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  1. #1
    Suspenso
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    Logo a tecnologia de jogos 3d vai oferecer...

    Gráficos com altíssima resolução de polygonos mundos extremamente complexos, sistemas avançados de IA. Para que não tem a minima idéia de uma olhada por exemplo nesses render's 3d.



    esse modelo tem pouco mais de 45.000 poligonos, está usando algum bump map


    E com o avanço da tecnologia dos chipset's gráficos não é muito dificil imagina que em curto espaço de tempo ( alguns anos) teremos chips manipulando bilhões de poligonos pro segundo com todos os recurso de bump, suavização, etc, etc.
    Por exemplo a curiosa familia de chipset's p10 da 3d lab's a primeira versão ja oferece aceleração para a engine de render Renderman da Pixar, ela foi utilizada em vários filmes como por exemplo Final Fantasy, Toy History etc etc.. ele dispõe de 200 processadores de 32 bits embutidos é totalmente programavel, vc poderia portar qualquer motor de render para ele, mas ainda a muito o que caminhar. Agora imaginem como seria um jogo usando um motor de render como o Monte Carlo ( usado nas figuras acima) ou outros como o Mental ray.
    É seguro dizer que a tecnologia ja está em fase de desenvolvimento, a base disso são os novos processadores de 64 bits e o futuros SO's para 64 bits, novas linguagens para programação como a CG da nvidia, chips programaveis capazes de acelerar em tempo real outros sistemas de render além do DX e Open GL

    Abaixo algumas figuras usando um render padrão.



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  3. #2
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    só posso dizer... doido d++...

  4. #3
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    Sim... mas aquele modelo de um homem ali emcima não tem apenas bump. Tem muitos polígonos, pois os sulcos das orelhas são modelados e apenas alguns poucos relevos no rosto, como no maxilar, são providos de uma iluminação por bump.
    Além disso estamos muito longe ainda de conseguirmos um resultado nos games em tempo real com qualidade de renderização como a do filme Final Fantasy por exemplo. Onde o que está em jogo não é apenas uma tonelada e meia de texturas e sim um número exacerbado de polígonos e uma complexibilidade fora do normal para se gerar logicamente fios de cabelo como na moça acima, bem como o comportamento das roupas sobre o corpo dos personagens e afins...

    Eu ainda acho q estamos muito longe disso. Poucas pessoas devem ter ouvido falar, e eu apenas li algo de relance no site da nvidia a muito tempo atrás, dizendo que as GeForce4 conseguiram renderizar em tempo real partes do filme Final Fantasy; claro, subtraindo-se uma enorme quantidade de propriedades da renderização como efeitos de combustão, micropartículas e iluminação.

    Eu aposto minhas fichas que games para PC (eu quero frisar a palavra PC aqui.. hehe) com qualidade tal só venham a aparecer nos próximos 5 anos e ainda assim estejam num degrau um pouco mais alto assim como por exemplo, a grosso modo, Doom3 está para a maioria dos usuários de PCs. Aí eu já acredito que a padronização venha em muito além desses 5 anos iniciais.

  5. #4
    Suspenso
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    Bem eu realmente aposto minhas fichas para algo em torno de 3 anos para frente, como eu falei antes a muita coisa a ser feita ainda, o fato é que cenas complexas com calculo de radiosidade em tempo real ainda vai demorar mais que isso, mas quanto a modelos mais complexos isso está se tornando realmente viavel, calculos fisicos com gravidade, colisão etc, estão ficando refinados é so olhar o clip do doom 3 quanto a simulação de fios de cabelos olha o render que tem o model feminino o cabelo dela não tem nada de mais é um truque com texturas e canal alpha da imagem :P

  6. #5
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    pode naum ter nada a ver... mas o joelhinho da mina acima é um tesão... charme d++++... hehehehe ;P

  7. #6
    rrf
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    Desde que parem de fazer jogos com a engine do q3 tah blz

  8. #7
    Suspenso
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    Para que não acredita que se possa construir bons models com um numero razoavel de polys, esse abaixo rodaria tranquilamente num engine como a do Doom 3, esse model esta abaixo de 13.500 polys e usa truques com texturas bump map e displacement map. Feito no maya que é um dos softwares de modelagem junto com o Lightwave que esta sendo usado no doom 3. Esse model foi modelado utilizando-se um técnica chamda Subdivision Surfaces que aumenta o numero de poligonos conforme o nivel de detalhe que vc quer. na areas com pouco detalhe o numero de polys é muito reduzido.
    deste model sem usar efeitos complexos de iluminação com Radiosidade vc optem isto.


    Abaixo outro belo exemplo de um bom trabalho com texturas, também foi modelado no maya.


  9. #8
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    hummmm, que gostosinha essa mina!

  10. #9
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    hohoho

  11. #10
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    Espero que esse momento nunca chegue.

    Se hoje um game com um numero reduzido de poligonos jah prende milhoes de crianças em casa que tentam imitar a realidade, um jogo com 45.000 poligonos pode no minimo alienar alguem. Dai surgem os problemas que alguns jah conhecem como isolamento....pessoas vivendo apenas no computador e relacionando-se apenas com amigos de computador! Pra mim essa ipotese jah tem forma e nome: "The Sims Online"

    Tomara que eu esteja errado e que essa tecnologia venha só para ajudar. Mas vendo comentários como "gostosinha essa mina" (um modelo de computador) eu só posso esperar o pior mesmo!

  12. #11
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    Originalmente enviada por ZZ
    Espero que esse momento nunca chegue.

    Se hoje um game com um numero reduzido de poligonos jah prende milhoes de crianças em casa que tentam imitar a realidade, um jogo com 45.000 poligonos pode no minimo alienar alguem. Dai surgem os problemas que alguns jah conhecem como isolamento....pessoas vivendo apenas no computador e relacionando-se apenas com amigos de computador! Pra mim essa ipotese jah tem forma e nome: "The Sims Online"

    Tomara que eu esteja errado e que essa tecnologia venha só para ajudar. Mas vendo comentários como "gostosinha essa mina" (um modelo de computador) eu só posso esperar o pior mesmo!
    (...)

    tipo...
    a realidade eh q os videogames estão 1 poquinho na frente dos pcs...


    alguem ae jah jogow Resident Rebirth?
    graficos perfeitos...

    enquanto todo mundo fala:
    "ohhhhh, unreal 2003 eh lindo"

    eh faço:
    "ohhhhhh, q sono"


    ñ ah nada de novo alih...1 caprixozinho nas texturas (que realmente são mto boas) mas tbm, 1 tonelada de slowdowns (ngm me disse, eu VIH nos videos)...agora...se mal roda no pc deles, imagina na minha carroça? parem de viajar...

    e otra...1 vedeogame tem MTO menas capacidade que 1 pc...
    e faz coisas imprecionantes, como eh o caso do proprio GC...
    ñ eh mto forte, tecnicamente falando, mas eh realmente bonito os games...tudo bem, ele roda a 640, e eh bem mais facil de ser feito, jah q a tv esconde todos os "buracos" do game (experimente rodar RE3 no play1, e depois emular no pc, vc vai entender)...mas, e daih? o que importa eh a img q meus olhos estão vendo, ñ quero saber se tem 500 milhões ow 500 bilões de pligonos...


    e, hum...de fato...pra q grafico?
    rodo q3 com absolutamente tudo no minimo...e me divirto mais que em qualquer outro game...bonito ow ñ...
    ñ importa o grafico......eu definitivamente ñ ligo pra grafico, onde estamos esta otimo jah...
    qm eh q tah no RA, com 2 nego cendento por sangue nas costa, e para pra olha a porra da textura da parede ow do xão ow seja lah de onde for? ...grafico eh cartão postal......mas ñ ajuda em nada...eu jogo Need for Speed 1 e axo melhor que qqr outro...

    e por mais q os graficos impressionem, eh soh nas primeiras horas (maximo 1 dia),depois disso vc jah acostumow e ñ ve mais brilho algum, eh igual ve matrix 2x...na primeira todo mundo baba nos efeitos, mas depois jah ñ eh mais novidade...
    ...ow pra se exibi pros amigos (patético)...

    eu axo q o skema eh fica como tah tbm...

  13. #12
    rrf
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    Originalmente enviada por ZZ
    Espero que esse momento nunca chegue.
    Ih kra, acho dificil isso nao acontecer...

  14. #13
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    videogame melhor q PC ? bicho é loco , videogame podre roda 640x480 com slowdown a cada minuto , o visual só parece bom pq as cores da TV são bem mais vivas que as do monitor e a na TV n precisa de FSAA pq é pouco nitida em relação ao monitor , pega um PC bom com overclock o videogame n chega nem perto , nem xbox e muito menos PS2 , o que falta pro PC são jogos bem feitos graficamente como os que tem pra videogame se bem que já tem alguns

  15. #14
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    Originalmente enviada por ZZ
    Espero que esse momento nunca chegue.

    blabalbalba...

    Tomara que eu esteja errado e que essa tecnologia venha só para ajudar. Mas vendo comentários como "gostosinha essa mina" (um modelo de computador) eu só posso esperar o pior mesmo!
    eu quero quem não achou a "mina gostosinha" se manifeste pra eu chamar de VIADO!! BIXA!! GAY!! HOMOSSEXUAL!!

  16. #15
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    A q ponto vamus chegar?

  17. #16
    rrf
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    Essa discussão sobre videogame e PC eh meio que sem lógica, pq jogos de vg sao feitos especificamente pra 1 tipo de hardware, sendo que pra PC, cada PC eh diferente e talz, sendo que pra roda no maximo os novos jogos sao poucas pessoas que tem um hardware hmmm,errr, digamos, bom bagarai pra roda, sei lah, essa eh minha opniao, sei lah..

  18. #17
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    1 - Canal alpha, bump mapping...alguém poderia explicar o que é isso?

    2 - pc é pc, console é console. Jogos para console são feitos especificamente para aquele console, e são 100% otimizados para ele. Jogos para pc são feitos para atender uma grande faixa de modelos e potência de máquinas, da várias datas, com vários sistemas operacionais, etc.

    3 - As minas vituais acima são um tesão, parabéns para os criadores, e tomara, mas tomara mesmo que chegue um dia em que possamos ter um chip acoplado ao cérebro que nos permita viver uma completa experiência virtual, pra transar com a Laracroft sem ter que gastar com o motel, na hora que quizer, do jeito que quizer...

    Sem seu cérebro vc não passa de um vegetal (se bem que existem cenouras mais espertas que muita gente por ai). Viver o mundo real é limitante porque vc não pode viajar até o outro lado da galaxia nele.
    Mas no mundo virtual tudo é possível e vc vive o q sua imaginação permite. Se vc obter 100% de imersão, então pra vc será real, porque vc vive o vc pensa.

  19. #18
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    eu estou falando de hardware , o PC tem melhor hardware que o videogame , o xbox é um tipo de celeron 733 MHz com uma GPU superior a gf3 e inferior a gf4 e apenas 64mb de mem , e olha que o xbox é melhor hardware que ps2 e gamecube , ps : pensei que vc ia falar que os boneco da foto são um tesão hehe

  20. #19
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    Originalmente enviada por sulivan
    eu estou falando de hardware , o PC tem melhor hardware que o videogame , o xbox é um tipo de celeron 733 MHz com uma GPU superior a gf3 e inferior a gf4 e apenas 64mb de mem , e olha que o xbox é melhor hardware que ps2 e gamecube , ps : pensei que vc ia falar que os boneco da foto são um tesão hehe
    sai fora...

    Sim, o hardware do pc eh muuuuuito melhor. Eh q nem comparar Formula 1 com Formula Mundial.

    Infelizmente essa miscelanea toda e a burrice ou preguica dos programadores nao permite coisa melhor no momento.

    Acho q tem muita coisa q ja podia ser melhor, mas nao eh ainda por uma questao mais de mercado do q tecnica.

    Existem varias empresas por ai q deveriam sim adquirir a licença do q3 engine e melhorar drasticamente os graficos de seus jogos.

    Mas pessoalmente eu nao posso falar muito disso porque soh conheco meia duzia de jogos: q3, gp4, ofp...



    Ainda quero saber o q eh bump maping, etc...

  21. #20
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    Com relação a foto do Russel, o q ali foi modelado? tudo? a cabeça tb??? ou só a roupa?

  22. #21
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    mais eu repito uq eu disse:
    "foda-se como q eh feito...o que importa eh uq meus olhos estão vendo"

    e o XBOX eh o mais forte, mas eh o mais sux...ñ tem game, o controle eh um lixo...eh uma ferrari sem gazulina...

    e ainda não tem game nenhum, ainda, q seja mais bunito que RE du GC!!!
    xerto???

    tudo bem...roda em 640, e bla bla bla...eh mais facil e a tv esconde tudo...mais tudo isso eu jah falei no outro post...
    e tbm, num tem 1 slowdownzinho, igual akeles videos do ut2003 q vih, bah, sux!!! no way...so mais console...
    nunca voh compre 1 jogo pensando:
    "serah q vai rodah?"
    "serah q vai da slowdown?"

    e bla bla bla²...

  23. #22
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    Originalmente enviada por Neo Hunter
    mais eu repito uq eu disse:
    "foda-se como q eh feito...o que importa eh uq meus olhos estão vendo"

    e o XBOX eh o mais forte, mas eh o mais sux...ñ tem game, o controle eh um lixo...eh uma ferrari sem gazulina...

    e ainda não tem game nenhum, ainda, q seja mais bunito que RE du GC!!!
    xerto???

    tudo bem...roda em 640, e bla bla bla...eh mais facil e a tv esconde tudo...mais tudo isso eu jah falei no outro post...
    e tbm, num tem 1 slowdownzinho, igual akeles videos do ut2003 q vih, bah, sux!!! no way...so mais console...
    nunca voh compre 1 jogo pensando:
    "serah q vai rodah?"
    "serah q vai da slowdown?"

    e bla bla bla²...
    vc pode usar o computador na TV mas eu acho burrice pq fica igual ao videogame , eu prefiro a tela de computador que é mais nitida e te dá mais precisão pra jogar embora as cores da TV sejam muito mais vivas , slowmotion o PC dá de 1000x no videogame , vc compra um jogo no PC tira os detalhes e joga ai quando vc fizer upgrade no seu PC vc joga sem slowdown coisa que é impossivel no videogame e ainda os FPS são muito baixos piorando ainda mais a jogabilidade , ut2003 roda perfeito num PC com uns 10.000 no 3dmark , o slowmotion deve ter sido no seu PC em decodificar o video , a unica vantagem do videogame na minha opinião é a variedade de jogos , coisa que no PC tem uns 3 ou 4 jogos muito bons

  24. #23
    Suspenso
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    Com relação a foto do Russel foi tudo modelado , incrivel neh

  25. #24
    Membro Avatar de Soro
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    Originalmente enviada por Catarina
    Com relação a foto do Russel foi tudo modelado , incrivel neh
    Cara, sério mesmo? Caceeeeeeeeeeeete meu.

    Assim como existem há séculos os artistas da pedra, da madeira e do óleo, agora vemos nascer uma nova geração deles: a dos modeladores gráficos.

    Meu, aquilo ali não deve ser nenhum pouco fácil de fazer.

    Q arte cara...q arte...

    Tenta desenhar um simples parafuso no 3DStudio ou no AutoCAD e vc vai sentir o q eh...

  26. #25
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    nice topic! li tudo! =D

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