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  1. #1
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    Entenda porque GTA 3 é um jogo pesado!

    Muita gente está reclamando que GTA 3 é um jogo pesado, mal programado e que só roda bem em supercomputadores. Eu também tive esse problema para zerar GTA 3, pois minha placa de vídeo é uma TNT 2 “lixo” M64. Na 1º ilha dava media de 15 FPS e na 2º ilha dava media de 10 FPS e isso em 640x480 16 bits! Na minha opinião GTA 3 é até rápido demais para o que ele é realmente e pra mim ele é bem programado. Acredito que a solução desse “problema” seja trocar a placa de vídeo (uma R 8500 ou GF 3 ou GF 4 deve roda-lo bem 1024x768 32 bits). Vou falar agora porque GTA 3 é um jogo pesado.

    Primeiramente temos que pensar de que é feito um jogo de computador. Um jogo 3D é composto basicamente de 3 entidades:

    A) Um ambiente (espaço) 3D também chamado de mapa ou fase.
    B) Polígonos (objetos) 3D que podem ser casas, carros, prédios, aviões, navios, pessoas, etc e que ficam dentro do ambiente (espaço) 3D.
    C) Texturas (imagens) que preenchem o ambiente (espaço) 3D e os polígonos (objetos) 3D.

    A geração de imagens 3D envolve muito calculo matemático pois tem que se calcular a posição dos vértices dos polígonos (objetos) 3D no ambiente (espaço) 3D, preencher as texturas no ambiente (espaço) 3D e nos polígonos (objetos) 3D e aplicar efeitos de iluminação e reflexo da luz. O que torna um jogo 3D rápido ou lento é o tamanho do ambiente (espaço) 3D, o número de polígonos (objetos) 3D, a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e a qualidade (resolução) das texturas. Quanto maior o ambiente (espaço) 3D, quanto maior o número de polígonos (objetos) 3D, quanto maior a quantidade de vértices dos polígonos (objetos) 3D e quanto maior for a qualidade (resolução) das texturas mais lento será o jogo.

    Todo jogo 3D tem dezenas de mapas ou fases e para sair de um e entrar em outro é preciso carrega-lo (loading) do HD para a memória pois só 1 mapa ou fase fica na memória. Jogos como MOHAA, RTCW e SOF 2 tem entre 30 e 60 mapas ou fases. Quem jogou GTA 3 viu que ele tem 3 ilhas e que para passar de uma para outra é preciso carrega-la (loading) para a memória. Logo concluímos que GTA 3 tem somente 3 mapas ou fases e se formos comparar com MOHAA, RTCW e SOF 2 cada ilha (mapa ou fase) teria o tamanho equivalente de 10 a 20 mapas ou fases desses jogos!! Talvez isso não fique tão nítido pelo fato de GTA 3 ser em 3º pessoa e vc andar direto de carro. Como o carro anda muito mais rápido que um pedestre então parece que as distancias percorridas são pequenas. Experimentem andar a pé de uma ponta a outra de uma ilha ou ir a pé de uma ilha a outra para vcs verem como são imensas!! Esse é um dos motivos que fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.

    O outro motivo é a quantidade imensa de polígonos (objetos) 3D e a quantidade imensa de vértices desses: são centenas de casas, prédios, postes, pedestres e carros com dezenas ou centenas de vértices.

    Embora a qualidade (resolução) das texturas não seja perfeita (e nem poderia ser se não seria impossível rodar o jogo), os outros 2 fatores acima compensam e fazem com que GTA 3 seja lento em placas de vídeo ruim.

    Uma coisa que eu achei incrível é o tempo que leva para carregar (loading) uma ilha: é quase instantâneo! Alem disso da para ver partes de uma ilha quando se está em outra, é como se o jogo carrega-se uma ilha e parte da outra na memória.

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  3. #2
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    gta3 é mal programado, por isso ele é pesado

    ele tem texturas de baixa resolucao e um quantidade de poligonos q nao eh tao alta na tela

    se ele realmente fosse bem programado, ele ia ficar perfeito (sempre acima do "fps limit" <- otra coisa de jogo mal programado) em 1024x768, em pelomenos 16 bits, com ctz

    O cenario dele nao recebe aceleracao de TnL por hardware tbem (só os objetos... como carros e pessoas), coisa q colabora MTO pra performace ridicula do jogo em super maquinas

    vc mencionou o tamanho do cenario tbem
    isso nao influencia em nada... doq adianta um cenario grande, mas q tem um numero de poligonos ridiculo? (convenhamos, sem contar os objetos, na cidade temos praticamente cubos texturizados (predios) e... o chao, q tem mto poucas divisorias... mas, como soma-se toda a ilha, acaba pesando no processador (ae q um suporte melhor a tnl faz falta) e o jogo fica lento

    e qdo troca de ilha, axo eu q ele só carrega as texturas de resolucao maiorzinha (qdo vc ta numa ilha, a outra fica com texturas extremamente horriveis)

    gta3 é pesado pelo simples fato de ser multi-plataforma, importado de um videogame

    se fosse exclusivo pra pc ia ser bem melhor

  4. #3
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    Discordo do amachado.
    Concorodo com o UmK.

    Gta3 foi um jogo desenvolvido para PSX2 e mal convertido para PC. Não que o PSX2 seja melhor que o PC, e sim que funciona de uma maneira diferente do PC, e essa maneira não foi adaptada para de maneira adequada para um PC.

    Se o problema fosse o tamanho da cidade, o Loading ia ser proporcional a mesma, então se ele é equivalente a 20 fases de um Medal of Honor, levaria o Load de pelo menos 10 fases pq o gráfico do GTA3 é bem fraco, aliás não poderia ser pior.

    É má adaptação mesmo.

  5. #4
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    Esse jogo eh mau programado mesmo

    os que pesa nele

    -Iluminação (transform & lighting mal implementado)
    -Pessima aceleração grafica no processamento de vertices/poligonos (transform & lighting mal implementado)
    -FOG

    Se você examinar direito esse jogo tambem NÃO usa um modo de economizar bandiwith da placa de video.. tudo nele eh em "brute force mode", tipico em conversões VG-PC

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