutam para pegar esse tesouro - é totalmente PvP, mesmo entre raças que são amigas fora da arena.

    Todo final de semana tem também eventos parecidos com os de "double xp", nas arenas fora do mundo - as battlegrounds. Fora do mundo entende-se como uma instância exclusiva para a disputa.

    As Battlegrounds são divertidíssimas, e não é apenas mata-mata entre facções (aliados x hordeiros). Há a arena capture the flag e a de conquistar recursos. Torna o PvP mais inteligente e estratégico.

    Ficou meio confuso, eu sei, mas tô doente, dá um desconto :P

    Citação Citando NightAvengerx
    Acabar com o Sistema de Capitalista. Por mais que isso seja legal eu ja joguei um mapa de Warcraft 3 em que voce podia pegar items de monstros ou ir em Dungeons em Grupo e no Final de toda Dungeon seu grupo eh teleportado para pegar items em uma sala pra cada player do grupo na dungeon com items proprios para seu grupo e porcentagems para cada tipo de item ( Comum , Incomum , Raro , Unico , Legendary , etc... ). Eh obvio que da pra solar , mas os items q voce vai ganhar no level que voce puder solar nao vao valer a pena...
    Mais um exemplo do que acontece no WoW

    Citação Citando NightAvengerx
    Entao cada vez fica mais obvio que nos MMORPG's o melhor sistema seria um sistema de comunidade onde todos se ajudam sem deixar de ter competicao entre Players ( Criando 2 Lados Diplomaticos ou mais... ). Existindo uma Dificuldade onde ele nao te obrigue a ficar jogando por milhares de horas por mes e nem gastando horrores com items porque seu personagem nao tem forca para se sustentar sozinho. Baseando apenas na forca do grupo e habilidade individual do jogador.

    Para os jogadores de 2 Lados Diplomaticos nao se atrapalharem quando nao eh hora... Existiria Eventos Pre-Programados em Areas de Batalha que dariam vantagems a quem vencesse. Porem se um grupo perdesse mais de 3 vezes seguidas o grupo que perdeu ganharia uma vantagem.

    Um sistema que permitisse mudar de "Lado" quando desejasse tambem seria bom... Onde quem esta vencendo nao pode receber novos "combatentes" e quem esta perdendo pode receber. Novos jogadores poderiam ser criados no Lado Vencedor , apenas seria proibido mudar de time depois de criado no Lado Perdedor ate que ele comece a vencer.

    Vantagens do Vencedor = Acesso a Eventos Especiais , Dungeons Especiais...
    Vantagens do Perdedor depois de 3 Derrotas = Acesso a Eventos para Losers , Dungeons para Losers , NPC's de Ajuda , descontos para a Faccao Perdedora porque os Vendedores nao gostam de Monopolio , etc... ( Esses eventos poderiam ser relacionados com uma Religiao de cada lado e pedir ajuda aos Deuses etc... )
    Basicamente isso também existe no WoW, com exceção de que no jogo não dá para sair da mesmice de "guerra de facções".

    MAS... Com a expansão que está por vir, haverá arenas dentro do mundo que serão inteiramente PvP. Teremos até mesmo como conquistar áreas contestadas no jogo, e a facção que controlar tal área terá diversos bônus. Até ser derrotada.

    Não dá pra ser muito diferente quando você deve seguir a história/enredo do jogo.

  19. #18
    Membro Avatar de MeStRe SpLiNtEr
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    2.113
    Verdinhas
    15

    Senti uma coisa parecida qdo joguei Lineage e anarchy online.... no lineage eu me sentia forcado e no anarchy online eu sai um pouco depois de ter entrado num clan pq tava um saco. Final das contas eu me arrependi de ter pago mensalidade no anarchy online, foram 2 meses de oq, 10 dolares, mas foram, da mesma forma qdo eu comprei eq2 (uma puta grana pra comprar, 100 e tantos contos) e desisti logo no primeiro mes q eles dao de graca. Pra mim n tem essa de comeca a ficar bom depois, tem q ser bom desde o comeco, toh pagando porra (excecao do lineage hehe).

  20. #19
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    564
    Verdinhas
    0

    Mas aí acaba com um dos desafios do jogo. Deixa o cara se arriscar ao tentar matar alguém mais forte que seu nível
    Nao sei se voce nao leu direito ou eu nao entendi o que voce quis dizer...

    Mas eu disse que tem certos MMORPGS que nao deixam voce matar monstros mais fracos que tu... E como voce nao tem items , grana, etc... no inicio voce eh obrigado a matar bixos mais fortes que voce... Voce acaba paralisado ficando sem items , sem grana e tendo q matar um monstro e restar por 2 minutos pra recuperar hp... Levando 4 Meses pra passar 20 Leveis TT.

    Um jogo que faz isso eh o Lineage 2 , Se voce matar um monstro que eh Level 5 e voce estando Level 10 voce nao ganha gold , ganha muito poco exp e nao cai item... Isso eh ridiculo pq nem todos sao fortes para solar bixos de mesmo Level... ( Apenas aqueles que compram item no Ebay ou tem Clan :O ). E voce eh ignorado em partys em grupo por que voce nao tem item e nem grana pra gastar em soulshot / spiritshot e equipamento. ( Excecao dos Buffers e Summoners que nao precisam de Items ).


    Essa coisa de dar penalidade pra quem enfrenta monstros mais fortes ou mais fracos eh ridicula... Eles deviam dar mais bonus pra quem mata os mais fortes mas nao piorar quem mata os mais fracos...




    E , Sim como eu disse no inicio do meu post... So existem 2 MMORPGS ate hoje que sao realmente feitos para players/gamers...

    World of Warcraft e Guild Wars... Sendo o WoW quase perfeito e o Guild Wars perfeito em termos de PVP / Clans / Guild Wars / Castelos / Balanceamento PVP...
    Última edição por NightAvengerx : 13-10-2006 às 18:23

  21. #20
    Membro Avatar de Jack Bauer
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    353
    Verdinhas
    327

    Ultimamente jogo Priston Tale, e posso dizer com tranquilidade que é o mais perfeito exemplo de jogo do tipo ganhe xp e seja o fodão, no site tem o ranking dos jogadores e tudo o mais, nego fica obcecado mesmo, a grande graça desse jogo é upar em grupo full, de 6 pessoas, mas muitos não gostam disso porque a xp fica dividida por 6, e preferem fazer duos ou solo.

    Como eu escolhi um char que é meio rejeitado pelos players, dificilmente consigo party, já que o meu char é mais pra suporte, extremamente útil, mas só querem char que mate, pra ganhar o maldito xp. Só jogo atualmente pela amizade que tenho por várias pessoas lá, mas venho jogando cada vez menos, me estresso fácil com a atitude de vários players, mas infelizmente a maneira mais fácil de uma empresa de mmorpgs ganhar dinheiro é com esse tipo de jogo mesmo.

  22. #21
    Membro Avatar de Colher
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    4.976
    Blogs
    7
    Verdinhas
    75

    Cara, quer role play? Joga Neverwinter nights num servidor de role play. O do terra era muito bom. Nego que jogava pra fazer XP era sistematicamente banido, e vc ganhava XP pela sua interpretação do personagem, que tinha background, o caralho a 4.

    O lance é que propicia a formação de panelinhas.

  23. #22
    Membro Avatar de YokasHi
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2000
    Mensagens
    1.078
    Verdinhas
    75

    Citação Citando NightAvengerx
    As dificuldades idiotas devem ser eliminadas : Se voce tem 4 Leveis a mais que tal Monstro voce nao pode ganhar dinheiro , exp ou items deles. ( Ala Lineage 2 ).
    No EQ2 os mobs ficam cinza com 11 lvls de diferença...com 11 lvls de diferença vc sola até named de dungeon heh

    Citação Citando NightAvengerx
    Valorizar o jogo em grupo ( Mais que 2x melhor que Solo ) sem tornar ridiculamente dificil pra quem quer solar. ( Dar Bonus de EXP / Drops para quem joga em Grupo e criar areas para Grupos e Soloers , As areas de grupo com Monstros Organizados em Grupo com uma Inteligencia Maior e senso de Cooperatividade Maior , criando um desafio real ao inves de aumentar os numeros e as Areas de Solo Com Monstros de Grupos Fracos ou 1x1 )
    Alguém ae disse WoW? Nem fu...wow não valoriza xp group nem a pau. Mto pelo contrário, vc ganha menos xp em grupo.
    No EQ2 vc tem bonus xp em grupo...mtos mobs vc ganha mais xp em grupo do que matando ele solo. Sem falar que é mto mais divertido.

    Citação Citando NightAvengerx
    Criarem mais eventos , inimigos com Inteligencia melhor e outras milhares de coisas que se encaixam em melhoras para o mundo.
    A AI do EQ2 é uma das melhores que já vi em MMORPG. Mob se "heala", "heala" os outros mobs, buffa, dá interrupt nos seus casts, taunt, etc.

    Citação Citando NightAvengerx
    Acabar com o Sistema de Capitalista. Por mais que isso seja legal eu ja joguei um mapa de Warcraft 3 em que voce podia pegar items de monstros ou ir em Dungeons em Grupo e no Final de toda Dungeon seu grupo eh teleportado para pegar items em uma sala pra cada player do grupo na dungeon com items proprios para seu grupo e porcentagems para cada tipo de item ( Comum , Incomum , Raro , Unico , Legendary , etc... ). Eh obvio que da pra solar , mas os items q voce vai ganhar no level que voce puder solar nao vao valer a pena...
    Isso daí eu já não sei se existe em um MMORPG. Pq geralmente os drops de dungeons são todos randômicos e não sempre das classes que estão presentes.
    Geralmente o povo sola as dungeons pra fazer grana mesmo.

    Citação Citando NightAvengerx
    Entao cada vez fica mais obvio que nos MMORPG's o melhor sistema seria um sistema de comunidade onde todos se ajudam sem deixar de ter competicao entre Players ( Criando 2 Lados Diplomaticos ou mais... ). Existindo uma Dificuldade onde ele nao te obrigue a ficar jogando por milhares de horas por mes e nem gastando horrores com items porque seu personagem nao tem forca para se sustentar sozinho. Baseando apenas na forca do grupo e habilidade individual do jogador.

    Para os jogadores de 2 Lados Diplomaticos nao se atrapalharem quando nao eh hora... Existiria Eventos Pre-Programados em Areas de Batalha que dariam vantagems a quem vencesse. Porem se um grupo perdesse mais de 3 vezes seguidas o grupo que perdeu ganharia uma vantagem.

    Um sistema que permitisse mudar de "Lado" quando desejasse tambem seria bom... Onde quem esta vencendo nao pode receber novos "combatentes" e quem esta perdendo pode receber. Novos jogadores poderiam ser criados no Lado Vencedor , apenas seria proibido mudar de time depois de criado no Lado Perdedor ate que ele comece a vencer.

    Vantagens do Vencedor = Acesso a Eventos Especiais , Dungeons Especiais...
    Vantagens do Perdedor depois de 3 Derrotas = Acesso a Eventos para Losers , Dungeons para Losers , NPC's de Ajuda , descontos para a Faccao Perdedora porque os Vendedores nao gostam de Monopolio , etc... ( Esses eventos poderiam ser relacionados com uma Religiao de cada lado e pedir ajuda aos Deuses etc... )
    Isso é foco em PvP...bom, esse tipo de coisa talvez apareça no Warhammer: AoR.

  24. #23
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 1999
    Mensagens
    13.416
    Verdinhas
    4840

    Level é a pior coisa que inventaram, ou pelo menos a maneira com que vc ganha ele, ficando horas no PC...
    Existem jogos onde a habilidade conta MUITO porém nego consegue estragar o jogo colocando uma vantagem bizonha em quem tem maior LEVEL e que pra ter isso precisa passar 24hrs no PC...

  25. #24
    flv
    flv está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2001
    Mensagens
    2.220
    Verdinhas
    993

    Eu fiz um post sobre isso em um outro fórum. Vou copiá-lo aqui.

    Algumas coisas vão aparecer fora de contexto mas dá para entender a idéia geral.

    ----- INÍCIO DO POST -----

    Meus caros, pelo que li os cientistas da pesquisa só fizeram uma constatação: o cérebro das pessoas que jogam excessivamente esses joguinhos começa a apresentar um comportamento semelhante àquele de indivíduos viciados em drogas.

    Isso para mim não é novidade, já que vários jogos para manter um número cada vez maior de pessoas jogando está utilizando esquemas de repetição-recompensa.

    Disse isso em um outro tópico que falava do estado em que alguns jogadores de WoW se encontrava.

    Esses jogos são tão ruins quanto drogas. Geram uma dependência psicológica tremenda. Os porquês disso, que provavelmente envolvem mecanismos biológicos, desconheço. O fato é que o processo lembra muito condicionamentos feitos em animais adestrados.

    Geralmente em programas de TV são mostrados cães "inteligentes". Bichos capazes de apertar um certo botão em um painel que então emite uma gravação como "quero comer algo". Isso é feito por um processo simples de repetição e associação: através de um longo treinamento, o cão associa o ato de apertar o botão com a aquisição de uma recompensa. Condicionamento simples.

    Sinceramente? Não difere muito de ficar horas clicando com o mouse aqui e ali esperando um "LEVEL UP" surgir na tela.
    Eu joguei durante alguns meses Priston Tale. Freqüentando o fórum principal do jogo li algumas coisas incríveis: clãs que desenvolviam esquemas sofisticados de rodízio para não perder respawns de monstrons. Era um rotina rígida, algo extremamente disciplinado apenas para ver uma dúzia de números aumentando lentamente ao longo de dias. Talvez meses. Em um dos posts o intervalo de ocupação do respawn era dado: de 10 horas da manhã até 11 da noite.

    Às vezes aparece alguém no fórum pedindo por evento para que o ganho de experiência do personagem aumente, pois o jogo depois de um certo nível torna-se insuportável. Tudo torna-se repetitivo e lento. Maçante. Mesmo assim há um grupo de jogadores com níveis que, acredito eu, até os desenvolvedores do jogo pensavam ser inalcançáveis. Jogadores que continuam jogando, mais e mais, num processo que, acompanhado ao vivo, não parece ser divertido, mas trabalhoso. Ficam nervosos e ansiosos. Irritadiços e intratáveis. Isso não é uma diversão corriqueira ao meu ver.

    ----- FIM DO POST -----
    Última edição por flv : 14-10-2006 às 14:34

  26. #25
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    564
    Verdinhas
    0

    Citação Citando -YokasHi-
    No EQ2 os mobs ficam cinza com 11 lvls de diferença...com 11 lvls de diferença vc sola até named de dungeon heh
    Nao sei o que voce quer dizer com Mobs Cinza...

    Mas no Lineage 2 so existem 3 coisas importantes :

    Items , Grana , Buffs.

    Basicamente funciona assim...

    Se voce tem items significa que voce tem grana e que vai arranjar buffs por ter items melhores que os outros.
    Se voce nao tem items , significa que nao tem grana e tb significa que vai ser ignorado de partys.
    Se voce nao tem grana significa que tu pode ter item mas nao tem SoulShot ( Um item que voce gasta pra dobrar seu dano e que gasta muito gold diariamente... ) significando que tu pode arranjar party mas vai ficar muito pobre pelo uso de soulshots ou spiritshots.


    Como o jogo eh altamente dependente de Buffs e Items , se tu nao tiver Items voce vai acabar estagnando e ficar matando 1 mostro e restando em seguida , mata 1 , resta , mata 1 , resta , infinitamente o que nao tem diversao nenhuma... ( Vc nao ganha porra nenhuma de grana ate o Level 30-40 )

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 3 1 2 3 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões