+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de Draven, Eric D.
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    2.848
    Verdinhas
    1067

    Ray Traced games...

    http://www.pcper.com/article.php?aid=455

    Caraio... os caras rodando Quake4 Ray Traced com reflexos, refração e sombras 100% super realistas a 99fps com 16-núcleos hehehehe... usando as GPUs apenas pra jogar as imagens no monitor....

    Será que num futuro não muitop distante veremos a NVIDIA e suas GPUs sumirem com o advento dos processadores multi-core? Será que ela lá no fundinho do QG deles não tem um projetinho de uma CPU rolando pelas pranchetas?

    Po... achei demais isso. O que os miguxos acham?

    Intel Real-Time Raytracing Demo:
    http://www.youtube.com/watch?v=blfxI1cVOzU

    Quak4 Ray Traced project
    http://www.idfun.de/temp/q4rt/
    Última edição por Draven, Eric D. : 21-09-2007 às 16:38

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    21.487
    Verdinhas
    10

    E a akela placa physicx eu acho, onde fica nessa historia?

  4. #3
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Come get some!
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    4.541
    Verdinhas
    150

    Porra.. preciso ficar rico.

  5. #4
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Que que é esse lance de ray-tracing??
    Entendi nada, pensei que era os jogos em modo wire-frame.

  6. #5
    Membro Avatar de creedence
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    2.150
    Verdinhas
    387

    A intel trabalha num projeto duma VGA baseada nesse ray traced.

  7. #6
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    A questão é que pra VGA abstrair o "vídeo" que ela recebe e re-processar em ray-traced (eu li o que é agora. eheh) vai ter um custo (de processamento) mto grande.

    O que pode ser feito é lançar uma vga especializada e incentivar o uso dessa tecnologia, algo como acontece com o Ageia PhisiX

  8. #7
    UmK
    UmK está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2000
    Mensagens
    12.180
    Verdinhas
    7

    Citação Citando Spidey-BR Ver mensagem
    Que que é esse lance de ray-tracing??
    Entendi nada, pensei que era os jogos em modo wire-frame.
    raytracing basicamente é uma tecnica de renderização trocentas vezes mais fiel que por rasterização (a que usam em jogos 3D)
    inclusive, CGs (incluindo filmes, cinema) é tudo feito em raytracing

    só que ja é meio "tarde demais" pra se voltar pra esse sistema, ia ser uma troca ardua demais pro mercado suportar.

  9. #8
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    É, eu li. E penso o contrário. Acho que ray-tracing é o futuro. Agora que os processadores estão cada vez mais potentes, e as VGAs podem ir por esse caminho tbm, podemos nos deparar com jogos menos realísticos mas mais realísticos.

    Explico: menos texturas fodásticas, menos hdr, menos shaders e mais foto-realismo nas coisas simples como refração e reflexão da luz.

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.950
    Verdinhas
    345

    Citação Citando Spidey-BR Ver mensagem
    É, eu li. E penso o contrário. Acho que ray-tracing é o futuro. Agora que os processadores estão cada vez mais potentes, e as VGAs podem ir por esse caminho tbm, podemos nos deparar com jogos menos realísticos mas mais realísticos.

    Explico: menos texturas fodásticas, menos hdr, menos shaders e mais foto-realismo nas coisas simples como refração e reflexão da luz.
    Processamento disso não é trivial. O motivo de não se usar raytracing é pq não dá pra obter os resultados que temos com as técnicas usadas hoje (nos jogos). Que é melhor é óbvio, é até mais fácil de programar do que ficar fazendo shader. Mas tem muito chão até podermos usar isso em jogos, mas muito chão mesmo.

  11. #10
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    É o que falei, se se tornar tendëncia, teremos jogos mais realista menos realísticos.

  12. #11
    UmK
    UmK está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2000
    Mensagens
    12.180
    Verdinhas
    7

    Citação Citando Spidey-BR Ver mensagem
    É o que falei, se se tornar tendëncia, teremos jogos mais realista menos realísticos.
    uso de combustiveis alternativos aos derivados de petroleo também é uma tendencia, mas vão se arrastar sobre ele até não dar mais e TER que mudar.

    a situação aqui é relativamente semelhante. agora que ja ta tudo feito na base da rasterização, pra trocar vai ser foda. também acho possivel que um dia mudem, mas não vai ser tão cedo

  13. #12
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Tudo o que cara?
    Tudo bem, engines atuais não vão ser refeitas obviamente.

    Mas ninguém pode dizer que uma Unreal Engine 4 use essa tecnologia. Até l\a já tem PC com 8 cores, e os quad cores já vão estar bem populares.

    Além disso, pode ser só um feature a mais, ter os 2 modos, ray traced e rasterization.

  14. #13
    Membro Avatar de psycr0w
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    9.671
    Verdinhas
    703

    o problema é quie temos pc´s com varios cores, porém as gpus estão muito mais avançadas que os processadores propriamente ditos. tanto é que a nvidia inicialmente com a série 8x tem uma tecnologai de fazer a gpu ajudar a cpu em calculos.

    nao sei que fim levou isso, mas a verdade é que as pesquisas de vga´s fora muito mais eficientes à evolucao dos processadores, seja em barramentos e memórias ou em gpus.

    o problema é $$$...ray tracing é bonito, mas ainda nada prático e viável, apenas com as novas tecnologias de processamento que estão surgindo aos poucos, como inclusive, armazenamento à luz.

  15. #14
    Membro Avatar de TM99
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.992
    Blogs
    1
    Verdinhas
    298

    Ray tracing eh ALTAMENTE PARALELIZAVEL, logo, quanto mais nucleos, mais rapido fica o render.

    GPUs possuem varios PIPES que renderizam shaders, GPUS mais avançadas capazes de processar dados mais genericos podem acelerar raytracing.

    A "Labarree" da intel eh uma GPU que resume-se basicamente a 32 ou 64 (nao definido ainda) nucleos de processadores X86 altamente simplificados.

    Ela eh um exemplo de GPU que poderia lidar muito bem com raytracing.

    O futuro eh isso, dentro de 10 anos devem sair os primeiros jogos totalmente ray-traced.

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.950
    Verdinhas
    345

    Citação Citando psycr0w Ver mensagem
    o problema é quie temos pc´s com varios cores, porém as gpus estão muito mais avançadas que os processadores propriamente ditos. tanto é que a nvidia inicialmente com a série 8x tem uma tecnologai de fazer a gpu ajudar a cpu em calculos.

    nao sei que fim levou isso, mas a verdade é que as pesquisas de vga´s fora muito mais eficientes à evolucao dos processadores, seja em barramentos e memórias ou em gpus.

    o problema é $$$...ray tracing é bonito, mas ainda nada prático e viável, apenas com as novas tecnologias de processamento que estão surgindo aos poucos, como inclusive, armazenamento à luz.
    Cara, não tem nada a ver o q vc falou. GPUs não são super avançadas, são apenas chips feitos pra lidarem com instrauções ultra-específicas, é tudo feito pra um propósito apenas.

    Sobre processamento paralelo, isso infelizmente foi a solução encontrada com a dificuldade de se subir o clock dos processamentos. Porém isso traz um overhead enorme em aplicações que necessitam de sincronismo (=Jogos), inclusive o Carmack já falou que prefere 1 CPU com clock gigante (não me venha com "clock não é tudo", vcs entenderam) do que uma CPU multi-nucleada, mas infelizmente é mais economicamente viável e tecnicamente simples a solução multicore. Pra lidar com isso só dimensionando bem o threading da aplicação porém é muito trabalhoso e virtualmente impossível de se aperfeiçoar...

  17. #16
    UmK
    UmK está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2000
    Mensagens
    12.180
    Verdinhas
    7

    Citação Citando Spidey-BR Ver mensagem
    Tudo o que cara?
    Tudo bem, engines atuais não vão ser refeitas obviamente.

    Mas ninguém pode dizer que uma Unreal Engine 4 use essa tecnologia. Até l\a já tem PC com 8 cores, e os quad cores já vão estar bem populares.

    Além disso, pode ser só um feature a mais, ter os 2 modos, ray traced e rasterization.
    só que se a unreal engine 4 usasse raytracing, os jogos iam sair mais feios que os da unreal engine 3, pq mesmo com 8 cores, ainda deve e MUITO pra VGA no poder de processamento
    e rayracing não pode ser simplesmente "um feature a mais", ou raster um ou ray. raytracing não é simplesmente uma API como dx ou opengl

  18. #17
    Membro Avatar de TM99
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.992
    Blogs
    1
    Verdinhas
    298

    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Cara, não tem nada a ver o q vc falou. GPUs não são super avançadas, são apenas chips feitos pra lidarem com instrauções ultra-específicas, é tudo feito pra um propósito apenas.

    Sobre processamento paralelo, isso infelizmente foi a solução encontrada com a dificuldade de se subir o clock dos processamentos. Porém isso traz um overhead enorme em aplicações que necessitam de sincronismo (=Jogos), inclusive o Carmack já falou que prefere 1 CPU com clock gigante (não me venha com "clock não é tudo", vcs entenderam) do que uma CPU multi-nucleada, mas infelizmente é mais economicamente viável e tecnicamente simples a solução multicore. Pra lidar com isso só dimensionando bem o threading da aplicação porém é muito trabalhoso e virtualmente impossível de se aperfeiçoar...
    Velho, não eh assim..... Você pode escalonar raytrancing sem grandes problemas.
    Pensa assim, ambas nvidia e ATI estão trabalhando para fazer "GPGPUs" que seriam capazer de processar outros tipos de calculos. Nas placas de video atuais, JA SE USA o principio de multi-processamento, os "pipes" e "numero de pixel shaders" são exatamente isso, não é o mesmo tipo de dificuldade que se tem pra programar a engine toda.

    Os renders em raster hj ja são tudo assim... a unica diferença seria o tipo e processamento a ser realizado, no final sincronizar um render de um frame eh MUITO mais facil do que sincronizar AI, Fisica, audio e todas as caralhadas não-graficas.

    Raytracing nao foi usado até hj justamente pq come processamento demais. só agora ta saindo hardware capaz de renderizar essas coisas em tempo real.. e hora que for acontecer a trocar de raster pra ray tracing provavelmente vai haver hardware capaz de acelerar ray tracing tão bem quanto raster, pq nao faria sentido piorar os graficos dos jogos.

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.950
    Verdinhas
    345

    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    Velho, não eh assim..... Você pode escalonar raytrancing sem grandes problemas.
    Pensa assim, ambas nvidia e ATI estão trabalhando para fazer "GPGPUs" que seriam capazer de processar outros tipos de calculos. Nas placas de video atuais, JA SE USA o principio de multi-processamento, os "pipes" e "numero de pixel shaders" são exatamente isso, não é o mesmo tipo de dificuldade que se tem pra programar a engine toda.

    Os renders em raster hj ja são tudo assim... a unica diferença seria o tipo e processamento a ser realizado, no final sincronizar um render de um frame eh MUITO mais facil do que sincronizar AI, Fisica, audio e todas as caralhadas não-graficas.

    Raytracing nao foi usado até hj justamente pq come processamento demais. só agora ta saindo hardware capaz de renderizar essas coisas em tempo real.. e hora que for acontecer a trocar de raster pra ray tracing provavelmente vai haver hardware capaz de acelerar ray tracing tão bem quanto raster, pq nao faria sentido piorar os graficos dos jogos.
    Er, não entendi. Onde eu disse que raytracing não poderia ser escalonado em multi-core?

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões