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  1. #1
    Suspenso
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    Como criar seus próprios jogos (via Game Maker, Maya, etc.)?

    Galerinha, não sei se alguém aqui mexe com isso, mas será que vale a pena criar jogos por meio desse GAME MAKER? É muito difícil?

    Tem também o Maya, um programa aí, mas pelo que vi não tem de usar só ele pra construir o jogo...

    Pelo Game Maker mesmo, será que sai algo que preste?



    Última edição por Truman : 15-12-2011 às 11:47

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  3. #2
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    Ela Sabia! #Petrolão
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    Fala Truman

    Olha uma época ,mto tempo atras eu dei uma pesquisada sobre isso, então sei um pouquinho...

    1-> Maya é um programa de edição 3D, ele não serve p fazer jogos, serve p vc fazer os objetos dos jogos (personagens, espadas, cenarios, arvores) em 3D e jogar dentro da engineer que vai rodar o jogo.
    Nesse software vc faz a modelagem do objeto, a texturização e os movimentos
    Mas vc depois vai precisar colocar isso dentro de um sistema.

    2-> Esse game maker pelo pouco q conheço é bem trashzinho.. existe alguns jogos feitos nele mas nunca vi "nada q presta", mas dependendo do tipo de jogo e da historia vc poderia fazer pro ele.

    Existe alguns cursos no RJ e em SP (ate onde eu saiba só presencial) que ensinam o basico sobre criação de jogos, tem um aqui no RJ famosinho (ja apareceu em varias reportagens)

    Criar um jogo (bom), vc precisa de uma equipe, dificilmente vc vai conseguir fazer tudo.. geralmente vc precisa
    1-> Alguem p mexer no maya
    2-> Alguem p mexer na programação do jogo (ou desenvolver uma do zero, ou comprar alguma enginner e usar ela - existe algumas free)
    3-> Alguem p mexer na parte de musica

    No mínimo vc precisa dessas 3 areas funcionando.. tem empresas que tem 100-200 pessoas só na area de modelagem 3d.

    Basicamente é isso, nao tenho mtas informações p te passar.

    Se eu fosse vc eu procuraria por enginner free p dar uma olhada, geralmente aqui vc precisa saber programar em alguma linguagem (C++, C, Java...).

    Abraço e espero ter ajudado em algo

  4. #3
    Membro Avatar de Arnej
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    Vai criar um jogo onde o objetivo é eliminar todas as mulheres do mundo ??.

  5. #4
    Suspenso
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    acho que a melhor engine pra jogos simples como também relativamente complexos, que consegue publicar para praticamente qualquer plataforma depois, é a unity http://unity3d.com/ (a licenca nao é cara e tem versao free pra usar)

    unity também tem uma comunidade bem grande para ter ajuda com dúvidas.

    como segunda opcao eu diria a UDK, é uma egine muito mais robusta, e não tão simples quanto unity para aprender, mas acho que vale a pena. http://udk.com/ (free pra usar e publicar jogos gratuitamente, mas a licenca para vender jogos não é tão barata)

    saber programar é bom, mas da pra sobreviver customizando scripts já disponíveis se o jogo for simples. e se quiser fazer seus personagens, carros, etc. precisa saber modelar, texturizar e animar. dae voce tambem precisa usar algum programa 3d como blender, max, maya, modo, lightwave, rhino, mudbox, zbrush etc etc.

    ah e tem sons/musica tambem, que pode comprar prontos em bibliotecas que liberam pra usar para fins nao lucrativos ou pagando royalties se for vender.

    praticamente tudo ae voce consegue comprar pronto, senao ao menos achar coisa gratuita para incluir, caso nao queira criar nada. unica coisa realmente necessaria para um jogo seria no minimo estudar como a engine funciona e aprender a criar os scripts.

    mas o primeiro passo é você saber como vai ser o jogo, em detalhes.
    Última edição por WHITE : 15-12-2011 às 22:09

  6. #5
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    Se for fazer sozinho vai levar umas 2 ou 3 vidas.
    hahaha

    Os jogos grandes chegam a ter 200, 250 pessoas em cada setor.
    Outros tem dezenas de setores com dezenas de pessoas. Modelagem, iluminação, concept, texturas de cenários, modelagem de cenário, programação, etc etc

    Sozinho só dá pra fazer esses de mugen, rpg maker mesmo hehehe

  7. #6
    Suspenso
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    Citação Citando Tuvan Ver mensagem
    Vai criar um jogo onde o objetivo é eliminar todas as mulheres do mundo ??.
    Esse jogo já existe - se chama Resident Evil.

    Citação Citando Ribeiro Ver mensagem
    Se for fazer sozinho vai levar umas 2 ou 3 vidas.
    hahaha

    Os jogos grandes chegam a ter 200, 250 pessoas em cada setor.
    Outros tem dezenas de setores com dezenas de pessoas. Modelagem, iluminação, concept, texturas de cenários, modelagem de cenário, programação, etc etc

    Sozinho só dá pra fazer esses de mugen, rpg maker mesmo hehehe
    Peguei o Maya/Game Maker.

    E na boa, não dá não... é muito retoque, muito ajuste e frescura, pra cada coisinha... eu achei que a parada seria além de amigável, já baseada em alguns modelos prontos pra se trabalhar.

    Por exemplo, que já rolasse pegar um boneco desses aí de uma pessoa (e ir trocando o tipo físico, rosto, etc.) e ir definindo as ações dentro dos cenários e pah. Já ficasse pronto, mesmo que fosse sei lá, um sujeito andando num cenário.

    Agora construir a parada do zero é foda. Que pelo menos ficasse parecido com o DAN The Man:



    O problema é que os guias/tutoriais que rolam por aí são um lixo elevado à enésima potência... é mais fácil você se confundir lendo essas instruções do que mexendo sozinho na parada.

  8. #7
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Ribeiro
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    Eu lembro que em pleno ano de 2001/2002 me aproveitei da fama e fiz um jogo no RPG maker chamado TALEBAN
    Substitui as magias por armas, fiz os sprites, várias animações, cenário.

    tu era meio que o rambo hhahaha Me diverti bem por uns 3, 4 meses.

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