+ Responder Tópico
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Shank 2

    Ilustração: Theo Szczepanski

    Qualquer um que viveu a geração "16bits" tem certa nostalgia dos beat 'em up. Não que eles não existam nos dias de hoje, tomo God of War como a principal série do estilo atualmente. Mas a transição para o universo 3D (e a falta de modo cooperativo) alterou completamente a premissa original. Basicamente é um outro estilo de jogo. Ainda maravilhoso, mas outro estilo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-5.jpg
Visualizações: 934
Tamanho: 108,9 KB
ID:	5650


    Na metade de 2010 a Klei Entertainment (de N+) lança Shank, um jogo de plataforma 2D com pesado foco no combate (e combos). Não fosse o fato de ter sido publicado pela EA e ter um gráfico ao estilo quadrinhos, teria passado completamente desapercebido. As análises foram bem divididas. Alguns amaram, outros não viram no que o jogo era especial.

    Um ano e meio depois a Klei lança o sucessor: "Shank 2". O jogo conta com o mesmo estilo gráfico em quadrinhos, mas de aspecto muito mais interessante que o primeiro. Entretanto sem chegar aos pés do novo padrão de beleza em jogos 2D: Trine 2.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-4.jpg
Visualizações: 1134
Tamanho: 189,4 KB
ID:	5649


    O jogo continua essencialmente o mesmo, com algumas poucas mudanças (para melhor). De fato, se você gostou do primeiro jogo não haverá nada que irá lhe desagradar da sequência.

    A história continua sem importância, mostrada em estilo quadrinhos, as vezes um pouco exagerada, mas não a ponto de torná-la engraçada. Ao que pareceu, os produtores não tinham muita certeza se queriam introduzir humor no jogo ou não. Por isto, Shank 2, as vezes, se leva a sério demais. Em outros momentos, ridículo demais. Acaba não sendo nem sério, nem engraçado. Mas pelo menos, sanguinolento ele o é... E muito.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-10.jpg
Visualizações: 1224
Tamanho: 214,2 KB
ID:	5655


    O combate foi um ponto de melhora extraordinário. Não que o primeiro jogo fosse ruim, mas era quase possível completá-lo "apelando" para os movimentos especiais. Agora, na sequência, o jogo parece muito mais equilibrado, fazendo você alternar táticas mais vezes.

    Não que seja algo digno de um jogador de xadrez. Aliás, nem deveria ser. Como é costume nestes jogos, há "tipos" diferentes de inimigos, cada um com suas fraquezas e forças. Não levará muito tempo até você descobrir e apoiar-se no ponto fraco de cada um. A diversão fica mais interessante nos níveis avançados, onde hordas de inimigos são jogadas em cima de você. Os momentos em que só é possível ver a sombra dos personagens, adicionou um outro toque ao combate.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-8.jpg
Visualizações: 946
Tamanho: 195,3 KB
ID:	5653


    Não há como esquecer dos chefões. Assim como os já citados jogos da geração 16bits, Shank 2 tem no final de (quase) toda fase um chefão, com vida enorme e habilidades diferentes. As lutas costumam ser todas bem divertidas e exploram ao máximo a capacidade do jogador. Principalmente no modo difícil.

    Assim como há tipos de inimigos, há também tipos de armas - não se preocupe, a moto-serra e a 12 estão disponíveis. Embora nenhum lança-chamas. Droga!

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-12.jpg
Visualizações: 1464
Tamanho: 186,0 KB
ID:	5657


    Cada uma delas é específicamente forte contra determinado tipo de inimigo (pequeno/gordo, por exemplo) e é possível alterar a arma usada a qualquer momento. Infelizmente, é bem provável que assim que você destravá-las, a moto-serra e a 12 sejam suas companheiras inseparáveis. Elas são exageradamente boas em relação as demais. Ao menos, são as mais divertidas também.

    Há ainda armas que caem no chão conforme a fase. Algumas tão divertidas que fará você ter vontade de jogá-las em todos os lugares, o que não é possível. Mas pegar um peixe-espada e marretá-lo em um inimigo no chão estará entre as coisas mais divertidas que você fará em Shank 2.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-9.jpg
Visualizações: 885
Tamanho: 206,1 KB
ID:	5654


    Como é um jogo que se baseia muito em combate, o controle tem que ser primoroso. As respostas são rápidas, mas haverá momentos que você não conseguirá fazer exatamente aquilo que você quer. Talvez pela ação frenética, há lugares em que você simplesmente será acertado porque o seu movimento não ocorreu da forma que você esperava. É raro, mas aconteceu comigo algumas vezes, principalmente quando a ação de pulo estava envolvida.

    Não se engane, no início o simples ato de "esmurrar botões" fará com que seus inimigos sejam derrotados, mas conforme o jogo vai avançado suas ações terão que ser cada vez mais medidas. Neste sentido o jogo é bem equilibrado e não trará mortes prematuras, pelo menos se você começar pelo modo normal.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-2.jpg
Visualizações: 756
Tamanho: 162,0 KB
ID:	5646


    Falando em mortes, o jogo não dá nenhuma punição violenta para o fato de você morrer. Os checkpoints são a cada combate e você nunca ficará frustrado em ter que começar ações de pontos muito distantes de sua morte. A única diferença para terminar uma fase sem morte ou com 40 falhas está na pontuação. Como o jogo possui um ranking online, morrer demais fará você perder pontos, e portanto, colocações no ranking.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-11.jpg
Visualizações: 764
Tamanho: 219,5 KB
ID:	5656


    O modo história conta com 8 fases, relativamente curtas. As primeiras podem ser facilmente encerradas entre 15 e 20 minutos. As últimas, conforme a dificuldade vai aumentando, demandarão pelo menos 30 minutos, na primeira tentativa. Mas é seguro dizer que quatro horas são suficientes para acabar o modo campanha do jogo. Ainda mais que cada fase oferece pouquíssimas divisões de caminhos.

    Como não há possibilidade de jogar este a campanha com um amigo, o jogador só terá interesse em voltar ao modo se quiser liberar personagens ou melhorar seu ranking. Mas não haverá nada de novo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-1.jpg
Visualizações: 851
Tamanho: 177,5 KB
ID:	5648


    Acabado o modo campanha, portanto, restará apenas o modo survival. É uma belíssima adição em relação ao primeiro. Nele dois jogadores (online ou offline) irão participar de fases específicas onde o objetivo é defender determinados containers da ação de inimigos. A cada "onda de inimigos", haverá a possibilidade de colocar melhorias para ajudar na defesa. Este modo é BASTANTE divertido e se jogado com um amigo renderá algumas boas horas.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-7.jpg
Visualizações: 810
Tamanho: 188,2 KB
ID:	5652


    Apesar de curto (problema que também ocorria no primeiro), Shank 2 ganha uma pequena sobrevida com o modo cooperativo survival. Ainda não é o ideal. Seria um jogo muito melhor se houvesse também um modo cooperativo para o modo campanha, mas talvez pelas limitações técnicas (puro 2D, ao contrário do proto-3d dos beat 'em up antigos), ou falta de recursos da empresa, esta opção não existe.

    Pelo preço cobrado e pela diversão fácil e rápida, Shank 2 é uma indicação certa para qualquer um que foi amante do estilo 20 anos atrás. Se você tiver um amigo para brincar no mesmo sofá, ou pela internet, no modo survival a escolha ainda é mais fácil.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-6.jpg
Visualizações: 754
Tamanho: 245,7 KB
ID:	5651


    Entretanto, será difícil tirar o gostinho na boca de que se houvesse um modo cooperativo no modo campanha Shank 2 seria obrigatório. Quem sabe daqui 2 anos?

    Shank 2 está disponível para PC, Playstation 3 e Xbox 360. O jogo custa US$ 9.99 (ou 800 MS Points)

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Shank-2-3.jpg
Visualizações: 878
Tamanho: 172,9 KB
ID:	5647


    Rodrigo S. Guerini é redator da hardMOB, dono do blog SanroJoga e já socou inúmeros bandidos nos becos de Streets of Rage.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    3.659
    Verdinhas
    185

    Uma coisa é certa para quem gosta do estilo é o melhor criado nos ultimos 10 anos...

  4. #3
    Membro Avatar de lordmac
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    7.671
    Verdinhas
    6429

    Eu tenho o 1 e recomendo.

    abs.

  5. #4
    Membro Avatar de DeDz
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158

    vou comprar, parece diversão na certa =)

  6. #5
    Membro Avatar de DeDz
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158

    to me divertindo cmo essa porcariazinha eheheheheh
    recomendo

  7. #6
    Membro Avatar de tweek
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2006
    Mensagens
    1.842
    Verdinhas
    146

    Eu terminei o primeiro e adorei, muito bom mesmo. O jogo não é tão longo (fechei em uma tacada só) mas vale a pena ter com certeza. Logo mais estarei comprando o 2, pois parece ser tão bom quanto.

  8. #7
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando sonny. Ver mensagem
    Eu terminei o primeiro e adorei, muito bom mesmo. O jogo não é tão longo (fechei em uma tacada só) mas vale a pena ter com certeza. Logo mais estarei comprando o 2, pois parece ser tão bom quanto.
    Melhor, vai por mim, é bem melhor

  9. #8
    Membro Avatar de Stifodão
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2011
    Mensagens
    3.600
    Verdinhas
    4628

    Pô, eu vi o review estes dias no IGN e fiquei pilhado.
    Comecei a jogar hoje. Curtindo pra caralho, lembrei até da minha infância jogando sidescroller, lol

  10. #9
    Membro Avatar de agente66
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2009
    Mensagens
    204
    Verdinhas
    2

    comecei a jogar o primeiro esses dias to gostando . zerando vou ver esse segundo como é .

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões