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  1. #1
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    PQ faz diferença mais que 30 FPS??

    Estava no server quando a galera falou sobre os FPS e uma duvida sempre pairou na minha cabeça.
    A galera vai até rir, pois tem uma turma que manja pacas aqui na hard. Porque faz diferença ter um FPS de 70 - 80 se até no cinema saum trinta quadros por segundo e nos já temos uma perfeita ilusao de movimento contínuo?? Pra mim o olho humano só identificava 25 quadros segundos...(naum me lembro onde li isso)
    Mas no server naum me lembro quem me disse que naum, que o olho sentia a diferencá até 120 FPS...
    POrtanto to na duvida... sempre achei que esses FPS exagerados naum ajudavam...
    se alguem sober da um toque ae.. talvez mais gente tenha a mesma duvida

    vlw.

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  3. #2
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    no cinema são utilizados 24 frames e é utilizado uma técnica velha de compensação chamada motion blur que dá a impressão de ser suficiente, de não frames faltando

    pra vc notar a diferença, pegue um jogo que vc sabe que roda rápido, principalmente como quake ou ut e que tenha acima de 80 ou mais fps, só pra vc notar uma diferença dos reflexos que vc pode ter tendo mais fps, simplificando existe uma grande diferença entre jogar em câmera lenta e ao olho nu

    se eu falei alguma besteira me corrijam... eu lembro que no forum do TAC houve um comentário sobre isso e colocaram uma reportagem explicando isso, mas faz muiiiiiiiiiiito tempo!

  4. #3
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    imagina se vc tem um PC que pega 70 FPS e quando vc pega a bandeira do outro time vem 5 cara de Flack Cannon,Rocket dai seus FPS de 80 cai pra 20 15... seu PC vai ficar quadro a quadro e vc vai perceber pq é bom vc jogar com FPS bem altos...

    eu já passei por isso hj em dia ainda bem que eu posso pegar bons FPS nos jogos que eu gosto,UT,UT2k3 ROX

  5. #4
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    Em alguns jogos a engine é meio bugada e vc so consegue realizar alguns movimentos com mais de 70-80 FPS... caso do Q3 e UT


    E o problema é ter sempre uns 36 FPS de mínimo, independente da situacao, como aquela que o Crow descreveu.

  6. #5
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    concordo com vcs... com um PC que garanta acima de 30 FPS em qq situacao jah ta de bom tamanho, mesmo que ainda limite um pouco, (se eh que limita) jah da pra brincar legal pacas

  7. #6
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    Qtas fotos/seg precisa pra um carro ficar em movimento sem piscar?

    Qual a velocidade de strobo duma lampada pra parecer q ela sempre tah acesa?

    A resposta dessa 2 perguntas por incrivel q pareca nao eh o mesmo numero.

    Comecem a assitir o Discovery Channel que lah ensinam tudo isso e mto mais...

  8. #7
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    nem de brincadeira q o olho humano percebe soh 25fps
    tipo, mesmo no cinema vc percebe perfeitamente q ta poco fps
    akilo é o MINIMO pra se ter ideia de animacao
    c vc nunca notou isso no jogo eh pq vc nunca teve um pc q rodasse mais q 30fps

    c vc ver um dia um filme a 45fps por exemplo, vc vai perceber doq eu to falando... MTO melhor

    pra mim pra ser bom mesmo tem q ter minimo de 60fps
    perfeito eh minimo de 75fps... onde a animacao ta fluida o suficiente pra vc nao PERCEBER mudancas de fps (isso ainda se vc usar um refresh rate maior q 75hz, claro neh...)


    sobre o limite de percepcao do olho humano, eu antigamente axava q era em torno de 85hz (ou fps, como keira)
    mas nem eh nem proximo disso

    ja faz um tempo, fizeram uma experiencia com pilotos da 2a guerra, onde colocaram uma animacao rodando a 300fps (haja monitor! ) feitas de apenas frames completamente negros... no meio da sequencia (q tinha 3 minutos), colocaram a foto de um aviao... incrivelmente, os pilotos (todos) nao soh perceberam a foto, mas tbem identificaram o modelo do aviao

    eu, q era cético, resolvi fazer uma experiencia parecida aki
    fiz uma animacao rodando a 120fps tbem no mesmo padrao, de frames negros, com uma foto (tbem escura, com o logo do UT no meio [sabe akele q aparece qdo c ta entrando no ut? entao, ele]), colokey meu monitor em 640x400 (ele vai ateh 160hz nessa resolucao)

    dai fui testar em mim mesmo, e incrivelmente, da nao soh pra notar a imagem mas tbem identificar tudo nela, e ainda vc percebe q claramente da pra meter 3x mais fps q ainda da pra notar com facilidade

    fiz isso com o meu irmao depois de testar comigo mesmo, sem avisar ele de nada, mas apaguei o U do unreal tournament. ele viu q eu apaguei o U ateh (claro q isso exige um pouco mais de atencao...)e disse a mesma coisa q eu, q dava pra por mto mais fps q ainda ia ser facil perceber...

    se kiser, teste vc mesmo



    mas agora pra fluidez de animacao eh dificil notar imperfeicoes em animacoes acima de 75fps, por isso eu considero essa a taxa ideal de frames por segundo (ideal, logico q nao preciso de tudo isso pra jogar, 40 de minimo ta blz pra mim ja)

  9. #8
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    Originalmente enviada por UmK
    nem de brincadeira q o olho humano percebe soh 25fps
    tipo, mesmo no cinema vc percebe perfeitamente q ta poco fps
    akilo é o MINIMO pra se ter ideia de animacao
    c vc nunca notou isso no jogo eh pq vc nunca teve um pc q rodasse mais q 30fps

    c vc ver um dia um filme a 45fps por exemplo, vc vai perceber doq eu to falando... MTO melhor

    pra mim pra ser bom mesmo tem q ter minimo de 60fps
    perfeito eh minimo de 75fps... onde a animacao ta fluida o suficiente pra vc nao PERCEBER mudancas de fps (isso ainda se vc usar um refresh rate maior q 75hz, claro neh...)


    sobre o limite de percepcao do olho humano, eu antigamente axava q era em torno de 85hz (ou fps, como keira)
    mas nem eh nem proximo disso

    ja faz um tempo, fizeram uma experiencia com pilotos da 2a guerra, onde colocaram uma animacao rodando a 300fps (haja monitor! ) feitas de apenas frames completamente negros... no meio da sequencia (q tinha 3 minutos), colocaram a foto de um aviao... incrivelmente, os pilotos (todos) nao soh perceberam a foto, mas tbem identificaram o modelo do aviao

    eu, q era cético, resolvi fazer uma experiencia parecida aki
    fiz uma animacao rodando a 120fps tbem no mesmo padrao, de frames negros, com uma foto (tbem escura, com o logo do UT no meio [sabe akele q aparece qdo c ta entrando no ut? entao, ele]), colokey meu monitor em 640x400 (ele vai ateh 160hz nessa resolucao)

    dai fui testar em mim mesmo, e incrivelmente, da nao soh pra notar a imagem mas tbem identificar tudo nela, e ainda vc percebe q claramente da pra meter 3x mais fps q ainda da pra notar com facilidade

    fiz isso com o meu irmao depois de testar comigo mesmo, sem avisar ele de nada, mas apaguei o U do unreal tournament. ele viu q eu apaguei o U ateh (claro q isso exige um pouco mais de atencao...)e disse a mesma coisa q eu, q dava pra por mto mais fps q ainda ia ser facil perceber...

    se kiser, teste vc mesmo



    mas agora pra fluidez de animacao eh dificil notar imperfeicoes em animacoes acima de 75fps, por isso eu considero essa a taxa ideal de frames por segundo (ideal, logico q nao preciso de tudo isso pra jogar, 40 de minimo ta blz pra mim ja)

  10. #9
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    Não sei....

    Vamo na casa do montoya... pelo menos sei a rua =D

    See ya! []'s

  11. #10
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    Originalmente enviada por x|yoyo
    Qtas fotos/seg precisa pra um carro ficar em movimento sem piscar?

    Qual a velocidade de strobo duma lampada pra parecer q ela sempre tah acesa?

    A resposta dessa 2 perguntas por incrivel q pareca nao eh o mesmo numero.

    Comecem a assitir o Discovery Channel que lah ensinam tudo isso e mto mais...
    o stobo duma lampada tem q se levar em consideracao q leva tempo pra perder luminecencia... dai precisa menos hz

  12. #11
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    O olho humano naum identifika os 25fps mas o pc sim
    tem uma coisa mto diferente de fps de renderizaçao e de um filme por exemplo
    usar um programa de 3d a 60 fps eh suicidio fika horrivel
    mesmo esse lance do aviao eh dificil identifika
    pq msg subiliminares eram usadas da mesma forma, soh o cerebro da pessoa conseguia ver essa imagem, mas como era mto rapido, ela num percebia e atingia o inconciente huashuuhuaeh !

  13. #12
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    Originalmente enviada por [sF·DrunK]
    O olho humano naum identifika os 25fps mas o pc sim
    tem uma coisa mto diferente de fps de renderizaçao e de um filme por exemplo
    usar um programa de 3d a 60 fps eh suicidio fika horrivel
    mesmo esse lance do aviao eh dificil identifika
    pq msg subiliminares eram usadas da mesma forma, soh o cerebro da pessoa conseguia ver essa imagem, mas como era mto rapido, ela num percebia e atingia o inconciente huashuuhuaeh !
    olho humano nao identifica 25fps?
    joga ut1 com netspeed 1700 (fica aproximadamente 25fps) e me fala isso denovo

    o truke do cinema é q nao há movimentos mtos bruscos... e principalmente movimentos de camera tem q ser MTO suave pra nao atrapalhar, há todo um cuidado especial por causa dessa taxa baxa de fps q o cinema exibe

  14. #13
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    Originalmente enviada por UmK


    olho humano nao identifica 25fps?
    joga ut1 com netspeed 1700 (fica aproximadamente 25fps) e me fala isso denovo

    o truke do cinema é q nao há movimentos mtos bruscos... e principalmente movimentos de camera tem q ser MTO suave pra nao atrapalhar, há todo um cuidado especial por causa dessa taxa baxa de fps q o cinema exibe
    mto diferente ver uma coisa ja renderizada ou uma coisa q ta sendo renderizada na hora soh falo isso

  15. #14
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    Originalmente enviada por [sF·DrunK]


    mto diferente ver uma coisa ja renderizada ou uma coisa q ta sendo renderizada na hora soh falo isso
    nao tem nada de diferente
    eh exatamente a mesma coisa

  16. #15
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    naum sei c tem diferença mais naum consigo jogar q2 nem q3 com menos d 170 fps

  17. #16
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    Voces podem perceber o logo do UT e os caras avioes pq eram apresentadas em meio a telas negras, na verdade naum eram medidos quantos quadros por segundos o olho poderia identificar e sim qual o tempo de execucao minima para se identificar um desenho, pois as telas pretas funcionavam como algo estático e apenas o lance de piscar o logo do UT ou o aviao que o olho capturava o flash.
    Pra provar pega a experiencia de 1950 ou 60 naum sei, colocaram um flash no cinema (muito mais precario que hoje) apenas dois no meio de um filme de 24quadros/segundos dizendo beba coca cola e coma pipoca (muito comentado por mesagen subliminar) e ninguem percebeu o flash.

    Outro que naum da pra perceber é no filme da disney, onde no desenho do tico e teco aparece em uma das cenas uma mulher coms os seios de fora, a animacao do desenho era comum (uns 25 quadros/seg) e tab nãum da pra perceber se naum colocar a cena em slow motion pois a "minä" so aparece em um quadro.

    Jah em games eu acredito que faca diferenca altos FPS, mas aposto que ficando acima de 35-40 todo o tempo (mesmo cm milhores de efeitos e skins) da pra jogar numa boa.

    jah joguei games com varios FPS, tanto em casa quanto em Lans houses (algumas tem boas maquinas)
    nau msenti grandes diferencas quando o FPS fica acima dessas marcas, mas naum sou expert no asunto.

  18. #17
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    se fps eh frames per second, aqui q demora 10sec pra trocar de quadro no bombing run qdo tah mto cheio eh quantos fps?? 0.1?? :P

  19. #18
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    Originalmente enviada por MontoyA
    Voces podem perceber o logo do UT e os caras avioes pq eram apresentadas em meio a telas negras, na verdade naum eram medidos quantos quadros por segundos o olho poderia identificar e sim qual o tempo de execucao minima para se identificar um desenho, pois as telas pretas funcionavam como algo estático e apenas o lance de piscar o logo do UT ou o aviao que o olho capturava o flash.
    Pra provar pega a experiencia de 1950 ou 60 naum sei, colocaram um flash no cinema (muito mais precario que hoje) apenas dois no meio de um filme de 24quadros/segundos dizendo beba coca cola e coma pipoca (muito comentado por mesagen subliminar) e ninguem percebeu o flash.

    Outro que naum da pra perceber é no filme da disney, onde no desenho do tico e teco aparece em uma das cenas uma mulher coms os seios de fora, a animacao do desenho era comum (uns 25 quadros/seg) e tab nãum da pra perceber se naum colocar a cena em slow motion pois a "minä" so aparece em um quadro.

    Jah em games eu acredito que faca diferenca altos FPS, mas aposto que ficando acima de 35-40 todo o tempo (mesmo cm milhores de efeitos e skins) da pra jogar numa boa.

    jah joguei games com varios FPS, tanto em casa quanto em Lans houses (algumas tem boas maquinas)
    nau msenti grandes diferencas quando o FPS fica acima dessas marcas, mas naum sou expert no asunto.
    Pelo que eu vejo aqui,a faixa de 30-50 FPS ainda é meio ruim de jogar sim
    Principlamnete pelo "lag" de mouse que da.
    Pra mim, quando n tem mais "lag" de mouse ta em uma vel boa.

  20. #19
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    O Paco falo tudo. O problema eh lagar o mouse e ficar sem poder mirar direito.

  21. #20
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    Originalmente enviada por Strider666
    se fps eh frames per second, aqui q demora 10sec pra trocar de quadro no bombing run qdo tah mto cheio eh quantos fps?? 0.1?? :P
    AEHauehaeuaheuaheauhe!!!!!
    Como o rubo disse uma vez, é SPF!!! Seconds per frame!! lol

    Na reportagem q tinha o link no forum do TAC, eles falavam q esse negócio de percepção humana não é tão simples assim, não...
    Por exemplo, em preto e branco a gente consegue captar até 80 FPS, algo assim...

    Acho q acima de 80 pra jogar nem faz diferença, mas vai saber... Se fizer tb, deve ser algo desprezível...

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