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  1. #1
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    0x10c

    Como não vi tópico nenhum sobre isso aqui, resolvi postar.

    Após o indiscutível sucesso de Minecraft, Markus Persson (@notch) ficou multimilionário, abriu uma empresa de verdade pra carregar o nome que já havia dado ao seu estúdio independente (Mojang), contratou vários desenvolvedores e iniciou vários projetos de jogos. Ele mesmo parou de desenvolver o Minecraft e deixou nas mãos de um desenvolvedor (Jens Bergensten, @jeb_), resolvendo se dedicar a outros projetos dentro da empresa, além das atividades gerenciais.
    Pois bem, recentemente o Notch anunciou um novo jogo, que está desenvolvendo quase que secretamente (não por ser algo sigiloso, mas ele mesmo não dá muitos updates a respeito do jogo), chamado 0x10c (lê-se "ten to the c").

    Do site oficial (e desatualizado) do jogo, temos o seguinte:
    "Num universo paralelo onde a corrida espacial nunca terminou, viagens espaciais ganharam popularidade entre corporações e indivíduos ricos.

    Em 1988 uma nova célula criogênica foi desenvolvida, compatível com todos os computadores populares de 16 bit. Infelizmente, esta célula utilizava formatos numéricos big endian, enquanto a especificação do processador DCPU-16 era little endian. Isso culminou num bug severo nos drivers inclusos, causando o funcionamento da célula criogênica durar 0x0001 0000 0000 0000 ao invés de 0x0000 0000 0000 0001 anos.

    Agora é o ano 281 474 976 712 644 DC, e as primeiras pessoas estão começando a acordar em um universo à beira da extinção, com todas as galáxias remotas perdidas eternamente em redshift, formações estelares terminadas há muito e buracos negros massivos dominando a galáxia."

    O jogo ainda está em um estágio muito cru, mas aqui está uma lista do que espera-se incluir:
    • Uma boa carga de ficção científica
    • Muita engenharia
    • Sistemas de computadores totalmente funcionais
    • Batalhas espaciais contra a AI e contra outros jogadores
    • Naves abandonadas cheias de loot
    • Silver tape
    • Aterrissagem em planetas
    • Economia avançada
    • Encontros aleatórios
    • Mineração, comércio e pilhagem
    • Single e multi player conectados pelo multiverso

    Cada nave terá um gerador capaz de produzir uma quantidade fixa de energia, e tudo o que você conectar a ele, drenará energia. Um sistema de camuflagem, por exemplo, poderia necessitar de quase toda a potência do gerador, forçando-o a desligar todos os computadores e apagar todas as luzes para conseguir uma camuflagem completa.

    O computador no jogo é um sistema 16 bit totalmente funcional representado por uma CPU de 16 bit emulada que poderá ser usada desde para controlar toda a nave até para jogar minigames enquanto se aguarda operações de mineração terminarem.
    Como pode-se notar, é um jogo para programadores. O cerne do jogo consiste em programar para a DCPU-16, cuja especificação pode ser encontrada no site oficial do próprio jogo e nos fóruns relacionados. O jogo está em pré-alpha, não há muito material oficial disponível, mas bizarramente a comunidade pirou tanto com a idéia (como é de costume com os jogos do Notch) que já se tem 10 vezes mais material não oficial que material oficial. Com todos os recursos que a comunidade já criou, me arrisco a dizer que será completamente possível controlar uma nave espacial sem conhecimento algum de computação, já que os nerds malucos da comunidade já criaram até sistemas operacionais pros computadores do jogo.

    Para mais informações, seguem as referências:
    Site oficial: http://0x10c.com/
    Forum oficial: http://0x10cforum.com/
    Wiki oficial: http://0x10cwiki.com/
    Reddit 0x10c: http://www.reddit.com/r/0x10c/
    Reddit DCPU-16: http://www.reddit.com/r/dcpu16/
    Herobrine's Army: http://herobrinesarmy.enjin.com/

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  3. #2
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    Não crio nem expectativa com esse filho da puta chamado Notch, mas aguardando com o paulnamão

  4. #3
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    caralho... os nerd pira..

  5. #4
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    que joguin lulz, algum nerd já deve ter feito um C pra essa bosta aí

  6. #5
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    Citação Citando ***CORVO Ver mensagem
    que joguin lulz, algum nerd já deve ter feito um C pra essa bosta aí
    Já fizeram até C#.

  7. #6
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    Muita promessa pra pouca chance de concretização.

    Melhor exemplo disso é o próprio MC, que teve prometido 3492394 de coisas e até agora nada.

  8. #7
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    Aguardaremos ansiosamente.. apesar deu nao sacar nada de programação... sadhuhuhusuhuasddas

  9. #8
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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem
    Muita promessa pra pouca chance de concretização.

    Melhor exemplo disso é o próprio MC, que teve prometido 3492394 de coisas e até agora nada.
    Cara, vejo muita gente falando isso do MC, mas eu o comprei em early alpha (quando minecarts nem redstone funcionavam) e de lá até o ponto onde o Notch passou o desenvolvimento pro Jeb, ele cumpriu boa parte do que prometia.

    Mas concordo que o jogo promete demais e que existe muito menos do que deveria existir neste ponto. O Notch anda gerenciando o hype da galera com uma atitude que eu particularmente desaprovo: silêncio.

    De qualquer forma, foi o que eu comentei no reddit outro dia. Eu fiquei muito satisfeito com o minecraft. Do alpha pra cá, muita coisa nova apareceu, e boa parte disso foi criado pelos próprios fãs (não me vejo jogando num server sem buildcraft + ic2 hoje em dia). Se você for ver quanta coisa a comunidade do 0x10c já fez, vai ficar assustado. Na boa, o devkit que fizeram pro processador não só é mais bonito como muito mais prático que o netbeans! A Oracle devia contratar uns caras desses pra fazer interfaces.

    E acho que no fundo era essa a idéia do notch. Ele incorporou tanta coisa criada por fãs no código do Minecraft, que acho que resolveu jogar um grande verde com o 0x10c e ver qual era a reação da galera.
    Eu tenho pra mim que esse jogo não sai nem no próximo ano, mas vai saber. Acho que enquanto o notch estiver fazendo sozinho, ele prefere demorar tempo infinito e lançar algo que considere divertido a cumprir deadlines e lançar lixo. Só por isso tô levemente esperançoso!

    Citação Citando brower Ver mensagem
    Aguardaremos ansiosamente.. apesar deu nao sacar nada de programação... sadhuhuhusuhuasddas
    Olha, acho que sua vida no jogo vai ser baseada em procurar programas prontos na internet pra colocar no seu DCPU-16 no jogo, porque pelo menos num primeiro momento, imagino que não teremos muita coisa pra fazer além de programar nessa joça. Há uns 6 meses atrás o notch fez três livestreams programando esse jogo, e um maluco chamado herobrine transcreveu o vídeo todo e recriou o programa que o notch tava fazendo. Eis aqui o resultado:
    Última edição por stephenkall : 24-09-2012 às 9:17

  10. #9
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    Aí, pra quem ficou interessado, vai um jogo na mesma linha: http://www.kickstarter.com/projects/...1/scrumbleship

  11. #10
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    Eu comprei MC quando nem 15 mil pessoas tinham comprado, quando ainda existia a esponja no navegador!

    E o jogo é legal para jogar uma vez, depois perde a graça. O erro deles foi ter continuado em Java, eles optaram em continuar com o que ja tinham ao invés de "perder" um tempo refazendo em outra plataforma. Tenho raiva de MC.

    Edit: Eu não entendi é como a comunidade esta desenvolvendo em cima de algo que não foi lançado.
    Última edição por Chesterfield : 24-09-2012 às 18:38

  12. #11
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    Ufa, ainda bem que vai ter silver tape nesse jogo.





    Macgaiver aprova!

  13. #12
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    Citação Citando Chesterfield Ver mensagem
    Eu comprei MC quando nem 15 mil pessoas tinham comprado, quando ainda existia a esponja no navegador!

    E o jogo é legal para jogar uma vez, depois perde a graça. O erro deles foi ter continuado em Java, eles optaram em continuar com o que ja tinham ao invés de "perder" um tempo refazendo em outra plataforma. Tenho raiva de MC.

    Edit: Eu não entendi é como a comunidade esta desenvolvendo em cima de algo que não foi lançado.
    Não foi um erro, foi uma decisão de negócio. Notável, inclusive, pelo fato do 0x10c estar sendo desenvolvido em java. Eu também odeio o fato de ter sido feito em Java, até em XNA ficaria mais leve, mas fazer o que se o cara que teve saco pra fazer tudo isso curte java? A maior parte do mimimi contra java (mimimi do qual eu também faço parte, que fique claro) é porque não roda em computador low-end, mas convenhamos: O notch é sueco e tirando o brazilzilzil com wannabes jogadores que tentam rodar isso nos laptops da xuxa, a grande maioria da comunidade não tem muitos problemas com o fato do jogo ser em java - de fato, até os laptops positivo de 2 anos atrás rodam de boa.

    Eles (e seus terceirizados) de fato perderam um bom tempo refazendo em outras plataformas - em java de novo pra android e em C++ pro XBOX 360, mas depois que todos os mods e toda a comunidade já estavam consolidados e acostumados com Java, por melhor que ficasse um MC em C++, dificilmente iria sequer manter a clientela, que dirá atrair novos.

    Mas não tenha raiva do MC. É um bom jogo! Melhor ainda com os recursos não-oficiais, que lentamente a Mojang tá aprendendo a valorizar e incorporar (vide desenvolvedor do bukkit).

    Por fim, respondendo sua última pergunta, o notch foi sagaz. Não há NADA lançado sobre o jogo, EXCETO uma única informação oficial: As especificações do DCPU-16 (o que é, sumariamente, o mais importante no jogo). Por especificações, entenda instruction set, endereçamento e interfaces padrão. A partir disso é possível projetar muita coisa. Se visitar o subreddit do DCPU-16 (/r/dcpu16) ou o forum oficial do jogo, na seção do DCPU-16, vai ver o nível de doença mental da galera fanática pela quantidade e megalomania dos projetos.

  14. #13
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    Mano, a realidade é que eu não estou entendendo porra nenhuma do que vai ser o jogo, do que foi lançado, do que está sendo desenvolvido, qual vai ser o proposito e o que de "grande" poderia se tirar disso.

    Fiquei mais perdido ainda depois de assistir alguns videos do youtube e ler os links que vc me mandou, haha.

  15. #14
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    perai, o jogo se passa tudo naquela telinha azul do video? é só por linha de comando?

  16. #15
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    Citação Citando Chesterfield Ver mensagem
    Mano, a realidade é que eu não estou entendendo porra nenhuma do que vai ser o jogo, do que foi lançado, do que está sendo desenvolvido, qual vai ser o proposito e o que de "grande" poderia se tirar disso.

    Fiquei mais perdido ainda depois de assistir alguns videos do youtube e ler os links que vc me mandou, haha.
    Heaouhaoehoaueh! Relaxa, todos estamos meio assim. É que não sei em que você trabalha, mas pra quem é da computação fica evidente o tamanho desse monstro quando se diz que os fãs, sem nada além de uma especificação textual, já programaram Bios, Drivers, Sistemas Operacionais entre outras coisas bizarras.

    Citação Citando Shark Malukaum Ver mensagem
    perai, o jogo se passa tudo naquela telinha azul do video? é só por linha de comando?
    Hm, não. Aquela telinha azul do vídeo é um dos computadores da nave. 90% da sua sobrevivência no jogo vai se dar por programar aquilo corretamente, ou por usar bons programas ali. Mas o jogo mesmo é em primeira pessoa e você de fato anda ao redor da nave. E desce em planetas. E minera. E pratica comércio. E pode juntar vários players pra pilotar uma nave mais eficientemente, ou pode programar vários computadores e pilotar a sua sozinho.
    O fato é que cada nave terá apenas um gerador de energia, e qualquer coisa ligada na nave consome energia, de forma que você pode ter 40 computadores, mas dificilmente será capaz de ligá-los todos ao mesmo tempo e ainda ter força pros motores. O Notch disse que uma média razoável serão 3 computadores por nave, então provavelmente vai escalar o consumo de energia pra que seja quase impossível ter mais que isso sem ter que desligar escudos, armas e propulsão. Mas em suma, o jogo não é um computador, só sua parte mais importante é um.

    Enfim, como disse o @DouglasteR , muita promessa pra pouca chance de sair alguma coisa.

  17. #16
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    0x10c -> Zero x ten ceee -> Zero Existence

  18. #17
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    Meo deos é tão dificil de entender ?

    O jogo é um Minecraft no espaço, vc começa em uma nave que tem um gerador limitado e que está conectado o computador de bordo, que emula um processador 16bit fielmente(sabe-se lá ainda) que GERE todos os sistemas da nave, então, quanto mais eficiente for sua programação nesse computador, mais vai sobrar energia pra colocar em outras coisas.

    Só que até agora é muita promessa.

  19. #18
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    Porra, eh um jogo de nicho, soh falta ter que manjar assembler pra jogar esse trem

  20. #19
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    Citação Citando AnARcHo Ver mensagem
    Porra, eh um jogo de nicho, soh falta ter que manjar assembler pra jogar esse trem
    Bem, se quiser programar o DCPU, tem sim. Se não manja assembly, vai ter que esperar alguém criar programas que façam o que você precisa. Já tem muita coisa, sistema operacional, driver de input, output, HD, disquete, até rede já fizeram!

  21. #20
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    Citação Citando AnARcHo Ver mensagem
    Porra, eh um jogo de nicho, soh falta ter que manjar assembler pra jogar esse trem
    Citação Citando stephenkall Ver mensagem
    Bem, se quiser programar o DCPU, tem sim. Se não manja assembly, vai ter que esperar alguém criar programas que façam o que você precisa. Já tem muita coisa, sistema operacional, driver de input, output, HD, disquete, até rede já fizeram!
    Dei uma olhadinha rápida no fórum oficial, e a coisa já ficou descomunal, tem uma galera quebrando a cabeça pra fazer cluster para trabalhar com criptografia.
    Última edição por newegg : 26-09-2012 às 7:06

  22. #21
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    Citação Citando newegg Ver mensagem
    Dei uma olhadinha rápida no fórum oficial, e a coisa já ficou descomunal, tem uma galera quebrando a cabeça pra fazer cluster para trabalhar com criptografia.
    Pois é, o notch disse que decidiu parar de falar sobre updates por causa disso! A galera tava ficando surtada e fazendo coisas que o próprio notch não imaginaria sendo feitas. Eu acredito que ele não fala mais sobre updates porque simplesmente ele não tem atualizado muito o projeto, mas ainda assim, como diria o Spock, é fascinante (pra não dizer bizarro) ver o que o hype conseguiu guiar a galera a fazer com meras especificações de um processador.

  23. #22
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    Notch postou um videozinho

  24. #23
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    é um mod de minecraft? hehehe...

  25. #24
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    Notch liberou as especificações de um display holográfico 3D e postou um novo vídeo de teste de qualidade em que dá pra ver o projetor:


    Além disso, Notch disse que pretende executar os primeiros testes do multiplayer do jogo nesta semana!

    Parece que finalmente ele voltou a programar issae!

  26. #25
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