+ Responder Tópico
  1. #1
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    8.237
    Verdinhas
    5672

    X-Plane --- simulador de vôo certificado pela FAA para treinamento de pilotos

    http://www.x-plane.com/

    http://en.wikipedia.org/wiki/X-Plane_(simulator)



    O X-Plane 9 é um simulador vôo para PC realista e que torna o controle por teclado quase impossível, sendo necessário usar o mouse no cockpit virtual.

    O X-Plane 9 para PC possui 40 aviões civis e militares e 18 mil aeroportos.

    O X-Plane 9 para PC vem em 6 DVDs e ocupa 60 Gb no HD.

    A primeira versão do X-Plane foi lançada em 1993.



    A versão Pro do X-Plane é certificada pela FAA (Federal Aviation Administration) para treinamento de pilotos

    http://www.x-plane.com/pg_certified.html


    Spoiler:
    Opção para quem busca uma simulação de voo mais realista do que a proporcionada pelo Flight Simulator X — ou apenas FS X — da Microsoft, o simulador X-Plane 9 se destaca pelo realismo e pela versatilidade. Não é para iniciantes em jogos de simulação. Com ele, o usuário pode pilotar várias aeronaves, desde antigos bimotores e simples planadores até complexos helicópteros, cargueiros, aviões de transporte e até mesmo naves espaciais. X-Plane vem com cerca de 40 aviões pilotáveis e conta com cenários de quase todo o mundo, cerca de 18 mil aeroportos, além de porta-aviões, heliportos no topo de edifícios, fragatas que se movem na água e plataformas de petróleo.

    A interface do game melhorou drasticamente desde a versão 8, sendo agora muito mais amigável e mais intuitiva. Em X-Plane 9, as aeronaves disponíveis para a simulação podem ser ordenadas por pastas e tudo o que o piloto virtual tem de fazer para modificar as pastas é ir para o caminho de instalação e criar novas pastas no diretório das respectivas aeronaves. Já a seleção do aeroporto pode ser feita digitando uma parte do nome, ou o código identificador, ou apenas uma lista completa de rolagem. Mas, ao contrário do FSX, não é possível filtrar os aeroportos por localização.

    Como o X-Plane 9 tem uma grande área de terreno visitáveis (nada mais, nada menos do que toda a Terra), torna-se complicado tentar localizar um aeroporto na área que você está voando. Isso precisa ser determinado antes de você começar a voar, por meio de seu plano de voo. Caso queira, também é possível personalizar toda a interface de voo do usuário, como pré-definições para a sensibilidade do joystick no menu de controles, o nível de forças G que será suportado pelo piloto virtual, a velocidade, pressão atmosférica e aceleração da aeronave em relação ao solo, por exemplo, entre outras características.

    Aeronaves

    X-Plane 9 traz uma boa variedade de aviões para serem pilotados virtualmente. O jogo inclui dinâmica de voo subsônica e supersônica. O programa é totalmente personalizável, permitindo a criação de texturas, sons e painéis de instrumentos para os aviões. O X-Plane apresenta um modelo de falhas detalhado que conta com 35 sistemas simuladores de panes manuais que podem se manifestar a qualquer momento do voo, seja nos instrumentos de navegação, motores ou controles de voo e de pouso, garantindo assim muito mais realismo na pilotagem.

    Entre as aeronaves disponíveis, tanto de asas fixas como de asas rotativas, estão modelos como o helicóptero Black Hawk norte-americano, o Bell 206 Jet-Ranger e o avião ligeiro Cessna 172 até ao supersónico SR-71, o caça F-4 Phantom II (o mais importante dos EUA durante a Guerra do Vietnã), os Boeings 777 e 747, planadores, e naves espaciais como o ônibus espacial da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos ou o avião-foguete X-15. Também pode-se pilotar o esguio Piaggio Avanti, um bimotor italiano que se destaca pelo design. Além disso, é possível adicionar aeronaves como no FSX. Nesse caso, a variedade de modelos e suas respectivas pinturas militares ou civis é quase infinita. A simulação das aeronaves é, em geral, muito bem feita, destacando-se o nível de realismo durante a pilotagem.

    Os gráficos exibidos pelo jogo não são os melhores do mundo, mas atendem com perfeição a simulação oferecida. Os sons são decentes, incluindo algumas sensações agradáveis, como a reprodução do barulho do vento uivando ao se acelerar a aeronave que se está pilotando. O tempo também é uma variável em X-Plane 9, desde um céu limpo com alta visibilidade até tempestades, trovoadas com vento, turbulência e tufões de ar totalmente controláveis. O programa desafia o usuário com chuva, neve e nuvens pesadas; inclui navegação térmica para planadores. Além disso, o jogo permite a transferência de dados reais de meteorologia a partir da internet, proporcionando ao usuário sentir as condições atuais do tempo no seu voo.

    Diferentemente do FSX da Microsoft, o X-Plane 9 permite ao piloto virtual uma capacidade limitada de simular combates aéreos. Você pode configurar várias aeronaves em até quatro equipes para combater. Isso inclui disparar mísseis que causam danos, ou armas, ou lançando bombas. Todo o tipo de armas pode ser usadas nas aeronaves de combate disponíveis no X-Plane 9, mesmo as nucleares.

    Dicas e ajuda

    Um bom recurso do jogo é a sua capacidade de rodar em máquinas relativamente pouco potentes no quesito placa de vídeo. Ele tem um desempenho muito bom em execução em hardware antigo. O único problema é a falta de suporte SLI, que arrasta para baixo o desempenho de máquinas com placas de vídeo desse tipo. Além disso, vale lembrar que X-Plane 9 não é um game projetado para novatos. Por isso, é bom contar com a ajuda das comunidades virtuais que existem na internet para dicas de pilotagem, troca de informações, download de aeronaves, apinéis etc., bem como dicas sobre a pilotagem “virtual” e outras coisas. Não há tutoriais de voo disponíveis em X-Plane 9.

    Haja espaço

    Desenvolvido pela americana Graphsim Entertainment, o X-Plane 9 é vendido em um box com seis DVDs. A instalação básica, com apenas um dos seis discos, é de 13GB. Se instalar totalmente o X-Plane 9, serão 60GB de espaço utilizado no disco rígido. A razão para isso é que o cenário do simulador não é autogerado, como no FSX da Microsoft. Significa que é preciso muito mais espaço no disco rígido para ter todas as funcionalidades do jogo. Ele é em inglês, mas já conta com manual em PDF traduzido para o português pela Boxware e distribuído exclusivamente pela empresa em todo o país.

    http://www.correiobraziliense.com.br...uladores.shtml



    http://www.amazon.com/X-Plane-9-Mac/dp/B0015392CI



    Demo - 1.5 Gb

    http://www.baixaki.com.br/comentarios.asp?cod=35126

    http://www.x-plane.com/pg_downloads.html



    Aviões presentes no X-Plane 9






  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de CiD Fairbanks
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    4.445
    Verdinhas
    1012

    Da hora ein, mas da pra adicionar novas aeronaves, como no FS X ? EDI: dá sim, nevermind.

    Minha "certificação" virtual é somente para os EMB-170/190 e Boeing C 17... não quero ter que estudar uma aeronave nova inteira pra jogar.

    Mas vou experimentar. Valeu SA.

  4. #3
    Membro Avatar de Duka
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ela Sabia! #Petrolão
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    1.088
    Verdinhas
    1138

    Fala cara

    Acabou de chegar meu x-plane aqui (paguei baratin na promoção) e não curti não.. voava só no FS.

    O que eu não curti foi os aviões default (painel muito fraco , parece desenho) e dos cenarios (a area do Brasil default é triste).

    Agora o que promete é que varios desenvolvedores (como a carenado) estao migrando tambem para o x-plane.. então em breve teremos muitos aviões bons.

    O que me motivou comprar o x-plane foi voar helicoptero.. o FS X melhorou muito a pilotagem de helicoptero mas ainda é muito irreal.. dizem que o X-Plane nessa area da de 10 a 2 na MS.. porém como estou sem joystick (emprestei) ainda não testei direito.

    Se tiver alguma boa dica ae pro x-plane , pode falar... to tomando uma surra p aprender a usar ele.. depois de +10 anos voando Flight Simulator (desde o 5.1) a interface do x-plane é muito confusa.. eles falaram que na versão 10 (que vai ser lançada em breve - então quem não comprou vale a pena esperar) vai ter uma interface mais parecida com o MS FS.

    Grande Abraço
    Ótima dica!!!!

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2004
    Mensagens
    696
    Verdinhas
    6

    Citação Citando Duka Ver mensagem
    O que me motivou comprar o x-plane foi voar helicoptero.. o FS X melhorou muito a pilotagem de helicoptero mas ainda é muito irreal.. dizem que o X-Plane nessa area da de 10 a 2 na MS.. porém como estou sem joystick (emprestei) ainda não testei direito.
    Fala cara, to tirando meu brevê de PPH no momento e posso dizer com certeza: a simulaçao de helicoptero no FS X é bisonha. Pelo menos dos helicopteros default q foram os q eu testei.....é muito facil pilota-los no FS X, mesmo com o realismo todo no talo. Sem contar em falhas primarias como ser impossivel fazer uma auto-rotaçao no R22.

    Ja no X-plane o R22 chega a ser mais dificil que o real.....

  6. #5
    Membro Avatar de Duka
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ela Sabia! #Petrolão
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    1.088
    Verdinhas
    1138

    Fala Vegetal

    Cara parabéns pelo curso de PPH, pretendo em breve começar planador e depois piloto recreativo ou desportivo..

    Quanto aos helicopteros no FSX o unico que eu gosto e considero que preste é o Dodosim Bell 206 , ele é perfeito!
    Se voce liberar o combustivel muito rapido no start ele pega fogo , tem varios efeitos que eu nunca vi como o efeito vortex, se vc fizer a transação muito rapido e com muita diferença na velocidade, inicia o efeito vortex e é chão na hora.. pra voce ter noção os 40 primeiros pousos foram chão.. até hoje quando descuido da velocidade é chão..
    Se voce mudar muito rapido o coletivo , da problema na transmissão.. tem um software que controla o motor da sua aeronave, se voce forçar muito (ficar na faixa amarela ou vermelha) da pau no motor..

    Enfim.. é fundamental pra voce baixar esse heli.. vale cada centavo !!!

    Ta pra sair alguns que prometem.. mas ainda nao testei..

    Que heli voce me recomenda pro x-plane????

    Grande Abraço

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2004
    Mensagens
    696
    Verdinhas
    6

    Citação Citando Duka Ver mensagem
    Fala Vegetal

    Cara parabéns pelo curso de PPH, pretendo em breve começar planador e depois piloto recreativo ou desportivo..

    Quanto aos helicopteros no FSX o unico que eu gosto e considero que preste é o Dodosim Bell 206 , ele é perfeito!
    Se voce liberar o combustivel muito rapido no start ele pega fogo , tem varios efeitos que eu nunca vi como o efeito vortex, se vc fizer a transação muito rapido e com muita diferença na velocidade, inicia o efeito vortex e é chão na hora.. pra voce ter noção os 40 primeiros pousos foram chão.. até hoje quando descuido da velocidade é chão..
    Se voce mudar muito rapido o coletivo , da problema na transmissão.. tem um software que controla o motor da sua aeronave, se voce forçar muito (ficar na faixa amarela ou vermelha) da pau no motor..

    Enfim.. é fundamental pra voce baixar esse heli.. vale cada centavo !!!

    Ta pra sair alguns que prometem.. mas ainda nao testei..

    Que heli voce me recomenda pro x-plane????

    Grande Abraço
    Pra falar a verdade cara, nao to com nenhum dos 2 instalados, nao posso te recomendar nenhum. Nunca pensei em gastar dinheiro com simuladores em casa, vai uma grana fudida e no fim das contas na vida real é mais legal

    Na LAAD recentemente tinha um simulador de Schweizer que usava o FS X como base, era muito bom. A parte pior talvez fossem os pedais, nao correspondia bem com o torque aplicado, problema q tinha nos default do simulador. Na minha facul tao instalando um simulador novo que usa o X-Plane justamente, ja vi funcionando e é do caralho.

    To pensando em reinstalar o FS X aqui em casa pra treinar procedimento IFR, pra isso é bem legal.

  8. #7
    Membro Avatar de necr0potenc3
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2006
    Mensagens
    5.131
    Blogs
    5
    Verdinhas
    8314

    É possível configurar o Matlab/Simulink para enviar/receber dados do X-Plane por UDP, permitindo testar o controlador de um UAV, por exemplo.

    UAV Autopilot Controllers Test Platform Using Matlab/Simulink and X-Plane
    http://fie-conference.org/fie2010/papers/1250.pdf

    X-Plane-Simulink Simulation of a Pitch-Holding Automatic Control System for Boeing 747
    http://itb.academia.edu/YazdiIbrahim...for_Boeing_747

  9. #8
    Membro Avatar de Bohannon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Independencia ou Morte!
    Registro
    May 2011
    Mensagens
    4.506
    Verdinhas
    2816

    Sempre fui apaixonado por qualquer tipo de simulador, desde caminhão até aviões .. o problema é ficar "boiando" sem entender nada no jogo.

    Vou ver se algum dia "compro" o jogo, porque é bem grandinho.

  10. #9
    Membro Avatar de Doutor Sysop
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    3.198
    Verdinhas
    112

    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem
    É possível configurar o Matlab/Simulink para enviar/receber dados do X-Plane por UDP, permitindo testar o controlador de um UAV, por exemplo.
    Muito, muito interessante.

  11. #10
    Membro Avatar de necr0potenc3
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2006
    Mensagens
    5.131
    Blogs
    5
    Verdinhas
    8314

    Citação Citando Sysop Ver mensagem
    Muito, muito interessante.
    tens interesse em fazer um paper com isso?

  12. #11
    Membro Avatar de syndragon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    acidez construtiva
    Registro
    Apr 2000
    Mensagens
    9.953
    Verdinhas
    1602

    Simulador de helicoptero foda é o DCS_Black_Shark
    Russo.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões