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  1. #1
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    Civilization V

    E ae galera!

    Quem tá jogando o Civ V?? Eu baixei o demo, já comprei e estou fazendo o download pelo steam. Enqto isso to jogando o alternativo.

    Eu to amarradão indo dormir tarde todo dia. Tem várias mudanças no gameplay que eu achei bem interessantes:

    - Duas unidades não podem mais terminar o turno no mesmo espaço. Essa eu achei do kct e muda totalmente a dinâmica de combate.
    - O grid agora é um hexágono.
    - Agora existem cidades estado! Vc pode se aliar com elas ou destruí-las.
    - A interface melhorou bastante na minha opinião. Tá mto fácil e rápido de jogar.

    E fizeram um revavmp total nos gráficos, principalmente no mapa que ficou bem mais bonito. No mais ainda estou explorando o game, to jogando tem pouco tempo.

    abcs!

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  3. #2
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    Zerei no prince, ganhando por tecnologia...

    Agora eu tou jogando no Chieftan (o cpu é o bixo, cara!) e tou achando que só vai dar pra ganhar na base da porrada mesmo... Me aliei com algumas cidades estados que produzem unidades de guerra e tou na disputa contra Augusto Cesar e um arabe filha-da-p*** lá...

    Bixo, 16horas de partida, só nessa.

    AbraçãO!
    Última edição por TakoBH : 14-04-2011 às 21:27

  4. #3
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    105 hours played

    Só que o jogo tá mais fácil que o 4 na mesma dificuldade. A inteligência artificial tá mais pra burrice artificial, tu faz 3 horsemen e conquista o mundo, o que que é isso? O computador faz um monte de range units e deixa elas desprotegidas, etc.

  5. #4
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    O jogo no geral ta muito bom.
    As mudancas in game foram excelentes, esse lance das unidades nao poderem ocupar o mesmo tile foi fantastica. Interface ta mto melhor do q era antes tb.

    Porem, muita coisa ficou PIOR do q era no 4:

    - O netcode deles parece de 10 anos atras, nao estou brincando. O jogo nao consegue sincronizar mais de 4 players jogando ao mesmo tempo, os turnos demoram MUITO tempo pra passar por causa disso, nao consegui jogar mais de 15 min num jogo multi ateh hj. O 4 era mto bom no multiplayer.

    - Algumas opcoes vc soh pode escolher na hora q cria o jogo (RIDICULO ao cubo isso), como por exemplo o quick combat. Se vc esquecer de habilitar isso na hora de criar uma partida tem q comecar de novo pra habilitar. Patetico.

    - No "Set up" game, nao da pra salvar as alteracoes q vc faz na hora de criar um jogo. Ou seja, toda vez q vc vai criar um jogo tem q mudar TUDO de novo para as suas preferencias, e isso enxe o saco.

  6. #5
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    Caramba, eu gostei do jogo até, mas estou tendo uma dificuldade ABSURDA pra me adaptar. Joguei demais o III e o IV, mas esse V...
    Tah certo que eu nunca passei do nivel normal de dificuldade, mas agora eu realmente estou travado completamente! Parece que não consigo fazer mais nada direito!
    O pessoal que tem jogado nas dificuldades mais elevadas pegou algum tutorial na internet ou simplesmente foi jogando até ficar bom?

  7. #6
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    Mikon: o jogo está BEM mais fácil, o único jeito de perder pro computador no Prince é não fazer exército no início, teu vizinho vai te atacar...

    algumas dicas:
    - manutenção de prédios custa caro, só construa o que será útil para a cidade
    - ciência e dinheiro não estão mais relacionados, a produção científica é a tua população x multiplicadores (bibliotecas, universidades, etc)
    - a manutenção do exército também é cara, faça poucas unidades e use-as bem (dá pra conquistar o mundo no nível normal com 10-15 unidades)
    - aperte F4 sempre! Faça research agreements e tente conseguir os recursos para aumentar a felicidade
    - raramente anexe alguma cidade ao conquistar, tenha puppets. mas cuidado pra elas não destuirem a tua economia fazendo prédios inúteis. Libere as cidades-estado que puder, é mais vantajoso do que ficar com uma cidade deficitária...
    - workers são caros. Nas primeiras 3 ou 4 cidades, 1 worker por cidade, no meio do jogo 2 ou 3 pra cada 5 cidades, no final 1 pra cada 5 cidades, e olhe lá...
    - ao usar workers, não siga o recomendado pela ajuda do jogo ou vc não produzirá nada nem crescerá
    - COMPRE unidades quando necessário, dê upgrade nas existentes. o ouro serve quase só pra isso.

  8. #7
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    Eu sempre joguei no normal tbem e levava piau no Civ 4.

    Bom ouvir da galera que já explorou mais o jogo. Alguns desses defeitos aí dá pra consertar com patch. Vamos aguardar.

    Eu anexei uma cidade estado que eu venci, maior besteira. Vai levar uns 70 turnos pra ela deixar de se revoltar e já tem uma unidade guarnecida nela. Não dá pra diminuir esse tempo não?

    Ainda não me ambientei totalmente nas novidades, fiz um research agreement com um vizinho meu mas até agora não me rendeu nada. Deve ser pq sou o mais tecnologicamente avançado e ele tá só me sugando. fdp.

  9. #8
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    Citação Citando Moheekan Ver mensagem
    Eu sempre joguei no normal tbem e levava piau no Civ 4.

    Bom ouvir da galera que já explorou mais o jogo. Alguns desses defeitos aí dá pra consertar com patch. Vamos aguardar.

    Eu anexei uma cidade estado que eu venci, maior besteira. Vai levar uns 70 turnos pra ela deixar de se revoltar e já tem uma unidade guarnecida nela. Não dá pra diminuir esse tempo não?

    Ainda não me ambientei totalmente nas novidades, fiz um research agreement com um vizinho meu mas até agora não me rendeu nada. Deve ser pq sou o mais tecnologicamente avançado e ele tá só me sugando. fdp.
    O research agreement dá uma tecnologia para cada quando termina (30 turns), independente do nível que os dois estiverem.

    Eu não vi nenhuma vantagem em atacar uma cidade-estado, as cidades são mais "fortes" que as cidades das civs, tu pode arrumar uma guerra com um vizinho, etc. Mas a "BA" (burrice artificial) insiste em atacar elas. Melhor coisa: na hora que uma civ começa a atacar uma cidade-estado, eu ataco a civ. Quase todas unidades deles estão em volta da cidade, as cidades da civ ficam só com a defesa padrão, e eu ganho um aliado...

    outra dica, importante para mapas de continentes: DOMINATION victory é quando todas as civs perderam sua capital original. Ou seja, quando for atravessar o oceano e ver que tem um "monstro" do outro lado que matou todo mundo, o objetivo é só pegar a capital dele, não precisa "varrer" o continente todo
    Última edição por ricardobs : 07-10-2010 às 17:52

  10. #9
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    Quanto ta o jogo?

    ps: jogar civ multiplayer é decretar fim de vida social...demora muuuuuuuito

  11. #10
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    49.99 USD no steam

  12. #11
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    Seguindo as dicas da galera, melhorei bastante! Conquistei todas as cidades estado próximas e deixei elas como puppet.

    Massacrei os russos, conquistei Moscou e eles ficaram só com São Petersburgo. Nos termos de paz eles me deram ouro pra kct, todas as outras cidades que eles tinham e um acordo de troca de resources bem interessante pra mim. Espólios.

    To jogando com os franceses e corri pra pegar os mosqueteiros que por enqto estão detonando tudo que vem pela frente. Próximo alvo são uns africanos doidos que estão do lado.

    Apesar disso fiz uma grande cagada nas políticas sociais auhuhauhauh eu destravei várias, toda a fileira de cima mas não escolhi nenhuma efetivamente! Só fui me ligar disso quando já era 1200AD. Fica para a próxima epopéia...hehehe...

    abcs

  13. #12
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    Lembrei de outro ponto negativo:

    Qndo vc cria o jogo, nao da pra selecionar qntos players (AI) vc quer q jogue no mapa (pra mais, soh pra menos do q o mapa permite). Por exemplo, nao da pra jogar num mapa "duel" com 4 negos.

    No civ 4 dava =/

  14. #13
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    eu joguei duas vezes, uma foi ridiculamente facil (nao lembro a dificuldade, talvez o equivalente a easy)

    agora tou jogando no normal, e to achando que continua facil... talvez tenha que elevar mais na proxima

    acho q esse é o melhor civ, mas o verdadeiro teste vai ser no multiplayer.. se o netcode ta um lixo, fodeu

  15. #14
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    Citação Citando arq Ver mensagem
    eu joguei duas vezes, uma foi ridiculamente facil (nao lembro a dificuldade, talvez o equivalente a easy)

    agora tou jogando no normal, e to achando que continua facil... talvez tenha que elevar mais na proxima

    acho q esse é o melhor civ, mas o verdadeiro teste vai ser no multiplayer.. se o netcode ta um lixo, fodeu
    tá um lixo MUITO grande... Só jogue com amigos, com vent/ts prá poder voltar quando o jogo crashar (percebeu que eu disse quando, né?)...

    Fora que nada de muita gente.. no máximo, 3 ou 4 pessoas.. tira as cidades-estado... e se quiser botar ia.. não com muitas...

    3x3 é jogável, 4x4 os turnos já ficam MUITO lentos (coisa de 10, 15, 20 segundos por turno).


    E não é falta de computador não... Todo mundo deu upgrade nos últimos 3 meses... É mal programado mesmo.


    Além do que a IA tá fácil demais.. Se tu segura o rush dos bárbaros, tu atroplea o pc.. já tô jogando na penúltima dificuldade e o pc é easy demais... 1 catapulta (ou 2), 3 ou 4 melee tu limpa a porra toda.


    No mais.. o esquema de acabar com o stack é a melhor coisa que aconteceu no civilization desde a borda cultural no 3. Agora o jogo foi lançado pq precisavam de grana, pois está em estágio beta ainda, principalmente no multiplayer.

    PS: Não sei se a ia tá tão ruim no single-player...

  16. #15
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    Citação Citando CiB | Sid Ver mensagem
    Lembrei de outro ponto negativo:

    Qndo vc cria o jogo, nao da pra selecionar qntos players (AI) vc quer q jogue no mapa (pra mais, soh pra menos do q o mapa permite). Por exemplo, nao da pra jogar num mapa "duel" com 4 negos.

    No civ 4 dava =/
    dá sim, tem um botão de "ADD AI Player" ali, mas cada tipo de mapa tem um limite de civs (no 4 também tinha)

  17. #16
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    Citação Citando ricardobs Ver mensagem
    dá sim, tem um botão de "ADD AI Player" ali, mas cada tipo de mapa tem um limite de civs (no 4 também tinha)
    No 4 nao tinha limite nao, vc podia jogar com 18 players num mapa "duel".

  18. #17
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    o jogo ta muito "pesado" ou ta leve comparado ou 4?

  19. #18
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    Citação Citando dark666 Ver mensagem
    o jogo ta muito "pesado" ou ta leve comparado ou 4?
    muito mais pesado.

  20. #19
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    Citação Citando CiB | Sid Ver mensagem
    muito mais pesado.
    ah, entao desisto, o meu pc jah se peidava pra rodar o 4 ;/

  21. #20
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    mas o 4 já era um jogo relativamente leve em 2005!!

    se o teu pc roda o starcraft 2, possivelmente roda o civ, que só pede um pouquinho mais de placa de vídeo
    Última edição por ricardobs : 11-10-2010 às 19:11

  22. #21
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    Citação Citando ricardobs Ver mensagem
    mas o 4 já era um jogo relativamente leve em 2005!!

    se o teu pc roda o starcraft 2, possivelmente roda o civ, que só pede um pouquinho mais de placa de vídeo
    roda o starcraft tudo no minimo hiueahieaea, porem nao tenho nenhum problema em jogos de grande movimento ( tipo tct os 4x4) agora, eu me lembro que no civ4 meu pc tinha alguns problemas no passar dos turnos ;/

  23. #22
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    gostaria mto de entender a dinamica do jogo, todas as vezes q tentei jogar civilization eu nao sabia NEM POR ONDE COMEÇAR E NEM O QUE FAZER.....

    PERDIDAO DA SILVA.....

  24. #23
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    O jogo é por turno, vc movimenta suas peças e depois o computador movimenta as dele. O objetivo é dominar o mundo e existem várias formas de fazer isso.

    O jogo começa com uma unidade fundadora de cidades (settlers) e um guerreiro. Primeiro vc foca em expansão, vc precisa fundar cidades, explorar o mapa e garantir recursos naturais (espalhados pelo mapa) para sua civilização.

    Cada cidade começa com 1 habitante e cada habitante trabalha em uma área do mapa. Existem 3 tipos básicos de recursos que são comida, ouro e produção. Comida ajuda sua cidade a crescer, ouro mantém sua cidade funcionando e financia seu exército e outras unidades. Produção é literalmente sua força produtiva, por exemplo, uma cidade com produção 10 levaria 2 turnos para produzir um guerreiro que custa 20 unidades de produção.

    Se eu for te explicar o jogo todo vou ficar horas aqui ahuauh não é complexo mas é detallhado. Vou ver se acho um link e posto aqui.

    abcs

  25. #24
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    Citação Citando Moheekan Ver mensagem
    O jogo é por turno, vc movimenta suas peças e depois o computador movimenta as dele. O objetivo é dominar o mundo e existem várias formas de fazer isso.

    O jogo começa com uma unidade fundadora de cidades (settlers) e um guerreiro. Primeiro vc foca em expansão, vc precisa fundar cidades, explorar o mapa e garantir recursos naturais (espalhados pelo mapa) para sua civilização.

    Cada cidade começa com 1 habitante e cada habitante trabalha em uma área do mapa. Existem 3 tipos básicos de recursos que são comida, ouro e produção. Comida ajuda sua cidade a crescer, ouro mantém sua cidade funcionando e financia seu exército e outras unidades. Produção é literalmente sua força produtiva, por exemplo, uma cidade com produção 10 levaria 2 turnos para produzir um guerreiro que custa 20 unidades de produção.

    Se eu for te explicar o jogo todo vou ficar horas aqui ahuauh não é complexo mas é detallhado. Vou ver se acho um link e posto aqui.

    abcs
    valeu

    queria mto um empurrão inicial pra conseguir jogar sozinho.....

  26. #25
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    Começa pelo civilization 1 !! O original.


    Eu passei do 1 pro 4 e consegui sobreviver sem maiores dificuldades!

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