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  1. #1
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    Jogos Nacionais (apoio)!!

    Como vão todos ...

    Vou colocar em discussão sobre o que acontece sempre em nosso país !!
    A total falta de investimento para a área de entretedimento (games) .
    Se fomos contar quantos jogos foram produzidos pelo nosso pessoal, e coisa para se rir.
    Uns dos ultimos pelo que lembro foi Outlive , que me parece que não foi aceito como o esperado por causa do jogo estar um pouco fora da época dele , pois como a maioria daqui sabe ele foi baseado (engine) no Starcraft , que agora se tornou um jogo "velhinho" .

    Então o que vcs acham que poderia ser feito para mudar isto ?
    Vcs acreditam na capacidade de nossos programadores e demais pessoas que realizam a eleboração do jogo?
    Seria necessário um investimento forte ($$$$) para que agora possamos fazer jogos que sejam pelo menos próximos em qualidade e diversão ??

    Aguardo a opinião de Todos ...

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  3. #2
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    Nao precisa de muito dinheiro.Basta ter criatividade que vende.
    Soh ver algumas empresas alemas ,russas e do leste europeu que tao fazendo muitos jogos bons .Ex. Cossacks ,Operation Flashpoint ,Serious Sam ...
    E logico ,e nao querer ficar rico fazendo um jogo apenas

  4. #3
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    O Outlive até que foi um jogo bem aceito... mas os caras não tem outro projeto... ficam parados no tempo... é claro que isso acontece por falta de investimeto, mas nem projeto eles tem... desse jeito vai ficar dificil...

  5. #4
    Suspenso
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    o q eu acho q falta nem é tanto investimento (lógico e quanto mais, melhor) mas o problema é esse disamo do pessoal. todo mundo só falando q falta isso e aquilo mas ninguem faz nada. façamos q nem o países q o outro falou aí, vamos a luta mesmo sem ter muito investimento. ou senão corre atrás de alguma emrpesa e pede pra ela ser patrocinador. sei lá. pense. façamos alguma coisa pra melhorar essa merda.

  6. #5
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    er.. 1. numca ouvi fala d jogo brasileiro a nao ser aki (no forum).. tem q ser esperto e:

    1. fazer em ingles pra podeh vender fora (pode-se fazer em portugues, mais tem q ter em ingles tb, no minimo, e tentar nao mostrar q e' brasileiro no q e' em ingles, pois muitos merdas das merdas dos paises "desenvolvidos" nem olha pro q e' de "merdas sub-desenvolvidas paises pobres q soh tem tribos e arvores" como o braZil, pra isso, claro, tem q ter site em ingles, .COM/.CO.UK)
    2. DIVULGAR! nao soh em forums/sites em portugues, mais mandar demos, screen shots, etc... pra gamespot, planet<tipo do jogo> etc...
    3. er... todos sabem ondi tem loja pirata, c veh jogo brasilero lah, manda tirah pelu bem do desenvolvimento do pais, e pelu bem da loja pirata, c c intende o q quero dizeh...

  7. #6
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    Com certeza !!

    Chega a ser deprimente o quanto esta parte é esquecida em nosso país .
    Apesar que tudo aqui é esquecido mesmo !!!??
    Espero que em breve possamos desfrutar de jogos 100% nacionais , ter orgulho de um produto nosso.
    E digo mais , tenho certeza que em nosso país têm de sobra assunto para criar jogos..


    PS: Pensou um jogo "SIMULADOR DE SEQUESTRO !! :-} ..

  8. #7
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    elifoot eh brasileiro? Faz mo sucesso...

  9. #8
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    Aproveitando que entraram no assunto, tem mais uma empresa brasileira no pedaço.

    www.greenlandstudios.com

    No começo estamos produzindo somente jogos mais simples e casuais, de venda mais facil, mas nossa meta é jogos grandes no mercado internacional.
    Gostaria que fornecessem suas opnioes/criticas, etc.

    Obrigado

  10. #9
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    Ae galera, não saiam por aí dizendo o q não sabem.

    "Nao precisa de muito dinheiro.Basta ter criatividade que vende."
    Cara as pessoas tem q comer, se transportar, beber, etc... isso custa dinheiro no mundo de hj... Além de que ninguém trabalha de graça, não é verdade? E criatividade temos de monte, agora e o dinheiro para comprar máquinas, pagar alugel de escritório, água, luz, salário, softwares, internet, telefone, viajens para feiras em outros lugares, transporte, marketing, etc... Cara é muita coisa, mais a gente faz o q pode.

    "...mas nem projeto eles tem... desse jeito vai ficar dificil..."
    "...mas o problema é esse disamo do pessoal"
    Ae caras, primeiramente projeto eles tem sim, eles só não divugaram nada pois eles estão procurando comprador lá fora, entende?! Tipo e não é só um projeto, é algo q está em fases finais de desenvolvimento ou até quase pronto. Em questão divulgação, eles estão fracos mesmos, tenho q admitir.

    E disanimo pode ter certeza de q ninguém lá sabe o q é isso, pois eu dei de muito nego nas 9 empresas aki di Paraná q viram a madrugada programando e modelando.

    Eu falo isso pois estou abrindo logo logo uma empresa de desenvolvimento, já foi iniciada a engine, mais começaremos a pegar pesado mesmo depois do escritório montado. Sou de Curitiba, e juntei uma grande equipe contando com vários profissionais gráficos, e programadores do ultimo ano da engenharia da computação da PUC-PR.

    A diferença da minha empresa é q faremos muita divulgação aki no Brasil, entre sites, foruns, e "Monkeys" da vida...

    Já estou escrevendo o roteiro do primeiro jogo e tenho em mente os proximos 4 ou 5 q estaremos lançando em 3 anos no máximo. Até o final desse ano teremos um bom material para distribuir e ganhar a confiança de jogadores de todo pais. Ok? Então pesquisem e se informem primeiro antes de falar sobre essas empresas pois eu sei q elas estão batalhando muito. São 9 aki no Paraná (sem contar a minha) e dessas 5 realmente prometem muita novidade pela frente!

    Qualquer duvida me contatem pelo e-mail
    [email protected]

  11. #10
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    Indústria nacional de games faz tanto sucesso quanto à de cinema!!

    =/

  12. #11
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    Isso vai mudar um dia... Pelo menos para a parte de desenvolvimento de games! ;]

    [ ]'s

    -Zorack

  13. #12
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    Originalmente enviada por Zorack
    Isso vai mudar um dia... Pelo menos para a parte de desenvolvimento de games! ;]

    [ ]'s

    -Zorack

  14. #13
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    Aguardem, pois esse ano ainda a história vai mudar...

  15. #14
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    er..
    sabiam q na inglaterra o pais inteiro aprende a mesma coisa na escola?
    na 8a seria estao todos descubrindo o universo dos numeros NEGATIVOS e das coordenadas...
    achu q todos no brasil na 5a seria sabendo mais q aqueles merdas no colegial sabem, deviamos ter maior sucesso na industria da informatica...

    KirkHammet -> achu bom esse seu progeto ser bom! >=P

    (num isquece do q falei antis, tem q seh em ingles sem dizer q eh daki pra podeh faze sucesso cos retardados lah d fora)

  16. #15
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    Originalmente enviada por Capyvaso
    Aproveitando que entraram no assunto, tem mais uma empresa brasileira no pedaço.

    www.greenlandstudios.com

    No começo estamos produzindo somente jogos mais simples e casuais, de venda mais facil, mas nossa meta é jogos grandes no mercado internacional.
    Gostaria que fornecessem suas opnioes/criticas, etc.

    Obrigado
    er.. pq o jogo Vbikes e' IGUALZINHO (incluindo modelo das motos) ao ARMAGETRON (ou coisa assim, freeware baseado nakele filme veio pra kct)? mmm..... ate' falaria q os cara copiaram vcs, mais eu catei um beta dakele jogo faiz mais d 16 meses...

    desculpa mais diria q akele num e' projeto seu, e sim mod do outro...

  17. #16
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    ah.. quem quiser armagetron: (e' de gratis):
    http://armagetron.sourceforge.net/download_windows.html

  18. #17
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    Ola LFLFM,

    O nosso VBIKES só não é igual ao armagetron, existem muitos outros jogos baseados no filme Tron da Disney, esse jogo original chama-se LightCycles e é uma variação do mais antigo ainda Snake. Existe tambem um chamado Cycles 3D, Grid Cycles, etc.
    Acontece que o armagetron além de ter apresentado problemas em muitos hardwares (muitos não rodam fullscreen ou nem rodam) a performance do jogo só é aceitavel para mais de 2 jogadores se for usado um servidor com muita banda.
    Ja no nosso VBIKES um ADSL que envia a 128 kbits/s aguentou tranquilamente até 8 jogadores conectados a 56k. Foi desenvolvido em cerca de um mês e também vai ser gratuito para os jogadores.

    Quantos jogos de xadrez, damas, gamão, batalha naval e coisas assim existem por aí, e tem sempre um que é melhor do que o outro. Não só porque a idéia base é a mesma que o jogo é o mesmo.

    []s

  19. #18
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    Olha LFLFM,
    Vou revelar algo pra vc. O primeiro jogo, como estaremos com pouco tempo para fazer, pois queremos lançar esse ano ainda, então será como a introdução da história, eu diria q é como o half-life porém vamos lançar o Blue Shift primeiro? Entendeu o esquema? Após o lançamento da mesma, iremos lançar um jogo de corrida. Seguido pela continuação do primeiro FPS, q seguira com a versão online do primeiro jogo, e o resto é surpresa, pois já eu já falei demais.

    Logo logo estarei efetuando pesquisa e chamando beta-testers primeiramente nos foruns da Hard-Mob e Adrenaline. E logo em seguida nos demais foruns menos conhecidos.

    Alguma duvida?

  20. #19
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    Originalmente enviada por Capyvaso
    Ola LFLFM,

    O nosso VBIKES só não é igual ao armagetron, existem muitos outros jogos baseados no filme Tron da Disney, esse jogo original chama-se LightCycles e é uma variação do mais antigo ainda Snake. Existe tambem um chamado Cycles 3D, Grid Cycles, etc.
    Acontece que o armagetron além de ter apresentado problemas em muitos hardwares (muitos não rodam fullscreen ou nem rodam) a performance do jogo só é aceitavel para mais de 2 jogadores se for usado um servidor com muita banda.
    Ja no nosso VBIKES um ADSL que envia a 128 kbits/s aguentou tranquilamente até 8 jogadores conectados a 56k. Foi desenvolvido em cerca de um mês e também vai ser gratuito para os jogadores.

    Quantos jogos de xadrez, damas, gamão, batalha naval e coisas assim existem por aí, e tem sempre um que é melhor do que o outro. Não só porque a idéia base é a mesma que o jogo é o mesmo.

    []s
    ah bele foi so' um susto , pareceu deja-vu hora q vih os screenshots do vbikes, btw o jogo tipo lander parece tah mo' legal

    ---

    Originalmente enviada por KirkHammet
    Olha LFLFM,
    Vou revelar algo pra vc. O primeiro jogo, como estaremos com pouco tempo para fazer, pois queremos lançar esse ano ainda, então será como a introdução da história, eu diria q é como o half-life porém vamos lançar o Blue Shift primeiro? Entendeu o esquema? Após o lançamento da mesma, iremos lançar um jogo de corrida. Seguido pela continuação do primeiro FPS, q seguira com a versão online do primeiro jogo, e o resto é surpresa, pois já eu já falei demais.

    Logo logo estarei efetuando pesquisa e chamando beta-testers primeiramente nos foruns da Hard-Mob e Adrenaline. E logo em seguida nos demais foruns menos conhecidos.

    Alguma duvida?
    Sim, pq tanto segredo?
    Poh agora tah todu mundo curioso! =)

  21. #20
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    Infelizmente, não sou tão otimista.

    A média de custo de qq jogo blockbuster é de pouco mais de 2 milhões de doletas. E o tempo de desenvolvimento é de 18 meses, com 12 a 15 pessoas.

    Agora, convença alguém a investir 10% disso SEM GARANTIAS, quando até as aplicações a curto prazo dão mais retorno do que a maioria (esmagadora) dos jogos. Sem falar que as distribuidoras ficam com 85-90% do lucro. Distribuir não é mole. É fazer o jogo chegar na loja, fazer propaganda, fazer compradores aparecerem. Já pararam pra pensar pq grandes estúdios de jogos têm sido comprados por estúdios maiores? E ainda não comecei a falar de pirataria!

    Até lá, as firmas brasileiras vão ter que fazer muita "hora extra" pra poder pagar uma equipe dedicada ao desenvolvimento de jogos. Com isso, quero dizer consultoria e prestação de outros tipos de serviços (que não jogos).

    "Investimento" não vai cair do céu. Se vc fosse um banqueiro, poria seu dinheiro numa turma de jovens idealistas (mesmo que talentosos) ou em aplicações rentáveis de pouco risco?

    A indústria do cinema tb não é diferente. As leis de incentivo à cultura (q subsidiam as produções nacionais através de benefícios fiscais para empresas) vão e vem de acordo com a política vigente. Com certeza, muitos aqui eram pequenos demais pra entender como uma certa lei de informática (que foi até 91, se não me engano) ARRUINOU a nossa indústria.

    Se olharmos pra nossa comunidade de mods, já vamos ter uma boa idéia do que é nossa indústria de jogos. Uns poucos nomes, e só! O Mataleone, Wedge, Capyvara, e outros que a muito custo (e pouco reconhecimento) suportam a comunidade nacional, como o BlackPhantom, ReZ, MigNaz, O Velho, Kingmob (M.I.A.), e outros poucos heróis.

    Não me entendam mal! Só quero lembrar que isso é comércio, não uma feira beneficente de ciências.

    Também não duvido que uma porcentagem (mínima) de empresas brasileiras vai florescer. Mas isso vai depender mais de tempo e perseverança do que talento (que no Brasil há de sobra).

    Entusiasmo é bacana, mas não enche barriga. Se alguém aqui sustenta uma família, já sabe do que estou falando.

    Além disso, excelente tópico, zmdog! E com uns posts legais tb!

    Um abraço, galera! (e continuem entusiasmados!)
    Z

  22. #21
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    continuando .....

    Originalmente enviada por ZNP
    Infelizmente, não sou tão otimista.

    A média de custo de qq jogo blockbuster é de pouco mais de 2 milhões de doletas. E o tempo de desenvolvimento é de 18 meses, com 12 a 15 pessoas.

    Agora, convença alguém a investir 10% disso SEM GARANTIAS, quando até as aplicações a curto prazo dão mais retorno do que a maioria (esmagadora) dos jogos. Sem falar que as distribuidoras ficam com 85-90% do lucro. Distribuir não é mole. É fazer o jogo chegar na loja, fazer propaganda, fazer compradores aparecerem. Já pararam pra pensar pq grandes estúdios de jogos têm sido comprados por estúdios maiores? E ainda não comecei a falar de pirataria!

    Até lá, as firmas brasileiras vão ter que fazer muita "hora extra" pra poder pagar uma equipe dedicada ao desenvolvimento de jogos. Com isso, quero dizer consultoria e prestação de outros tipos de serviços (que não jogos).

    "Investimento" não vai cair do céu. Se vc fosse um banqueiro, poria seu dinheiro numa turma de jovens idealistas (mesmo que talentosos) ou em aplicações rentáveis de pouco risco?

    A indústria do cinema tb não é diferente. As leis de incentivo à cultura (q subsidiam as produções nacionais através de benefícios fiscais para empresas) vão e vem de acordo com a política vigente. Com certeza, muitos aqui eram pequenos demais pra entender como uma certa lei de informática (que foi até 91, se não me engano) ARRUINOU a nossa indústria.

    Se olharmos pra nossa comunidade de mods, já vamos ter uma boa idéia do que é nossa indústria de jogos. Uns poucos nomes, e só! O Mataleone, Wedge, Capyvara, e outros que a muito custo (e pouco reconhecimento) suportam a comunidade nacional, como o BlackPhantom, ReZ, MigNaz, O Velho, Kingmob (M.I.A.), e outros poucos heróis.

    Não me entendam mal! Só quero lembrar que isso é comércio, não uma feira beneficente de ciências.

    Também não duvido que uma porcentagem (mínima) de empresas brasileiras vai florescer. Mas isso vai depender mais de tempo e perseverança do que talento (que no Brasil há de sobra).

    Entusiasmo é bacana, mas não enche barriga. Se alguém aqui sustenta uma família, já sabe do que estou falando.

    Além disso, excelente tópico, zmdog! E com uns posts legais tb!

    Um abraço, galera! (e continuem entusiasmados!)
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    Muito obrigado pelo elogio ZNP !!

    Uma questão !!

    Quanto se gasta em média em jogos da qualidade da ID ,3D Realms e outras ??

    ZNP vc mencionou o valor de um jogo denominado "blockbuster"...
    Isso se aplica aos jogos gerais do mercado ??

    Quem poderia responder quais as áreas a tipos de pessoal especializado para se fazer um jogo de qualidade ?

    Obrigado à Todos ...

  23. #22
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    bom...
    a Blizzard tava fazendo um jgo adventure (estilo monkey island) do warcraft... desistiu, e perdeu 2 BILHOES de dolares q haviam sido investidos...
    BI-lhoes memu...
    achu q isso dah uma ideia...
    So' q tem um negocio, a quantidade d gente q faiz esses jogos, e' pra mais de 60-200 pessoas (diretamente ligadas ao projeto, nao 12-15), mais os faxineiros etc, mais toda a publicidade, e, por exemplo, esse ae tava sendo feito a mais d 3 anos quando parou (parou pq a blizzard resolveu q nao conseguiria competir com a lucas arts)..

    outro exemplo, e' C&C: Renegade, eu vih um screenshot dele faz mais d 3 anos (SCREEN SHOT), o projeto deve tar indo jah deve fazer ums 5 anos.

    mais o problema dessas companias enormes e' q elas tao so' indo atraz do dinheiro, elas planejam nao pra vender algumas varias mil copias, c vende menos q algumas varias MILHOES de copias, e' MUITO POUCO pra elas, agora pruma compania q tah soh comecando, com pequenos times de pessoas q nao sao pagos >US$8000 por mes, o investimento e' bem menor, e pra falar a verdade, da' pra consequir ate' coisas melhores...

  24. #23
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    Respondendo a vários comentarios ao mesmo tempo:

    Primeiramente, estou mantendo segredo do jogo para vcs realmente se interessarem pelos jogos, pois qual a graça de vc ver um filme após teu amigo ter contado o filme inteiro? E além do mais estou começando a escrever o primeiro ainda, nada impede de eu mudar meus planos amanhã ou daki a 6 meses. Então eu prefiro não adiantar muita coisa ainda.

    Seguindo em frente... Eu acho q otimismo é tudo, lá fora as empresas grandes elas contratam gente para fazer seus jogos, eu digo REALMENTE contratam.... pois eles pagam, como o LFLFM falou, eles pagam de 8 a 5000 dolares por hora de trabalho dos cara, isso fazendo uma especulação pois dependendo da função é até mais. Porém aki como estou começando e com pessoas q acreditam no futuro da empresa e no futuro do Brasil, eu tenho a possibilidade de trabalhar com um pessoal dedicado e de extremo talento e conhecimento, como estagiários, pagando uns 300 reais por mes! Ou um artista formado pagando um pouco mais de R$1000. Entende?
    Sendo q o meu custo seria (incluindo água, luz e tudo mais) de menos de R$200.000 em 2 anos! Isso são 2 jogos! Sem contar no q vai entrar nesse meio tempo, pois logo q eu fechar contrato com alguma distribuidora aki eu vendo meu Copyright para eles, depois eu vendo para uma distribuidora lá fora, sendo q eu receberia por royalties em cima da venda de cada caixa de jogo. Uma mixaria de 30% em cima do preço final do jogo, ou seja, se eu vendesse 100.000 copias, ganhando apenas 30% de R$39,99 q seria mais ou menos o preço final. Eu faturaria aproximadamente R$1.199,00 ... claro q é tudo especulação, mas isso cobriria todos meus custos eu poderia pagar o investidor e ainda daria pra aumentar a empresa entre outras coisas para o outro jogo ser melhor ainda, comprado maquinas para captação de movimento, scanner 3D. Então com um investimento de 2 anos/jogos a empresa cresceria de um modo a se alcançar um sucesso no mercado brasileiro muito bom, e quando algo está a brilhar por aki, começa a aparecer lá fora, não? Daí vou ganhar interesse da europa, america do norte etc... Sendo q podemos lançar versões para X-Box e PS2 de nosso jogos.

    Quem sabe no futuro próximo algum destes "Mod Makers" não venham a trabalhar com a gente?

    Assim mudariamos todo o conceito de jogos no Brasil, além de q isso ajudaria a crescer a fama do cinema, etc... pois imagine ter um de meus jogos transformado em filme? Caras, a área de entretenimento no Brasil é tão grande e tão boa, porém está trancado em uma caixa, q está para explodir a qualquer momento, só precisa de um empurrão, e um bom plano de negócios... hehehe

    É com a ajuda de todos os gamers brasileiros q conseguiremos tal façanha.

    A pirataria eu não me preocupo, pois eu acho q jogo brasileiro, de uma qualidade comparável com os importados e por um preço q é pouco mais q a metade dos imports... ninguém compraria pirata, pois isso forçaria o preço deles a diminuir também, o q é um headshot na pirataria. Eu digo q sempre comprei jogo pirata, pois os eu não pagava nem morto mais de R$80 por um jogo q em 1 mes eu tava enjoado. Mais eu pago na boa R$40 pra ter algo nacional de qualidade comparável ou até superior em alguns aspectos. Vcs não?

    Pow a gente vai utilizar OpenGL 1.3 até lançarem a documentação do 2.0 q daí vai ter qualidade superior a qualquer jogo em DirectX 9.
    O Doom 3 tá sendo desenvolvido assim, estão em OpenGL 1.3 sendo q farão adaptações para 2.0 assim q sair a doc. tb!

    Já leram o artigo na Adrenaline, sobre OpenGL 2 e DX 9? Pois leiam:
    http://www.adrenaline.com.br/adrenal...o=artigos&id=7

    Acho q respondi tudo. Espero q me entendam. É o futuro do entretenimento brasileiro em nossas mãos! Ou vcs acham q vamos ficar comprando só jogo americano pra sempre?

  25. #24
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    Bem, eu iniciei meus conhecimentos em informática programando jogos em BASIC num MSX Expert da Gradiente, e nunca deixei de me envolver em desenvolvimento de jogos desde então. Pra mim isso, nem que não me gere lucros vou continuar fazendo-o nem que seja como hobby, todo mundo fala que você deve tentar trabalhar no que gosta, e que normalmente isso envolve muito esforço.
    Desenvolvimento de jogos é considerada uma das ciências mais dificeis, pois além de você envolver gráficos, sons e programação, você tem que fazer isso rodar rápido, no máximo de maquinas possiveis e fazer o jogo intuitivo para o máximo de jogadores. Isso sem falar que você mexe com física, matematica, etc.
    Eu depois que fiz a Geradores pro Quake TF realmente percebi que gráficos não são o meu forte, heheh, por isso agora me dedico 100% a programação.
    Hoje depois de passar pela Akwen e pelo Bananagames resolvi pegar o melhor pessoal que conheci nesses anos e montar a www.greenlandstudios.com, numa tentativa, talvez a última, de conseguir tocar a vida pra frente fazendo o que gosto.

    []s

  26. #25
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    Muito bom cara... mais qual o teu publico alvo? Jogo alvo?

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