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  1. #1
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    Regras do 1o Campeonato BF1942 - BFunHouse

    ja que esta complicado chegar a alguma conclusao a partir dos inumeros debates em andamento no outro topico, resolvi eu mesmo impor as regras baseando-me, eh claro, no bom senso e opinioes coletadas em outros topicos. assim os times e seus integrantes precisarao apenas se preocuparem em jogar!

    0. Data de Inicio

    O campeonato tera inicio Sabado dia 26/04/2003

    1. Sobre os times

    Cada time devera ter no minimo 8 e no maximo 12 inscritos. Os clans deverao fornecer com antecedencia a escalacao do time, i.e., o nome dos 8 integrantes que participarao de cada partida.

    2. Sobre o horario

    As partidas serao disputadas aos sabados e domingos a partir das 20:00. Para cada partida, serao alocadas 2h. Os horarios sao flexiveis e as partidas serao agendadas de acordo com a disponibilidade dos clans.

    3. Sobre os mapas

    Como as partidas serao disputadas por apenas 16 participantes, os maiores mapas foram excluidos da lista dos mapas disponiveis. Uma vez definidos os times e partidas, havera um sorteio para determinar em quais mapas sera realizada cada partida.

    00. Battleaxe
    01. Berlin
    02. Bocage
    03. Iwo Jima
    04. Kharkov
    05. Kursk
    06. Market Garden
    07. Midway
    08. Omaha Beach
    09. Stalingrad
    10. Wake

    Esta numeracao sera utilizada no sorteio.

    4. Sobre a distribuicao das partidas

    Como sao apenas 6 os times inscritos, estes serao divididos em 2 chaves de 3 times cada. Os times de uma mesma chave jogarao entre si ateh q todos tenham jogado contra todos. Devido ao numero baixo d times, teremos apenas 3 jogos por chave. Os 2 times com melhor desempenho em cada chave prosseguirao para a Segunda Fase, onde teremos 2 jogos. Os vencedores destes dois jogos ganharao o direito de disputar a finalissima.

    Primeira Fase:

    - Chave A {Time 1, 2 e 3}

    .Time 1 x Time 2
    .Time 1 x Time 3
    .Time 2 x Time 3

    - Chave B {Time 4, 5 e 6}

    .Time 4 x Time 5
    .Time 4 x Time 6
    .Time 5 x Time 6

    Segunda Fase:

    .Primeiro Colocado Chave A x Segundo Colocado Chave B (Jogo 1)
    .Primeiro Colocado Chave B x Segundo Colocado Chave A (Jogo 2)

    Terceira Fase:

    .Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2

    5. Sobre a pontuacao

    Levando-se em consideracao q diferentes mapas possuem diferentes tickets, o seguinte sistema d pontuacao foi adotado:

    3 pontos para Total / Major Victory
    2 pontos para Decisive / Minor Victory
    1 ponto para Draw
    -1 ponto para Total Defeat

    Como o log nao acusa o numero de tickets, o lider de cada time devera se responsabilizar pela foto de cada resultado. o admin e o observador tambem deverao atentar para as fotos

    6. Sobre as partidas

    Cada partida sera constituida por 2 rounds de 35 minutos cada. Obrigatoriamente, cada time devera jogar como aliado e como eixo!

    7. Sobre os sorteios

    Ao termino das inscricoes, tera inicio o processo de sorteio das chaves e dos mapas de cada partida. A cada time sera atribuido um numero de zero ao numero total de times (assim como a numeracao de mapas) e sera utilizado o resultado mais recente da mega-sena para definir a distribuicao das chaves.

    O processo serah o seguinte: pega-se o primeiro numero da primeira dezena (mais a direita) e avalia-se se ele representa o numero de um time ainda nao sorteado. caso positivo, este time eh adicionado a Chave A. repete-se o processo para os segundo numero da primeira dezena. Contudo, em caso positivo, o time serah adicionado a Chave B. Caso um numero nao represente um time, passa-se ao numero seguinte.

    um exemplo usando o resultado de 29/03/2003 e supondo times de 0 a 5 (6 times)

    01 - 08 - 24 - 34 - 49 - 56

    .primeiro numero - 6 - nao representa um time
    .segundo numero - 5 - time 5 eh adicionado a Chave A
    .terceiro numero - 9 - nao representa um time
    .quarto numero - 4 - time 4 eh adicionado a Chave B
    .quinto numero - 4 - time 4 ja foi adicionado
    .sexto numero - 3 - time 3 eh adicionado a Chave A
    .setimo numero - 4 - time 4 ja foi adicionado
    .oitavo numero - 2 - time 2 eh adicionado a Chave B
    .nono numero - 8 - nao representa um time
    .decimo numero - 0 - time 0 eh adicionado a Chave A
    .11o numero - 1 - time 1 eh adicionado a Chave B
    .12o numero - 0 - time 0 ja foi adicionado

    Resultado:

    .Chave A {Time 0, 3, 5}
    .Chave B {Time 1, 2, 4}

    Se por acaso nao for possivel terminar o processo, continua-se utilizando resultados anteriores da mega-sena.

    Para facilitar o processo, a atribuicao de numeros para cada time sera dada de acordo com a ordem de inscricao, i.e., TCB - 0, 1oBB - 1 etc

    8. Sobre a comunicacao

    Cada time devera eleger um lider e informar a administracao. O lider deverah ser o unico responsavel pela comunicacao com a administracao durante as partidas.

    Cabera a ele, e somente a ele, informar ao admin que seu time esta pronto atraves de um "OK" ou algo similar. Ao receber o "OK" do lider de ambos os times, o admin tera total liberdadade para reiniciar o mapa e dar inicio a partida. Para evitar floodar o canal de comunicacao com o admin, os demais membros do time deverao enviar mensagens apenas para o seu proprio time e nao para todos os usuarios (sayall).

    A senha do servidor serah passada via ICQ apenas para os lideres. Estes deverao repassar a senha ao restante do time.

    9. Consideracoes Finais

    Estas sao as regras. O unico detalhe sujeito a alteracao eh o sistema de pontuacao. As demais regras nao mudarao para evitar um processo eterno de definicao das mesmas.

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  3. #2
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    Parabéns pela clareza na definição das regras, muito bom.

  4. #3
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    Perfeito !

  5. #4
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    Muito bom trabalho novatoveio, ta de parabens mesmo!!

    esse merece

  6. #5
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    pessoal, o mijado deu uma excelente sugestao - segundo ele, para aumentar as chances da TCB - para a distribuicao das partidas (item 4)

    eu queria um meio termo entre o sistema atual (poucos jogos e poucas chances) e o todos contra todos (muitos jogos)...

    a ideia dele foi incluirmos uma fase intermediaria entre o mata-mata inicial e a finalissima... com isso ganhamos mais 2 jogos e aumentamos as chances d todos os times...

    deem uma olhada no item 4 para maiores informacoes...

  7. #6
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    novatoveio....get a life...

    Beijus

    Sabbath

  8. #7
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    hehe mando bem novatoveio !

    soh acho que tobruk eh um mapa legal pra 8x8 mas num vamos estra em discussao por mapas

  9. #8
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    upa, upa, cavalinho alazao...

  10. #9
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    tipow, pra quem vai ter o controle do server:
    tem q definir um lider d cada lado pra falar "estamos prontos" pra poder restartar... isso é muito importante para evitar confusão...[]'s

  11. #10
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    sim, cheguei a comentar isso em outro topico mas nao explicitei aqui..

    toda a comunicacao sera feita diretamente com o lider d cada clan... a senha para as partidas (cada partida terah uma senha diferente) serah fornecida apenas aos lideres e eles c encarregarao d passar a mesma para o resto do time...

  12. #11
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    pessoal, inclui um novo item nas regras... item 8... deem uma olhada...

  13. #12
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    Bora usa o teamspeak pra comunicaçao do time , da pra cria canais e colocar senha no server da HM

  14. #13
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    bom, com toda a emocao em torno do DC 0.3N, o topico acabou vazando mais uma vez hehe...

    mais um upzin... lembrando q a regra sofreu alteracoes, vide item 8...

  15. #14
    Suspenso
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    ae novato, mais um UP!

    naum vamos deixar o lançamento do DC ofuscar a preparação pro campeonato ... hehehe ... (mas q o DC tá foda, isso tá )

    flw!

  16. #15
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    hehe, nao faz muito meu estilo mas concordo q esta muito bem feito mesmo...

    aproveitando a onda, mais um up!

    apenas 5 dias para o inicio do campeonato!

    vou ver c amanha ja pego os numeros da mega-sena e sorteio os grupos e mapas...

  17. #16
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    mais um up para as regras...

    a data de inicio foi adiada novamente, mas pela ultima vez, podem ter certeza...

    vou criar um topico informando a nova data...

  18. #17
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    up!

    adicionei a data d inicio ofical as regras... item 0

  19. #18
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    novatoveio, sem querer abusar da sua imensa boa vontade, vc poderia sortear as chaves, mapas, datas e horários definitivos para os jogos do campeonato?

    Começa dia 26/04, próximo sábado, seria bom os times saberem quando e em quais mapas vão jogar para se organizarem.

    Valeu!

  20. #19
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    ranca, eu ja sorteei as chaves ha algum tempo, postei em um topico q perdeu-se no tempo hehe...

    eu comentei q sortearia novamente caso aparecesse mais algum time, coisa q nao aconteceu... a chave por mim pode ser aquela mesmo...

    o unico problema eh q o time do -HH- ainda nao se inscreveu oficialmente... vou dar um puxao d orelha no patty

  21. #20
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    O tópico é este aqui:

    http://forum.hardmob.com.br/showthre...hreadid=198437

    (o Prisioneiro teve a boa idéia de dar um up, leu meu pensamento )

    As chaves estão definidas, só faltaria concluir determinando:

    -Dia
    -Hora
    -Mapa
    -Clan X versus Clan Y

  22. #21
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    to sorteando os mapas agora...

    as partidas ja estao definidas... segundo as regras, os times d uma mesma chave jogarao entre si... eu vou listar todos os jogos e seus respectivos mapas e ai cabera aos times envolvidos combinar o horario d acordo com os termos das regras...

    nao quero impor os horarios para evitar problemas d indisponibilidade d times ou membros...

  23. #22
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    Acho que se não estabelecer o horário fica confuso, pelo menos sugira um horário de realização.

  24. #23
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    o horario sugerido esta nas regras hehe...

    a sugestao foi marcar os jogos sabados e domingos a partir das 20:00, alocando 2h para cada jogo... ou seja:

    Dia 26/04

    20:00 - TimeA vs. TimeB
    22:00 - TimeC vs. TimeD

    Dia 27/04

    20:00 - TimeE vs. TimeF
    22:00 - TimeG vs. TimeH

    e por ai vai... infelizmente nao temos 8 times e a principio cada time devera jogar apenas uma vez por final d semana...

  25. #24
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    ...

  26. #25
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    pessoal, o padawan me chamou a atencao para um aspecto do sistema d pontuacao q eu havia considerado ha algum tempo e esquecido... a forma atual atriu pontos a cada round dependendo do tipo de vitoria (total, major, decisive etc)... contudo, este sistema beneficia times q jogam em mapas como Berlin e Omaha Beach, onde eh comum observar vitorias esmagadoras...

    para evitar este tipo de problema, resolvi adotar um sistema parecido, mas que calcula o tipo de vitoria a partir da soma dos tickets.... segue uma descricao:

    Total / Major Victory: Tickets Finais > 50% dos Tickets Iniciais
    Decisive / Minor Victory: Tickets Finais < 50% dos Tickets Iniciais
    Draw: Diferenca entre somas de Tickes Finais < 10% dos Tickets Iniciais do time com menos Tickets Iniciais

    Exemplo 1. Omaha Beach (Allied 105 Tickets vs. Axis 70 Tickets)

    Round 1: TimeA (allied) 0 Tickets vs. TimeB (axis) 40 Tickets
    Round 2: TimeA (axis) 20 Tickets vs. TimeB (allied) 0 Tickets

    Soma TimeA = 20 Tickets / 175 Tickets Totais
    Soma TimeB = 40 Tickets / 175 Tickets Totais

    O primeiro passo eh avaliar se houve empate tecnico (Draw). Para isso, pegamos o time com menos Tickets Iniciais (neste caso,Axis, com 70 Tickets) e calculamos 10% deste total.

    10% de 70 tickets = 7 tickets

    A diferenca entre a soma de tickets eh 40 - 20 = 20 tickets. Portanto, a diferenca eh maior do que a taxa de empate.

    Como o TimeB obteve uma soma maior de tickets, avalia-se em que categoria enquadra-se esta vitoria.

    40 Tickets / 175 Tickets = 22% do total -> Decisive / Minor Victory

    TimeB ganha 2 pontos

    Exemplo 2. Wake (Allied 87 Tickets vs. Axis 87 Tickets)

    Round 1: TimeA (allied) 0 Tickets vs. TimeB (axis) 12 Tickets
    Round 2: TimeA (axis) 37 Tickets vs. TimeB (allied) 20 Tickets

    Soma TimeA = 37 Tickets / 174 Tickets Totais
    Soma TimeB = 32 Tickets / 174 Tickets Totais

    10% de 87 tickets = 9 tickets

    Diferenca: 37 - 32 = 5 tickets

    Diferenca < Taxa de Empate -> Draw!

    TimeA e TimeB ganham 1 ponto

    Exemplo 3. Kursk (Allied 87 Tickets vs. Axis 87 Tickets)

    Round 1: TimeA (allied) 0 Tickets vs. TimeB (axis) 56 Tickets
    Round 2: TimeA (axis) 0 Tickets vs. TimeB (allied) 49 Tickets

    Soma TimeA = 0 Tickets / 174 Tickets Totais
    Soma TimeB = 105 Tickets / 174 Tickets Totais

    10% de 87 tickets = 9 tickets

    Diferenca: 105 - 0 = 105 tickets

    Diferenca > Taxa de Empate -> Nao ha empate!

    TimeB 105 Tickets / 174 Tickets = 60% do total -> Total / Major Victory

    TimeB ganha 3 pontos

    acho q esta justo... o q vcs acham?

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