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  1. #1
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    Pillars of Eternity

    alguém tá jogando?

    é um sucessor espiritual de Baldur's Gate:









    sou fan da série BG, fechei BG1 e BG2 + expansões, não pude deixar passar esse. como não peguei pelo Kickstarter, peguei na Steam + todas as DLCs.

    em 2 dias to com 20 horas de jogo graças ao feriado.

  2. # Publicidade
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  3. #2
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    Tem que ver isso ae
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    Desde o lançamento estou querendo muito jogar. Mas ainda tenho alguns outros jogos (já comprados) na fila, então ainda vai demorar alguns meses para eu degustar Pillars of Eternity.

    O que está achando do jogo? Pontos fortes? Pontos fracos?

  4. #3
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    Parece bom, porém meu backlog é gigante lol ainda nem joguei BG1

  5. #4
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    Jogando aqui.

    Bem dificil mesmo, se vc nao souber organizar a party vc morre EASY.

    O gráfico ta muito bom tb e a narrativa e lore que é o foco do jogo estão excelentes.

  6. #5
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    Citação Citando Pearson Ver mensagem
    O que está achando do jogo? Pontos fortes? Pontos fracos?
    ele realmente é um sucessor espiritual de BG, parece até que estou jogando uma expansão com mecânica bem diferenciada.

    uma coisa que eu estranhei é a combinação de fundos (cenários/mapas) em 2D com personagens e efeitos em 3D. ficou bem "diferente", dá um contraste entre os dois. se isso é bom ou ruim é questão de gosto pessoal, eu não curti muito.

    os gráficos são excelentes, a arte é extremamente bem feita. nem parece que foi projeto de Kickstarter, parece projeto de estúdio grande com artistas famosos. o único problema, na minha opinião, é essa combinação de personagens 3D com fundo em 2D, mas é pedantismo meu. o jogo é muito bonito.

    uma coisa que não gostei é que você não ganha XP por kills. apenas por quests e exploração. por exemplo, ontem mesmo eu fiquei 2 horas na mesma batalha. sim, 2 horas pra matar um grupo de NPCs (King Raedric). não ganhei XP alguma, é desmotivador.

    o combate é difícil, você morre facilmente se não tomar cuidado. não ganhar XP por kills torna isso mais difícil ainda e como falei acima, desmotivador. você não tem recompensa por ter tido um combate difícil, os seus personagens não dão level up mais rápido nem nada parecido.

    ah, esqueça itens fodásticos. a quantidade de itens raros, diferenciados e fodásticos é bem limitada. os itens "mágicos" não são tão úteis assim e frequentemente você irá trocá-los por itens comuns, nada de ankheg armor:



    esse é outro ponto do jogo, ele não é voltado a powergaming e sim a roleplaying estrito. pense num Game Master chato, o jogo é assim. por um lado, é uma feature do jogo. você é recompensado por jogar inteligentemente contra jogar repetitivamente. o jogo não é um hack'n'slash e deixa isso bem claro. mas que eu gostava do estilo misto do BG, gostava.

    já que o powergaming é inexistente, o roleplaying é animal. o mundo tem muito conteúdo, muita história de background, muitos detalhes. todas as suas escolhas afetam o mundo, como os NPCs te respondem e quais opções de diálogo abrem pra você.

    ah, tem interação entre o RP e seus personagens também. quando você cria o personagem você escolhe o alinhamento dele. decisões no jogo que vão contra o alinhamento do seu personagem afetam ele negativamente.

    outra coisa que eu não gostei no jogo: a relação entre Stamina e Health. até agora eu não consegui entender isso. eles tentaram fazer um sistema onde você recupera vida às custas da estamina, ficou uma bagunça. prefiro muito mais o sistema tradicional onde vida é vida e estamina é estamina.

    mais uma que eu não gostei: como o jogo é voltado a RP e não PG, a mecânica interna não é muito clara. até agora ficou difícil entender quais stats são importantes pra quais classes e o que eles afetam. tipicamente um RPG te dá uma lista de atributos do seu personagem (resists, damage per second, etc) que você consegue ler facilmente, alterar pela escolha de itens/level up e julgar. no PoE não tem como fazer isso.

    um efeito prático: você tem uma arma que ataca rápido mas tem pouco dano, outra arma que ataca lento mas tem muito dano. como você calcula o DPS? não calcula. por um lado é até interessante, porque tem situações (inimigos com alto resist) em que você precisa de armas com muito dano, independente do DPS.

  7. #6
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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem
    Bem dificil mesmo, se vc nao souber organizar a party vc morre EASY.
    nem me fale. parece que meu mago é feito de pudim. mesmo deixando ele lá atrás, todos os inimigos vão pra cima dele e ele se acaba numa patada.

    já chegou nos Endless Paths of Od Nua?

    eu não entendi isso no jogo. você tem uma dungeon gigantesca, provavelmente a maior que já vi em jogos similares (pensa numa Durlag's Tower gigante) e você não ganha XP por kills. explorar por si só já é legal, mas deveria ter alguma recompensa. além disso deveria ficar mais fácil conforme você progride na dungeon, mas não.

    ficou difícil? você precisa sair da dungeon, continuar o jogo fazendo quests, e voltar quando tá mais forte. é meio herp derp essa lógica.

    tem muita gente reclamando disso. sei não se não vão alterar num patch futuro.

  8. #7
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    A recompensa tá lá embaixo ué ! auheuahe

  9. #8
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    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem
    uma coisa que não gostei é que você não ganha XP por kills. apenas por quests e exploração. por exemplo, ontem mesmo eu fiquei 2 horas na mesma batalha. sim, 2 horas pra matar um grupo de NPCs (King Raedric). não ganhei XP alguma, é desmotivador.
    putz, ja tava indo comprar mas to pensando melhor agora

    q merda isso

  10. #9
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    Citação Citando Baskiat Ver mensagem
    putz, ja tava indo comprar mas to pensando melhor agora

    q merda isso
    mesmo assim eu fortemente recomendo o jogo. é uma dinâmica diferente. eu não gostei disso de não ganhar xp por kill mas tem gente que gosta.

    um dos resultados dessa dinâmica é que os combates são muito mais dependentes de estratégia e menos de stats.

    pra matar o King Raedric eu afunilei ele e os cavaleiros numa porta, os números deles passaram a ser insignificantes. a única parte foda era o Archmage maldito, esse sim deu trabalho pra matar, pqp.

    sei que quando a batalha terminou (depois de eu dar reload umas 20x), minha party inteira tava unconscious, ninguém tinha mais estamina, usei todas as magias disponíveis, só sobraram o meu personagem e o Priest. os dois estavam fodidos, quase mortos.

    também quando meu personagem matou o King Raedric foi coisa de filme. deu pra imaginar ele e o priest ensanguentados, meu personagem enfiando a espada e falando "shhh, shhh... acabou... descanse agora... a sua batalha terminou, longa vida ao rei... shhh", o priest orando ao fundo, eles olhando pros lados e todo mundo fodido, corpos pra tudo quanto é lado, a sala do trono toda ensanguentada hahahah

    caraca, adoro jogo assim.

  11. #10
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    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem
    mesmo assim eu fortemente recomendo o jogo. é uma dinâmica diferente. eu não gostei disso de não ganhar xp por kill mas tem gente que gosta.

    um dos resultados dessa dinâmica é que os combates são muito mais dependentes de estratégia e menos de stats.

    pra matar o King Raedric eu afunilei ele e os cavaleiros numa porta, os números deles passaram a ser insignificantes. a única parte foda era o Archmage maldito, esse sim deu trabalho pra matar, pqp.

    sei que quando a batalha terminou (depois de eu dar reload umas 20x), minha party inteira tava unconscious, ninguém tinha mais estamina, usei todas as magias disponíveis, só sobraram o meu personagem e o Priest. os dois estavam fodidos, quase mortos.

    também quando meu personagem matou o King Raedric foi coisa de filme. deu pra imaginar ele e o priest ensanguentados, meu personagem enfiando a espada e falando "shhh, shhh... acabou... descanse agora... a sua batalha terminou, longa vida ao rei... shhh", o priest orando ao fundo, eles olhando pros lados e todo mundo fodido, corpos pra tudo quanto é lado, a sala do trono toda ensanguentada hahahah

    caraca, adoro jogo assim.
    da pra girar a camera ou eh estatico tipo BG msm?

  12. #11
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    Citação Citando Baskiat Ver mensagem
    da pra girar a camera ou eh estatico tipo BG msm?
    estático isométrico:



    cenários 2D
    personagens 3D

  13. #12
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    To jogando e to achando animal.

    Apesar de curtir a ideia nunca joguei Baldurs gate ou planescape torment (na época não era ligado nesse tipo de jogo e nos dias atuais acho os gráficos muito trash pra começar a jogar). Porém, pillars of eternity é muito bom mesmo, como falaram não é nem um pouco hack and slash, você vai ter que ler MUITO e ter bastante paciencia (e tempo).

    To jogando no easy pra não me estressar e o jogo tá tranquilo, porém sempre tem q ir pausando e pensando nas batalhas senão morre mesmo...

    Uma pena o tempo hoje ser restrito porque da vontade de passar 5 horas seguidas jogando... Acho que to umas 4h a dentro só... bem no inicio.

  14. #13
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    Qual classe estão jogando? Estou usando Mac e fazia tempo que não jogava nada, estou curtindo bastante.
    @necr0potenc3 obrigado pela dica!

  15. #14
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    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem
    outra coisa que eu não gostei no jogo: a relação entre Stamina e Health. até agora eu não consegui entender isso. eles tentaram fazer um sistema onde você recupera vida às custas da estamina, ficou uma bagunça. prefiro muito mais o sistema tradicional onde vida é vida e estamina é estamina.

    mais uma que eu não gostei: como o jogo é voltado a RP e não PG, a mecânica interna não é muito clara. até agora ficou difícil entender quais stats são importantes pra quais classes e o que eles afetam. tipicamente um RPG te dá uma lista de atributos do seu personagem (resists, damage per second, etc) que você consegue ler facilmente, alterar pela escolha de itens/level up e julgar. no PoE não tem como fazer isso.
    Esses dois itens também me incomodam. Não gostei desses dois itens.
    Principalmente desse de Life/Endurance que juro que até agora não entendi direito como funciona

  16. #15
    sql
    sql está offline
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    To achando o jogo perfeito, vale muito a pena. Joguei um pouco com ranger e cipher.
    Pra quem gostava de baldurs gate ou planescape, PoE é imperdível.
    Textos bem escritos, suas opções realmente têm efeito direto na história, etc

  17. #16
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    Citação Citando bd.grinder Ver mensagem
    Esses dois itens também me incomodam. Não gostei desses dois itens.
    Principalmente desse de Life/Endurance que juro que até agora não entendi direito como funciona
    não somente eu não consegui entender como funciona, mas não encontrei até agora uma fonte que explique claramente e seja confiável.

    nao sei se é intencional mas o mecanismo interno do jogo é bem opaco, a gente não sabe nada dele.

    até agora não entendi pra que servem as magias de endurance do priest, só sei que eu casto e a vida dos bonecos sobe hah

  18. #17
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    eu peguei human paladin de alinhamento bom, to gostando. uma coisa que eu achei interessante é que o jogo te possibilita criar um lawful evil paladin.

    não cometam o mesmo erro que eu, não coloquem no hard.

  19. #18
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    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem

    uma coisa que não gostei é que você não ganha XP por kills. apenas por quests e exploração. por exemplo, ontem mesmo eu fiquei 2 horas na mesma batalha. sim, 2 horas pra matar um grupo de NPCs (King Raedric). não ganhei XP alguma, é desmotivador.
    Mas nesse caso ao vencer a batalha você vai conseguir completar alguma quest, não? No fim das contas não seria a mesma coisa? A não ser que seja uma batalha completamente inútil que não leve a item ou quest nenhuma, aí fica complicado mesmo.

    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem
    o combate é difícil, você morre facilmente se não tomar cuidado.
    Perfeito

    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem
    ah, esqueça itens fodásticos. a quantidade de itens raros, diferenciados e fodásticos é bem limitada. os itens "mágicos" não são tão úteis assim e frequentemente você irá trocá-los por itens comuns, nada de ankheg armor:
    Isso eu acho um ponto fraco. Eu odeio qualquer tipo de grind, mas gosto quando o jogo te da uma grande recompensa por completar uma quest ou batalha dificílima.

    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem

    esse é outro ponto do jogo, ele não é voltado a powergaming e sim a roleplaying estrito. pense num Game Master chato, o jogo é assim. por um lado, é uma feature do jogo. você é recompensado por jogar inteligentemente contra jogar repetitivamente. o jogo não é um hack'n'slash e deixa isso bem claro. mas que eu gostava do estilo misto do BG, gostava.

    já que o powergaming é inexistente, o roleplaying é animal. o mundo tem muito conteúdo, muita história de background, muitos detalhes. todas as suas escolhas afetam o mundo, como os NPCs te respondem e quais opções de diálogo abrem pra você.

    ah, tem interação entre o RP e seus personagens também. quando você cria o personagem você escolhe o alinhamento dele. decisões no jogo que vão contra o alinhamento do seu personagem afetam ele negativamente.
    Eu não sou muito chegado em roleplaying, mas adoro explorar mapas, acho que vou gostar.

    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem
    outra coisa que eu não gostei no jogo: a relação entre Stamina e Health. até agora eu não consegui entender isso. eles tentaram fazer um sistema onde você recupera vida às custas da estamina, ficou uma bagunça. prefiro muito mais o sistema tradicional onde vida é vida e estamina é estamina.

    mais uma que eu não gostei: como o jogo é voltado a RP e não PG, a mecânica interna não é muito clara. até agora ficou difícil entender quais stats são importantes pra quais classes e o que eles afetam. tipicamente um RPG te dá uma lista de atributos do seu personagem (resists, damage per second, etc) que você consegue ler facilmente, alterar pela escolha de itens/level up e julgar. no PoE não tem como fazer isso.

    um efeito prático: você tem uma arma que ataca rápido mas tem pouco dano, outra arma que ataca lento mas tem muito dano. como você calcula o DPS? não calcula. por um lado é até interessante, porque tem situações (inimigos com alto resist) em que você precisa de armas com muito dano, independente do DPS.
    Eu gosto muito dessa mecânica. É parecido com a que tem em Dark Souls. Evita de você ficar tentando otimizar suas builds e te força a se virar com os equipamentos que você tem. Acho que isso ajuda a esquecer números e aproveitar melhor o jogo.

  20. #19
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    Eu to jogando há alguns dias, no começo não gostei muito - 3D e 2D, party de 6 (pra mim, o ideal é sempre 4, a não ser jogos por turno) - mas agora to viciado, mesmo com os textos loooongos.
    Essa ultima atualização deixou o jogo mais balanceado e resolveu alguns bugs.

    Quem quiser mudar algumas coisas no jogo pode baixar o IE MOD, lá no Pillars of Eternity Nexus

    Sobre não ter XP por kill, o lvl cap desse jogo é 12, então, se tivesse xp por kill você uparia muito rápido, por isso não tem. As Bounty Quests dão muito xp (é quase certeza que você suba de lvl por cada uma que faz), mas não são fáceis.

    A relação entre Endurance e HP é: Endurance é sua stamina, se ela acabar você "desmaia" mas se seu grupo ganhar, você se levanta e recupera de novo, se seu grupo todo perder, game over GG. O HP você perde aos poucos e se ele acabar, já era, você tá morto e não se levanta depois da batalha.

    Depois de morrer algumas vezes - e ainda morrer, se não tomar cuidado - minha party agora tá assim:

    Fighter tank
    Pally tank/suport com revive
    Priest ranged
    Cipher ranged
    2 rogues ranged

    Não uso wizard porque eles morrem feito papel e muitas das magias não são longo alcance, dai eles tem que chegar perto e já era. Fora as magias serem limitadas.
    Tentei usar pally 2h mas só passei raiva, eles morrem MUITO rápido. Então, fiz um tank e tá de boas.
    As outras classes ainda não usei, talvez tirando um rogue e colocando outro Cipher fique melhor ainda.
    Ciphers são OP.

    Quem gosta de RPG mais tático, mais "parado", vai gostar desse jogo. Ontem mesmo joguei quase 3 horas e só fiquei conversando, rs.

  21. #20
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    Melhor que divinity original sin?

  22. #21
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    Citação Citando Icegxp Ver mensagem
    Eu to jogando há alguns dias, no começo não gostei muito - 3D e 2D, party de 6 (pra mim, o ideal é sempre 4, a não ser jogos por turno) - mas agora to viciado, mesmo com os textos loooongos.
    Essa ultima atualização deixou o jogo mais balanceado e resolveu alguns bugs.

    Quem quiser mudar algumas coisas no jogo pode baixar o IE MOD, lá no Pillars of Eternity Nexus

    Sobre não ter XP por kill, o lvl cap desse jogo é 12, então, se tivesse xp por kill você uparia muito rápido, por isso não tem. As Bounty Quests dão muito xp (é quase certeza que você suba de lvl por cada uma que faz), mas não são fáceis.

    A relação entre Endurance e HP é: Endurance é sua stamina, se ela acabar você "desmaia" mas se seu grupo ganhar, você se levanta e recupera de novo, se seu grupo todo perder, game over GG. O HP você perde aos poucos e se ele acabar, já era, você tá morto e não se levanta depois da batalha.

    Depois de morrer algumas vezes - e ainda morrer, se não tomar cuidado - minha party agora tá assim:

    Fighter tank
    Pally tank/suport com revive
    Priest ranged
    Cipher ranged
    2 rogues ranged

    Não uso wizard porque eles morrem feito papel e muitas das magias não são longo alcance, dai eles tem que chegar perto e já era. Fora as magias serem limitadas.
    Tentei usar pally 2h mas só passei raiva, eles morrem MUITO rápido. Então, fiz um tank e tá de boas.
    As outras classes ainda não usei, talvez tirando um rogue e colocando outro Cipher fique melhor ainda.
    Ciphers são OP.

    Quem gosta de RPG mais tático, mais "parado", vai gostar desse jogo. Ontem mesmo joguei quase 3 horas e só fiquei conversando, rs.
    Então essa parte de Life/Endurance é confuso e sem graça.
    Como você mesmo disse, se acaba o Endurance (que na verdade você acha que é a Life) você desmaia (que na verdade você pensa que morreu).
    Enfim, jogo fica extremamente limitado pois a cada luta você precisa sair da meio da dungeon ir para algum lugar que durma, que em 20h de game eu não descobri como recuperar life a não ser dormindo. E aqueles itens de acampamento é mais valioso do que qualquer coisa no game pois não se vende normalmente e quando compra não volta pro estoque.

  23. #22
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    Citação Citando necr0potenc3 Ver mensagem
    não somente eu não consegui entender como funciona, mas não encontrei até agora uma fonte que explique claramente e seja confiável.

    nao sei se é intencional mas o mecanismo interno do jogo é bem opaco, a gente não sabe nada dele.

    até agora não entendi pra que servem as magias de endurance do priest, só sei que eu casto e a vida dos bonecos sobe hah
    Mesma coisa eu. Perdido em relação ao Priest, tanto que já tirei ele. Eu quero ALGUEM QUE RECUPERE LIFE E NÃO ENDURANCE

  24. #23
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    Citação Citando Matanza Ver mensagem
    Melhor que divinity original sin?
    Achei melhor! Me prendeu bem mais que divinity...

    Me desanimou um pouco o level cap ser 12, pra um jogo de 40 horas isso parece ser muiiiitas horas sem evoluir algo, espero que o loot e a história recompensem a jogatina.
    Última edição por wing- : 08-04-2015 às 12:19

  25. #24
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    Citação Citando bd.grinder Ver mensagem
    Então essa parte de Life/Endurance é confuso e sem graça.
    Como você mesmo disse, se acaba o Endurance (que na verdade você acha que é a Life) você desmaia (que na verdade você pensa que morreu).
    Enfim, jogo fica extremamente limitado pois a cada luta você precisa sair da meio da dungeon ir para algum lugar que durma, que em 20h de game eu não descobri como recuperar life a não ser dormindo. E aqueles itens de acampamento é mais valioso do que qualquer coisa no game pois não se vende normalmente e quando compra não volta pro estoque.

    Life só recupera dormindo no Inn ou camp, acho que é um meio do jogo te obrigar a descansar. Tem dois talentos em Utility que recuperam life, mas acho que não vale a pena.
    Aquela barra verde é seu life, se ele acabar, você morre. Endurance é mostrado no seu "portrait", ele vai ficando vermelho.
    Aqui pelo menos, sempre voltam os itens de camp. Não tenho certeza mas sempre que durmo no inn, no outro dia tem item novo. Estou jogando no normal


    Priest não cura a vida, só endurance, buff, debuff e dano e é muito útil (mesmo).

  26. #25
    Membro Avatar de necr0potenc3
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    Citação Citando bd.grinder Ver mensagem
    Enfim, jogo fica extremamente limitado pois a cada luta você precisa sair da meio da dungeon ir para algum lugar que durma, que em 20h de game eu não descobri como recuperar life a não ser dormindo.
    é uma feature do jogo. isso vem do BG, que por sua vez vem do D&D. serve pra questões de roleplay também.

    mas o priest é útil sim, eu pelo menos só uso ele pra buff e ficar recuperando vida (endurance? sei lá). eu clico todos os botões dele e ele funciona hahah

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