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  1. #1
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    Ping no QUAKE III

    Ei, alguém alguma boa dica de configuração do Q3 para
    diminuir o ping?!? (maxfps, maxpackets?!?). Em praticamente
    todos os serves q eu entro, seja no Brasil ou no exterior,
    quase sempre estou com o maior ping. Eu tenho um acesso
    ADSL 600kb pela Brt, mas ñ posso jogar a culpa no acesso,
    pois jogando CS e Unreal, é exatamente ao contrário,
    na maioria tenho o menor ping entre os players do server.
    Esse problema é só com o Q3... Valeu...

    []'s

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  3. #2
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    Re: Ping no QUAKE III

    Originalmente enviada por Consigliere
    Ei, alguém alguma boa dica de configuração do Q3 para
    diminuir o ping?!? (maxfps, maxpackets?!?). Em praticamente
    todos os serves q eu entro, seja no Brasil ou no exterior,
    quase sempre estou com o maior ping. Eu tenho um acesso
    ADSL 600kb pela Brt, mas ñ posso jogar a culpa no acesso,
    pois jogando CS e Unreal, é exatamente ao contrário,
    na maioria tenho o menor ping entre os players do server.
    Esse problema é só com o Q3... Valeu...
    []'s
    Eu acredito que não há uma fórmula mágica; se o seu acesso ao servidor (ou melhor dizendo, se a rota até o servidor) de Quake 3 passa por um host ou roteador com problemas, seu ping será alto não importa o que altere na configuração do Quake. O meu ping, por exemplo, nunca é abaixo de 65ms ou 70ms, por aí, não importa o que eu faça.

    Entretanto, segue o pouco que aprendi no site do Upset Chaps a respeito. Não está completo, mas espero que já ajude em algma coisa:

    1) Defina seu com_maxFPS em 125, mesmo que seu micro consiga mais fps que isso. Um valor maior pode causar problemas na tal da "interpolação" de frames (hã???), caso as outras opções de rede (abaixo) não estejam de acordo com o seu fps. Se sua máquina não consegue manter 125fps estáveis, use com_maxFPS em 65 ou 70.

    2) Use cl_maxPackets IGUAL à com_maxFPS ou um DIVISOR de. Se o divisor for um valor fracionário, use o inteiro próximo (maior ou menor). Por exemplo, use 62 ou 63fps no lugar de 62.5 para o caso de 125fps.

    3) Use um rate igual ao menor que sua taxa nominal de download médio. Por exemplo, se você geralmente baixa arquivos a 40KB/s (em média), use rate 40000. Note porém que o servidor pode determinar um valor máximo para rate. Ou seja, se o servidor determina o maxrate como sendo 15000, colocar rate 40000 não adiantará nada.

    4) Defina seu snaps com valor SUPERIOR, IGUAL ou um DIVISOR do valor definido em sv_fps (no servidor). Ou seja, se no servidor sv_fps vale 40, use snaps 40 ou 20 ou 10 ou 5 (ou chore porque tá feia a coisa). Claro que o ideal é igual à sv_fps.

    5) Observe seu lagometer. Se na parte de baixo dele houverem muitas linhas vermelhas na vertical, significa que sua taxa de packet loss está alta. Assim, ligue o cl_packetDup. Se necessário, divida seu rate por 2 para compensar a duplicidade de pacotes devido ao cl_packetDup. Se ainda persistirem muitas linhas vermelhas, diminua os valores dos itens anteriores, sempre mantendo as proporções.

    Em resumo: como vê, não há valores sempre CERTOS e valores sempre ERRADOS e sim valores que melhor se enquadram ao status de sua conexão *no momento*.

    Boa sorte!

  4. #3
    Membro Avatar de Mitsu
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    hahahha... eu ia falar pra ele perguntar pra vc merrit

  5. #4
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    Originalmente enviada por Mitsu
    hahahha... eu ia falar pra ele perguntar pra vc merrit
    hehehe... tirou as palavras da minha boca Mitsu,... ae? Como ta o Japão ae?

    Valeu!

  6. #5
    FUX
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    Re: Re: Ping no QUAKE III

    Originalmente enviada por merrit
    2) Use cl_maxPackets IGUAL à com_maxFPS ou um DIVISOR de. Se o divisor for um valor fracionário, use o inteiro próximo (maior ou menor). Por exemplo, use 62 ou 63fps no lugar de 62.5 para o caso de 125fps.
    Não seria um dividendo não fracionário do sv_maxfps configurado pelo servidor? Pois não existe muita relação do fps do client com o tamanho/quantidade de pacotes enviados, e sim com a quantidade de pacotes que o servidor consegue receber.

    Por isso que a maioria dos jogadores usa cl_maxpackets 15, 20, 25, 30, 60, 100, 120 ou 125 - pelo fato dos servidores estarem configurados com sv_maxfps 10, 20, 30, 100, 120, 125, etc.

    - FUX @ oclan.com.br

  7. #6
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    Re: Re: Re: Ping no QUAKE III

    Originalmente enviada por FUX
    Não seria um dividendo não fracionário do sv_maxfps configurado pelo servidor? Pois não existe muita relação do fps do client com o tamanho/quantidade de pacotes enviados, e sim com a quantidade de pacotes que o servidor consegue receber.

    Por isso que a maioria dos jogadores usa cl_maxpackets 15, 20, 25, 30, 60, 100, 120 ou 125 - pelo fato dos servidores estarem configurados com sv_maxfps 10, 20, 30, 100, 120, 125, etc.

    - FUX @ oclan.com.br
    Bom, Fux, como eu disse, isso foi o que eu li no site do Upset Chaps. Meus conhecimentos sobre isso são poucos, portanto não tenho como afirmar se está rigorosamente certo ou não.

    De qualquer forma, já que minha memória anda mais volátil do que a do meu computador , fui dar uma lidinha de novo no original sobre cl_maxPackets. Está assim:

    "In all cases try to set cl_maxpackets to equal your average framerate or your com_maxfps setting or a divisor of it without saturating your upstream bandwidth."

    Ou seja, ao menos no UC o texto está mesmo se referindo ao com_maxfps, ou seja, considera o lado do cliente e não do servidor (sv_maxfps).

    E mais adiante ele exemplifica:

    "For Example if you are currently at com_maxfps "76" then try a value of 38 or 76 for cl_maxpackets."

  8. #7
    Membro Avatar de Guniz
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    Re: Re: Ping no QUAKE III

    Originalmente enviada por merrit
    Eu acredito que não há uma fórmula mágica; se o seu acesso ao servidor (ou melhor dizendo, se a rota até o servidor) de Quake 3 passa por um host ou roteador com problemas, seu ping será alto não importa o que altere na configuração do Quake. O meu ping, por exemplo, nunca é abaixo de 65ms ou 70ms, por aí, não importa o que eu faça.

    Entretanto, segue o pouco que aprendi no site do Upset Chaps a respeito. Não está completo, mas espero que já ajude em algma coisa:

    1) Defina seu com_maxFPS em 125, mesmo que seu micro consiga mais fps que isso. Um valor maior pode causar problemas na tal da "interpolação" de frames (hã???), caso as outras opções de rede (abaixo) não estejam de acordo com o seu fps. Se sua máquina não consegue manter 125fps estáveis, use com_maxFPS em 65 ou 70.

    2) Use cl_maxPackets IGUAL à com_maxFPS ou um DIVISOR de. Se o divisor for um valor fracionário, use o inteiro próximo (maior ou menor). Por exemplo, use 62 ou 63fps no lugar de 62.5 para o caso de 125fps.

    3) Use um rate igual ao menor que sua taxa nominal de download médio. Por exemplo, se você geralmente baixa arquivos a 40KB/s (em média), use rate 40000. Note porém que o servidor pode determinar um valor máximo para rate. Ou seja, se o servidor determina o maxrate como sendo 15000, colocar rate 40000 não adiantará nada.

    4) Defina seu snaps com valor SUPERIOR, IGUAL ou um DIVISOR do valor definido em sv_fps (no servidor). Ou seja, se no servidor sv_fps vale 40, use snaps 40 ou 20 ou 10 ou 5 (ou chore porque tá feia a coisa). Claro que o ideal é igual à sv_fps.

    5) Observe seu lagometer. Se na parte de baixo dele houverem muitas linhas vermelhas na vertical, significa que sua taxa de packet loss está alta. Assim, ligue o cl_packetDup. Se necessário, divida seu rate por 2 para compensar a duplicidade de pacotes devido ao cl_packetDup. Se ainda persistirem muitas linhas vermelhas, diminua os valores dos itens anteriores, sempre mantendo as proporções.

    Em resumo: como vê, não há valores sempre CERTOS e valores sempre ERRADOS e sim valores que melhor se enquadram ao status de sua conexão *no momento*.

    Boa sorte!
    OH man
    i love you

    cara
    fiz essas coisa ae
    consegui abaixar meu ping
    agora ta entre 40 e 50
    antes era entre 70 e 90

    po valeu mesmo

  9. #8
    Membro Avatar de cLIX
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    Re: Re: Re: Ping no QUAKE III

    Originalmente enviada por EXTREMiST
    OH man
    i love you

    cara
    fiz essas coisa ae
    consegui abaixar meu ping
    agora ta entre 40 e 50
    antes era entre 70 e 90

    po valeu mesmo
    Acredito nisso.... Com a ajuda do merrit melhorei muito meu ping

    Devido à distância meu ping não é bom....

    Estou em Fortaleza e pegava 200 acima .. ficou 120 de média

  10. #9
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    Re: Re: Re: Re: Ping no QUAKE III

    Originalmente enviada por [4rr4p4t0
    Acredito nisso.... Com a ajuda do merrit melhorei muito meu ping

    Devido à distância meu ping não é bom....

    Estou em Fortaleza e pegava 200 acima .. ficou 120 de média
    hehehe... blz?

    Eu q o diga... o mesmo aconteceu comigo... meu ping tambem ficou na casa dos 100 depois de uns ajustes do MerriT. Antes so dava acima de 200

    Valeu!

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