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  1. #1
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    Nível de dificuldade dos jogos

    Fala povo... nesses ultimos anos andei reparando que o single-player dos jogos atuais é muito facil. Por exemplo, peguei hl2 epi 2 e joguei no normal, e nao tive um desafio sequer. Agora nao tenho saco de jogar no mais difícil pq ja vi tudo, e seria cansativo sem ter o estimulo da "novidade" q foi-se qd terminei no normal.

    Parece que falta um nível de dificuldade intermediario, entre o normal e o hard, que não desestimule o jogador por ser mt dificil, mas que tambem nao seja ridiculamente facil.

    Doom 3 foi a mesma coisa, dava pra jogar errando tudo pq sempre tinha milhares de balas e life espalhadas pelo mapa. Isso vale também pra RTS. O ultimo jogo msm q trouxe alguns desafios foi dungeon siege 2, no modo normal mesmo, e só em alguns momentos.

    Oq vcs acham?

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  3. #2
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    Ja jogou Armed assault? Ai voce ficaria feliz se ele fosse 1 % mais facil. A campanha alem de ter uma jogabilidade fudida de dificil. Tu lutra contra a burrice da AI do seu time.

  4. #3
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    Citação Citando Rugalxp1 Ver mensagem
    Ja jogou Armed assault? Ai voce ficaria feliz se ele fosse 1 % mais facil. A campanha alem de ter uma jogabilidade fudida de dificil. Tu lutra contra a burrice da AI do seu time.
    armed assault já é apelação, além de vc ter q virar rambo e destruir 5 t72, 10 bmp e uma porradaria de soldados, os caras do seu time ainda te atrapalham, ñ obedecem os seus comandos, travam inexplicavelmente pelo mapa e ainda saem atirando qdo vc pede p/ eles segurarem o tiro, ñ atiram a porra do law qdo vc manda...fora os objetivos absurdos da campanha


    o hl2 terminei no modo hard e nem achei difícil, vc ainda encontra um monte de vida pelo mapa e os inimigos em sua maioria são lentos...ñ culpo o jogo, acho q depois de uns anos jogando, nenhum jogo consegue impor um nível de dificuldade q te satisfaça, sem apelar

  5. #4
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    Normal. A tendência no MP é essa também. Cito como exemplo o TF2:

    Criticals aleatórios: Você pode acertar 5 tiros no cara e o cara errar 5 tentando te acertar, se ele acertar 1 critical, você já se fodeu.

    Sem bunny hopping: Movimentação do jogo é sem graça e monótona. Única classe divertida nesse aspecto é Scout, pelo double jump e maior velocidade.

    Sem granadas: Tiraram uma das coisas que mais diferenciava bons jogadores.

    Só pra citar os aspectos mais óbvios.

    Enfim, os caras nivelam por baixo, pois jogos que nivelam por cima afastam os noobs, que representam a maior parcela dos casual players, consequentemente a maior parcela dos jogadores em geral.

  6. #5
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    Se quiser um joguinho realmente pra esquentar a cabeça jogue Graw2

  7. #6
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    O negócio é que mudou o "tipo da dificuldade" fica um negócio mais sacal ou apelativo que um desafio em si, aquele desafio que a gente encontrava em jogos de plataforma por exemplo se foram, exigia-se mais habilidade do jogador.

  8. #7
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Normal. A tendência no MP é essa também. Cito como exemplo o TF2:

    Criticals aleatórios: Você pode acertar 5 tiros no cara e o cara errar 5 tentando te acertar, se ele acertar 1 critical, você já se fodeu.

    Sem bunny hopping: Movimentação do jogo é sem graça e monótona. Única classe divertida nesse aspecto é Scout, pelo double jump e maior velocidade.

    Sem granadas: Tiraram uma das coisas que mais diferenciava bons jogadores.

    Só pra citar os aspectos mais óbvios.

    Enfim, os caras nivelam por baixo, pois jogos que nivelam por cima afastam os noobs, que representam a maior parcela dos casual players, consequentemente a maior parcela dos jogadores em geral.
    MEsmo como player antigo, da época do doom, dukenuken e Q1 no mandic e UT99 na hard, penso que essa limitaçao na movimentacao e foco no uso correto das armas e vantagens da sua classe seja algo bacana. Sou a favor que mais pessoas possam ter uma boa experiencia de jogo mesmo que para isso seja preciso limitar as vantagens de domínio dos controles rápidos que um jogador habilidoso poderia ter.

    Especialmente porque mesmo que de maneira mais limitada, jogadores melhores tem como vencer jogadores piores. O jogo nao anulou a skill dos jogadores, apenas buscou o balanceamento, uso inteligente das classes e sobretudo teamplay.

  9. #8
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    eu acho os jogos atuais muito difíceis. n acompanhei a evolução dos videogames, parei no 64. ano passado comprei um ps2 e deixe de jogar vários jogos pq eram muito complicados. Não que eu seja um ogro, mas minha coordenação motora é pra jogos de super-nintendo.

  10. #9
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    Citação Citando Ļεø §LΛλεЯ Ver mensagem
    Se quiser um joguinho realmente pra esquentar a cabeça jogue Graw2
    como é esse jogo? FPS?


    Concordo com todos, parece que pra popularizar, nivelaram por baixo. Sinto falta daquelas vezes q vc se cagava todo no mapa, andava devagar e tomava bastante cuidado. Parece que agora é uma putaria sem fim, sem tatica alguma.

  11. #10
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    Citação Citando marcelu* Ver mensagem
    eu acho os jogos atuais muito difíceis. n acompanhei a evolução dos videogames, parei no 64. ano passado comprei um ps2 e deixe de jogar vários jogos pq eram muito complicados. Não que eu seja um ogro, mas minha coordenação motora é pra jogos de super-nintendo.
    da um exemplo do jogo que vc encontrou dificuldades...


    ah lembrei daquele "Okami" do ps2, jogo lindo, obra de arte, mas era um passeio.. sem dificuldade nenhuma... Outro bem facinho foi God of War II

  12. #11
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    Quando vc passa muito tempo jogando eh dificil encontrar AI divertida, ou eh aquela coisa apelona que o computador fica caquetando todos os seus movimentos pros boots ou AI burra mesmo.

    Jogo tudo no hard e um ou outro game me surpreende, ultimos que paguei pau pq tinha uma AI sacana que fazia jogadas muito boas foi o Halo1 e Star Wars Republic Commando e recentemente Bioshock

    No MP realmente estao nivelando pra baixo, mas ao menos vc enfrenta humanos e se diverte mais, quem gosta de realismo tem alguns bons mods como o PRM (mod de bf2) e o Insurgency (mod de hl2)

    Citação Citando ShadowMaster Ver mensagem
    O negócio é que mudou o "tipo da dificuldade" fica um negócio mais sacal ou apelativo que um desafio em si, aquele desafio que a gente encontrava em jogos de plataforma por exemplo se foram, exigia-se mais habilidade do jogador.

    Mas mau da pra chamar aquilo que era feito em jogos de plataforma de AI, hoje estao tentando fazer AI que simule o maximo possivel a reacao humana, isso e muito mais complexo que fazer um bichinho ficar pulado.
    Quer um exemplo bom dessa revolucao, Bioshock.


    Citação Citando arq Ver mensagem
    da um exemplo do jogo que vc encontrou dificuldades...


    ah lembrei daquele "Okami" do ps2, jogo lindo, obra de arte, mas era um passeio.. sem dificuldade nenhuma... Outro bem facinho foi God of War II
    GoW II ei ainda nao joguei, comprei um PS2 esse ano e no comeco apanhei do GoW1, fui soh pegar novamente o jeito de jogar games em terceira pessoa dos consoles que ficou tranquilo, nao encalhei em mais nada ate o final.

    Citação Citando arq Ver mensagem
    como é esse jogo? FPS?


    Concordo com todos, parece que pra popularizar, nivelaram por baixo. Sinto falta daquelas vezes q vc se cagava todo no mapa, andava devagar e tomava bastante cuidado. Parece que agora é uma putaria sem fim, sem tatica alguma.
    Foda que eh dificil agradar a todos, se colocar uma dificuldade real onde um tiro te mata nao vende, pega um jogador casual e coloca numa partida de PRM pra voce ver, cara vai querer sair andando no mapa de peito aberto vai morrer uma vez atras da outra sem nem ver de onde veio o tiro, no final vai falar que o jogo eh uma merda.
    Última edição por svee : 23-10-2007 às 1:59

  13. #12
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    Citação Citando MontoyA Ver mensagem
    MEsmo como player antigo, da época do doom, dukenuken e Q1 no mandic e UT99 na hard, penso que essa limitaçao na movimentacao e foco no uso correto das armas e vantagens da sua classe seja algo bacana. Sou a favor que mais pessoas possam ter uma boa experiencia de jogo mesmo que para isso seja preciso limitar as vantagens de domínio dos controles rápidos que um jogador habilidoso poderia ter.

    Especialmente porque mesmo que de maneira mais limitada, jogadores melhores tem como vencer jogadores piores. O jogo nao anulou a skill dos jogadores, apenas buscou o balanceamento, uso inteligente das classes e sobretudo teamplay.
    Só a parte em negrito já evidenciou o que eu disse... Eu penso o contrário, prefiro que seja privilegiado o raciocínio rápido combinado com a habilidade. Isso torna o jogo mais plástico e mais atraente pra mim. Note que eu não sou contra o sistema de classes ou o favorecimento do teamplay, só acho que não deveriam nivelar por baixo o gameplay.

    Eu entendo o porquê deles fazerem isso. Quando eu comecei a jogar Quake 3, eu tomava de 30 a 0 dos caras bons no 1v1. Isso geralmente desanima as pessoas. Até eu me tornar o cara que mete 30x0 nos outros demorou bastante, mas eu cheguei lá. Agora, se pegar a quantidade de nego que desiste depois disso... É bem alta. E não é qualquer um que chega no nível que eu cheguei. Isso comercialmente é péssimo pras empresas, então é melhor fazer um jogo mais aleatório e mais limitado que os noobs vão curtir mais. CS é o perfeito exemplo que essa é a fórmula pra um jogo dar certo, nesse aspecto.

  14. #13
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    Citação Citando arq Ver mensagem
    como é esse jogo? FPS?


    Concordo com todos, parece que pra popularizar, nivelaram por baixo. Sinto falta daquelas vezes q vc se cagava todo no mapa, andava devagar e tomava bastante cuidado. Parece que agora é uma putaria sem fim, sem tatica alguma.
    Justamente do que tu sente falta então!

    Graw 2 = Ghost Recon Advanced Warfighter II

    É um fps tático onde tu controla um time de soldados em incursões. O jogo é bastante tático e MUITO dificil (Imho). Pra tu ter uma ideia até no easy tu ja passa uma raivinha.

    Mas é daqueles jogos "a-la Rainbow Six", tomou um tiro = DIED.

    Nem quero imaginar no Insane.

  15. #14
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    CS é o perfeito exemplo que essa é a fórmula pra um jogo dar certo, nesse aspecto.
    mas vc nao acha que cs conseguiu achar um meio termo? os caras mt bons realmente destruiam, e dificilmente novatos levavam os inimigos com rajadas sortudas e tiros do alem. Talvez por isso que se tornou tão famoso. Apesar de que CS não tinha a "liberdade" de outros jogos de FPS (como quake).

    Um exemplo clássico do que ta acontecendo é WoW... alguem ja jogou aquilo? é muito facil achar itens, upar etc. É um jogo muito amigavel pra qualquer pessoa, o nível de dificuldade é baixissimo. Duvido que tenha players hardcore ou das antigas se matando de jogar WoW... aquele jogo nao tem desafio algum.

    Apesar de eu nao gostar de MMO, achei bem desestimulante

  16. #15
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    Citação Citando arq Ver mensagem
    mas vc nao acha que cs conseguiu achar um meio termo? os caras mt bons realmente destruiam, e dificilmente novatos levavam os inimigos com rajadas sortudas e tiros do alem. Talvez por isso que se tornou tão famoso. Apesar de que CS não tinha a "liberdade" de outros jogos de FPS (como quake).

    Um exemplo clássico do que ta acontecendo é WoW... alguem ja jogou aquilo? é muito facil achar itens, upar etc. É um jogo muito amigavel pra qualquer pessoa, o nível de dificuldade é baixissimo. Duvido que tenha players hardcore ou das antigas se matando de jogar WoW... aquele jogo nao tem desafio algum.

    Apesar de eu nao gostar de MMO, achei bem desestimulante
    MMORPG não é parâmetro. Pra ficar forte em MMORPG você não precisa de habilidade, você precisa de TEMPO. Tempo pra farmar, tempo pra raidar, catar itens, upar level, fazer build, etc etc etc...

    E não, CS não achou um meio-termo... Ainda mais na versão atual. Até a versão 1.3 o jogo privilegiava mais os habilidosos. A partir da 1.4 adotaram algoritmos mais aleatórios pros tiros, cortaram o bunny-hopping (que já não era grande coisa), cortaram tiro no ar, tiro andando ficou ridículo... Enfim, tudo que sempre fazem pra trazer o jogo pras massas.

    Não estou dizendo que qualquer um chega do nada e sai levando qualquer jogador, só estou dizendo que os aspectos que o gameplay do jogo "incentiva" são outros, que não a habilidade do jogador.

    Eu não consigo enxergar como alguém vê a jogabilidade de um CS da vida superior a um Quake. No Quake você tem diversidade de armas: projéteis de diferentes tipos (rocket, grenade, plasma), instant-hit contínuo, não-contínuo, com spread, com range limitado (machine, railgun, shotgun, shaft), movimentação que te dá uma libertade sem limites que requer técnica pra ser dominada... É uma variedade imensa no mesmo jogo que permite que diferentes jogadores se destaquem em diferentes áreas, mas sempre com as mesmas possibilidades (ao contrário de um jogo definido em classes, em que nem todos podem fazer as mesmas coisas).

    Além disso é um jogo franco: Pra enganar o adversário não tem canto escuro pra se esconder, tem que ter as manhas...

    Enfim, acho que a era de ouro do DM já acabou faz tempo, e infelizmente eu não vejo nada no horizonte.

    Faço uma crítica também a client-side prediction, que vem dominando os netcodes dos jogos há um tempo. Parece bom, mas não é.

  17. #16
    arq
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Faço uma crítica também a client-side prediction, que vem dominando os netcodes dos jogos há um tempo. Parece bom, mas não é.
    oq seria isso?


    as mudanças no CS foram pra tornar o jogo mais "real" aparentemente... mas diminuiu a diversão e tornou o jogo no máximo pra clanfrontos, onde a possibilidade de jogar com os amigos colabora pra diversão.

    Eu citei o wow pois segue a idéia do tópico. Jogo limitado e massificador. Considero MMPORG uma devolução do jogo estilo hack'n'slash... tiraram a liberdade do jogador no momento q vc só pode selecionar 1 monstro por vez. No diablo, diablo 2 ou dungeon siege 2, vc pode atingir diversos monstros atirando pro alem, o jogo é mais dinâmico... Eh a mesma mudança que vc salientou do quake pro cs.

  18. #17
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    quando eu jogava os caixões de super nintendo, mega drive e master system não tinha o jovial save game.

    eram 3 "vidas", morreu as 3 tinha 2 "continues", acabou-se os continues, "Game Over"


    mulekada num vai pegar essa fase onde vc realmente se estressava com um jogo.

    cara, eu jha joguei muita bola por causa disso, ve se num faz sentido, tu chega na ultima fase dum jogo e morre por bobeira umas 3 vezes no mesmo lugar, bah, tacava o controle no chão, nem aguardava a game over jah desligava o video game e ia pra rua fazer algo produtivo...
    hoje as empresas querem te deixar grudadas na frente do pc, então fazem vida infinita pra não te deixar muito estressado.


  19. #18
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    MMORPG não é parâmetro. Pra ficar forte em MMORPG você não precisa de habilidade, você precisa de TEMPO. Tempo pra farmar, tempo pra raidar, catar itens, upar level, fazer build, etc etc etc...

    E não, CS não achou um meio-termo... Ainda mais na versão atual. Até a versão 1.3 o jogo privilegiava mais os habilidosos. A partir da 1.4 adotaram algoritmos mais aleatórios pros tiros, cortaram o bunny-hopping (que já não era grande coisa), cortaram tiro no ar, tiro andando ficou ridículo... Enfim, tudo que sempre fazem pra trazer o jogo pras massas.

    Não estou dizendo que qualquer um chega do nada e sai levando qualquer jogador, só estou dizendo que os aspectos que o gameplay do jogo "incentiva" são outros, que não a habilidade do jogador.

    Eu não consigo enxergar como alguém vê a jogabilidade de um CS da vida superior a um Quake. No Quake você tem diversidade de armas: projéteis de diferentes tipos (rocket, grenade, plasma), instant-hit contínuo, não-contínuo, com spread, com range limitado (machine, railgun, shotgun, shaft), movimentação que te dá uma libertade sem limites que requer técnica pra ser dominada... É uma variedade imensa no mesmo jogo que permite que diferentes jogadores se destaquem em diferentes áreas, mas sempre com as mesmas possibilidades (ao contrário de um jogo definido em classes, em que nem todos podem fazer as mesmas coisas).

    Além disso é um jogo franco: Pra enganar o adversário não tem canto escuro pra se esconder, tem que ter as manhas...

    Enfim, acho que a era de ouro do DM já acabou faz tempo, e infelizmente eu não vejo nada no horizonte.

    Faço uma crítica também a client-side prediction, que vem dominando os netcodes dos jogos há um tempo. Parece bom, mas não é.
    Portanto, Quake > all hahaha

  20. #19
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    Rainbow Six: Vegas e Graw foram realmente jogos difíceis.

    Em algumas partes do Vegas eu tive de refazer a tática de invasão dezenas de vezes

  21. #20
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    se acha fácil bota no hard oras.

  22. #21
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    Tá axando tudo fácil?
    Joga Shinobi e R-Type de Master System.
    Ai depois pega o Fantasia de Mega Drive...
    Mystical Ninja (Goemon) de SNES.

    Só ai já da pra quebrar uns 30 controles de VG, fácil.

  23. #22
    Membro Avatar de GALO
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    Citação Citando WHITE Ver mensagem
    se acha fácil bota no hard oras.
    resposta quase perfeita
    complementando:

    vcs estao ficando nerds demais.
    se acha facil bota no hard oras.

  24. #23
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    O Vietcong tem um nível de diiculdade bem legal, vc toma muito dano a cada tiro, e nunca se recupera totalmente durante uma missão, ficando parte do teu life "perdido". Tem limite de saves durante uma missão, vc perde a munição deixada no carregador em uso ao recarregar a arma, e tem opção de jogar sem hub, o que deixa o jogo mais realista.
    Não vi essas características em outro jogo depois do Vietcong, e olha que ele já tá bem ultrapassado.

    Agora, se tem a opção de aumentar a dificuldade e o normal tá fácil é melhor por no hard mesmo. Ruim é quando não tem, ou só tem hard depois de terminar no normal.

  25. #24
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    rerererere
    esses dias comprei o Star Wars : BF 2 e somente tinha dois niveis de dificuldade
    o normal e o "Elite" hahaha puta sopa
    mas deve ser coisas das produtoras de jogos que querem vender mais
    bons tempos de nightmare do quake rerere

  26. #25
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    joga swat 4 no mais difícil.
    aquilo é incrivelmente frustrante.

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