+ Responder Tópico
Página 2 de 3 Primeira 1 2 3 Última
  1. #26
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    261
    Verdinhas
    8

    Originalmente enviada por LFLFM
    bom...
    a Blizzard tava fazendo um jgo adventure (estilo monkey island) do warcraft... desistiu, e perdeu 2 BILHOES de dolares q haviam sido investidos...
    BI-lhoes memu...
    achu q isso dah uma ideia...
    So' q tem um negocio, a quantidade d gente q faiz esses jogos, e' pra mais de 60-200 pessoas (diretamente ligadas ao projeto, nao 12-15), mais os faxineiros etc, mais toda a publicidade, e, por exemplo, esse ae tava sendo feito a mais d 3 anos quando parou (parou pq a blizzard resolveu q nao conseguiria competir com a lucas arts)..

    outro exemplo, e' C&C: Renegade, eu vih um screenshot dele faz mais d 3 anos (SCREEN SHOT), o projeto deve tar indo jah deve fazer ums 5 anos.

    mais o problema dessas companias enormes e' q elas tao so' indo atraz do dinheiro, elas planejam nao pra vender algumas varias mil copias, c vende menos q algumas varias MILHOES de copias, e' MUITO POUCO pra elas, agora pruma compania q tah soh comecando, com pequenos times de pessoas q nao sao pagos >US$8000 por mes, o investimento e' bem menor, e pra falar a verdade, da' pra consequir ate' coisas melhores...
    Não, 2 bilhões não, cheque sua fonte, com 2 bilhões você compra a blizard e sobre um enorme troco.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #27
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    492
    Verdinhas
    0

    PC ZoneUK e PC GamerUK 98/99, tava nas duas do mesmo mes...
    agora preu escanear e mandar fica foda, pq nunca guardei revista...
    eu achei q queriam dizer milhoes, mais NAS DUAS tava BIlhoes...
    fica uma margem de erro minima c tava nas duas ne'? nao ser q o care da blizzard q anunciou falou cagada e todos foram informados cagada...
    mais eu num duvidu q seja BI muito naum... c c pensar quanta granna rola por isso tudo...
    o bill.G. sozinho tem 48bi (ou coisa assim ne')...

  4. #28
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    152
    Verdinhas
    0

    Bom... eu sei q a industria no ano passado fez 9 bilhões a nivel mundial... duvido muito q um projeto apenas custe mais do q alguns milhões...

  5. #29
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    3.098
    Verdinhas
    0

    Sabe é ateh interessante ver o povo daqui do forum falando sobre isso..

    Eu acho q qualquer país tem potencial pra desenvolver jogos de boa qualidade.. qualquer pessoa que realmente queira fazer um jogo bom pode faze-lo
    O Investimento eh uma barreira.. o negocio de contratar pessoal e tal..

    Eu mesmo ja me meti a fazer MODs pra Doom, duke nukem, WarcraftII quakes e afins.. fizemos (eu e meu irmao) algumas coisas interesantes.. porém nunca liberamos pela internet pois eram coisas simples demais ou que nao causariam interesse pra muita gente

    Meu irmão uma vez faz um mapa de StarCraft (q apesar de nao ser um mod, deu um trabalho fenomenal e um resuldado ainda mais impressionante), que sinceramente eu nunca tinha me divertido tanto naquele jogo

    Ele usou os TIGGERS do jogo ateh o Toco.. mudou cada aspecto do jogo e o transformou em um RPG muito descente... apesar de serem 2 mapas soh, tinham historia, e talz.. e ele levou semanas pra por aquilo pra funcionar direito ehhaehe , ateh gostaria de posta-lo aqui, mas infelizmente perdemos tudo que agente tinha feito ateh a epoca quando os nossos 2 HDs deram pau (1 em cada pc) e tudo foi perdido

    Tinha de tudo naquele mapa, hheheh ateh dublagem nova pros personagens, e pra se ter uma idéia.. levava mais ou menos 1h pra vc conseguir passar do primeiro mapa (nao tinha q fazer bases nem nada, era soh com seu personagem e ganhando experiencia e passando de level), o segundo mapa q foi o mapa mais incrivel que eu ja joguei demorava de 2 a 3 horas joganco de cooperative !!!!! (2 players no maximo) Vc escolhia sua classe (luta corpo a corpo, Siege/distancia, Magos, e os Stealth) e nisso vc ia passando de level, seu personagem se tranformava em outro, e vc podia recrutal civilians e treina-los para que se tornassem membros de seu "grupo" e vc podia desenvolver personagens que vc recrutava na classe que vc escolhesse.. Vc encontrava NPCs que davam dicas, e abriam os "Town Portals" pra vc poder voltar rapidamente pra cidade.. pra comprar cura, alugar mercenarios ou treinar seus recrutas (Civilians)..
    nossa era mto tesão o map.. pena q eu perdi

    Eu sei como pode ser divertido, ou chato, trabalhar fazendo um mod, um mapa ou coisa do tipo.. mas eh muito legal ver o resultado final do seu trabalho..

    Depois da era quake eu nao me meti a mudar o jogo em si.. apenas fiz skins, mapas, texturas q usei pra poucas coisas..

    O jogo que eu mais mudei em conjunto com meu irmão, foi mesmo o DukeNukem 3D..
    Mesmo tendo pouco mais de 13-14 anos na epoca eu e meu irmao (11-12 anos na epoca) Criamos MUITA coisa em cima do jogo, Campanhas Single player, Pacotes de texturas (muitos, e usamos em dezenas de mapas que fizemos) Criamos monstros diferentes, sons e talz.. era muito legal

    O nosso projeto mais audacioso foi passar nossa casa para o mundo 3D do computador ehhe

    Nossa eu me lembro, chegavamos na escola e cada um ia pro seu pc , agente tinha separado, cada um fazia um andar, uma parte da casa pra depois juntarmos em uma coisa soh.. Fizemos duas versões, a primeira ficou uma bosta aheheaeheh a segunda, apesar de que em algumas partes ela ficou fora de escala) ficou OTIMA, recebemos muitos elogios pelo mapa, pelas texturas e talz.. eaheh foi muito legal fazer aquilo...

    felizmente eu ainda tenho essas coisas q fizemos duke3d (nao tudo, mas as pricipais), e o eu quero ressaltar eh que na epoca da primeira versao da "MYHOUSE" agente tinha 13 e 11 anos respectivamente, eramos muito pivetes ehehehehaehhe


    E finalmente eh nisso que eu queria chegar.. (acho q falei coisa demais atoa viajando nas minhas recordações..) as pessoas que mexem com computador nessa area de jogos, ainda são muito novas no brasil.. muito pouca gente "das antigas" se interessa por essa area... mas com certeza.. essa pivetada que joga cs o dia todo ai vai querendo criar seu proprio CS.. e com o tempo o jogadores de Hj vão se tornar os desenvolvedores de amanha..


    Request: Antes de meus HDs se fuderem meu irmão jogou com 1 pessoa na Battle.net, então há uma possibilidade de que esse mapa ainda exista.. O pior de tudo eh que agente nao lembra o nome do mapa
    era Guerreiros alguma coisa.. ou . aff nao faço ideia do nome.. mas deve ser um dos unicos mapas RPGs de starcraft totalmente em portugues ehehe, se alguem conhecer, no fim aparece os craditos, se tiver ultimate killer no credito avisa nois plz !!!! eheaahehe

  6. #30
    ZNP
    ZNP está offline
    Membro Avatar de ZNP
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    8.502
    Verdinhas
    15335

    Ôpa, galera!

    Vamos esclarecer umas coisas (ou pelo menos chegar a um consenso):

    A Blizzard não pode ter perdido dois BIlhões de dólares, se todo o movimento anual do mercado nos EUA, tanto em 1999 quanto em 2000, em cada ano, foi de 5,7BI (incluindo jogos pra PC e consoles, e os próprios consoles - o hardware). O próprio PIB brasileiro de 1999 não deu 530BI. E estamos falando de tudo o que o país produziu durante um ano inteiro!

    Vejamos o exemplo do jogo Trespasser, da Dreamworks Interactive, que foi um jogo caríssimo (entre 6 e 7 milhões de dólares), e de um longo tempo de produção (entre 2,5 e 3 anos). Curiosamente, pouco mais de um ano após o gigantesco fiasco, a Dreamworks Interactive foi comprada pela Electronic Arts (em fevereiro de 2000). A EA comprou o valor agregado do nome Spielberg, não um estúdio campeão de vendas, como pode ser visto pelo seu portfolio. Seu produto de maior sucesso até hoje é o Medal of Honor, lançado depois da aquisição pela EA.

    O jogo de maior produção que eu conheço é o antigo Phantasmagoria, onde a Sierra gastou 20 milhões, inclusive na construção de um estúdio completo de filmagem (o custo do estúdio seria diluído nos títulos seguintes).

    Outro ponto é o número de profissionais envolvidos. Leiam os créditos de qualquer jogo. Quantas pessoas são listadas lá? E qual jogo teve 600 profissionais envolvidos?!

    Sobre salários, quantos profissionais dedicados e extremamente talentosos trabalhariam 2 anos recebendo 300 reais por mês? Alguém aí? Na verdade, a média de salário nos EUA e Europa tb não é tão otimista quanto 5 a 8 mil. E tb não estamos levando em consideração que o custo de vida por lá é muito maior! Alugar um apartamento na área de São Francisco, Califórnia, onde se concentram muitos estúdios, está na faixa de 1400 dólares (tamanho micro e na periferia). No Rio de Janeiro, um 2 quartos numa área boa está por 600 reais, ou seja, cinco vezes menos!

    E montar e manter uma boa equipe com bons equipamentos por 200 mil em 2 anos é inviável! Uma cópia do 3dMax custa 3000 dólares, um Character Studio custa 1300, um Photoshop está por 600! A menos que a empresa trabalhe com softwares piratas, só nas máquinas e ferramentas vai uma soma considerável. E querer 30% do lucro vai ser muito difícil; As distribuidoras não costumam pagar mais de 15, na melhor das hipóteses (a menos que a estrutura da distribuidora não seja das melhores). E cem mil cópias é uma tiragem extraordinária! Muito provavelmente, o único jogo que teve vendas desse vulto aqui no Brasil é o Show do Milhão, o jogo mais vendido no Brasil em todos os tempos! Mas a distribuição desse jogo foi e ainda é formidável, hors concours! E a média de um jogo é 25 a 50 mil (nos EUA!). Sobre o preço do jogo para o consumidor, isso quem decide é a distribuidora, não os desenvolvedores (a menos q sejam a mesma pessoa).

    E olhaí os depoimentos de 2 amigos da comunidade de mods! Capyvaso, vc é o Capyvara das antigas, não? Bacana ver "gente q faz"! Tb me lembro do PacotedeMerda, um músico de primeiríssima que sempre pintava por aqui... e de mais um montão de gente! Apareçam, galera!

    Ah! Postei aí uns links com as informações que citei. Tem uns imperdíveis e outros não. Dêem uma olhada aí embaixo.

    Um abração,
    Z



    -------------------------------------------------------------
    Mais sobre:

    O Jogo Trespasser
    http://www.gamasutra.com/features/19...spasser_01.htm

    PIB brasileiro de 1999
    http://sucom.redeglobo.com.br/info_m...vestimento.php

    Alguns fatos sobre a indústria (tempo médio, equipe média, etc):
    http://bighugegames.com/jobs/industryjobtips.html

    Info sobre salário:
    http://www.careerbuilder.com/subcat/IPE/tipe060123.html

    Faturamento da indústria de entretenimento interativo em 1999 e 2000:
    http://cyberatlas.internet.com/big_p...575771,00.html

    Preços de software:
    3d Max:
    http://www.3dmax.com/shop/ProductInfo.cfm?ID=48

    Photoshop 6:
    http://www.adobe.com/store/products/photoshop.html

    Windows 2000 Pro:
    http://www.cnet.com/software/0,10231....html?tag=cmpr

  7. #31
    Membro Avatar de Capyvaso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    206
    Verdinhas
    9

    Primeiramente eu gostaria de agradeçer ao pessoal por se interessar em discutir o assunto, essa é realmente uma área que merece mais atenção no Brasil.

    Realmente os valores ditos pelo ZNP estão corretos segundo o que eu sei, LFLFM acho que o que você falou sobre o cara da blizzard ter falado cagada está correto, hehehe, uma vez lembro que sair numas revistas que o custo de desenvolver o Age of Empires se não me engano foi de 100 mil dolares, porque o cara que digitou o press release inicial esqueçeu alguns zeros.

    Nossa estratégia, dizendo assim por cima, é de fazer jogos pequenos que possam ser desenvolvidos rapidamente, por exemplo, aqueles 4 jogos do nosso site foram desenvolvidos em menos de 3 meses. E com a venda desses jogos sustentar a empresa para a produção de jogos maiores que possam alcançar mercado internacional. Nós estamos fazendo de tudo pra reduzir os custos, isso inclue usar Linux, Gimp, Blender 3D, e o que mais precisar ser gratuito.

    O pessoal do Brasil é muito empenhado e talentoso, todas as outras empresas que mantenho contato se mostram amigáveis e dispostas a trocar idéias. Não é possível que pelo ao menos uma porcentagem dessas mesmas consiga um futuro mais tranquilo.

    []s

    Marcelo "Capyvara" Oliveira


    ZNP eu ainda sou o Capyvara, mas é que eu esqueci minha senha e tive que criar uma nova conta como Capyvaso, heheh

  8. #32
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    152
    Verdinhas
    0

    hummmm...
    Muito interessante ZNP, porém acho q em alguns pontos está sendo muito pessimista, um cara q ta na faculdade q é sustentado pelos pais, trabalha por 300 reais na boa...

    De resto os custos q teremos será minimo pois estou estudando a possibilidade de entrar pra INTEC(Incubatora Tecnologica de Curitiba) aí meu custo será só do local, sendo q internet, telefone, luz e agua eu não pagarei. Esses e mais varios outros fatores é q estão me levando a seguir em frente com esse projeto.

    Alias, eu tenho boas noticias, o cara q vai fazer nosso projeto e plano de negócios vai vir aki em casa quarta-feira. Finalmente consegui marcar com ele! Agora é só uma questão de tempo!

    Outra coisa, Capyvara, eu sou muito mais a ideia de lançar logo de cara um jogo com qualidade gráfica de Unreal 2/ Doom 3, do q lançar uns jogos com baixa qualidade pra tentar ganhar dinheiro. O povo aí quer no minimo algo graficamente melhor q CS. E isso será facil para nós.

    Imaginem vcs, pessoal q não curte CS, outro jogo para substituir o vicio da galera... Algo melhor com objetivos mais criativos, e jogabilidade q mistura MOHAA com RTCW!? Com alto nivel de realismo visual e sonoro!

    Gente é isso q eu quero fazer! Um jogo brasileiro para todos! Quero agradar a Gregos e Troianos! Fazer mapas em cidades brasileiras, e armas daki, uniformes usados pelos militares brasileiros, etc... Claro q terá mapas em lugares dos EUA, na Europa etc...

    Acho q se começarmos agora varios outros irão seguir exemplo, e o mercado nacional, assim como o Brasil lá fora, será visto diferente. Imaginem vcs, na capa da TIME:

    "Brazil forgets soccer and becomes the country of electronic gaming"

    "Brasil deixa o futebol de lado e se torna o país dos jogos eletronicos!"

    Nada é impossivel.

  9. #33
    Membro Avatar de Capyvaso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    206
    Verdinhas
    9

    "Brazil forgets soccer and becomes the country of electronic gaming"
    Nessa você leu minha mente, hauhauha

    Kirk, como você fez pra conseguir a incubadora ? Sabe onde posso obter mais informações pra São Paulo ?

    Acontece que aqui o problema é questão de sobrevivência mesmo, temos contas e mais contas a pagar, e vamos tentar paga-las com jogos simples, também estamos paralelamente tentando pegar algo como uma incubadora ou algo assim.

  10. #34
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    152
    Verdinhas
    0

    Olha cara já foi foda descobrir como era a coisa por aki... mais ai em sampa deve ter algo... eu sei q tem em brasilia e no RS agora em sampa... cannot help you...

    De todas as mensagens q eu postei aki falando sobre a minha empresa... estou certo ou não estou?

  11. #35
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2001
    Mensagens
    836
    Verdinhas
    0

    O jogo que teve o maior custo de produção que vi até hj foi Daikatana, 28 milhões. Vi isso na época de desenvolvimento ainda, podia te passado disso,e foi um fiasco.

  12. #36
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    152
    Verdinhas
    0

    Foi... mais toda a equipe tem emprego e pelo menos uma ferrari cada um, ainda.

  13. #37
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2001
    Mensagens
    836
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por KirkHammet
    Foi... mais toda a equipe tem emprego e pelo menos uma ferrari cada um, ainda.
    Hehe la fora é assim
    Melhor vender a empresa antes de mecher no bolso pessoal de cada um, se bem que o Romero andou vendendo sua Ferrari esse ano.
    Hj a coisa se profissionalizou muito la, tem suas vantagens, e desvantagens também.

  14. #38
    ZNP
    ZNP está offline
    Membro Avatar de ZNP
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    8.502
    Verdinhas
    15335

    Ôlas, galera!

    Dragon, excelente exemplo, o do Daikatana! Além do custo altíssimo, tb teve um tempo de desenvolvimento maior ainda que o do Trespasser! Só que a Ion Storm pôde se segurar, né? Além dos 13 milhões que a Eidos tinha posto logo de cara, não dá pra esquecer que o Deus-Ex compensou! E Anachronox tb não foi mal assim.

    Mas duvido que a Eidos saia dando 13 milhas pra qq designer cabeludo depois de todo aquele papo furado (por anos!) do Romero sobre o Daikatana! Por mim, ele andaria de fusquinha! hehe!

    Capyvara, seu posicionamento está corretíssimo! Bem equilibrado, com objetivos definidos, e com as mãos na massa. Gostei do que vi na HP da Green Fields!

    Sobre incubadoras em Sampa, um bom lugar por começar a procura é em universidades públicas. Aqui no Rio existem 2 incubadoras, uma na UFRJ e outra na PUC-Rio (que é particular). Já ouvi uns papos sobre firmas de jogos na PUC...

    Kirk, eu não quis parecer desanimado ou pessimista! Só quis passar um outro lado tb, o da dureza! Nós vemos o Romero num escritório de milhões e achamos q lá fora é tudo azul, etc e tal.

    Eu valorizo sua iniciativa bem como as dos pouquíssimos desenvolvedores de mods dessas bandas. Agora, vejam q apareceu um tópico pedindo sobre páginas que ensinem a fazer mods... quantas temos no Brasil? A ÚNICA que conheço é a do Mataleone, sobre mapas em HL. A do Wedge tem a galeria, mas não tem tutoriais. Os antigos fingers da Kingmob eram um ótimo espaço, e eu cheguei a por uns tutoriais sobre modelagem pra UT. Mas quando virou Hardmob, acabaram-se os fingers.

    Bem, acho q o intercâmbio sadio e amistoso q o Capyvara citou é uma das poucas soluções d q podemos dispor. Temos uns aos outros. Com certeza é bem mais romântico (no sentido literário, não afetivo! hehe!) do que animador, mas vai ter q servir, pelo menos enquanto o país vira um lugar decente. Nós queremos fazer jogos. Muitos outros brasileiros só querem q os filhos tenham alguma coisa pra comer nesse exato momento.

    Até aqui, nós tivemos sorte (de poder ter outras preocupações q não a sobrevivência imediata dos filhos). Mas só sorte é muito pouco.

    Se precisarem de qq coisa (gráficos, se for dinheiro, sumam! hehe!)contem comigo.

    Um abração,
    Z

  15. #39
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    15
    Verdinhas
    0

    O tópico está ótimo !!!

    Novamente agradeço a todos por participarem desta discussão,visto que pelo observei existe muita gente que trabalha na programação de jogos , isto leva a eu ter certeza que sempre exisiu pessoal muito capaz em nosso país para realizar com qualidade e muita diversão muitos jogos.
    Vcs citaram incubadoras , e eu gostaria de saber qual o valor incial para se realizar um bom jogo.Pelo que sei o outlive (que foi um jogo bom) gastou em média R$1.000.000 (acho).Mas quanto seria necessário para fazer um do estilo CS e similares???
    As incubadoras investem em que ?Dinheiro apenas ou mais recursos.?
    Na realização de jogos deste estilo acima citado, vc utilizariam sua própria engine ou de outras empresas ??

    Agradeço e aguardo pelas respostas de meus caros amigos..

  16. #40
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    152
    Verdinhas
    0

    Chega de agradecimentos! heheheh
    Eu é quem devo agradecer pois está me dando a oportunidade de expor meus ideias e objetivos!

    Começando a responder:
    1- A Continuum gastou aproximadamente R$100.000,00
    2- Pra fazer um jogo estilo CS, q é o q eu quero fazer, eu vou gastar quase a mesma coisa ou até menos, pq estou conseguindo eliminar vários custos q não serão necessários.
    3-As incubadoras (pelo menos a Intec) ela pede 0,05% do meu rendimento liquido por 5 anos aposa saida da mesma, mais uma taxa mensal para cobrir o local, água, luz e internet. Claro q se fosse pagar tudo isso por fora sairia muito mais caro. Quero deixar claro q isso é um orgão do governo q visa a apoiar pequenas empresas de tecnologia.

    4- No caso de nosso jogo, estamos desenvolvendo uma engine propria, ainda sem nome, porém q terá capacidades graficas muito superiores ao do CS, algo similar ao Unreal 2.

    Respondido?
    Caso não, é só postar aki!


  17. #41
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    15
    Verdinhas
    0

    Muito bem respondido meu amigo !!

    Originalmente enviada por KirkHammet
    Chega de agradecimentos! heheheh
    Eu é quem devo agradecer pois está me dando a oportunidade de expor meus ideias e objetivos!

    Começando a responder:
    1- A Continuum gastou aproximadamente R$100.000,00
    2- Pra fazer um jogo estilo CS, q é o q eu quero fazer, eu vou gastar quase a mesma coisa ou até menos, pq estou conseguindo eliminar vários custos q não serão necessários.
    3-As incubadoras (pelo menos a Intec) ela pede 0,05% do meu rendimento liquido por 5 anos aposa saida da mesma, mais uma taxa mensal para cobrir o local, água, luz e internet. Claro q se fosse pagar tudo isso por fora sairia muito mais caro. Quero deixar claro q isso é um orgão do governo q visa a apoiar pequenas empresas de tecnologia.

    4- No caso de nosso jogo, estamos desenvolvendo uma engine propria, ainda sem nome, porém q terá capacidades graficas muito superiores ao do CS, algo similar ao Unreal 2.

    Respondido?
    Caso não, é só postar aki!

    Nossaa ... Sinceramente eu pensei que o custo fosse bem alto para se fazer um jogo , desculpe pelo erro de valores sobre o Outlive ok.
    Tudo bem que R$100.000,00 royals é grana , mas se for analisar sobre a quantidade de venda e aceitação do jogo no mercado , visto que este competisse em qualidade con os tradicionais , digo ..VALE A PENA SIM INVESTIR NISTO E MUITO.

    Desculpe novamente lhe atrapalhar seu tempo , mas gostaria de saber se possível , que tipo de computador , softwares e demais acessórios são necessários paraa produção de um jogo de alta qualidade ?

    Se em média como disseram aqui se utiliza entre 15 a 18 profissionais na área para se realizar um jogo em 18 meses , e caso este pessoal fosse dobrado o jogo sairia mais rápido ou não ?

    E vamos dizer , que uma empresa invista em vcs uhmm tipo:

    R$1.000.000,00 (um milhão de reais em dinheiro).
    Mas custos de equipamento , local de trabalho, eventos , viajens, salário , etc . com certeza sairia um jogo muito bom , certo ?????

    Obrigado meus amigos e desculpe pelo incomodo a todos ..

  18. #42
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    152
    Verdinhas
    0

    Certo... as primeiras coisa primeiro! (Meu pai dizia isso )

    1- No básico do básico do básico, temos: Microsoft C++, 3DStudio e/ou Lightwave 3D e/ou Maya 3D, Carachter Studio, entre outras ferramentas proprias para desenvolvimento de mapas e tb para edição de texturas como o Photoshop.

    2- Depende do pessoal e o tipo de jogo q está fazendo, no meu caso teremos em torno de 10 profissionais trabalhando exclusivamente para o jogo e contrataremos em torno de mais 5 ou 6 no decorrer deste ano em caso de necessidade. Depende muito da equipe, pois se uma equipe pequena trabalha em harmonia não será uma equipe de 200 q fará o serviço mais rápido pois o jogo é um só... tem q ter um controle muito grande sobre a equipe... então o ideal mesmo é entre 10 e 30 pessoas. Pois a arte pode envolver 20 ou mais pessoas dependendo da dimensão do jogo.

    3- Com certeza o jogo seria o melhor jogo q vc já viu, pois nosso jogo já será bom com a nosso humilde orçamento, imagine com 1 milhão!
    Para entender melhor, seria com esse dinheiro q teriamos a possibilidade de investir em maquinas para captação de movimento, por exemplo, ou um scanner 3D. Comprariamos armas e uniformes militares, vcs teriam o som e a aparencia exata de cada arma do jogo, viajariamos para paises europeus para modelarmos mapas q seriam fotorealisticas, contratariamos algum ator famoso para fazer as vozes dos personagens principais, entre outras coisas... entende? Quanto mais dinheiro melhor a qualidade, não a ideia. Ah! Sem contar q teria comercias dos jogos assim como tem nos EUA, no horario nobre da globo! hehehehe

  19. #43
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    15
    Verdinhas
    0

    Realmente Incrível !!

    Exatamente o que eu esperava ouvir , excelente..
    ahh mais uma coisa ..
    Os computadores usados , são especiais tipo Silicons ou um pc padrão já serve ?

    PS: Estou ficando chato né , desculpe ...

  20. #44
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    893
    Verdinhas
    0

    conhecem o netherdeep?

    www.netherdeep.com.br

  21. #45
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2001
    Mensagens
    836
    Verdinhas
    0

    Pra jogos não é necessário grandes computadores da SGI.
    Pra 3DStudio um PC com 512 RAM, Athlon 1.4GHz e GF3/Radeon 8500 ta de ótimo tamanho, mais que isso só pra projetos grandes mesmo. O que poderia ser uma boa adicionra é mais RAM só.
    Ja na parte de programação um Athlon 1GHz + 256 RAM é suficiente, placa de vídeo qualquer uma. Ai só mandar pros PCs que usam pra modelar testar os códigos OpenGL/D3D


    Se eu viajei mto sorry hehe...

  22. #46
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    152
    Verdinhas
    0

    Não não... é por ai mesmo.. mais depende muito da programação, a gente vai usar apenas uma maquina com radeon e o resto Nvidia, pois estaremos programando em OpenGL. Transformarei a GF3 em Quaddro.

    Memoria RAM tem q ser no minimo 512Mb, e é bom ter uma máquina apenas com processamento duplo, pois isso diminuiria o tempo pela metade, na hora de renderizar as piras e talz...

  23. #47
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    67
    Verdinhas
    24

    Kirk,

    Não querendo ser amargo mas, você diz toda hora que quer fazer uma engine semelhante à do Doom III.

    Bom, isso, pelo menos para mim, parece totalmente utópico. A não ser que você tenha um grande, e eu quero dizer um GRANDE MESMO, know-how em programação 3D.

    Você viu quem está fazendo Doom III e Unreal 2? Mestres como John Carmack, com décadas de programação em 3D. Faculdades espacializadas em programação de jogos no currículo, cursos e mais cursos, palestras, equipes extremamente especializadas, recursos, investidores pipocando de todos os lados e grandes clássicos do estilo no histórico. ELE inventou os First Person Shooters.

    Tá certo que temos que pensar grande em nossos projetos, mas acho que sua ambição está bem alta para as nossas realidades. Nem bem conseguimos fazer com que um 'Starcraft-like' brazileiro faça sucesso. Agora imagine você produzir, programar, modelar e fazer gráficos como os que o Doom III utilizou para demonstrar TODA a capacidade gráfica das GeForce 3, a líder de placas 3D no mundo em uma conferência mundial no Japão. Tudo isto aqui, na nossa vizinhança? Com uma renda de menos de R$ 100.000,00?

    Qualquer um que já tenha colocado as mãos na massa para fazer qualquer coisa usando OpenGL sabe que não é 'bem assim' o esquema.

    Bom, com toda minha sinceridade desejo muita sorte a você, tomara que eu esteja jogando o grande sucesso da sua futura empresa em breve e queime minha língua falando isso. Mas não se iluda para não haver decepções, concentre-se dentro do que é possível, dê um passo de cada vez.

    Abraços!

  24. #48
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    152
    Verdinhas
    0



    Cara não se preocupe, eu entendo q parece Utopico, porém a engine ela terá a qualidade grafica desses jogos, não sei das fisicas etc, pois eu não sei como tá o projeto deles.

    Eu tb não sou o programador, os programadores são tres, sendo q todos são de uma capacidade imensa, a ponto de eles me falarem "O q vc quiser a gente poe no jogo".

    Então eu acho q ainda vai ouvir falar muito na gente a partir do segundo semestre deste ano, aí é quando começará a entrar demos e etc... na maioria das paginas de jogos brasileiras ou não.

    Ah! E o orçamento é maior do q 100mil sim... heheh não sei dizer a quantidade exata ainda, mais chega perto dos 200mil... o q é mais do q suficiente para fazer um jogo com qualidade algumas vezes superior ao counter-strike.

    Obrigado pelo apoio, eu acho muito bom ouvir esse tipo de opinião!

  25. #49
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    15
    Verdinhas
    0

    Reativando o tópico !!

    Realmente fiquei muito satisfeito com as respostas de todos aqui , visto que existe aqui programadores e conhecidos dos mesmos para podermos discutirmos este assunto tão amplo e facinante que são os jogos .
    Desculpe por estar sendo chato em fazer tantas questões , mas sou curioso nesta área , e quero saber de fontes sinceras e de experiência que a maioria de vc têm .
    Ai vai as questões que colocarei em discussão ok .!!

    1° - Na grande maioria dos jogos , esses rodam principalmente em OS(sistema operacional) windows ok ?
    Detenho muito pouca informação sobre quais jogos rodem além do windows , mas sei que existe quake para linux , certo?

    Pergunta :

    A performance e qualidade em plataformas além do windows são melhores?Quais?

    Há alguma dificuldade em se programar fora do windows?

    As ferramentas de programação (Maya por exemplo), trabalham bem melhor em Unix , com seus computadores SGI , sendo assim , poderia ter um jogo que se saisse melhor para o mesmo ?

    O linux hoje está se tornando algo rotineiro , com uma interface mais agradável , fácil de trabalhar e com uma estabilidade superior ao windows !! Qual o motivo de não investirem em jogos para Linux , se muitas pessoas hoje em dia adotaram este OS e que realmente só instalam windows para rodar seus jogos preferidos , pois existe a imensa carência do mesmo para Linux.?

    Existe ou poderia existir a possibilidade de uma engine sofisticada , vamos dizer como a do futuro Doom3 , poder estar em código livre e aberto , como foi e é o Linux hoje em dia? facilitaria se um grupo de milhares de programadores colaboradores ajudassem a fazer algo de um teclogia bem a frente ?

    Sabemos muito bem que os servidores Linux são melhores , mais rápidos e seguros que as plataformas NT , então , pq não fazer jogos para estes , garantindo uma melhor qualidade de transferências e transmissão de dados (sem lags)? Os jogos poderiam haver muito mais participantes em rede , e não excluiria muito gente hoje dia que não dispõe de uma conexào razoável para os padrões de jogos hoje (256k)?

    Muito Obrigado ...

  26. #50
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    15
    Verdinhas
    0

    Oláaaaaaaaaa..

    Uhmm .onde está o pessoal para responder as questões.


    No aguardo heheh..

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 2 de 3 Primeira 1 2 3 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões