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  1. #1
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    Desisto de 90% dos MMORPG :(...

    A proposta desse post eh fazer um pedido para as pessoas desse forum se eles conhecem algum jogo que se encaixe nesses quesitos e ao mesmo tempo discutir essas malditas idiotices que eles colocaram nos MMORPG de hoje em dia ( Principalmente os Asiaticos + NCSoft ).

    Grande parte do que eu vou falar aqui eu estou falando em termos de jogos e diversao ja que ninguem com uma vida tem tempo pra ficar jogando 5-10 horas por dia um MMORPG e ficar repetindo movimentos igual um retardado... Entao varias mudancas que eu falo aqui que seriam legais para um MMORPG ideal visam a pessoa poder se divertir no tempo que ela pode jogar ao inves de trabalhar para o jogo. ( Regen Rate mais alto , Teleporte Barato ou Meio de Locomocao Barato , melhoras na comunidade. )

    Sim , isso eh um post criticando os MMORPG...
    Provavelmente os unicos jogos que essa critica nao eh valida sao o Guild Wars e WoW...

    Entao , eu tentava voltar a jogar MMORPG , mas depois de jogar todos os MMORPG possiveis , ver que todas as promessas que eles fazem sao uma grande farsa eu cheguei a conclusao que grande parte sao uma bosta... Quests idiotas , nao incentivam party / guilds , grinding infinito , sociedade tosca , PvM = Lixo , penalidades retardadas , classes suportes sao quase sempre must have para se "upar" direito sendo que nao devia existir o sentido de "upar".

    A coisa mais ridicula eh que para se aproveitar o jogo voce precisa ter level e isso demora meses e meses sendo que voce tem q pagar pra jogar ainda por cima. Fora que geralmente os sistemas de batalhas nao sao la grandes coisas e como uma boa parte dos jogadores quer ser o "Damage Dealer" falta buffer / supporte ja que existe aquela coisa de demorar anos e anos para upar um personagem e ser buffer ser a coisa mais chata do mundo levando as pessoas a criarem os "Bots".


    O que eu mais queria eh um MMORPG com Otimo PvM ( Estou falando de grupos de personagens high levels querendo matar Boss , Monstros Organizados com Inteligencia Eficiente que exijam mais que Point / Clicking e Raid Boss divertidos ), PVP forte e que de pra chegar Level Maximo em menos de 2 meses para que voce possa testar os personagens / builds mas que tenha otimo conteudo high end para pegar items , guerrear , fazer clans , matar chefes.

    Essa ideia de conseguir Level Maximo em menos de 2 Meses ajudaria muito para incentivar a jogar com Buffer / Suporte / Tanker / Summoner ja que assim da pra arranjar amigos e eles recriarem personagens com classes que sao necessarias no PvP / PvM desde que eles estejam de acordo e conseguir parties melhores e mais eficientes sem ter que passar por todo aquele sistema de grinding de novo. E tendo esse sistema os Buffers ja entram direto na Acao pegando Level em menos de 1 mes por ja ter experiencia e a partir dai ir matando monstros organizados , fazendo quests de party / guilds , fazendo raid boss...

    E o principal eh ter uma boa jogabilidade que nao seja baseada no sistema de grind asiatico. Tendo a principal necessidade a habilidade / inteligencia do jogador e nao a repeticao de movimentos um milhao de vezes.

    Seria muito bom tambem ter um sistema de comunidade forte , dar espaco aos soloers , mas dar muito mais espaco para quem quer jogar em grupo colocando monstros que lutam em grupo , que tem inteligencia muito forte ou chefes que dao otimos premios.
    Ter um sistema de Party Finding decente ao inves de ficar gritando no chat igual um retardado. ( Lineage 2 tem um mas ninguem usa , mas a ideia eh boa ) . Incentivar as Party com bonus de drop e criando dificuldades ( Monstros mais dificeis , Dungeons para grupos e nao penalidades retardadas ) para quem quer ganhar "premios melhores".

    Esqueci de mencionar o negocio de possuir teleportes baratos para as areas de batalha ou cidades ou um meio de locomocao rapido e facil de se conseguir para poder explorar mais rapido ja que ninguem quer ficar andando por 3 anos de uma cidade a outra. Outra coisa importante se tratando de tempo eh Dungeon Instanced , porque nao tem coisa mais ridicula do que ficar esperando 3 dias para um RaidBoss renascer e ainda ter que guerrear com outra guilda para poder pegar o Spawn dele. Fora que isso torna o jogo mais divertido para se jogar com seus amigos / clan sem interferencia dos idiotas badmanners / noobs / griefers. Mais uma vez tendo Dungeon Instanced vc evita um negocio muito comum em varios jogos onde vc pode pkar que eh fechar a Dungeon so pro seu clan e nao deixar mais ninguem entrar atrapalhando muita gente e criando um desbalanceamento em termos de Level e Item. Sendo que na verdade o que deveria decidir no PVP seria a habilidade / inteligencia dos jogadores e nao as taticas covardes e o melhor premio que voce pode ter eh ter um Clan Famoso...

    E outra coisa eh que precisa ter regen de hp / mp rapida ou possuir pocoes baratas para tal ja que ficar sentado por 10 minutos esperando a sua mana ou hp enxer nao tem a menor graca , mas como nesse "MMORPG Ideal" nao existe grinding e sim um periodo de transicao para voce aprender como o jogo funciona fazendo quests solo ou em grupo entao talvez isso n seja necessario.


    Quests Interessantes ao contrario de :
    - Mate X Monstros
    - Traga X Items
    - Ande a pe pela cidade inteira igual um retardado coletando items e depois volte pra mim

    Eu quero quests realmente decentes... Que te deem items legais , que facam vc precisar de grupo , que exigam que voce mate um chefe ou cumpra condicoes para conseguir faze-las , que envolvam assassinatos , perseguicoes , escoltas , lutas em grupo , missoes.


    Se alguem conhecer um jogo assim alem do GW e WoW me avisem...

    Thank you...

    Quem quiser discutir sobre isso em ingles vai aqui :

    http://www.mmorpg.com/discussion2.cfm/thread/101995
    Última edição por NightAvengerx : 05-11-2006 às 22:54

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  3. #2
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    Estilo mais saturado que tem é fantasia, seguido de anime. Menos saturado é sci-fi e real life.

    Andei vendo last chaos, silkroad, rappelz, legend of ares, With your destiny, hero online, xiah, risk your life, kal online, supreme dstiny, é tudo clone do mu ou do l2. Tudo a mesma coisa: criar clans + items pra todos os lvls + algumas skills + algum sistema de receita ou upgrade nos items + sieges ou guerras. É do tipo q vc joga, vicia, um mes ou dois depois já não tem mais oq faze e para de joga. Isso se não for um private rate 500x. Oq mais falta não to achando, quest de party, quest de skill, quest de classe (bom, isso quase todos tem), quest de liberar novas areas, essas quest de matar 50 bixo e pegar item pra volta no NPC e ganhar um premio é tudo idiota. Talvez por isso o Wow é popular, mapa grande + milhares de jogadores + milhares de quests. A parte legal do l2 são as sieges e o tamanho do mapa, fora isso é sux.

    O anachy tem uma limitação nas dungeons de não deixa os players lvl alto entra no mesmo lugar dos lvl baixo e acaba com tudo.

    A coisa mais estupida q tem é mmorpg que vira orkut, vira mais um chat do q um jogo.

    Metade dos mmorpg vai sumir nos próximos anos, tudo cópia, ninguém mais vai joga.
    Última edição por all_blind_eyes : 05-11-2006 às 10:59

  4. #3
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    Citação Citando all_blind_eyes
    Metade dos mmorpg vai sumir nos próximos anos, tudo cópia, ninguém mais vai joga.
    Não. Porque N player's jogam por vício. Esse N é um número tão absurdo que chega perto de ser incontável. Vício é vício. Não importa o tempo, os caras continuarão a jogar.

    Shenmue Online vem logo logo e pelo o que conheço da grande Sega, não será mais um simples RPG Online. Pode apostar que será algo grandioso. Vamos esperar para ver no que é que dá...

  5. #4
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    Citação Citando all_blind_eyes


    Estilo mais saturado que tem é fantasia, seguido de anime. Menos saturado é sci-fi e real life.

    Andei vendo last chaos, silkroad, rappelz, legend of ares, With your destiny, hero online, xiah, risk your life, kal online, supreme dstiny, é tudo clone do mu ou do l2. Tudo a mesma coisa: criar clans + items pra todos os lvls + algumas skills + algum sistema de receita ou upgrade nos items + sieges ou guerras. É do tipo q vc joga, vicia, um mes ou dois depois já não tem mais oq faze e para de joga. Isso se não for um private rate 500x. Oq mais falta não to achando, quest de party, quest de skill, quest de classe (bom, isso quase todos tem), quest de liberar novas areas, essas quest de matar 50 bixo e pegar item pra volta no NPC e ganhar um premio é tudo idiota. Talvez por isso o Wow é popular, mapa grande + milhares de jogadores + milhares de quests. A parte legal do l2 são as sieges e o tamanho do mapa, fora isso é sux.

    O anachy tem uma limitação nas dungeons de não deixa os players lvl alto entra no mesmo lugar dos lvl baixo e acaba com tudo.

    A coisa mais estupida q tem é mmorpg que vira orkut, vira mais um chat do q um jogo.

    Metade dos mmorpg vai sumir nos próximos anos, tudo cópia, ninguém mais vai joga.
    Eh bem por ai mesmo...

    Testei Rappelz , Flyff ( Lar de Botters ) , Lineage 2 ( OFF e Privado ) , LastChaos , Silkroad nem testei pq matar 500 bixos apenas para 1 quest eh ridiculo , Hero Online me pareceu muito generico , With Your Destiny eh o jogo mais ridiculo que ja vi depois do Priston Tale , Tibia , The Gunz era legal mas o sistema era tao podre q ele falava que voce dava hit e nao acertava na verdade isso quando as pistolas vc gastava 2 pente e nao matava o cara , Gunbound eh lar de Cheater , entao...

    Nenhum deles me agradou... Todos Grindfest , Sistema de Batalha podre , Quests idiotas , Sistema Economico podre , Incentivo ao Solo ao inves de Party / Guilds , Boss Ridiculos ( 5x HP / 5x Items / 5x Dano / 5x Armor / 5x etc... , Model multiplicado em tamanho por 2x ).

    E eu torco para que esses MMORPG vao a falencia sim pq tem q criar algo decente e nao um money-maker criado para Asian Farmers...

    O Rappelz ate foi divertido , mas era pq tinha graficos diferentes e um monte de efeitos... Mas quando eu cheguei no Level 15 desanimei pq era Grindfest infinito... Vc ia upar em party e acabava upando pior ainda. Fora que os Summons eram um lixo...


    Eh muito obvio que os caras tornam o jogo ridiculo para os players comprarem items nas "Out-Game Shop" , mas queria saber se os jogos pagos com mensalidade tb sao grindfests assim... Eu sei que o Lineage 2 eh , o Priston Tale eh , City of Heroes eh GrindQuesting :O.

    Queria saber do :

    Everquest 2
    Ryzom
    PSUniverse
    Eve Online
    FF XI
    Última edição por NightAvengerx : 05-11-2006 às 11:20

  6. #5
    Membro Avatar de IceMan
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    DDO tem um sistema para achar parties!

    mas concordo com a frase: "metade dos MMORPGs vai sumir". e é bom mesmo, o mercado filtra o que presta do que é tosco =)

  7. #6
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    melhor PvE que eu ví até hoje é o do WoW.. Guild Wars eu to jogando e parece ser legal, a melhor parte é que você pode tentar fazer a parada toda 'SINGLE PLAYER' com henchmen..

    mas WoW a coisa não é mecânica pura, tem muita estratégia, tem muita matemática e estilo de jogo no PvE.. tem que ter tank bom, healer melhor ainda..

    eu acho que ia ser legal se tivessemos uma lista atualizada de todos os MMO´s que estão rolando atualmente no mercado, poderiamos recolher opiniões de alguns players que jogam e fazer um sticky..

  8. #7
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    Porque você não monta seu proprio MMORPG?
    Essas sua idéias são boas, chama uma galera e começa a fazer uai. . .

  9. #8
    Suspenso
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    vc fala como se fosse facil

  10. #9
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    Pegar as idéias boas de cada mmorpg é fácil, agora junta tudo e faze um mmorpg com milhões de fans é outra história...

  11. #10
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    Citação Citando all_blind_eyes
    Pegar as idéias boas de cada mmorpg é fácil, agora junta tudo e faze um mmorpg com milhões de fans é outra história...
    Infelizmente 70% dos MMORPG de hoje em dia sao Asiaticos... E Asiaticos apoiam Grinding...

    Os poucos que nao sao Asiaticos sao otimos MMORPG , apesar de terem muita coisa para melhorar... ( WoW , Everquest 2 , Eve Online e Guild Wars )

  12. #11
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    e vccomo se fosse impossível.
    só ter o 'time' bem preparado e afim que vira.
    só que a maioria sempre desiste...

  13. #12
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    Ultima Online...

    a melhor estruturacao de mmo q jah conheci... inclusive, jogo ateh hoje de tao bom e divertido q eh...

    www.tfgshard.com

    o maior shard da historia do brasil... fechou a uns 4 anos... e em 4 dias de re-inauguracao, 450 pessoas online...

    os graficos? antigos... mas... as atualizacoes de graficos prometem...






  14. #13
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    Eu to gostando do SpaceCowboy...

  15. #14
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    Só uma correção: TFG fechou e nucna mais vai voltar. Alguém pegou e abriu um shard novo com o mesmo nome pra TENTAR faer ressurgir o melhor shard q já teve.

    E esses gráficos aí, só no uo com novo patch e versão 3d, o q é INJOGÁVEL pra qqer ser de meia inteligência q goste de uma aventura/pvp. Entretanto, fique feliz, mesmo no 2d clássicão o UO detona!!! Só não vá jogar em shard brazuca. E se vc não tem tempo desista. Macro é pra quem já sabe, quem começa ajogar perde um bom tempo até aprender.

  16. #15
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    Sinceramente, eu acho que voce é um viciado em mmorpg, mas que vê que a formula dos mais acessíveis não te agrada (leia-se, não gosta da formula parecidissima dos diferentes mmorpgs que são F2P, e em sua maioria coreanos).


    Se tem de ter em mente, que no mundo dos mmorpgs o hack´n slash holocaust é, querendo ou não, a formula padrão, tanto nos pagos, quanto nos não pagos. Esse negocio de achar que voce vai encontrar num mmorpg aquela densidade de um rpg de mesa ou de um Baldurs Gate ou Oblivion é inviavel, ou melhor, SONHO, pois como voce acha que seria possível criar um mega ambiente virtual baseando-se em quest totalmente mestradas?

    Infelizmente, as quest automaticas não podem deter tanta profundidade que voce espera por alguns motivos:

    1 - nem todos vão compreender, ou ter vontade de realizar quest complicadas;
    2 - o jogador casual não vai querer perder tempo em algo que ele tem de se estressar para conseguir resolver, e no fim ver que o esforço nao valeu a pena.

    E esse é um dos motivos da minha decepção com o DDO, onde o NWN 1 foi, em muito mais, um micro-mmorpg ideal do que o DDO.
    WoW é legal porque favorece ao jogador casual, não por ser um mmorpg hardcore viciante para ficar vivendo 24horas dentro.

    E mais, WoW é o que é também por dois motivos: é feito pela Blizzard e sobre uma franquia é um dos maiores sucessos dos jogos de computador, a serie warcraft. pois se voce for olhar bem, no fim ele segue a mesma formula do hack´n slash holocaust, só que o ambiente é ultra familiar para jogador, tornando-o divertido.

    Talvez, o unico mmorpg que não tenha a regra hack´n slash holocaust é o EVE ONLINE, mas como já vi no trial é um jogo a lá civilization: ou ama, ou odeia.

    E neste ponto vou ter de discordar, voce critica o Rappelz, mas na verdade seu avanço no jogo foi minimo, ou melhor, tu acaba de sair do tutorial e forma um pensamento crítico. Porém, apesar dos pesares, o Rappelz para mim figura como sendo o melhor mmorpg Free que está disponivel, isto pq:

    1 - Não tem gráficos de criança (a lá priston tale), e tem o sistema de animação asiatica que pode ser levemente removido (dada a variedade de rostos e cabelos);
    2 - Tem um dos melhores tutoriais que já vi, que te leva do lvl 1 até o 15 sem praticamente voce notar;
    3 - É, até agora, o ÚNICO mmorpg Free que procura compensar a falta de carga horária jogada, por via do sistema de stamina, que dá bonus em xp e sk para compensar o tempo nao jogado;
    4 - O sistema de pet promete MUITO, e é MUITO bem elaborado, tanto que o pet tem sistema próprio de habilidades e pode ser equipado com itens, bem como gozar de algumas abilidades do jogador;
    5 - sistema de evolução do pet, trazendo um motivo a mais para evolui-lo;
    6 - o sistema de job transfer MUITO bem sacado, não forçando a pessoa escolher uma classe antes de conhecer o sistema do jogo (tanto que classe voce só opta no lvl 10) e o 2nd job transfer, que é a ramificação da classe que voce optou no inicio, dando outro motivo de subir de lvl além de aumentar skill e stats; e
    7 - Por fim, um sistema de grid MUITO, mas MUITO mais facil de digerir do que o de Silkroad ou Last Chaos por exemplo, levando voce chegar ao lvl 30 em 1 semana jogando 2-3 horas por dia.

    Lógico que existem defeitos, como a repetição de gráficos nos monstros (principalmente chefes), uma penalização excessiva no pvp (até compreensivel para prevenir massacre de novatos) entre outros. os quais vão variar conforme o gosto.

    E por fim, eu acho que muita gente entre no mmorpg achando que vai viver uma historia densa como baldurs gate ou oblivion, mas isso não é o mmorpg, mmorpg é diversão, e não imersão.

  17. #16
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    Pior é q existe mmorpg "mestrado". Não to interessado, mas vi um monte de servidores privados, principalmente de l2, descritos assim "ROLE PLAY".

    Tem um q o GM escolhe um por um quem pode jogar, qual o criterio? O jogador tem q mandar uma descrição completa do char, com nome, história, raça, personalidade, etc etc etc no maior estilo "RPG de mesa".

    "mestra" mmorpg num servidor privado, muito estranho.

  18. #17
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    Eu também já estou cansado desses MMORPGs. Na verdade o único que me fez sentir como se estivesse realmente jogando um MMORPG foi o Ultima Online, pois nele vc pode ver vários jogadores interagindo de diversas maneiras, não apenas correndo de spawn em spawn atrás de monstros. Tem um MMORPG em desenvolvimento que eu acho que promete pois ele reúne os elementos do UO (baseado em skills) com gráficos totalmente 3D. O nome é Darkfall http://www.darkfallonline.com/ Leiam sobre o jogo e vcs perceberão que é quase a mesma coisa do UO, skills de combate e crafting skills e skill cap (segundo os desenvolvedores o jogo conta com 300 skills no momento podendo chegar a 500). Sem safe zones, diferentes servidores (shards), efeitos de tempo e cenários variados como desertos, montanhas, sistema de casas, barcos, montarias, 6 raças diferentes etc. A intenção dos desenvolvedores é a de criar um MMORPG que dê liberdade aos jogadores para eles fazerem aquilo que quiserem, tipo o UO. Quanto ao combat, tem um sistema muito interessante, (nada de point and click) estou com preguiça de escrever, vejam neste link http://hem.bredband.net/mongobash/DF-FAQ/combatfaq.htm No site tem inclusive uma seção voltada para o humor muito boa mesmo, tipo de histórias em quadrinhos http://www.thenoobcomic.com/ Esse jogo está sendo desenvolvido desde 2001 eu espero que em breve saía o beta. Segue algumas screenshots:







  19. #18
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    As imagens não apareceram. Segue o link pra galeria http://www.darkfallonline.com/gallery/visuals

  20. #19
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    nunca tinha jogado nenhum mmorpg..
    só via meu irmao jogando UO, mas achava meio bobo
    comecei a jogar wow pela imersão no mundo lah..
    mas nao aguento jogar mais de duas horas seguidas sentando na frente do computador...
    ai nao consigo pegar as super reputaçoes lah
    rank em pvp entao vai ser foda =\

    e achei um saco o tipo de umas quests, principalmente de drop...
    mas de matar é ateh facil, pq jogo com amigos, ai vamos a caça dos bichos...

  21. #20
    Suspenso
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    Tirando a parte de "Chegar rápido no level máximo", eu recomendo FFXI. O mundo é imenso, milhares de tipos de monstros inteligentes, o que faz as batalhas serem mais complicadas que de costume e saírem do "controle", geralmente, muitos quests pra se fazer, monstros absurdos pra 18 personagens de nível máximo matarem juntos suando, MAS demora pra subir de level, e você tem que subir de level pelo menos duas vezes: Uma até o level máximo (Classe principal) e outra até a metade dele (Classe secundária, que te dá bonus).
    Ah, e é praticamente IMPOSSÍVEL jogar sem party a partir do level 18~20, a não ser que vc seja MUITO paciente.
    Fora isso, é o melhor MMORPG que eu já joguei, sem exagero.

  22. #21
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    Imo mmorpg sem grinding não existe... Enjoa-se rápido de coisas fáceis. Se não tiver desafio, xp foda, itens foda de conseguir nao rola...
    E outra, pra mim, mmorpg é tudo igual, escolha um e jogue, simples assim. Todos serão um despedicio do seu tempo, então escolhe um e seja foda nele, se for ficar começando jogo novo de 2 em 2 meses vc sempre vai ser noob e n vai conhecer o melhor do jogo...

  23. #22
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    Imagina pega lvl max em 2 meses.. sei la por um lado n eh bom e por otro eh.. mas acho q n eh tao bom assim..

  24. #23
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    Falou tudo neste post, estou na mesma situação. Acho que MMO deveria também se basear na qualidade do jogadores não só no tempo em que ele gasta no jogo.

    Eu que trabalho 8 horas por dia, nunca vou poder disputar com um pessoa de 10 anos que apenas tem colégio meio período, 2 férias por ano e passa o dia inteiro jogando.

    E outra, eu fico horas jogando qualquer jogo numa boa, agora ficar horas "upando" não quer dizer que você vai se diveritir, muito pelo contrário !! Só agrava a LER e o stress, pq cria maior ansiedade.

    Eu tenho muitas idéias para jogos, mas infelizmente não é simples como nosso amiguinho disse aqui no forum. Não é só sentar a bunda na cadeira e programar não meu querido, vc tem q entender de N coisas, sacar muito de planejamento de um projeto que você não tem nem noção do que seja e o pior vai ter que ter muita grana para fazer algo de qualidade. É bem complexo. Eu tenho skill para trabalhar em um equipe dessa, mas não tenho tempo e a vida depois de uma certa idade corre rápido e requer outras responsabilidade, é preciso dinheiro vivo sabe ? Nada de papai bancado as coisas enquanto se vive no mundo da fantasia...

  25. #24
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    Tbm penso o mesmo.
    MMO deveria ser feito para várias idades, mas os mmos atuais estão até certos - pensam no maior mercado q é o das crianças-adolescentes. Se fossemos adolescentes, não duvido q estariamos jogando 10-12horas/dia como os de hoje jogam (e eu jogava antigamente), mas hj em dia não dá.

    Daria tudo pra ter um mmo com a diversão q UO me proporcionou e sem o mesmo tempo gasto .

  26. #25
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    Rapaz na moral... não sei como falam tão bem de WOW, eu enjoei desse jogo depois de 1 mês jogando pqp ficar fazendo quest o tempo todo é pra se lascar.

    Lineage 2 é meu jogo de vício do momento, mas deixa muito a desejar, o pvp deveria ser mais dinâmico do que simplismente clicar no cara e saber o melhor jeito de matar aquele determinado player e ter equipamentos overenchanted.

    UO pra mim era o melhor jogo vc não precisava ser GM ALL pra ser o melhor player bastava ser GM magery healing e uma skill de combat...(fora os lores claro) hj eu não volto a jogar pq sei que não vai ter ninguém pra jogar comigo ae perde a graça

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