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  1. #1
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    Bloom / Filtro de texturas

    Alguém poderia gentilmente me explicar o que diabos é isso?

    Meu processador/video não são dos melhores, alguns jogos ficam muito lentos, mesmo que eu baixe resolução e coloque texturas low ainda fica lento... MAS se eu desabilito o tal de "bloom" fica muito bom. Porque? O que diabos é esse negócio?

    E o que são os filtros bilinear, trilinear e anisotropic?

    edit:

    A esquerda sem bloom, a direita com bloom:


    Ou eu sou ceguinho, ou não é uma diferença tão significativa pra brutalidade de queda de performance. Com bloom simplesmente eu não consigo jogar, fica lerdo quase quadro-a-quadro... sem ele fica normal. Provavelmente é o meu vídeo que não aceita esse efeito, igual acontece com pixelshader 1.1
    Última edição por Encapuzado : 06-01-2007 às 0:32

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  3. #2
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    Posso botar o que quiser aqui? (frase de duplo sentido...)
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    bloom eh algo relacionado a luz naum, nos graficos da pra perceber que com bloom a luz tem mais reflexos, algo do tipo... sei lah, faz mais de ano que ue nuam leio sobre hard, deixa um pro chegar...

  4. #3
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    Bloom dah mais brilho, eh um dos efeitos do HDR, ele torna os efeitos de luz mais realisticos, como se seus olhos estivessem realmente vendo dentro do jogo


    o pq de ficar lento? ajudaria se dissesse qual o PC e qual os drivers


    bilinear, trilinear e anisotropic... são diferentes formas de filtros de texturas, quando vc está olhando uma rua reta num jogo, a textura da pista vai ficando borrada a medida que a distancia aumenta, mas o quanto de distancia é necessario pra que se perca a qualidade, vai de acordo com o tipo de filtro que vc está usando e de sua configuração (do filtro)

  5. #4
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    bloom é esse brilho intenso que fica envolta de luzes... quando você olha a lua a noite, ela tem um 'brilho' em volta dela, o bloom simula isso =]

  6. #5
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    bom, basicamente ja disseram oq é bloom
    mas complementando: é um efeito que faz com que a luz de um objeto (refletida ou não) não se restrinja a ele, dando um certo "brilho" em volta de objetos claros, e um "overbright" em superficies / pontos muito claro, como o céu diurno. é tipo um pós-tratamento de imagem. nessa screen vc pode observar facilmente o efeito no heal pack e nos "cabos de energia" da arma, assim como na parede ao lado. o efeito faz as cores ganharem mais contraste e vida, deixando a imagem mais convincente

    e geralmente esse efeito é bem leve, que eu conheça, apenas no age of empires 3 que isso pesa consideravelmente

    ja bilinear e trilinear é o modo de filtragem das texturas em alto angulo e distancia em relação a tela. bilinear tem alguns "niveis" de definição bem claros, ja no trilinear a transisção é bem mais suave (e melhor). anisotropic é outro filtro que faz com que essas texturas percam bem menos definição nessas situações (trilinear e bilinear borram pra kct as texturas)
    Última edição por UmK : 06-01-2007 às 1:20

  7. #6
    Membro Avatar de TM99
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    qual sua vga?

    geralmente bloom é leve, se for HDR eh outra historia..

    mas pra mim da pra ver nitidamente a diferença da imagem com e sem bloom ai.

  8. #7
    Membro Avatar de Arraso
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    Bloom não é um dos efeitos do HDR.

    HDR é totalmente diferente. Bloom é só um HDR wannabe

  9. #8
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    HDR = Efeitos calculados que só acontecem quando devem acontecer.
    Bloom = Borrão escroto e desnecessário nos objetos que emitem / refletem luz.

  10. #9
    Membro Avatar de Darktag
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    HDR = Efeitos calculados que só acontecem quando devem acontecer.
    Bloom = Borrão escroto e desnecessário nos objetos que emitem / refletem luz.
    Ultra resumo isso aí

  11. #10
    Membro Avatar de Cantor
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    q jogo é esse ae?

  12. #11
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    Citação Citando diego_cps Ver mensagem
    q jogo é esse ae?
    Também quero saber.

  13. #12
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    O jogo da screen é Nexuiz, um fps freeware:
    http://www.alientrap.org/nexuiz/

    Mas o meu problema com bloom foi no Painkiller.
    VGA GeForce FX5200 128Mb.

    Malditas tecnologias novas... tanta coisa pra deixar o jogo mais realista pra ferrar com os pobres de pc ruim
    Dane-se o realismo... eu realmente não ligo pros efeitos de luz perfeitos ou pra água bonitinha.

  14. #13
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    Nexuiz não serve de comparação, é pesado pra todo mundo mesmo.

  15. #14
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    Citação Citando Encapuzado Ver mensagem
    O jogo da screen é Nexuiz, um fps freeware:
    [url]
    VGA GeForce FX5200 128Mb.


    eis ai o motivo da lentidão.

  16. #15
    Membro Avatar de psycr0w
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    bloom influencia mto pouco na performance final de qq game. HDR é similar a bloom, mas é um pouquinho mais pesado para se rodar, mas nada que atrapalhe o jogo...voce perde pouquissimos fps´s com esse efeito.

    no geral, qndo vc liga bloom ou hdr em um jogo e este se torna injogavel o motivo é um só: mal programado.

  17. #16
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    Citação Citando psycr0w Ver mensagem
    bloom influencia mto pouco na performance final de qq game. HDR é similar a bloom, mas é um pouquinho mais pesado para se rodar, mas nada que atrapalhe o jogo...voce perde pouquissimos fps´s com esse efeito.

    no geral, qndo vc liga bloom ou hdr em um jogo e este se torna injogavel o motivo é um só: mal programado.
    nah, ateh concordo na parte do bloom, mas HDR Eh pesado pra caralho.

    e tem muita diferença de bloom pra hdr, HDR eh um efeito dinamico, bloom eh estatico, HDR eh processado em 64 bits de cor, bloom eh 32..

    tem muita diferença entre os 2

  18. #17
    Membro Avatar de psycr0w
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    nah, ateh concordo na parte do bloom, mas HDR Eh pesado pra caralho.

    e tem muita diferença de bloom pra hdr, HDR eh um efeito dinamico, bloom eh estatico, HDR eh processado em 64 bits de cor, bloom eh 32..

    tem muita diferença entre os 2
    depende da forma como o hdr é empregado. HDR pesado é qndo o programador de excita com os brilhos frusfrus e resolve jogar em tudo q é lugar, chega a ficar horrivel o visual. Exemplo de hdr bem usado é no oblivion, fizeram um excelente trabalho visual com o jogo.

    Tecnicamente HDR é diferente de BLOOM, agora na prática, bloom engana bem nos contornos, porém no efeito dentro da textura em si, hdr espanca.

  19. #18
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    Citação Citando psycr0w Ver mensagem
    bloom influencia mto pouco na performance final de qq game. HDR é similar a bloom, mas é um pouquinho mais pesado para se rodar, mas nada que atrapalhe o jogo...voce perde pouquissimos fps´s com esse efeito.

    no geral, qndo vc liga bloom ou hdr em um jogo e este se torna injogavel o motivo é um só: mal programado.
    Então Painkiller é muito mal programado, como eu já disse acima com bloom fica quase quadro-a-quadro...

  20. #19
    Membro Avatar de psycr0w
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    Citação Citando Encapuzado Ver mensagem
    Então Painkiller é muito mal programado, como eu já disse acima com bloom fica quase quadro-a-quadro...
    estranho....eu jogando com bloom e sem bloom na maioria dos jogos nao notei qse nenhuma diferença. Deve ter algum gap em seu pc, q nada se relaciona à vga.

    Fable, Oblivion, Flat Out 2, Day of Defeat Source...joguei todos eles numa radeon 9600xt e numa geforce 6800xt e nao notei qse nenhuma queda de fps.

  21. #20
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    O cara q programo o nexuiz me disse q bloom é aquele brilho borrado (é borrado pq é um borrão de baixa resolução pra economiza, joga a definição do bloom no máximo pra ver a caca q fica) e HDR é aquele tipo HL2 q clareia ou escurece a tela quando vc tá num lugar muito escuro ou muito claro.

  22. #21
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    Citação Citando Encapuzado Ver mensagem
    Então Painkiller é muito mal programado, como eu já disse acima com bloom fica quase quadro-a-quadro...
    Então a tua máquina tá com sérios problemas. Joguei painkiller e a expansão com tudo ligado + 4x AA e rodou liso, liso.

    A máquina na época era um Athlon XP 2600+ T bred, 1GB ram DDR400, Geforce 6800GT.

  23. #22
    Membro Avatar de TM99
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    bixo, ele ta com uma FX5200, qualquer shader q vc joga na 5200 ela para.. essa vga eh um lixo.

    no oblivion por exemplo, nem minha 9500pro sentia muita diferença ligando ou desligando o bloom.. imagina pain killer q roda a trocentos fps nela.

  24. #23
    Membro Avatar de Jaymz Hetfield
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    Aqui tem uma FX5200 e roda Guild Wars (full em 1024) com Bloom, nem por isso o desempenho é ruim, não é 100fps mais também não é 15

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