+ Responder Tópico
Página 1 de 3 1 2 3 Última
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    319
    Verdinhas
    0

    GTA 3 mostrou que o gênero FPS (tiro em primeira pessoa) precisa ser reformulado!

    O gênero FPS (tiro em primeira pessoa) foi criado á 10 anos a trás (1992) com o lançamento de Wolf 3D. Esse jogo revolucionou os jogos de computador, pois alem de ser o primeiro jogo de FPS (tiro em primeira pessoa), era também o primeiro jogo em 3D. Depois dele vieram Doom e Doom 2 que fizeram muito sucesso. Em 1996 foi lançado Quake, jogo que viria novamente a revolucionar os jogos de computador por ser o primeiro jogo totalmente em 3D e por consolidar o jogo multiplayer pela internet. Em 1996 foi lançada também a primeira placa de vídeo 3D (VooDoo) que viria a ser a maior revolução a nível de hardware nesses últimos 6 anos. Em 1998 foi lançado Quake 2, que não viria a fazer o mesmo sucesso de Quake e a VooDoo 2. Em 1999 foi lançado Quake 3 e outra revolução dos jogos de computador (Half-Life) que se diferenciava dos demais jogos gênero por ter uma historia, isto é, não ser só atirar e matar.

    O gênero FPS (tiro em primeira pessoa), alem de servir de laboratório para o desenvolvimento de novas engines para jogos em 3D (leia-se ID software e Jonh Camark), contribuiu para o desenvolvimento e evolução das placas de vídeo 3D.

    Apesar disso tudo, o gênero FPS tem defeitos que existem desde a época do Doom: baixa interatividade, baixa liberdade e grande linearidade.

    Jogos como MOHAA, SOF 2 e RTCW seguem a risca essas características, sendo ideais para se jogar uma única vez.

    GTA 3 (que não é um FPS), contrariou todas essas teorias e mostrou que o gênero FPS precisa ser reformulado.

    A principal características de GTA 3 é que ele é um jogo que mistura vários gêneros (tiro em terceira pessoa, simulador automobilístico, simulador de vôo, simulador náutico) e até tem um pouco do “cotidiano” de The sims!

    A baixa interatividade dos jogos de FPS faz com que o jogador fique praticamente o tempo todo só atirando e matando, enquanto que o ideal seria que o jogador pudesse fazer outras coisas, como andar com veículos aéreos, terrestres e aquáticos e também interagir mais com o ambiente e com outras pessoas. Em jogos de FPS, geralmente executa-se as missões sem a ajuda de ninguém, isto é sozinho, embora as guerras sejam feitas com “exércitos”. O ideal seria que o jogador tivesse a ajuda de dezenas ou centenas de soldados. Em GTA 3 pode-se andar de carro, avião e barco, alem de ser possível roubar carros de motoristas, perturbar e fugir da policia e bater ou matar pessoas.

    A baixa liberdade dos jogos de FPS faz com que o jogador fique praticamente o tempo todo só cumprindo as missões que lhe são impostas, enquanto que o ideal seria que fosse possível fazer outras coisas entre as missões ou durante elas. Em GTA 3 pode-se simplesmente não cumprir missão nenhuma (coisa impensável em qualquer FPS) e ficar o tempo todo zoando pela cidade (roubando carros, perturbando e fugindo da policia, batendo e matando pessoas ou simplesmente passeando).

    A grande linearidade dos jogos de FPS faz com que o jogador percorra sempre um mesmo trajeto e cumpra as missões sempre na mesma ordem, enquanto que o ideal seria que houvesse vários trajetos para se percorrer (e que fosse possível ir e vir para onde quiser) e que fosse possível escolher a ordem para se cumprir às missões. Os jogos de FPS tem dezenas de mapas (cada um com uma ou mais missões) ligados um a trás do outro (em cascata) sendo que vc só pode ir e vir nesse mapa. Com isso vc passa o jogo todo sempre andando em um mesmo sentido (sem poder escolher um caminho) e é obrigado a cumprir as missões sempre na mesma ordem. Em GTA 3 não existem dezenas de mapas e sim um mapa gigantesco, com missões simultâneas em vários pontos diferentes sendo possível escolher o trajeto por onde andar e a ordem para se cumprir as missões.

    O futuro dos jogos de FPS é exatamente esse:

    a) Ser possível não só atirar e matar, mas também andar com carros, tanques, aviões, barcos, navios, submarinos, helicópteros, etc e ser possível interagir mais com o meio ambiente e com outras pessoas;

    b) Ser possível “não cumprir” as missões, podendo-se simplesmente passear e fazer outras coisas pelo mapa;

    c) Ter um mapa gigantesco (ao invés de dezenas de mapas) com missões simultâneas em diferentes pontos do mapa, sendo possível escolher os caminhos por onde andar e a ordem de execução das missões.

    Jogos como Battlefield 1942 já apresentam essas características (mapas gigantescos e a possibilidade de pilotar tanques, navios, submarinos e aviões).

    Jogos como MOHAA (melhor FPS da atualidade), podem evoluir nesse sentido. Imaginem MOHAA 2 onde fosse possível pilotar tanques, navios, submarinos e aviões. Imaginem que ao invés de dezenas de mapas, houvesse 1 mapa só do tamanho de uma cidade (poderia ser Berlim) onde houvesse varias missões a serem cumpridas simultaneamente em pontos diferentes na cidade e ao redor dela. Imaginem que ao invés de passar o jogo todo atirando sozinho, fosse possível ter a ajuda de batalhões (dezenas de soldados) como em uma guerra real. Imaginem que fosse possível andar pela cidade e interagir com os moradores. È obvio que o preço a pagar seria a velocidade (quadros por segundo), mas ganharia-se em jogabilidade.

    A própria serie GTA vai evoluir muito nisso. As possibilidades do jogo podem ser expandidas como entrar em prédios e casas, conversar com as pessoas (dar comandos pelo teclado), etc. Em GTA: Vice City muitas novidades aparecerão e é por isso que ele é um dos jogos mais esperados de todos os tempos!

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    1.456
    Verdinhas
    2

    ahn??????????????????????????????////
    a é.........mesmo

  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    4
    Verdinhas
    0

    Bom texto

  5. #4
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    Olha kra, eu não li tudo oque tu postaste... muita coisa, mas pelo pouco que peguei, quero te recomendar um jogo.

    NO ONE LIVES FOREVER 2

    PqP, que jogasso! Notei que tu falou bastante sobre interatividade, este game é bem interessante neste aspecto...

    Experimente.

    Estou completamente viciado!

  6. #5
    Membro Avatar de Jimmy de Grasso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    4.442
    Verdinhas
    395

    Concordo contigo cara,mas em um aspecto eu tenho uma opiniao distinta...
    Imagine MoHAA em Berlim, sempre a mesma cidade, quase as mesmas texturas... O MoHAA, tem missoes na neve, na praia, em bases, florestas... mto loco
    e se vc gosta de interatividade e tiver oportunidade, jogue Shenmue do dreamcast... Voce interage com 90% de todo o cenario... Vc pode jogar VideoGame, Fliperama, caça niquel, dardos, vc anda de moto, de onibus, vc luta, desvenda quebra cabeças... Esse jogo pertence ao genero F.R.E.E, e eh o unico jogo desse genero...

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 1999
    Mensagens
    5.016
    Verdinhas
    1319

    amachado, muito bom texto. Sua análise está ponderada, e por isso válida. Também sinto falta disso.

    Note que o jogo Mafia também caminha para este novo e libertário estilo gamístico, podendo o jogador na maioria das vezes "fazer hora", rodar pela cidade e cometer pequenas ilegalidades... hehehe..., ou mesmo aquelas missões supresa, não obrigatórias, que surgem inesperadamente, mas que criam um clima muito bom.

    E tem também aquele modo de jogo ( não me lembro o nome ) onde pode-se passear pela cidade e cometer pequenos e grandes crimes ao gosto do mafioso...

    amachado, você realmente está certo. Caminhamos pra isso, felizmente. O jogador está cada vez mais criativo e exigente.



    Thor

  8. #7
    Membro Avatar de Mosquito
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    1.968
    Verdinhas
    12

    Só uma correção. Wolf3D foi o primeiro FPS, mas o primeiro game 3D foi Ultima Underworld. Se bobear veio coisa 3D antes dele.

  9. #8
    UmK
    UmK está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2000
    Mensagens
    12.180
    Verdinhas
    7

    discordo...
    gta3 eh um jogo de carro, pq a acao fora do carro eh uma merda
    ou seja, GTA3 q tem mto a aprender com os fps

    alias, nada a ver essa comparacao heim...


    ps: mohaa tbem nao eh nem de longe o melhor fps da atualidade

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    8.818
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por UmK
    discordo...
    gta3 eh um jogo de carro, pq a acao fora do carro eh uma merda
    ou seja, GTA3 q tem mto a aprender com os fps

    alias, nada a ver essa comparacao heim...


    ps: mohaa tbem nao eh nem de longe o melhor fps da atualidade
    Putz
    Tb discordo de quase tudo que o cara falou
    Pelo visto ele n jogou FPSs o suficiente pra dar essa opinião dele.
    Só pra comecar o cara me fala que FPS é John Carmack, quer dizer, nunca jogou Unreal Tournament.
    Depois o cara nunca jogou Deus Ex tb, que é um FPS, mas é RPG tb, e bastante interativo.
    O fato de lineridade da historia isso vc encontra em todos os outros jogos, n só FPS, inclusive o GTA3, da pra contar nos dedos jogos que possuem uma alineariedade suficientemente flexivel pra vc chamar aquilo de jogo alinear realmente.

    Pelo amor de deus né, o cara vem e me escreve uma página interia de abobrinha, assim é foda...

  11. #10
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2000
    Mensagens
    2.135
    Verdinhas
    1

    O Paco_RJII falou antes de mim, mas insisto: cara, joga Deus Ex, depois fale sobre linearidade ou sobre sair atirando e matando. =]
    Tem Morrowind tb. Nossa, tem varios. O genero ja foi reformulado. So saber quais jogos sao inteligentes e quais nao. =]

    []s

    Baskiat

  12. #11
    Membro Avatar de Jimmy de Grasso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    4.442
    Verdinhas
    395

    Originalmente enviada por UmK
    discordo...
    gta3 eh um jogo de carro, pq a acao fora do carro eh uma merda
    ou seja, GTA3 q tem mto a aprender com os fps

    alias, nada a ver essa comparacao heim...


    ps: mohaa tbem nao eh nem de longe o melhor fps da atualidade
    A ação de GTA3 fora do carro eh horrivel mesmo... Jogabilidade ruim, se vc estiver atirando nao pode andar e vice-versa...
    A acao fora do carro em mafia eh boa, bem parecida com Max Payne

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    319
    Verdinhas
    1

    Já jogou Goldeneye 007 para N64 lançado em 1998?? Quero ver jogar e repetir o texto.
    Revolucionar já foi, não é a toa que Goldeneye foi o segundo jogo mais vendido para o N64, os outros jogos que infelizmente até hoje não seguiram o mesmo caminho.

    No Goldeneye não adiantava andar e matar, você tinha que tomar uma série de precauções e até destruir câmeras de vídeo para não ser visto.

    E principalmente, as fases tinham objetivos, objetivos bem difíceis onde a maior parte das vezes que vc não passava de uma fase é pq o objetivo foi pro brejo e não pq vc morreu.

  14. #13
    Membro Avatar de Jimmy de Grasso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    4.442
    Verdinhas
    395

    Originalmente enviada por Bidaru-san
    Já jogou Goldeneye 007 para N64 lançado em 1998?? Quero ver jogar e repetir o texto.
    Revolucionar já foi, não é a toa que Goldeneye foi o segundo jogo mais vendido para o N64, os outros jogos que infelizmente até hoje não seguiram o mesmo caminho.

    No Goldeneye não adiantava andar e matar, você tinha que tomar uma série de precauções e até destruir câmeras de vídeo para não ser visto.

    E principalmente, as fases tinham objetivos, objetivos bem difíceis onde a maior parte das vezes que vc não passava de uma fase é pq o objetivo foi pro brejo e não pq vc morreu.
    Nossa goldeneye, destruia tudo.. mto loco... Seu sucessor, Perfect dark tb , jogo foda pra kct, cheguei no ultimo chefe no nivel mais facil mas nao cnsegui zerar

  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    SCRP e SAMPA
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    1.112
    Verdinhas
    95

    parece q ninguém jogou Metal Gear...??

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    123
    Verdinhas
    0

    metal gear não é fps

  17. #16
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    5.110
    Verdinhas
    1

    jah jogou Morrowind?? rpg em primeira pessoa

    lah tem diversas "guildas" vc se junta a elas, vc faz oq quiser, vai pra onde quiser, mata quem quiser

    mas sofre as consequencias =D

    por exemplo, vc precisa pegar um amuleto com um cara, ae se vc tiver Speekcraft(lábia) alto, vc pode elogiar o cara até ele aceitar te dar o amuleto, ou entao pode intimidá-lo ou xingá-lo e estimula-lo à começar um briga, se voce começar, vc pode ser preso, enfrentar os guardas ou pagar pro guarda e devolver tudo oq vc jah roubou

    se vc tiver cheio da grana vc pode subornar o cara, ou entao voce pode assassinar ele sem ninguem ver, pegar o item e continuar sua vidinha

    mas se mais tarde ele for ponto chave de uma quest, diga adeus à ela =D

  18. #17
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    Repito, jogue NOLF2
    é um goldeneye super ultra turbinado, muito mais afude e interativo, isso de destruir camêras tb tem no NOLF2, mas se vc destruir toca o alarme, tem que bloquear elas com munição especial.

    E sobre precaução, nossa, no NOLF2 chega a ser absurdo as vezes.

    Experimentem este jogo, é 10 !

  19. #18
    Membro Avatar de syndragon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    acidez construtiva
    Registro
    Apr 2000
    Mensagens
    9.953
    Verdinhas
    1602

    O que GTA tem haver com jogos FPS?

  20. #19
    Membro Avatar de CarmaGeddoN
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    3.941
    Verdinhas
    12

    GTA nao eh FPS
    FPS = FIRST PERSON SHOOTER

    Ou seja, vc anda com a arminha pareçendo na tela como NOLF2 etc

    FPS realmente interativo eh BattleField 1942 e Operation Flashpoint

    Plo menos eh interativo com veiculos, o negocio eh lançar GTA realmente FPS

    GTA3 eh TPS
    TPS = Third Person Shooter

  21. #20
    Membro Avatar de stripe
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    573
    Verdinhas
    155

    Ele não disse que o GTA 3 é FPS. Falou que precisa ser reformulado de uma maneira que o GTA 3 inovou. Colocando mais interatividade nos jogos. Podendo ser livre, dirigir carros, aviões e barcos.

    Eu concordo com ele. Aliás, depois de MoHAA e BF 1942 nenhum jogo de FPS inovou, ou mexeu com interatividade.

    NOLF 2 é uma merda. Como qualquer outro FPS. Tem armas novas e ... e... armas novas...

    UT 2k3 perdeu diversão, apesar de ter ótimos gráficos.

    Os melhores jogos da atualidade são de terceira pessoa, como GTA 3 e Mafia.

    FalowZ!

  22. #21
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Old School 2001
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    10.413
    Verdinhas
    4

    Outra coisa que poderia dar mais REALISMO aos jogos de FPS e outros jogos, é o cenário ser destruido por completamente, dependendo da sua capacidade de destruição! Até hoje não vi nenhum jogo desse que vc pudesse interagir com o cenário no qual o mesmo causar uma total destruição nele...Max Payne segue essa ideia, mas não vai a fundo...O que falta nos JOGOS é a interatividade com o lugar onde vc está jogando, isso falta evoluir muito nos jogos...pq tá muito fraco ainda!!

  23. #22
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    SCRP e SAMPA
    Registro
    Mar 2001
    Mensagens
    1.112
    Verdinhas
    95

    tah jah q eh pra pensar como seria o jogo ideal....

    na verdade.. prum jogo ser o máximo em questão de idealismo... seria necessário algo q contruísse virualmente os átomos, as moleculas, etc... imagina soh.. ao invés de vc ser programador de jogos vc iria precisar ser um químico... contruindo o solo... areia, cascalho, concreto, entaum uma explosão iria ser real... fazendo estragos em qqer coisa... uma cratera no chão...

    fora q se poderia criar novas formas de vida viruais...
    mas para isso tbm... iria se precisar de uma maquina bem incrível...

    bem essa eh a minha idéia...

  24. #23
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    3.337
    Verdinhas
    1

    eh o pensamento esta certo mas essa reformulacao jah vem acontecendo a um bom tempo
    HALO e BG 1942 q o digam

  25. #24
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    237
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por FiRe51
    Ele não disse que o GTA 3 é FPS. Falou que precisa ser reformulado de uma maneira que o GTA 3 inovou. Colocando mais interatividade nos jogos. Podendo ser livre, dirigir carros, aviões e barcos.

    Eu concordo com ele. Aliás, depois de MoHAA e BF 1942 nenhum jogo de FPS inovou, ou mexeu com interatividade.

    NOLF 2 é uma merda. Como qualquer outro FPS. Tem armas novas e ... e... armas novas...

    UT 2k3 perdeu diversão, apesar de ter ótimos gráficos.

    Os melhores jogos da atualidade são de terceira pessoa, como GTA 3 e Mafia.

    FalowZ!
    Exatamente! O pessoal nao le dreito e fala merda como:

    "Oq GTA3 tem have com FPS?"

  26. #25
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    76
    Verdinhas
    0

    Cara muito bom o texto! Li inteiro...tipo nao tive a chance de jogar GTA3 pq pede um pc muito fudido...mas vai ser muito legal qdo o rumo dos jogos mudar e vc ter completa liberdade!

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 3 1 2 3 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões