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  1. #1
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    Otimizando o UT 2003

    Só pra constar, tem um bom guia de optimizaçao do UT 2003 no seguinte link:

    http://www.tweaktown.com/document.ph...review&dId=392

    Mas eu não conseguir optimizar ele a ponto de tirar umas certas travadinhas que dão no Single Player Intro

    Nada demais, mas queria ver essa intro lisa 100% como o resto do jogo! A intro é meia pesada por ser feita com gráficos do próprio engine 3d, e não sendo um filme meramente pré-gravado. Por isso a intro é um bom termômetro pra saber se tá tudo 100% optimizado na sua máquina.

    Aqui em 800x600 fica lisa do começo ao fim, mas em 1024x768 dá umas travadinhas feias logo após o punk magrelo tomar um soco na cara e voar longe...

    Minhas specs: AMD 1700+, GeForce 3 Ti 500 (220/525), 256 MB RAM, K7S5A mobo. Minha suspeita é a memória, que não é 266 ainda, é 133 (a K7S5A suporta ambas).

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  3. #2
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    aki fica travando por causa da hd
    moh bosta

  4. #3
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    Originalmente enviada por Chicão
    aki fica travando por causa da hd
    moh bosta

    Mas..fica travado na abertura ou durante o jogo? Aqui é só no final da abertura, no jogo felizmente não trava quase nada, só uma paradinha aqui e ali de menos de meio segundo as vezes.

    Meus HDs são podres também, um é de 6 Gg (onde tá o sistema) e outro é o de 15 Gb, mais rápido, onde ficam os games e tudo mais.

    Uma vez fiz aquele tal de PC Mark 2001 (não confundir com 3d mark) a minha máquina teve notas ótimas em tudo mas quando chegou no HD...putz...ficou bem abaixo da média.

    Problema é, que com esse dolar a quase 4 reais, não dá pra comprar nada pra computador (quanto tá um HD decente mesmo?)

    ----------
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  5. #4
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    Aqui trava no inicio do jogo, quando ele carrega! Isso é uma lógica, quanto mais as texturas estiverem em maior resoluçao, mais o jogo vai ficar carregado e mais memoria vc vai precisar...Eu jogo em texturas HIGH/HIGHTEST....e só trava no inicio do jogo..e os loadings são um pouco demorados...quando vc abaixa a resolução das texturas..o jogo vai carregar mais rápido com certeza...tentem abaixar a resolução das texturas!

  6. #5
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    aki trava so no inicio mesmo quando ta iniciando a fase...mas o bom q se deve fazer é andar um pouco pelo cenario antes de iniciar o jogo fica mais fluente...to jogando aki com AA 4x...fica rapidao o jogo..so no começo q fica meio lerdo....mas depois blz... minha hd é boa
    maxtor 7200rpm

  7. #6
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    Originalmente enviada por Chicão
    aki trava so no inicio mesmo quando ta iniciando a fase...mas o bom q se deve fazer é andar um pouco pelo cenario antes de iniciar o jogo fica mais fluente...to jogando aki com AA 4x...fica rapidao o jogo..so no começo q fica meio lerdo....mas depois blz... minha hd é boa
    maxtor 7200rpm
    Não é HD e sim memória, pelo motivo que vc tem um HD de 7200 rpm...Quanto ao AA não faz diferença tmb...aqui dá pra jogar até 6x e aniso em 16x!

  8. #7
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    Originalmente enviada por Rodricity
    Aqui trava no inicio do jogo, quando ele carrega! Isso é uma lógica, quanto mais as texturas estiverem em maior resoluçao, mais o jogo vai ficar carregado e mais memoria vc vai precisar...Eu jogo em texturas HIGH/HIGHTEST....e só trava no inicio do jogo..e os loadings são um pouco demorados...quando vc abaixa a resolução das texturas..o jogo vai carregar mais rápido com certeza...tentem abaixar a resolução das texturas!

    N é tão lógico assim n. Depende da quantidade de Ram que seu PC possui, garanto que todos que postaram até agora nesse tópico possem 256 MB ou menos ( como eu por exemplo ). Por isso há travadas, já que a memória fisica é toda esgotado e o Windows tem que recorrer mais a memoria virtual, o seu HD, e dai vem as travadas, que é quando ele le o HD pra utilizalo como memoria virtual ( famoso swap no disco ). Eu tenho esse mesmo problema no UT2k3.

    FSAA pode prejudicar mais isso sim, alias, qualquer opção que consuma mais memoria da sua placa, e consequentemente mais memoria do seu sistema irá aumentar a frequencia com que as "travadas" ocorrem.

    Pra diminuir isso a saida mais lógica é colocar mais memoria RAM. Outra saida é diminuir a qualidade das texutras e desligar filtro anisotropico e FSAA. Isso reduizirá o consumo da memória da sua placa de video e fará com que ela pessa menos memoria física e virutal do seu PC.

    Pra tira a dúvdia de vcs basta dar o seguinte comando dentro do UT2k3 em jogo ainda "memstat" ali vc poderá ver o consumo de sua memoria. Aqui no meu PC por exemplo o consumo da memroria física do PC enquanto o jogo rodava ( + um eDonekey rodando ) era de 97% da memoria, sobrando apenas 6 megas livres, ou seja, qualquer hora que o jogo requisita-se mais memoria, o HD iria ler...

  9. #8
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    Originalmente enviada por Paco_RJII
    N é tão lógico assim n. Depende da quantidade de Ram que seu PC possui, garanto que todos que postaram até agora nesse tópico possem 256 MB ou menos ( como eu por exemplo ). Por isso há travadas, já que a memória fisica é toda esgotado e o Windows tem que recorrer mais a memoria virtual, o seu HD, e dai vem as travadas, que é quando ele le o HD pra utilizalo como memoria virtual ( famoso swap no disco ). Eu tenho esse mesmo problema no UT2k3.

    FSAA pode prejudicar mais isso sim, alias, qualquer opção que consuma mais memoria da sua placa, e consequentemente mais memoria do seu sistema irá aumentar a frequencia com q
    Foi exatamente o que eu falei, leia meu ultimo tópico...O problema está ligado diretamente as texturas e consequentemente a memoria física do PC...

  10. #9
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    Originalmente enviada por Rodricity
    Foi exatamente o que eu falei, leia meu ultimo tópico...O problema está ligado diretamente as texturas e consequentemente a memoria física do PC...
    È
    Mas vc disse que FSAA e ANiso n dão diferenca, mas dão sim. Pois consomem mais memoria da placa.

  11. #10
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    Originalmente enviada por Paco_RJII
    È
    Mas vc disse que FSAA e ANiso n dão diferenca, mas dão sim. Pois consomem mais memoria da placa.
    Aqui eu nem percebo a perda de performance com o aniso ligado! A dif é 8% de perda com aniso ligado nas radeon

  12. #11
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    Originalmente enviada por Rodricity
    Aqui eu nem percebo a perda de performance com o aniso ligado! A dif é 8% de perda com aniso ligado nas radeon

    Só que eu n to falando de perda de desemepnho. Estou falando de aumento no consumo de memória. Veja bem, o meu UT2k3 pode estar travanndo de 2 em 2 segundos e mesmo assim renderizando 120 FPS, entendeu ?

  13. #12
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    Originalmente enviada por Paco_RJII
    Só que eu n to falando de perda de desemepnho. Estou falando de aumento no consumo de memória. Veja bem, o meu UT2k3 pode estar travanndo de 2 em 2 segundos e mesmo assim renderizando 120 FPS, entendeu ?
    mesmo assim o desempenho é o mesmo cara...eu não notei que ele trava mais ou menos com o aniso ligado...isso pq mexi na config do prorio jogo...não notei tmb um qualidade superior com o aniso ligado...só o chão e as texturas do mesmo a frente fica mais detlahada neste jogo

  14. #13
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    Originalmente enviada por Rodricity
    mesmo assim o desempenho é o mesmo cara...eu não notei que ele trava mais ou menos com o aniso ligado...isso pq mexi na config do prorio jogo...não notei tmb um qualidade superior com o aniso ligado...só o chão e as texturas do mesmo a frente fica mais detlahada neste jogo
    Eu tb n noto diferenca nenhuma quando ligo aniso da Nvidia, e tb n há perda de desempenho, o que me faz pensar se realmente tem um aniso funcionando. Vc quer ver com um aniso de verdade detona o desemepnho ? Ligo o aniso do próprio UT2k3, no UT2k3.ini, liga em 8x, ou então em 16 e veja seus FPS cairem mto.

  15. #14
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    Originalmente enviada por Paco_RJII
    Eu tb n noto diferenca nenhuma quando ligo aniso da Nvidia, e tb n há perda de desempenho, o que me faz pensar se realmente tem um aniso funcionando. Vc quer ver com um aniso de verdade detona o desemepnho ? Ligo o aniso do próprio UT2k3, no UT2k3.ini, liga em 8x, ou então em 16 e veja seus FPS cairem mto.
    Então liguei do próprio jogo,no UT2003.ini, com falei acima, coloquei em 8x e não percebi perda de performance..

  16. #15
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    Originalmente enviada por Paco_RJII
    Eu tb n noto diferenca nenhuma quando ligo aniso da Nvidia, e tb n há perda de desempenho, o que me faz pensar se realmente tem um aniso funcionando. Vc quer ver com um aniso de verdade detona o desemepnho ? Ligo o aniso do próprio UT2k3, no UT2k3.ini, liga em 8x, ou então em 16 e veja seus FPS cairem mto.
    pois bem
    eu noto perfeitamente a diferenca em ambos os quesitos

    as texturas ficam 10000000X mais definidas de longe, e a performace cai pra menos de 1/4 do normal...

    e minha placa de video eh parecida com a sua (ti4400 com OC)
    aniso + nvidia sux...
    eh a coisa q eu mais queria da ATI... o aniso...
    caralho aniso eh OBRIGATORIO
    melhora mto a imagem, mas fode d+ a performace em placas da nvidia...

  17. #16
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    Originalmente enviada por UmK
    pois bem
    eu noto perfeitamente a diferenca em ambos os quesitos

    as texturas ficam 10000000X mais definidas de longe, e a performace cai pra menos de 1/4 do normal...

    e minha placa de video eh parecida com a sua (ti4400 com OC)
    aniso + nvidia sux...
    eh a coisa q eu mais queria da ATI... o aniso...
    caralho aniso eh OBRIGATORIO
    melhora mto a imagem, mas fode d+ a performace em placas da nvidia...
    Tem que ter olho bionico, eu não fico reparando muito nas imagens...mas depois se eu tiver tempo, coloco umas screens com aniso em 8x e sem o mesmo pra comparamos e com fps marcando no jogo!

  18. #17
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    Pra quem tem 256 MB (o meu caso) ou menos, recomendo o uso do utilitário "Cacheman 5.11", o que ele basicamente faz é modificar os valores de cache de memória e disco no system.ini do Windows (isso pode ser feito manualmente, mas o Cacheman torna isso mais prático).

    As minhas configuraçoes do cacheman sao mais ou menos assim:

    -Minimal=10240
    -Maximal=10240
    -Chunk Size=2048
    File Cache=4096
    Directory Cache=96

    Mas recomendo primeiro testar carregando uma das configuraçoes pré-setadas dele (Profiles) tem lá uma chamada "Games", acho que essa é a mais recomendada.
    Pra baixar ele: http://www.outertech.com/

    Recomendo-o para quem usa Windows 98 ou Windows ME, já o Windows XP já faz um gerenciamente de memória melhorzinho então não sei se vai adiantar muito.

  19. #18
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    Estou postando as fotos, aqui...Repare-se que a melhoria na imagem com o aniso foi significativamente o chão e as texturas a frente do chão!

    SEM O FILTRO!!


    COM O FILTRO EM 8X!!



    COM O FILTRO EM 16X!!


  20. #19
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    Não saiu pq?

  21. #20
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    Originalmente enviada por UmK
    pois bem
    eu noto perfeitamente a diferenca em ambos os quesitos

    as texturas ficam 10000000X mais definidas de longe, e a performace cai pra menos de 1/4 do normal...

    e minha placa de video eh parecida com a sua (ti4400 com OC)
    aniso + nvidia sux...
    eh a coisa q eu mais queria da ATI... o aniso...
    caralho aniso eh OBRIGATORIO
    melhora mto a imagem, mas fode d+ a performace em placas da nvidia...

    Acho que vc n ta entendeo UMK
    Eu acho que simplesmente a minha placa n aplicou o Aniso.
    Eu liguei em 8x
    Ai fui jogar UT 1 pra testar
    Duas coisas, n notei diferenca na imagem, e n houve perda de desemepnho. Ou seja, o aniso n foi aplicado. Agora, no UT2k3 pelo INI dele eu liguei o Ansio em 8, realmente a perda de desemepnho foi escabrosa.

    Aqui eu to rodando o UT2k3 assim
    1024x768
    FSAA QUINCUX
    ASNIO 1x
    E ai eu coloquei aquele MBias do ini sabe ? em -4, as texturas ficaram mto, mas mto mais definidas e n houve perda de desemepnho o que me impressinou bastante mesmo.


    Eu to com um pente a mais de 256 aqui ( provisorio infelizmente ) e o jogo parou de dar lag, apesar de que, colocanado mais memoria RAM, o UT2k3 consumiu mais memoria tb, o nivel de consumo da memoria dentro do jogo estava em 80% deixano livre apenas 100 megas de RAM dos 512. Mas eu deixei o aperture size em 256 tb.

  22. #21
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    Parece que nem 512 é o ideal
    O ideal mesmo é 768

  23. #22
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    Originalmente enviada por Paco_RJII
    Parece que nem 512 é o ideal
    O ideal mesmo é 768
    Será cara, vc não está exagerando? Tipo com 256ram é jogável sim, pelo menos os travamentos só de inicio da fase...mas quero comprar mais 256ram mas tá caro memoria DDR...

  24. #23
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    Originalmente enviada por Rodricity
    Será cara, vc não está exagerando? Tipo com 256ram é jogável sim, pelo menos os travamentos só de inicio da fase...mas quero comprar mais 256ram mas tá caro memoria DDR...
    Cara
    256 de ram n é jogavel nas configs que eu coloquei aqui
    Além disso, tem mtos mapas que n rodam direito mesmo ( consome mta memória )
    512 é pra ficar bom
    768 é pra deixar folgado mesmo
    Foda que o dolar ainda ta mto alto...

  25. #24
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    Originalmente enviada por Paco_RJII
    Cara
    256 de ram n é jogavel nas configs que eu coloquei aqui
    Além disso, tem mtos mapas que n rodam direito mesmo ( consome mta memória )
    512 é pra ficar bom
    768 é pra deixar folgado mesmo
    Foda que o dolar ainda ta mto alto...
    Depende, aqui com aniso em 8x e texturas high roda...eu estou jogando assim...

  26. #25
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    Originalmente enviada por Rodricity
    Depende, aqui com aniso em 8x e texturas high roda...eu estou jogando assim...
    Cara
    já te falei
    Vc n ligou nem a metade do visual do jogo
    Vai no Ut2k3.ini e coloca o MtexBias pra -4.
    Ai sim vc vai ter tudo do jogo

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