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  1. #1
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    A droga que é o Quick Save/Load

    Bom, a maioria daqui, espero, conhece a função de Quick Save/Quick load a qual é implementada na maioria dos jogos atuais. Essa função faz com que se você aperte (comumente) a tecla F5, o jogo dê uma salvada rápida para poder ser resumido depois apertando F9, de um jeito bem mais rápido do que se fosse dar um save pelo menu principal (vulgo pausar o jogo com ESC ou alguma coisa do tipo).

    O que poucos percebem, é que são viciados nisso, e acabam quebrando o gameplay do jogo, tirando totalmente a imersão a qual ele estaria lhe provendo se estivesse jogando-o normalmente. Isso se aplica principalmente a jogos stealth¹, tipo Splinter Cell, Deus Ex (desde o primeiro até o mais novo, Human Revolution) etc, no acaso de você ver um inimigo, pensa: “Ah, nada de mais, dou um quick save, se ele me ver ou alguma coisa do tipo, eu dou um quick load e tento denovo”, situação que chega até a ser frustrante em alguns casos.


    O fato é que, de uma forma imperceptível, isso lhe trás desgosto pelo jogo e te faz desconsiderar totalmente a dificuldade de tal, e se sentindo recompensado por algo que não devia, chegando ao mesmo patamar de usar cheats pra passar de uma parte difícil. Eu sou um viciado nisso, e cheguei a conclusão de que estou preferindo jogar nos consoles ao computador, pois os consoles dificilmente possuem esta função, e percebi que jogo com MUITO mais cautela do que no computador, pois com a demora de salvar e dar load normalmente, os quais juntos levam em torno de um minuto pra menos, não faço isso repetidamente.

    Acabei descobrindo que o jogo se torna muito mais divertido e imersivo, em horas que fiquei até tenso quando um inimigo chegava perto de mim, virava as costas e ia embora, me deixando feliz pra caralho.
    Agora, qual sua posição sobre o Quick Save/Load?

    ¹Jogos em que o objetivo é você passar da fase/missão sem ser detectado, chamando o mínimo de atenção possível.
    Ps. Fórum maldito que não tem espaçamentos aaaa, se algúem souber como me digam

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  3. #2
    Oxi
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    Eu acho que chorou demais.

    O Quick Save/Load da tanto a comodidade para quem quer ficar salvando o jogo e dando load onde quiser e a hora que quiser, como aquele que não gosta.

    Pq vc simplesmente não faz assim? A cada 20min de jogo, VC faz seu save... respeite isso, morreu? Volta no seu load de 20min atras. Simples.
    Opções como o quick save/load da margem para pessoas de ambos os lados se divertirem e vc quer voltar a margem de favorecer apenas 1 tipo de jogador ¬¬

    Edit: Uma das grandes vantagens do quick save/load para mim é justamente a segurança de eu não perde meu jogo, ex? As vezes acaba a luz e eu perco um jogo pq ele só salva automaticamente ou só pode ser salvo a cada quest ou missão completada... Ja aconteceu de eu estar no final de um jogo, sem salvar mesmo, tudo correndo bem, acabou a maldita luz, voltei pra fazer tudo denovo... pq o jogo não me dava opção de save se não o obrigatório que ele fazia automaticamente.
    Última edição por Oxi : 09-09-2011 às 12:05

  4. #3
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    Pra mim foi muito mimimi também.

    Vai jogar Halo no heroico ou legendário, sem quick save/load. Zerei o 1, agora to jogando o 2 no Xbox 360, chega a ser bizarro o tanto de vezes que você morre em algum lugar!

    No caso o quick save é feito quando você está em uma área segura após passar alguma situação tensa. Pra mim é muito válido isso, até porque você nunca sabe o que o desenvolvedor pensou a respeito daquela parte.

    Ex: Teve parte no Halo 1 que entrei de shotgun no lugar e fui "no peito" e fiz a festa. Tinha outros lugares que de eu pensar em entrar no lugar eu morria na hora.. Aí tive que bolar uma estratégia, como por exemplo tacar uma granada de cada lado e chegar de assault rifle, e por aí vai. Pra mim fica muito mais divertido com o quick save até pq tenho a chance de tentar várias abordagens diferentes.

    Lógico que, estou considerando o quick save implementado no jogo, o qual eu não tenho "controle". Agora se você se referir a jogar no PC, de andar dando F5, é complicado, embora necessário em certos jogos.

    Doom3, era quick save direto, mas não acho que nem de longe estragou minha diversão. Até porque você está olhando um lado da moeda, que é de estar pronto pra "recomeçar" aquele trecho somente.

    Ja perdi fase inteira quando tava zerando Doom3, simplesmente pq dei quick save logo depois de ter feito merda (praticamente um dead lock, dava load e morria).

    Enfim, como o @Oxi falou, nunca devemos criticar recursos "justos", os quais você não é obrigado a usar. Simplesmente não salva o jogo, e depois me diz o que acha de jogar no nível mais difícil algum shooter, quantos meses você vai demorar pra zerar

    OFF: @Oxi , racho de rir toda vez que leio sua assinatura UHEAuEAHuEAHueahUEHAUEAHuHe

  5. #4
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    Spoiler:
    Citação Citando Itachi Ver mensagem
    Pra mim foi muito mimimi também.

    Vai jogar Halo no heroico ou legendário, sem quick save/load. Zerei o 1, agora to jogando o 2 no Xbox 360, chega a ser bizarro o tanto de vezes que você morre em algum lugar!

    No caso o quick save é feito quando você está em uma área segura após passar alguma situação tensa. Pra mim é muito válido isso, até porque você nunca sabe o que o desenvolvedor pensou a respeito daquela parte.

    Ex: Teve parte no Halo 1 que entrei de shotgun no lugar e fui "no peito" e fiz a festa. Tinha outros lugares que de eu pensar em entrar no lugar eu morria na hora.. Aí tive que bolar uma estratégia, como por exemplo tacar uma granada de cada lado e chegar de assault rifle, e por aí vai. Pra mim fica muito mais divertido com o quick save até pq tenho a chance de tentar várias abordagens diferentes.

    Lógico que, estou considerando o quick save implementado no jogo, o qual eu não tenho "controle". Agora se você se referir a jogar no PC, de andar dando F5, é complicado, embora necessário em certos jogos.

    Doom3, era quick save direto, mas não acho que nem de longe estragou minha diversão. Até porque você está olhando um lado da moeda, que é de estar pronto pra "recomeçar" aquele trecho somente.

    Ja perdi fase inteira quando tava zerando Doom3, simplesmente pq dei quick save logo depois de ter feito merda (praticamente um dead lock, dava load e morria).

    Enfim, como o @Oxi falou, nunca devemos criticar recursos "justos", os quais você não é obrigado a usar. Simplesmente não salva o jogo, e depois me diz o que acha de jogar no nível mais difícil algum shooter, quantos meses você vai demorar pra zerar

    OFF: @Oxi , racho de rir toda vez que leio sua assinatura UHEAuEAHuEAHueahUEHAUEAHuHe


    hehehehe, eu tb racho de rir, é meio que um duplo sentido :P

    @

    eae @Techs ? Levou em conta que pode fazer o save/load do jogo da forma que vc bem entender? A cada 20min, 1h, quest, missões?

  6. #5
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    Sim, entendo perfeitamente quando é pra uma ocasião mais difícil, tipo o Itachi falando do Doom 3, isso eu concordo TOTALMENTE, mas levando em conta que deveria ter uma função tipo, não conseguir dar quick-save quando tem inimigos por perto seria uma boa, porque dando como exemplo ainda o Deus EX Human Revolution, você ganha XP A MAIS quando passa de uma parte sem ser detectado, ficar dando quick load toda vez que você for detectado acaba sendo meio exagerado, o que eu faço. Comecei a achar errado.
    Ou seja, dar quick save DEPOIS de ter passado de uma parte FODA e DIFÍCIL entre um checkpoint distante do outro é totalmente plausível, o que quero exemplificar é andar 10 passos e dar quick save, anda mais 10 e da denovo, daí é complicado
    Última edição por Techs : 09-09-2011 às 13:03

  7. #6
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    Citação Citando Techs Ver mensagem
    que quero exemplificar é andar 10 passos e dar quick save, anda mais 10 e da denovo, daí é complicado
    Mas aí o cara pode se ferrar dando quick save logo antes de uma cilada Aí amigo, é recomeçar o level todinho hehehe
    Sei lá, na prática, que diferença vai fazer o cara ganhar mais XP por passar sem ser detectado? O cara vai perder a diversão do jogo, o único prejudicado vai ser somente ele. Até porque É MUITO CHATO ficar tentando passar a mesma parte várias vezes pra economizar munição ou intacto. Digo isso pq fiz muito no Doom3, e ja me ferrei muito por causa disso.

    Ex: Chegava uma parte tensa, entrava que nem um doido, matava de primeira, mas achava que tinha desperdiçado muita munição. Aí dava quick load, e me ferrava 5 ou 6 vezes, porque simplesmente dei sorte na primeira vez e não tinha noção disso..

  8. #7
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    Citação Citando Itachi Ver mensagem
    Mas aí o cara pode se ferrar dando quick save logo antes de uma cilada Aí amigo, é recomeçar o level todinho hehehe
    Sei lá, na prática, que diferença vai fazer o cara ganhar mais XP por passar sem ser detectado? O cara vai perder a diversão do jogo, o único prejudicado vai ser somente ele. Até porque É MUITO CHATO ficar tentando passar a mesma parte várias vezes pra economizar munição ou intacto. Digo isso pq fiz muito no Doom3, e ja me ferrei muito por causa disso.

    Ex: Chegava uma parte tensa, entrava que nem um doido, matava de primeira, mas achava que tinha desperdiçado muita munição. Aí dava quick load, e me ferrava 5 ou 6 vezes, porque simplesmente dei sorte na primeira vez e não tinha noção disso..
    EXATAMENTE esse é o ponto que quero chegar. Acabei formulando mal o texto, isso que queria dizer. O jogo é bom, mas será que as pessoas que fazem isso não vão começar a detestar o jogo por causa disso? "Muito difícil" ou "muito enjoativo"? Daí isso acontece sem ela perceber que o que está estragando o jogo pra ela é isso.

  9. #8
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    as vezes acontece, F5 a cada 5 metros, e estraga a experiencia, ao primeiro sinal de não ter feito o ideal tentar outra vez, mesmo que não sendo necessário...

    mas nessa já fiz besteira em alguns jogos, coisa de não ter um outro savegame além de o quick e salvar justamente em um momento em que era impossivel se recuperar...
    mas em geral as vezes acabo até esquecendo e deixo de salvar por um longo período, mas depende do jogo e o quão confortável me sinto,

    mas é uma opção que prefiro ter do que não ter,

  10. #9
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    ql o problema dos outros usarem o quick load dessa forma ?
    se vc não gosta, não usa, ué...

  11. #10
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    hmm... ate entendo, mas se quer desafio, jogue multiplay online... recomendo Project Reality

  12. #11
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    Realmente, o abuso do quick load/save acaba estragando a fluidez do jogo. Como o Spectrobozo falou, se você faz algo abaixo do ideal, acaba voltando e tentando fazer de novo..

    Além disso, é o tipo de situação em que se você carregar o último save do jogo, mesmo em um nível alto de dificuldade, você estará cheio de vida, com muitas armas e muita munição. Sem o artifício do quick load/save isso seria quase impossível.

    Outra coisa que acaba acontecendo indiretamente pelo quick load/save é que, pelo fato de você tentar sempre fazer o ideal, acaba usando as piores armas/gadgets e poupando as melhores. Daí acontece de você passar de uma fase bem difícil do Splinter Cell sem usar nenhum equipamento, ou zerar determinado jogo sem ter atirado alguma vez com a bazuca etc. Isso acabava acontecendo direto comigo e é bem ruim, pois você não experimenta de verdade muito daquilo que o jogo oferece.
    Última edição por McArthur : 09-09-2011 às 15:15

  13. #12
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    é só nao dar quick save...aff

  14. #13
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    depende mto do jogo

    alguns jogos o "desafio" eh ridiculo, ou a mira dos npcs eh 100% acurada, ou existe um bug ou enfim, má distribuição de mapas/itens/etc, o q deixa irritante, e passar nao tras satisfacao alguma, só alivio msmo. Nesse caso uso mto o quick save.

    Em jogos estilo Thief por exemplo, salvo soh qd saio do jogo, eh um jogo onde existe desafio REAL, n apenas um robô com mira absurda, ou um mapa impossivel, etc... la vc tem q ter cabeça e fazer as coisas certas. Ai blz, tras safistacao real.

  15. #14
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    Na minha opinião, esse "problema" do quick save/quick load é erro de projeto do jogo. Jogos que tem fase não tem porque ter quick save. GTA 4 é um desses, tem auto save sempre no início de uma missão (salvando o status do jogo antes de entrar efetivamente na missão) e no final (salvando o status denovo, mas dessa vez com a missão concluída, obviamente). Além disso tem o save forçado, com X slots.

    Na minha opinião, o ideal é o jogo ter algum tipo de dispositivo que limite o número de saves, no caso de jogos que evitar a morte faz parte da jogabilidade (Resident Evil, Silent Hill são exemplos clássicos, sendo que no RE tem os ink ribbons limitados, além do ranking no final do jogo diminuir se você salvou demais). No caso dos jogos que morrer não é muito problemático, como o GTA, limitar o save a estados "básicos" do jogo. No GTA o save salva as armas, munição, life, colete e quantas missões você já fez. Não salva o ponto do mapa que você tá, onde que os inimigos estão, etc.

    Em jogos com mais liberdade ou mais lineares, RPGs e adventures, daí sim faz sentido liberar o save a qualquer hora. Mas ainda acho legal limitar o número de saves totais (te forçando a reescrever os saves anteriores em algum ponto, mas ainda cai no problema do quick save que usa só um slot, na verdade) ou ainda distribuir locais de save, de preferência com alguma semântica no mundo do jogo, pelo mapa, de forma que o jogador possa salvar quantas vezes quiser, mas só em locais específicos (alguns RPGs tipo Legend of Legaia, Final Fantasy - fora do mapa do mundo, Devil May Cry).

  16. #15
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    Muito jogo ae que eu apertava mais o F5 do que o MOUSE1

  17. #16
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    Ta, mas e a liberdade do jogador?

    Qual o problema de o cara querer dar f5 mais do que aperta a tecla w? O que isso vai atrapalhar a sua diversão?

    Nego tem que parar de ser saudosista e ficar falando: "É na minha epoca jogo era mais dificil" "Na minha época dava gosto passar 24 horas para passar daquela fase" "Na minha epoca o chefão final era realmente o chefão final".

    Deixe cada um jogar do jeito que quiser.

  18. #17
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    tinha um jogo q limita os saves por fase e dificuldade...
    mas sinceramente...os jogos atuais q adotam checkpoints se tornaram mto faceis...ainda mais com a epidemia de regen health, to jogando um poko de unreal 2 pra me relembrar e poxa, bem mais desafiador que jogos como mw2 e afins

  19. #18
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    No Max Payne 2 tinha uma dificuldade que limitava o número de quicksaves a 5 por fase.

    Quando jogava no PC eu usava o quicksave em pontos difíceis dos jogos, no mais, eu deixava os saves automáticos. No PS3 eu deixo somente os saves automáticos. Lembro que estava jogando Killzone 2 no elite e morri mais de 100 vezes na última fase. Levei mais de uma semana para terminar aquela porra. Talvez com quicksave a coisa não tivesse sido tão traumática.

  20. #19
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    Percebi que isso realmente é um troço bem complicado de discutir
    Isso é bom, acabei percebendo várias coisas aqui. Acho que vou começar a desbindar os Fs da vida. Nunca disse que me IMPORTO com quem faz isso, mas eu me importo comigo mesmo jogando, EU me acho podre fazendo isso, exatamente como o @McArthur falou no últ. parágrafo, eu não tiro a experiência completa do jogo por causa disso

  21. #20
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    Quem é acostumado com quick save vai querer quebrar tudo jogando Demon's Souls do PS3 por exemplo pois nao existe isso. Morreu la no final da fase já era, volta tudo de novo auehuaehuha

  22. #21
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    O fato do jogo dar a possibilidade de você fazer o seu próprio esquema de progressão é ruim? Só não fazer o quick save/load excessivamente. Isso para mim é adequar o jogo ao estilo do jogador.

    Quick save pode ser prejudicial? Sim. Agora limitar o progresso ingame pode ser extremamente irritante, cansativo. Um exemplo old school é o Batletoads. Além disso pode ser uma técnica utlizada pelo desenvolvedor para prolongar a vida do título.

  23. #22
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    Isso é ótimo para quem tem tempo não trabalha e não estuda... Hoje em dia o que menos da para fazer e perder tempo com gameplay single player onde eu só quero ver o final do jogo(como um filme). Realidade é triste mas no fundo você tem razão.

  24. #23
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    Depende do jogo.
    Mas concordo que o quick save tira um pouco da imersão e do sabor da conquista.

    Imagine Demons Souls com quick save.
    Impossível imaginar!
    Pois a graça do jogo é ficar com o ** na mão durante cada palmo da fase, bater aquela taquicardia cada vez que um inimigo aparece, ou o coração quase sair pela boca na hora de enfrentar um boss...

  25. #24
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    Eu faço exatamente isso no deus ex, faço as missões 100% stealth, daí se por um acaso alguém me ve e eu n consigo esconder (vira hostile) eu dou um load. Pra que? Pra pegar mais XP. E isso com certeza ta fodendo com a experiencia do jogo, com certeza ia ser muito mais fluido e divertido se eu tivesse que me virar de algum jeito depois que fosse descoberto, mas daí eu não iria conseguir abrir todos os perks porque com certeza ia faltar XP.

    Acho que esse tipo de jogo deveria sim ter algum sistema pra evitar esses quicksaves. Não é uma questão de "ter que repetir a fase inteira", pois pra evitar isso já existe o auto-save, é uma questão de querer fazer tudo perfeito e estragar a experiencia.

  26. #25
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    Citação Citando Oxi Ver mensagem
    Eu acho que chorou demais.

    O Quick Save/Load da tanto a comodidade para quem quer ficar salvando o jogo e dando load onde quiser e a hora que quiser, como aquele que não gosta.
    Exatamente, mas mesmo assim ele tem um ponto, o ponto de que isso tira a imersão se usado como na maneira descrita, e consequentemente, tirando a graça do game.


    O que é uma droga é o life regen, isso sim é uma coisa ridícula.

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