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  1. #1
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    [AA] O filtro que nunca utilizarei

    Meu primeiro computador foi em 1994. Primeiro jogo multiplayer foi Quake1 no servidor Mandic SP.
    Nesta época minha máquina era 2x Diamond Monster 3D II 8mb SLI + RivaTNT + Pentium MMX. Continuei com essa config até que no tempo do Quake2 peguei a primeira placa que era 2d/3d, a Diamond Monster Fusion 16mb. Dês dessa época antialiasing era considerado um filtro proibido. Matava os framerates absurdamente. Só servia para screenshot.
    Até era utilizável em SP, mas em MP devido a competitividade, sem chances.

    Apertando o >>. Em 2009 era uma 9800GTX+ e Core Quad Q6600. Ainda sim antialiasing era pesado, utilizando apenas em jogos mais antigos.

    Hoje tenho um I7 3770k + Gigabyte 7950 Windforce OC. Assim que adquiri esta config, nem me passava pela cabeça desligar AA jamais.

    E eis que, novamente, tive que desligar o filtro AA em Crysis 3 MP Beta e Natural Selection 2. Framerates melhoraram absurdamente bem como a jogabilidade, é claro. NS2 é um jogo conhecido como pessimamente optimizado. Considerando que é engine nova é compreensível. Ainda não tentei fazer o mesmo no BF3, outro jogo que em algumas ocasiões tive dificuldade em mirar, e penso que foi justamente devido a queda de FPS.

    Como AA elimina as "jagged lines", creio que quanto mais geometria houver mais este filtro irá pesar. A geometria é um dos pilares da evolução gráfica que sempre necessita ir a frente, juntamente com texturas e iluminação.
    Chego a conclusão que é devido a esta evolução necessária, que o filtro AA sempre irá ser algo pesado.

    O que dizem?

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  3. #2
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    Acontece é que o AA é para tentar corrigir as "cagadas visuais". A pega pra tentar corrigir uma merda grande e fica pesado mesmo.

  4. #3
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    AA 2x é o suficiente pra mim.

  5. #4
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    Citação Citando syndragon Ver mensagem
    Meu primeiro computador foi em 1994. Primeiro jogo multiplayer foi Quake1 no servidor Mandic SP.
    Nesta época minha máquina era 2x Diamond Monster 3D II 8mb SLI + RivaTNT + Pentium MMX. Continuei com essa config até que no tempo do Quake2 peguei a primeira placa que era 2d/3d, a Diamond Monster Fusion 16mb. Dês dessa época antialiasing era considerado um filtro proibido. Matava os framerates absurdamente. Só servia para screenshot.
    Até era utilizável em SP, mas em MP devido a competitividade, sem chances.

    Apertando o >>. Em 2009 era uma 9800GTX+ e Core Quad Q6600. Ainda sim antialiasing era pesado, utilizando apenas em jogos mais antigos.

    Hoje tenho um I7 3770k + Gigabyte 7950 Windforce OC. Assim que adquiri esta config, nem me passava pela cabeça desligar AA jamais.

    E eis que, novamente, tive que desligar o filtro AA em Crysis 3 MP Beta e Natural Selection 2. Framerates melhoraram absurdamente bem como a jogabilidade, é claro. NS2 é um jogo conhecido como pessimamente optimizado. Considerando que é engine nova é compreensível. Ainda não tentei fazer o mesmo no BF3, outro jogo que em algumas ocasiões tive dificuldade em mirar, e penso que foi justamente devido a queda de FPS.

    Como AA elimina as "jagged lines", creio que quanto mais geometria houver mais este filtro irá pesar. A geometria é um dos pilares da evolução gráfica que sempre necessita ir a frente, juntamente com texturas e iluminação.
    Chego a conclusão que é devido a esta evolução necessária, que o filtro AA sempre irá ser algo pesado.

    O que dizem?

    Interessante esse relato, nem sabia que AA era uma preocupação tão antiga.

    Particularmente eu não dispenso o AA, prefiro jogar com a framerate limitada pra 45 fps por exemplo e ter uma melhor qualidade de imagem. Mas eu nunca achei que MSAA pesasse tanto aqui, só se eu fosse pra cima de 4x que dá uma diferença mais notável em jogos mais pesados. Geralmente eu uso 2x ou 4x MSAA junto com FXAA se for o caso. Se console tem AA em vários jogos, gosto de ter ele no PC tbm, pq paguei mais no PC pra ter uma melhor qualidade de imagem. Faço a mesma coisa com o Vsync, sempre uso ele ligado, torn frames são bem feinhos hehe. Mas tem gente que gosta de ir além dos 60 FPS.

    Mas no Crysis eles já estão usando o SMAA, que é o FXAA sem ter o borrado, é bem melhor. Aqui tô rodando a 45-60 fps numa HD 7850 a 1440x900 tranquilo, as quedas de frames são rápidas e não atrapalharam a jogabilidade pra mim. Nem o SMAA tá dando certo aí não?

  6. #5
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    Existem opcoes de AA leves e que já ajudam muito. Uma delas é a USXFAA.

  7. #6
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    A necessidade de se utilizar filtros é inversamente proporcional à resolução que for usar. Experimente jogar em 1920x1200 e verá do que estou falando. Muito melhor.

  8. #7
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    Se me lembro bem o filtro AA do crysis 3 tá com problema vão corrigir isso no proximo catalyst

  9. #8
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    Nunca usei tb. Quer dizer, acho q já mas foram poucas vezes.


  10. #9
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    SMAA em 4x deixa em 20fps. Desligo e vai pra 40. Jogo em 1920x1080 que é a resolução nativa, qualquer coisa fora disso distorce.
    Não que faça diferença significativa no visual, só pensei que na geração atual fosse algo banal.

  11. #10
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    Citação Citando ABADDON Ver mensagem
    A necessidade de se utilizar filtros é inversamente proporcional à resolução que for usar. Experimente jogar em 1920x1200 e verá do que estou falando. Muito melhor.

    Outro dia vi outra pessoa falando isso mesmo, que a partir de resoluções mais altas, como 1600p e etc., o AA vai deixar de existir. Alguém saberia me explicar pq? Pode ser uma explicação rápida mesmo, sou ultra leigo no assunto. =)

  12. #11
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    o crysis 3 tá com problemas no AA eu acho que corrigiram no catalyst 13.3 beta, mesmo assim nunca vou usar essa porcaria =\ acabei de comprar uma HD 7770 não vou gastar mais de 1k pra usar filtro bonitinho.

    Citação Citando Gabriel Meireles Ver mensagem
    Pode ser uma explicação rápida mesmo, sou ultra leigo no assunto. =)
    eu acho que se deve pelos poligonos em resoluções altas ou algo do tipo hmm é só um chute
    Última edição por Kimi : 30-01-2013 às 20:40

  13. #12
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    FXAA manda lembranças..
    e em 1080p acima de 4x é impossível notar diferença, a nao ser que você jogue em uma tv de plasma 80' a 30 cm de distancia

  14. #13
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    Citação Citando Gabriel Meireles Ver mensagem
    Outro dia vi outra pessoa falando isso mesmo, que a partir de resoluções mais altas, como 1600p e etc., o AA vai deixar de existir. Alguém saberia me explicar pq? Pode ser uma explicação rápida mesmo, sou ultra leigo no assunto. =)
    Citação Citando Kimi Ver mensagem
    o crysis 3 tá com problemas no AA eu acho que corrigiram no catalyst 13.3 beta, mesmo assim nunca vou usar essa porcaria =\ acabei de comprar uma HD 7770 não vou gastar mais de 1k pra usar filtro bonitinho.



    eu acho que se deve pelos poligonos em resoluções altas ou algo do tipo hmm é só um chute
    Quanto maior a resolução maior é o número de pixels na tela, então você tem uma definição melhor, as linhas serrilhadas não vão desaparecer, mas a necessidade de AA se faz MUITO menor, dá uma suavizada. Aqui se muito quando há necessidade real coloco um 4X MSAA e já está perfeito. Agora, experimenta jogar abaixo da resolução nativa de um monitor com o AA desativado, coisa de louco haha.

  15. #14
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    A quem falou dos testes da importância do AA entre baixas e altas resoluções basta fazer um teste básico no Paint mesmo: desenhe uma linha fina na cor preta e fundo branco com 20 graus de inclinação e vá alterando as resoluções do monitor do mais baixo até o mais alto e perceba como o aliasing vai suavizando.

  16. #15
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    Eu prefiro AA a resolução alta. 480P pra mim ja esta otimo se usar aa8x

  17. #16
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    Eu vou postar isso pra quem tem placa Nvidia: http://www.inthegame.com.br/index.ph...placas-nvidia/ .É um método pra chegar no SGSSAA.

    E esse Link mostra todos os filtros possíveis: http://naturalviolence.webs.com/nvidia.htm

    Se FPS é mais importante, recomendo pegar qualquer filtro SMAA, eu pessoalmente uso muito o SweetFX (Google).

  18. #17
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    Pra FPS realmente AA é dispensável. Mas para alguns games onde você requer algum tipo de precisão a nível de "subpixel", como Virtual Pool 4 é quase uma necessidade.

  19. #18
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    nunca usei tb [2]
    nem AA nem AF

  20. #19
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    Usei isso só no emulador de N64 e PSX...

  21. #20
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    Ixi começou denovo esse negócio de usar Antialiasing escondidos? Pq não estão no painel de controle da Nvidia?
    Chega quando eu tive uma Radeon 9800pro que tinha um negócio desse.

  22. #21
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    Tudo depende do Jogo.

    Jogos MUITO rápidos a prioridade é 60 FPS portanto AA que se exploda.

    Jogos de velocidade mais normal em 1080P acredito que a AA4x quase sempre resolva.

    Jogos muito mal feitos que precisam de AA8x + mesmo em 1080P que são o problema.


    Geralmente se não for detonar a experiência de jogo prefiro AA bem alto pois linhas macias melhoram MUITO, MUITO mesmo a qualidade gráfica do jogo... Os jogos que são extremamente serrilhados se transforam quando você liga o AA... portanto é importante avaliar.

  23. #22
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    Eu não consigo sacrificar FPS pra ganhar em qualidade visual fazendo uso de filtros como Anti-Aliasing, Anysotropic Filtering e coisas do tipo. Aliás, aliasing foi algo que nunca me incomodou.

  24. #23
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    Quero que se FODA o AA.
    Rsolução nativa do meu monitor é 1440x900, 17 pol.
    portanto a proporção de pixel x pol² é boa.
    Jogo com fluência comprometida praticamente me enjoa (no sentido de deixar zonzo mesmo).
    60 Fps é o mínimo aceitável em alguns jogos.
    poucos os jogos que me permitem curtí-lo a 45 fps sem achar a experiencia "ruim".

    Mesmo com jogos antigo, eu prefiro subir a resolução.
    Ou coloco um 2xAA / 4xAA (muito raro e só faço isso com single players).

    Galera da época do UT/Quake não sacrifica performance nunca, eu sou um deles.
    Até "TF2" ou BF3 que são menos hardcore/mais "as brincas" eu não curto perder performance.

    Só de trocar o mouse eu ja to reclamando pakas (não estava com grana de comprar ouro DeathAdder. Logitec nunca mais, não se compara)

  25. #24
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    AA só pra tirar iscrinxota mesmo.

  26. #25
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    eu tb, odeio AAA

    negocio eh beber cerveja e jogar sem AAA

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