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  1. #1
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    OpenGL "traz" DX10 para o Windows XP???

    A boa "velha" API parece q ainda não quer abrir mão tão cedo dos jogos de PC ...

    http://blogs.nvidia.com/developers/2...ri_1.html#more

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  3. #2
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    Opengl nunca trouxe dx, pq dx sucks.
    E opengl não é para o windows xp, é para qualquer sistema operacional, ja joguei quake 4 em linux de boa, se brincar jogo o enemy territory tb em linux.
    Não vi nada de unified shaders no opengl, mas em compensação tem muita coisa que tem nesse opengl que não tem em dx10.

  4. #3
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    Como eu falei:
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    Great, Go OpenGl Go!!!!

    Posted by: gescom [linux] | May 24, 2007 2:40:38 AM

    "So DX10 will come with opengl for win xp ?"

    In other words OpenGL will provide DX10 capabilities under WinXP, Linux and other operating systems that support OpenGL.

    Posted by: Borgware | May 23, 2007 2:41:32 PM

    Not DX10, but the HW features exposed as OpenGL extensions and documented here
    http://developer.nvidia.com/object/n...ngl_specs.html

    Posted by: | May 23, 2007 2:42:14 AM

    So DX10 will come with opengl for win xp ?


    ----------------------------

    Neguinho so repetindo as mesmas merdas de pergunta, esse entrevista NUNCA disse que opengl vai trazer o dx10 para o windows xp, ninguem sabe daonde que os noobs estão tirando essa ideia.

    As extensões novas:
    http://developer.nvidia.com/object/n...ngl_specs.html

    Enfatizando que agora tem um suporte melhor ao java da sun (ja que o java da microsoft sucks, e não é open source).
    E o novo opengl sera compativel com todas as placas a partir da voodoo 2, e é obvio que nego vai rodar quake wars em duas voodoo 2 em sli so de palhaçada.

  5. #4
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    ...esse rapaz adora "chover no molhado" ...

    Óbvio q Ogl não vai trazer Dx10 nenhum pro Winxp pq afinal, DX10 é para WINDOWS VISTA e não tem como portá-lo para winxp ... por isso, tenta forçar um pouco a tua cabeça pra entender o pq d'eu ter colocado a palavra traz entre aspas

    E desconsidere tudo q está escrito além da entrevista, quotes totalmente desnecessários pois, são apenas comentários de usuários comuns e leigos no assunto, assim como eu, vc e maioria esmagadora daqui do fórum!!

  6. #5
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    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    ...esse rapaz adora "chover no molhado" ...

    Óbvio q Ogl não vai trazer Dx10 nenhum pro Winxp pq afinal, DX10 é para WINDOWS VISTA e não tem como portá-lo para winxp ... por isso, tenta forçar um pouco a tua cabeça pra entender o pq d'eu ter colocado a palavra traz entre aspas

    E desconsidere tudo q está escrito além da entrevista, quotes totalmente desnecessários pois, são apenas comentários de usuários comuns e leigos no assunto, assim como eu, vc e maioria esmagadora daqui do fórum!!
    Se vc não viu eu postei o link com as especificações novas do opengl que será usado no quake wars.
    E mesmo com esse upgrade no opengl, ainda virá muita gente aqui reclamar da api como acontece sempre que sai jogo novo em opengl.
    E se vc não viu no link que eu postei, de nada adianta ter placa da serie anterior a 8XXX da nvidia quando for jogar quake wars que as extensões novas não funcionarão.

  7. #6
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    Oh meu Deus... kra, na boa... teus comentários como sempre, são totalmente redundantes e até agora não somaram em NADA às informações q postei aqui... o fato é q, de acordo com a entrevista, daqui a pouco tempo, através do OGL poderemos ter jogos com evolução gráfica similiar a do DX10, e isso NO WINDOWS XP...

    ...esse é o FOCO da notícia... qlquer xarope de papo técnico(até parece ) e questionamentos sobre como isso será feito, não mudam em nada o conteúdo da notícia e são totalmente irrelevantes!!!

  8. #7
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    Nossa openGL ja era mais pesado e mais feio que o dx9 imagina com a qualidade de DX10.

  9. #8
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    Citação Citando Orthanc Ver mensagem
    Nossa openGL ja era mais pesado e mais feio que o dx9 imagina com a qualidade de DX10.
    Vc acha Prey feio e pesado???

    Bem, eu não... e roda com tudo no max e a 1280x1024 em 7600GT ...

  10. #9
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    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    Vc acha Prey feio e pesado???

    Bem, eu não... e roda com tudo no max e a 1280x1024 em 7600GT ...
    prey, doom3, quake4, e mais uma penca.

  11. #10
    Membro Avatar de Jaymz Hetfield
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    Doom 3 e Quake 4 eu achei até leve demais pra rodar numa FX5200
    Bem programado até

  12. #11
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    Citação Citando Jaymz Hetfield Ver mensagem
    Doom 3 e Quake 4 eu achei até leve demais pra rodar numa FX5200
    Bem programado até
    Pois é, eu tb acho leve até demais e bonito por ordem de evolução... Doom3 < Quake 4 < Prey!!! Não entendo esses comentários

  13. #12
    Membro Avatar de psycr0w
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    Citação Citando Orthanc Ver mensagem
    Nossa openGL ja era mais pesado e mais feio que o dx9 imagina com a qualidade de DX10.
    huahuauhahuahuahua, ogl pesado?? c tá doido cara?

    opengl é o ouro da performance vs resources!!!!

  14. #13
    Membro Avatar de TM99
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    Pff

    Falcon vc nao entendeu que os recursos do DX10 estão no HARDWARE e não no DX10 em si?

    Quem suporta shaders unificados, geometry shaders e todas as outras putarias do DX10 são as GPUS e não a API em si.

    O fato de HAVER SUPORTE POR HARDWARE, implica que qualquer idiota pode criar extensões e usar esses recursos de HARDWARE com qualquer API.

    Oque acontece eh que o a ARB simplesmente vai OFICIALIZAR e padronizar as extensões que vão igualar o OpenGL ao Direct3d 10 tecnologicamente falando.


    Nego vir falar que opengl eh ruim e lento eh pq nao manja de nada mesmo.. Uma coisa eh a api ser lenta, outra eh o JOGO SER MAL PROGRAMADO.

    OpenGL eh uma API de nivel mais baixo do que o Direct3d, então tecnicamente falando ele eh MAIS RAPIDO. A diferença está no modo como implementam essa API nos jogos, fato que ela é quase sempre deixada em segundo plano e recebe poucas otimizações pq não tem pq gastar tempo em 2 apis quase iguais pra rodar o jogo no windows.

    O problema eh que a M$ ta prendendo todo mundo ao DirectX com essa putaria de DX10 no vista, isso eh ruim, não preciso nem dizer o porque.. ou preciso?

    Eu sempre que posso, uso opengl ao inves do D3D, nas radeons eu usava pq eu podia socar aqueles smartshaders de LightBloom e dar uma upada basica nos graficos de jogos como Doom 1,2 (doomsday engine) e 3, Warcraft, UT99, Q3 e cia.. Nas geforces simplesmente pq OPENGL EH EXTREMAMENTE RAPIDO dadas todas as otimizações que a Nvidia coloca nos drivers dela em função da serie quadro.

    Seja como for, win/win pra nós.

  15. #14
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    Citação Citando Orthanc Ver mensagem
    Nossa openGL ja era mais pesado e mais feio que o dx9 imagina com a qualidade de DX10.
    Meu deus, de onde vc tira essas coisas?

  16. #15
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    Citação Citando Orthanc Ver mensagem
    Nossa openGL ja era mais pesado e mais feio que o dx9 imagina com a qualidade de DX10.
    Meu pai do céu. Vai ler um pouco sobre opengl e depois volta.

  17. #16
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    Terei desde que tentei rodar na minha 6800GS que foi a epoca em que o doom3 foi lancado era quase top e nao rodava o jogo sem lag, HL2 e mais leve e mais bonito.

  18. #17
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    dizer q hl2 eh mais bonito eh subjetivo

  19. #18
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    Citação Citando Orthanc Ver mensagem
    Terei desde que tentei rodar na minha 6800GS que foi a epoca em que o doom3 foi lancado era quase top e nao rodava o jogo sem lag, HL2 e mais leve e mais bonito.
    Como é? 6800GS não rodava Doom em high quality sem lag? Tinha coisa errada.

  20. #19
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    tem algo errado mesmo

    ate 6600GT com uma qtde d mem ram certa (texturas do doom 3 sao bem pesadinhas) da pra roda no high sim

    OGL eh extremamente leve
    soh jogar Prey pra ver

  21. #20
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    Citação Citando Orthanc Ver mensagem
    Terei desde que tentei rodar na minha 6800GS que foi a epoca em que o doom3 foi lancado era quase top e nao rodava o jogo sem lag, HL2 e mais leve e mais bonito.


    champz tem alguma coisa MUITO errada

    aqui na minha 6800GS doom3 trava em 60fps em 1280x960 0x AA e 16x aniso.
    Em 1024x768 4x AA 8X aniso fica na faixa dos 30fps quase fixos.

    Doom3 eh EXTREMAMENTE leve nessa placa.

  22. #21
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    Citação Citando Orthanc Ver mensagem
    Terei desde que tentei rodar na minha 6800GS que foi a epoca em que o doom3 foi lancado era quase top e nao rodava o jogo sem lag, HL2 e mais leve e mais bonito.
    simples seu pc e/ou driver tava fudido.

  23. #22
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    Citação Citando CyberdemonXXX Ver mensagem
    simples seu pc e/ou driver tava fudido.
    ou o equipamento que fica entre o teclado e a cadeira tb!

  24. #23
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    Pelo que eu li no site que eu postei na API, o opengl novo esta melhor para fazer mapas gigantescos do que a dx10 por usar ultra texturas.
    Mas não vi nenhuma inclusão nova da capacidade de volume em decails.

  25. #24
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    eu axo q depende o tanto da habilidade q o time q programa um jogo tem
    por exemplo, o jogo painkiller q eh em d3d os chefes apresentam uma resolucao absurda, porem o jogo roda mto bem nessa situacao
    mesma coisa com a id, q criou uma engine poderosa de ogl

  26. #25
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    MegaTexture rendering technology

    The original version of the Doom 3 engine was criticized for its perceived inability to handle large outdoor areas. The MegaTexture technology addresses this issue by introducing a means to create expansive outdoor scenes. By painting a single massive texture (32,000×32,000 pixels it has been extended to a larger dimension in recent versions of the megatexture technology) covering the entire polygon map and highly detailed terrain, the desired effects can be achieved. The MegaTexture can also store physical information about the terrain such as the amount of traction in certain areas or indicate what sound effect should be played when walking over specific parts of the map. i.e. walking on rock will sound different from walking on grass. [2] It is expected that this will result in a considerably more detailed scene than the majority of existing technologies, using tiled textures, allow. Currently, the only game in development that utilizes MegaTexture is Enemy Territory: Quake Wars.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Doom_3_engine

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