+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de DangerzoneRJ
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    InVerdinhasWeTrust
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    7.547
    Verdinhas
    7084

    Mass Effect 3 e o final da saga. [SPOILERS!!!! SE não jogou não entre!!!!]

    Bom, Mass effect terminou. Uma das trilogias mais complexas e ambiciosas já feitas encerra com os finais mais estúpidos que alguém poderia imaginar.
    Fiquei pensando oq deu na cabeça dos roteiristas da Bioware pra fazer algo tão preguiçoso e sem nexo como o final da saga Mass effect.

    Eles simplesmente tiram todas as opções para o jogador e te dão de bandeja um final que deixa a sensação de inevitabilidade de td, como se o trabalho todo para moldar o universo, as perdas e conquistas e o futuro estivessem perdidos de qualquer forma...

    Os 10 minutos finais do game simplesmente parecem não encaixar com a trama toda. O catalyst simplesmente joga respostas absurdas e sem complexidade alguma para a questão fundamental dos Reapers.

    A mola propulsora da galáxia, o Mass relay, é destruido, TODOS eles, impedindo qualquer volta das armadas para casa. Então pra que td o trabalho antes em salvar td, caso vc quisesse ser o PARAGON, se no final fica td mundo na órbita de uma terra devastada e sem esperança? Sem os Mass Relays mesmo com a velocidade Faster than Light fica praticamente impossível o regresso.

    Isso é uma das coisas, mas vai seguindo, como o aparecimento repentino do Ellusive Man ao final, com o rosto já danificado, sabe-se lá como totalmente enfraquecido pelo indocrination. Tb a questão dos seus comrades que estão em Londres e, do nada, aparecem ao final saindo da Normandia numa "nova terra". Como assim??? Inventaram o teleporte e não avisaram, já que a Normandia estava no espaço lutando tb???

    Enfim, os furos vão se tornando maiores e maiores e o jogo vai fantasticamente bem até Londres e a chegada do Harbinger pra dar um tiro final e praticamente mataro Shepard, até aí ok, ainda dava pra ter um final épico mesmo com a morte dele. E algo q explicasse como ficou o universo, algum tipo de epílogo, como em outros games complexos.

    Aquele final da VI dizendo q é a criadora de td e que os Reapers foram criados pq os humanos iriam morrem pq criariam sintéticos que se rebelariam é de cair o ** da bunda de tão imbecil. Até os Geth queriam a paz como foi mostrado...

    Oq me irrita é oq fizeram com um jogo tão grandioso como Mass effect. O 2 é com certeza, um dos melhores jogos da história, com um argumento simplesmente animal e um final arrebatador, fora que as questões morais e éticas colocadas pelo Elusive Man são sensacionais. E no final reduzido aquilo.

    A Bioware pode fazer o jogo que ela quiser, afinal foram eles os criadores, agora vender um jogo dizendo que td que vc faz é importante pra o final é pura balela já que os 3 finais que te dão são praticamente os mesmos...

    No mais é um excelente jogo e uma bela saga que fica marcada por um dos finais mais absurdos e sem noção já feitos. Parei o trabalho quase uma semana de tão ansioso pra ver como ia encerrar a saga com meu Paragon shepard e oq vi foi estupidez e arrogância da Bioware em fazer o seu público engolir essa merda de final porco e contraditório.

    Em tempo, os reviews todos com notas altíssimas e users scores no chão só mostram como tem lambe-saco da EA e como a grana fala mais alto.

    Ótimo artigo do Filefront fantástico e mostrando toda a incoerência com o final do jogo:

    http://www.gamefront.com/mass-effect...s-are-right/1/

    Parabéns pela merda de final Bioware. Era melhor ter parado no 2...

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    4.163
    Verdinhas
    34

    tambem nao curti muito o final, eu esperava que haveria um video de toda a aliança e raças que tu eh forçado a reunir no jogo todo, mas no fim, isso ae de nada serve.

    eh mostrado no jogo que contra os reapers nao tem pra ninguem, e da pra perceber o esforço que rola pra destruir 1 robo dakeles gigantes que tocam laser, sao praticamente indestrutiveis akelas bostas.

    levando tudo isso em conta e oque aconteceu no jogo como um todo (principalmente o dominio de todas as galaxias pelos reapers), tu chega a conclussao que nao tinha soluçao mesmo a nao ser os 3 finais que rolou.

  4. #3
    Membro Avatar de Henriquee
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    1.169
    Verdinhas
    52

    Apesar dos furos do final, que eu também acho que existem muitos, você tá deixando muita coisa de lado. Primeiro coisa é o costume de sempre querer um final que resolve tudo e deixa tudo lindo e pronto. Tá todo mundo fodido no final mesmo, o final feliz, na verdade é o fato de que as raças poderão sobreviver, sejam as pessoas restantes nas colonias ou as que ficam na terra. Sobre a criação dos reapers, você não entendeu o que o catalyst disse. Os reapers foram criados como um mecanismo de ruptura, pra impedir que o desenvolvimento das inteligências artificais suplantacem a existência orgânica. Os geth são na verdade o exemplo disso. Você acha que a paz ia se manter por muito tempo? As alianças que o Shepard cria são totalmente ligadas ao contexto de guerra, Krogans não vão se manter aliados de Turians e Salarians, assim como a relação dos Geth com os quarians é extremamente frágil. Num momento pós-guerra, as inimizades, eventualmente seriam retomadas. Outra coisa, os final não são os mesmos, são bem diferentes.

    E na verdade, uma das teorias que a galera tá sugerindo, e que eu acho que é provavelmente a mais plausível e que permitiria muitas das teóricas falhas e furos do final, é a de que todo aquele final se passa na cabeça do Shepard durante uma tentativa de indocrination, por parte do Harbinger. Ele tenta convencer o Shepard de que a melhor opção (e é o lado azul (teoricamente paragon) da escolha) é assumir o controle dos Reapers, em oposição ao lado vermelho-renegade (que destruiria as AI, como os geth e os Reapers e boa parte da tecnologia existente). Quando você opta por destruir os Reapers, o shepard aparece respirando no final, em escombros de pedra, provavelmente sugerindo que ele nunca nem chegou a sair da terra. Essa teoria responderia por exemplo, porque ele sai da influência do Illusive man (que faz ele atirar no Anderson, mas ainda assim permite que o Shepard atire nele), assim como o final da Normandy caindo em algum planeta (seria uma ficção do shepard dando a entender que seus amigos estariam bem), porque você tem balas infinitas na pistola quando está indo pra citadel, etc. Teoricamente a Bioware teria tentado uma "indocrination" na vida real, haha.



    Os caras oferecem diversos argumentos que eu achei bem interessantes, segue o link, que não vou descrever todos eles. Ainda não consegui situar realmente o que acontece naquele final, mas acho que é muito menos simples do que você propôs. Chego a achar que na verdade aquilo tudo passa na cabeça do Shepard mesmo e que no fim das contas o ciclo terminou como sempre terminou. No final das contas são só teorias, ninguém sabe direito o que aconteceu, mas acho que pode ser algo bem interessante. Resta saber se a EA vai lançar alguma coisa posterior àquele final.

    http://my.spill.com/forum/topics/mas...ation-theory-1


    ps: e sinceramente, o final talvez seja a única trama realmente interessante de todo o mass effect 3, haha.
    Última edição por Henriquee : 15-03-2012 às 13:19

  5. #4
    arq
    arq está offline
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de arq
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Mister President!
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    4.438
    Verdinhas
    3254

    Bom

    Eu adorei o final. Eles optaram por um final temático, enquanto muitos queriam um final detalhista. Tirando alguns problemas sérios como suas decisões durante o jogo não afetarem em nada o que acontece no final, vc ter que jogar online para ter o final completo etc.

  6. #5
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Gabriel Meireles
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2010
    Mensagens
    1.791
    Verdinhas
    666

    Eu nem terminei o jogo, mas resolvi ver o final, pq não to com mto saco pra terminar (o jogo não tá me agradando tanto, ao contrário do 2).

    No geral, é um final ruim mesmo, não obedece tanto ao percurso figurativo estabelecido ao longo da saga, o que deixa o desfecho um pouco incoerente. Porém, não achei que foi de um todo incoerente. Pelo menos a opção de "síntese" é totalmente coerente com a saga, as outras são sem sentido.

    Mas no geral, concordo com algumas coisas que o Henriquee disse, especialmente no que diz respeito a essa mania infantil de querer que todas as coisas naquele universo se resolvam. A história é um recorte dos acontecimentos na galáxia naquele momento, não precisa ser um desfecho bonitinho e detalhado de tudo o que irá acontecer no futuro com os personagens da trama. Pronto, acabou, é aquilo ali, não precisa mostrar o futuro de todo mundo, a nossa vida mesmo é assim, pessoas passam e nunca mais ouvimos falar delas, por mais que gostemos delas.

    Em segundo lugar, o fato de as escolhas não influenciarem tanto, por si só, não é um problema, pois de certa forma mostra que não somos seres absolutos que damos o rumo que quisermos para as coisas. Por mais que a gente atue de certa maneira, algumas coisas fogem do nosso controle e são inevitáveis. É uma mensagem válida.

    Porém, o que fode tudo é o fato de os 3 finais serem iguais mesmo, tipo, é meio ridículo dentro de uma estrutura narrativa vc criar toda aquela historinha com o catalyst aqueles finais diferentes pra não mudar absolutamente nada. E o diálogo é mto mal construído tbm com o catalyst. E a destruição dos Mass Relays nos 3 finais não faz sentido algum, realmente.

    Enfim, o final é bem defeituoso sim e é bem ruim, mas tá longe de ser a desgraça total absurda ultrajante q os fãs tão falando.

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    20.930
    Verdinhas
    489

    eu não achei tão ruim assim, mas quando terminei fiquei um pouco desapontado também, mas na essência era o final que poderia se esperar

    meu final também não foi o com score "perfeito", mas acho que não faz muita diferença...

    essa possibilidade levantada ali como o final sendo de alguma forma relacionado a luta contra indoutrinação é interessante, por que realmente algumas coisas não fazem sentido então se foi uma estranha falta de cuidado e consideração ou não... eu não sei,

    a destruição dos Mass Relays pareceu OK já que eram parte essencial dos Reapers,

  8. #7
    arq
    arq está offline
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de arq
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Mister President!
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    4.438
    Verdinhas
    3254

    Falando de indoutrinação, fizeram essa análise alternativa do final nesse video



    é bem interessante pensar dessa forma

  9. #8
    Membro Avatar de Stifodão
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2011
    Mensagens
    3.600
    Verdinhas
    4628


  10. #9
    Membro Avatar de Nossile
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Coautor do topico
    Registro
    Dec 2009
    Mensagens
    6.713
    Verdinhas
    7275

    Numa boa, o final é um lixo.

    Não é coerente com o restante da série, invalida totalmente a história do ME1 (fora o monte de furos no roteiro), não leva em conta as decisões durante o jogo e muito menos as dos jogos anteriores, fora que os produtores anunciaram que teria pelo menos 16 finais diferentes, tem apenas 3 que são quase 1 na verdade.

    E essa conversa de final feliz é um saco também, deveria ser um final bem feito mesmo que fosse um em que todo mundo morresse.

    Aqui uma ótima análise sobre o porque do final ser um lixo: http://jmstevenson.wordpress.com/201...mass-effect-3/

  11. #10
    DiE
    DiE está offline
    Membro Avatar de DiE
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    4.647
    Verdinhas
    695

    O final eh uma bosta e isso eh fato, mas o pior nao se limita aos 10 minutos finals do jogo, a ultima missao em si eh uma das piores de toda a franquia.


    A batalha pela Terra era pra ser 10x mais fudida que a suicide mission de ME2, mas nao chegou nem perto, os War assests nao fazem NENHUMA diferenca no modo como a batalha se desenrola, o jogador nao precisa tomar NENHUMA decisao durante a missao, e os dois pontos ''altos''(AA GUN e o Reaper) se resumem a Horde mode(resista durante X waves e depois corra pra apertar o botao), sem falar no chefao final, Marauder Shields..


    Nao resta nenhuma sombra de duvidas que a BW ficou sem tempo pra terminar o jogo, teve que apressar a ultima missao(que acabou ficando uma bosta) e depois teve que inventar um final qualquer(que tb ficou uma bosta).


    Eh por isso que eu nao acredito na indocrination theory, nada disso foi intencionado, foi eh falta de tempo, quem tem o app Final Hours pode confirmar que o final do jogo era realmente o final planejado. No entanto, o estrago foi tamanho e a repercursao foi tao grande que eu nao duvido nada que eles acabem adotando ela no proximo DLC.
    Última edição por DiE : 26-03-2012 às 18:07

  12. #11
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    TDKwss
    Registro
    Jan 2008
    Mensagens
    1.836
    Verdinhas
    1454

    Citação Citando DiE Ver mensagem
    Nao resta nenhuma sombra de duvidas que a BW ficou sem tempo pra terminar o jogo, teve que apressar a ultima missao(que acabou ficando uma bosta) e depois teve que inventar um final qualquer(que tb ficou uma bosta).
    Pressão comercial é soda, os jogos da Blizzard demoram anos para serem lançados mas pelos menos eles não sucumbem a essa pressão. EA cada vez mais comercial e com menos qualidade, só quero ver o Command Conquer Generals 2.

  13. #12
    DiE
    DiE está offline
    Membro Avatar de DiE
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    4.647
    Verdinhas
    695

    Citação Citando Seikitsi Ver mensagem
    Pressão comercial é soda, os jogos da Blizzard demoram anos para serem lançados mas pelos menos eles não sucumbem a essa pressão. EA cada vez mais comercial e com menos qualidade, só quero ver o Command Conquer Generals 2.
    Xii cara, essa blizzard(activision) que vc conhece tb ja morreu faz tempo, SC2 estourou o tempo e foi lancado capado, D3 eles alopraram ainda mais(7 anos) e tb esta sendo lancado capado.


    Essa historia de produtoras que se preocupam em fazer arte ja era.

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    4.163
    Verdinhas
    34

    muito provavelmente a blizzard vai acabar colocando conteudo novo em forma de dlcs , que eh a nova moda do momento.

    o starcraft2 foi anunciado com 3 expansoes futuras, diablo 3 , sem duvidas tera no "minimo" uma expansao (chuto em 2).

    e se diablo2 teve expansao, nao vejo logica para o 3 nao ter, fora que o wow tem 1 a cada 1,5/2 anos.

  15. #14
    Membro Avatar de Vypros
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Fuck this gay earth
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    1.422
    Verdinhas
    998

    Citação Citando Nossile Ver mensagem
    Numa boa, o final é um lixo.

    Não é coerente com o restante da série, invalida totalmente a história do ME1 (fora o monte de furos no roteiro), não leva em conta as decisões durante o jogo e muito menos as dos jogos anteriores, fora que os produtores anunciaram que teria pelo menos 16 finais diferentes, tem apenas 3 que são quase 1 na verdade.

    E essa conversa de final feliz é um saco também, deveria ser um final bem feito mesmo que fosse um em que todo mundo morresse.

    Aqui uma ótima análise sobre o porque do final ser um lixo: http://jmstevenson.wordpress.com/201...mass-effect-3/
    Eu ja tinha achado o final uma bosta, a maior decepção que já tive com o fim de alguma história, seja livro, filme ou jogo. Mas depois de ter lido essa análise me deu vontade de pegar de volta as horas q passei jogando a série. Achei a análise tão boa q deixou tudo ainda pior.

  16. #15
    Membro Avatar de Nossile
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Coautor do topico
    Registro
    Dec 2009
    Mensagens
    6.713
    Verdinhas
    7275

    Citação Citando Vypros Ver mensagem
    Eu ja tinha achado o final uma bosta, a maior decepção que já tive com o fim de alguma história, seja livro, filme ou jogo. Mas depois de ter lido essa análise me deu vontade de pegar de volta as horas q passei jogando a série. Achei a análise tão boa q deixou tudo ainda pior.
    E ainda tem gente que não vê nada de errado com o final desse jogo e fala que quem reclama está de mimimi.

    Aqui uma outra análise que faz analogia com Senhor dos Anéis que ficou bem divertida: http://doycetesterman.com/index.php/...istic-process/

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões